segunda-feira, 14 de novembro de 2011

2 CR 34 A REFORMA DE JOSIAS

Motivo do encontro:
O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica e o obscurantismo medieval que marcou a Igreja da Idade Média. No dia 31 de Outubro de 1517, de forma ousada, afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam pontos da doutrina, condenava a venda de indulgências, acentuava a Soberania de Deus, preconizava um retorno às Escrituras mostrando que a regra de conduta do cristão está na suficiente revelação de Deus em Cristo e nas Escrituras sagradas do Antigo e do Novo Testamento, condenou o culto à imagens e revogou o celibato.
Em 16 de abril de 1521, foi convocado pelo imperador Carlos V a desmentir as suas 95 teses na Dieta de Worms. Lutero se manteve firme nas suas convicções e mostrou a necessidade espiritual da reforma na igreja.
Por que precisamos celebrar a Reforma Protestante?
 Rememorar um gesto, uma postura, resgatar a história
 Articular gestos futuros, desenhar novo projeto - visão de “sempre reformando”.
 O que a Reforma nos tem a dizer?

Introdução/Narração: Vem de dois reinados assustadores...
Manassés : Sacrificou filhos – 2 Cr 33.6; Adivinhava pelas nuvens; Praticava feitiçarias; Tratava com necromantes (médiuns).
Amom: Segue o mau exemplo do Pai Manassés e sacrifica a deuses estranhos.
Josias: “fez o que era reto”.

O que pode gerar reforma na história:
1. Desejo profundo de querer saber o que move o coração de Deus- W. Booth: “Impactado com as coisas que impactam o coração de Deus”.
Josias era ainda um adolescente, 16 anos, quando começou a “buscar o Senhor” 2 Cr 34.3, Queria saber sua vontade. Mudanças espirituais ocorrem quando se busca o Senhor. Buscar tem a ver com a vontade, desejo. Neste caso, a idade de Josias é o instrumento que Deus usa para desmascarar a prepotência da liderança política e religiosa de então.
Samuel era ainda menino quando Deus o chamou...
Davi era outro adolescente...
Calvino tinha apenas 27 anos quando terminou as Institutas.

2. Desarticular o sistema religioso pecaminoso no culto - 2 Cr 34.3
12o. Ano - quando estava com 20 anos... depois de gastar 4 anos em oração (quatro anos é muito tempo?) tempo de incubação...ora antes.
Êxodo: “Ouvi o clamor deste povo” (400 anos...)
Na reforma - vemos um Lutero angustiado com a situação do povo.
Josias se coloca “pessoalmente à frente dos projetos” 2 Cr 34.4- A Igreja não passa de sua liderança.
Boa parte de nossa religiosidade hoje poderia acabar, sem nenhum prejuízo para o reino de Deus e com enorme libertação para os súditos do Reino.
O tempo que a Igreja investe em nada;
Dinheiro que o povo investe em nada
Quantidade de lutas internas na Igreja que são lutadas por nada...
Nossos concílios sacro-santos que não conciliam quase nada
Nossos edifícios de educação religiosa usados para educar quase nada.
Repensar nossos esquemas religioso, nossos cultos privados e comunitários.

3. A redescoberta da Bíblia – 2 Cr 34:14
Ocorre quando há disposição em fazer a vontade de Deus. Onde está a Bíblia? No meio dos escombros, empoeirada...
a) Curiosamente a Bíblia se perde no Templo - No meio das ruínas. Jesus não se perdeu no templo, segundo Lucas? Os ataques mais violentos que Jesus sofre vem dos servidores do templo, Lutero é recomendado a não ler a Bíblia, este livro perigoso... Se alguém crer em mim, como diz as Escrituras... Evangelho dos santos evangélicos - Ler textos não sublinhados.
B) Descobre-se a Bíblia na caminhada - vs. 14 Quem descobre é o sacerdote. O rei só terá acesso ao livro quando aqueles que o manuseiam (sacerdote e escriba), resolvem lê-lo. “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento, porque tu, ó sacerdote, rejeitaste o conhecimento”. Os 4.6
Reforma: Bíblia escondida, Lutero traduz para o alemão e a populariza.
Na reforma de Josias 2 Cr 34,22, a mulher tem participação política e eclesial. Hulda é convidada a declarar a vontade de Deus. A mulher é co-responsável no compromisso do retorno.

4. Toda reforma espiritual desemboca em celebração - 2 Cr 35 - É tempo de festa! A festa foi inigualável (2 Cr 35.18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário