segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mt 1.18-2.1-15 Misteriosas vozes de Deus



Introdução:

Na medida que começamos a ler os textos do anúncio do natal, vamos descobrindo como Deus falou de formas tão inusitadas comunicando sua verdade aos homens. O Deus da Bíblia é um Deus revelativo, que nos deixou sua palavra para que saibamos seus propósitos, e especialmente, aquilo que ele é, e como desaja que vivamos, ele quer nos comunicar, porque quem fala quer ser entendido. Ele é um Deus que se deixa conhecer, e tudo o que sabemos sobre Deus é aquilo que ele mesmo falou de si.
Quando encontrava opositores à Palavra de Deus, o já falecido Rev. Wilson de Souza, da 8ª igreja de BH dizia: “Se Deus não disse o que teria dito, porque não disse o que teria de dizer?”. Em outras palavras: Deus quer se revelar, Ele é o Deus da Palavra. Se a palavra que ele nos deixou não é exatamente aquilo que ele gostaria de nos comunicar, então, porque não comunicou aquilo que deveria ter sido comunicado? Entretanto, o Deus da Bíblia, “Nunca se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas e enchendo o vosso coração de fartura e de alegria” (At 14.17). Ele sempre se manifestou na história. Ele não é um Deus silencioso, apático e distante. O Deus da Bíblia é essencialmente o Deus da Palavra.
Nos relatos do Natal vamos vendo os instrumentos incomuns que Deus vai usando para se revelar aos homens e para anunciar a vinda de seu filho amado.

  1. Deus fala por meio da criação – Quando os magos vieram do Oriente, numa longa e cansativa viagem de 1.600 km, enfrentando os perigos e o calor do deserto por cerca de 45 a 60 dias de caminhada, a fonte da inspiração foi uma estrela. Eles eram magos. Provavelmente estudante das estrelas, e agora, quando vêem um sinal no céu, um astro diferente de tudo quanto conheciam, eles entendem que se trata de uma manifestação de Deus, e de fato era disto que se tratava.  Deus usa o incomum instrumento de um sinal no céu, e aquilo se torna a referência daqueles homens para uma viagem tão longa.
A Bíblia nos afirma que Deus comunica coisas profundas através da sua criação. O Sl 19.1 afirma: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a guerra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins da terra” (Sl 19.1-4). A natureza anuncia Deus, sua ordem nos faz pressupor uma mente inteligente por detrás de tudo o que foi criado. A criatura aponta para o Criador, dia após dia. Eugene Peterson, numa tradução mais livre deste texto afirma: “A glória de Deus viaja pelos céus, as obras de arte de Deus estão expostas no horizonte. A senhora Alvorada ministra aulas todas as manhas, o professor Anoitecer leciona no curso noturno. Suas palavras não são ouvidas, sua voz não é gravada, mas seu silencio enche a terra; mesmo calada, é a verdade propagada por toda parte”(A Mensagem).
O grande literato português, Pe. Antonio Vieira, no sermão da sexagésima indaga: “Qual foi o primeiro pregador?” E sua resposta é: “A criação!” Deus sempre tem falado por meio das coisas que ele criou.
O apóstolo Paulo faz as mesmas considerações em Romanos 1. “Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” (Rm 1.18-20). Ele afirma que até mesmo os “atributos invisíveis de Deus”, e coisas ainda mais complexas como “sua natureza divina”, são vistos claramente, por meio da natureza. Ao contemplarmos as obras de Deus, somos capazes de distinguir o próprio Deus. Observar o por do sol, o nascimento de uma criança, uma flor que desabrocha, a leveza do pássaro, o mistério dos oceanos, a grandeza dos astros e das galáxias é suficiente para que sejamos capazes de perceber a realidade da divindade. Ao negarem a existência de Deus, os homens se tornam indesculpáveis, incapazes de se defender, por causa da exuberante e fascinante criação de Deus, que se tornam pregadores e anunciadores da grandeza de um Deus presente.
"Existe na natureza uma língua, que fala da existência de Deus; é a língua da ordem, beleza, perfeição e inteligência (...) Deus fala na certeza e regularidade das estações do ano, na precisão de movimentos do sol, luz e estrelas, no aparecimento regular da noite e do dia, no equilíbrio entre o consumo humano de oxigênio vital e sua produção pela vida vegetal do planeta, e mesmo no choro de um recém-nascido, com sua demonstração sempre renovada do milagre da vida” (Billy Graham, Mundo em chamas, pg 122).
Nos relatos do Natal vemos uma estrela, este incomum instrumento, sendo usado por Deus para revelar aos homens a vinda de seu Filho amado. A natureza se alia à Deus no processo de proclamação.  
Ao olharmos a natureza ficamos encantados com sua grandiosidade, harmonia e beleza. A densidade espacial do universo é tão grande que cientistas afirmam que existem milhões de galáxias, com a dimensão media de 20 mil anos luz de uma fronteira à outra. Um único cristal de neve, numa tempestade com milhões de outros cristais é equivalente a vinte bilhões de eléctrons, e todos os flocos de neve possuem sete pontas, numa harmonia surpreendente. O mundo em miniatura contido numa célula, na medida em que avançam as pesquisas e instrumentos, revela-se tão espantoso quanto todo corpo humano.

  1. Deus falou a místicos estrangeiros e os usou para anunciar a chegada de seu Filho. Os magos são levados à presença dos escribas. Não parece irônico que Deus se utilize destes estranhos personagens? "Eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo" (MT 2.2). Muitos afirmam que eram reis, mas a verdade que o texto descreve é que eles eram "magos", pessoas com estranhas práticas e exóticos rituais.
Estes magos eram místicos, gente estranha, que através do processo de alquimia e leitura de livros mágicos, procuravam descobrir segredo no mundo do esoterismo, uma fórmula ou alquimia que pudesse transformar pedra em ouro, gente envolvida com coisas espirituais, mas sem uma base concreta do que crer. Gente parecida com Paulo Coelho, em busca de coisas sobrenaturais, e que se agarram a qualquer fenomenologia sem perguntar a procedência disto, se vem de Deus ou do diabo. Muitos ainda hoje querem entender a “estrela”; ou a buscar amenizar a presença dos “magos” fazendo deles astrônomos quase cristãos, ou lhes dando a aura de gente importante, de reis de nações longínquas, mas eram apenas magos.
Deus vai usar estes estranhos instrumentos. São as vozes misteriosas de Deus, que muitas vezes fala por meio de uma jumenta, ou de uma menina escrava que anuncia a Naamã, comandante do rei da Síria que havia um Deus em Israel que era capaz de curá-lo de sua lepra. São pedras que clamam, estranhos instrumentos nas mãos de um Deus soberano.

  1. Deus falou por meio de sonhos – Apenas neste texto, Deus emprega o sonho por três vezes para revelar sua palavra e direção (Mt 1.20; 2.12; 2.13). No primeiro, aparece em sonho à José para acalmá-lo diante da constrangedora situação de ter que lidar com sua mulher que surge grávida afirmando que isto foi obra do Espírito de Deus; Na segunda, aos magos, alertando-os para que não retornassem à Jerusalém para prestar relatórios à Herodes; No terceiro, quando Deus orienta José a fugirem para o Egito, pois Herodes mandaria matar todas as crianças pequenas de Belém, sentindo-se ameaçado pela chegada de um novo pretendente ao trono.
Deus ainda hoje lança mão deste estranho instrumento. O Rev Osni Ferreira, que atualmente desenvolve um projeto de levar bíblias a países muçulmanos fechados ao Evangelho, relata que tem se tornado cada vez mais comum que islâmicos tenha sonhos com Jesus, e que caminham de longínquos vilarejos, procurando cristãos para aprender mais sobre Cristo. Na sua tradição, eles crêem que sonhos são instrumentos de Deus para orientar.
Obviamente precisamos ter cuidado para não transformar todos os sonhos em revelações divinas. Este tem sido um problema muito comum no meio carismático. Muitas pessoas passaram a viver em torno de sonhos e de sonhadores. Deus não está falando em todos os sonhos que temos, e facilmente corremos o risco de orientar nossas vidas por falsos sonhos ou pressupondo que Deus está falando conosco, quando isto é resultado dos nossos desejos, da soberba e engano de nosso coração. O profeta Jeremias no capítulo 23 fala contra falsos profetas que sonhavam e falavam que Deus havia falado e Deus estava contra estes homens.
Por outro lado, Deus muitas usou este meio extraordinário para trazer verdades aos corações.  Rev Sérgio Paulo, Presidente da APMT relata que foi procurado por um senhor que teve um sonho no dia da morte de meu sogro (Junho/2009). No sonho ele via meu sogro indo numa determinada com um grupo de pessoas indo numa determinada direção e ele na contramão, e meu sogro o chamava para ir naquela direção, mas ele não queria. Então este homem perguntou ao Rev. Sérgio se aquilo poderia ser Deus falando, e ele respondeu: “Você ainda tem dúvidas?”

  1. Deus fala por meio de sua palavra – Uma das coisas que o evangelista Mateus faz questão de demonstrar é como Deus sempre esteve se comunicando através dos seus profetas. Estudiosos da Bíblia afirmam que cerca de 600 profecias bíblicas foram dadas no AT e que cumpriram cabalmente no NT. Basta ler os capítulos iniciais de Mateus para termos uma idéia de como o autor, inspirado pelo Espírito Santo, cita os textos sagrados do AT para corroborar suas idéias. Apenas neste texto que lemos ele faz citação a textos do AT em três situações: Mt 1.22; 2.5; 2.15.  
A vantagem da Bíblia sobre sonhos, profecias, visões e outros meios incomuns é que nela não encontramos confusão. Muitas pessoas já se perderam por causa de supostas visões ou por equivocadamente interpretaram sonhos, mas a Palavra de Deus não confunde, antes elucida, clarifica, explica. “Nenhuma profecia da Bíblia provém de particular elucidação, porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos, falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1.20-21).  “Deus  tem dois manuais: um é o da natureza; o outro é o da revelação”.  Duas mil vezes no Antigo Testamento vemos a expressão “Deus falou”. Jesus fazia freqüentes citações do Antigo Testamento e em nenhum momento expressou dúvida em relação à sua autoridade, por isto é tão importante que leiamos a Bíblia.
A Bíblia é a única fonte segura, na qual podemos descansar naquilo que ela nos ensina: Nem tradição, nem experiências, sonhos, visões são confiáveis. Mesmo a natureza tem sua capacidade limitada de nos comunicar verdades celestiais, porque se trata apenas de uma “revelação natural”, mas a Palavra de Deus é água pura: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices (...) O mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos (...) Os juízos do Senhor são verdadeiros, e todos igualmente justos”(Sl 19.7-9).

  1. Deus fala por meio de seu Filho (Hb 1.4-6) Sua Palavra encarnada, Verbo de Deus! Certamente Deus usa instrumentos e situações estranhas para salvar aqueles a quem ele ama, mas o grande projeto de Deus e a grande comunicação que ele faz de si, é através de seu filho, que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14).
 “Tendo Deus, outrora falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pela qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e expressão exata de seu ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas” (Hb 1.1-3). Em Cristo, temos toda a revelação de Deus, e vemos nele, a palavra final. Cristo é a expressão exata do ser de Deus.
Certa vez Filipe, confuso com as declarações de Cristo sobre a vida eterna pediu: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta”, e Jesus lhe respondeu: “Filipe, há tento tempo estou convosco e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai, como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14.8-9).
Em Belem, “Deus se manifestou na carne” (1 Tm 3.16). Naquele menino reside “toda a plenitude da divindade” (Col 2.9). “O verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1.14).


Conclusão:
Rev. Paulo Long, foi missionário durante muitos anos no Congo e no Brasil. Muitas das Igrejas presbiterianas plantadas no Norte de Goiás e Tocantins, resultaram de sua enorme visão e incansável zelo pela obra do Senhor.
No seu livro, “O homem de chapéu de couro”, relata que em 1963 encontrou em Gurupí-TO, o  Seu Benigno, (pessoalmente tive o prazer de conhecer este homem e até hoje sou amigo de seus filhos), nos dias que a Belém-Brasília estava sendo construída. No primeiro encontro aquele homem estava acompanhado de sua esposa e ambos demonstraram muita perturbação e irritação durante o tempo que o famoso pregador Patrício Lili, de origem indígena, tentava pregar a um grupo de pessoas que se reunia na rua empoeirada. Eles ficavam rindo e fazendo de tudo para chamar a atenção das pessoas para que não ouvissem a mensagem.
O Rev Paulo longo perguntou ao Patrício porque aquele casal se opunha tanto á pregação do Evangelho, e como ele viera conhecia este mundo espiritual, explicou que ambos estavam debaixo da orientação de espíritos malignos. Explicou que somente Deus seria capaz de mudar suas mentes e suas vidas, porque eles estavam escravizados por forças espirituais. Patrício já havia trabalhado entre tribos indígenas e vira muitas vezes pessoas sob influência poderosa de entidades.
Seu Benigno era também descendente de negros e indígenas e conhecido macumbeiro na cidade. Sua esposa recebia espíritos malignos, e embora dissesse que queria se comunicar apenas como bons espíritos para ajudar as pessoas, na medida em que se envolvia com tais espíritos tinha que se submeter às exigências cada vez maiores do diabo.
No dia seguinte ao se dirigiram para um local onde iriam se reunir, cerca de 60 pessoas vieram para ouvir o pregador, e como o espaço era pequeno, um número igual de pessoas ficou do lado de fora olhando pela janela. Seu Benigno e D. Marta estavam entre eles. Na medida em que Patrício pregava eles começaram a objetar. Isto começou a perturbar o encontro e algumas pessoas queriam expulsá-los da reunião, mas o Rev. Paul Long insistiu para que ficassem e ouvissem a palavra. Eles ficaram mas estavam visivelmente irados com a pregação. Quando terminou o sermão, o Rev. Paul lhes perguntou se gostariam de receber uma oração dizendo que via as batalhas dentro de suas vidas e que somente Deus poderia libertá-los.
Marta saiu empurrando a platéia, mas o Seu Benigno foi à frente para receber a oração. Ela saiu gritando e dizendo: “Você está louco, Benigno!”, mas apesar de seus protestos, eles ajoelharam e oraram. Depois da oração, embora nada exterior tivesse acontecido, alguma coisa parecia ter mudado em sua vida.
Seu Benigno tinha uma pequena cerâmica perto da construção da igreja e começou a vender tijolos para a construção. Gradualmente o ódio do coração contra a igreja e o missionário foram diminuindo e ele se mostrava cada vez mais sedento para saber do evangelho. Depois de 6 meses assumiu a vida cristã e foi batizado, mas as lutas espirituais, opressão satânica e o desespero maligno continuavam ainda muito forte sobre sua vida, mas foram vencidas com oração e jejum.
Um dia Rev. Paul Long lhe perguntou porquê ele se tornara cristão e ele contou uma história curiosa.
Sua cerâmica só podia funcionar durante os dias secos do ano, e na época de chuva ele precisava de outro serviço para sustentar a família. Ele ia longe para trabalhar, e sempre que estava voltando era assaltado na pobre e violenta região que vivia. Isto o deixava furioso. Ele tentou fazer uma macumba para aquelas pessoas, mas parecia não funcionar, um dia um espírito maligno lhe falou sobre uma mulher, macumbeira famosa, conhecida como “Rainha do Araguaia”, e lhe disse onde ela poderia ser encontrada.
Benigno andou três dias para se encontrar com ela na sua choupana no meio do mato. Quando ali chegou, sem que o conhecesse, ela abriu a porta e disse: “Pode entrar Benigno, eu estava esperando por você!”. Ele entrou e perguntou como ela sabia seu nome e ela respondeu: “Eu vi você quando saiu de sua casa e andando no meio do mato. Você quer poder para amaldiçoar seu inimigo, mas você é um bobo”. E então pediu que olhasse para a parede de sua choupana que tinha a fotografia de um animal correndo de um cachorro, e um caçador esperando-o para o matar. E ela disse: “Benigno, Deus deu às criaturas o senso do perigo para correrem dele, mas você é um bobo, você deve correr para salvar sua vida”. E apontou para outra parede onde havia alguns livros: “Estes livros falam do mundo espiritual e como usar estes poderes para lutar contra inimigos, mas o preço de andar com os espíritos invisíveis é a escravidão”, e em cima da mesa havia um livro, era uma bíblia, e aquela macumbeira lhe disse algo inusitado. “O que você precisa Benigno, não é de poder espiritual para destruir seu inimigo, mas do poder de Deus para ter vida. Vá, compre uma bíblia, leia-a e siga seus ensinamentos. Não seja mais um tolo!”
Então Benigno concluiu: “Eu comprei então uma bíblia, comecei a lê-la, e ela me falou de Jesus e como eu poderia me tornar um cristão”.
Depois de sua conversão, quando chegava a estação das chuvas, seu Benigno pegava um animal, colocava bíblias e literatura cristã sobre ela, e saia pelas fazendas, visitando pessoas e falando de Deus. Por três no ano ele se tornava um pregador itinerante. Ele conhecia o mundo dos espíritos que trazia prisão e o poder de Deus que trouxe liberdade à sua vida. Seu Benigno se convenceu das verdades do Evangelho, ouvindo da boca de uma conhecida macumbeira, que ele deveria encontrar as verdades de Deus na Bíblia.

Deus, ainda hoje continua falando fora dos canais oficiais e através de pessoas inesperadas. Não podemos fundamentar nossa fé em outras coisas além da Palavra de Deus, que é nossa única regra de fé e prática, e na palavra revelada a nós em Cristo Jesus, no qual habita corporalmente toda a plenitude de Deus, sendo ele a expressão exata de seu ser, mas Deus fala através da natureza, consciência, amigos, e formas inusitadas, conforme lhe apraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário