sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Jonas 1 Os riscos da apatia

Jurgen Moltmann: No seu livro, "Paixão pela vida" afirma que o diagnóstico da morte como sendo a ausência de brilho nos olhos/Visão opaca. A morte se instaura no corpo da pessoa.

Riscos de apatia.
O texto nos ensina

1º Não dá para fugir de Deus – (1.3)
• Adão: “Onde estás?”
• “Para onde me ausentarei do Teu espírito. Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás. Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda ali o Senhor estará, as trevas e a luz são a mesma coisa” (Sl. 139 7-10)
• Pecado. Quando pecamos tentamos fugir de Deus. Nos distanciamos. A confissão nos traz de volta para nos encontrarmos com o nosso mal. “Se a luz que há em ti são trevas, quão grandes trevas serão”.
• Os filhos da luz aproximam-se da luz: Cura!

2º Não dá para ignorar a história e vocação – (Jn 1.8)
• Esquecer sua identidade e missão.
- identidade: As perguntas mais essenciais da vida têm a ver com nossa ralação com Deus.
De onde vens?
Tua terra?
Teu povo
Missão: ocupação (1.8)
Pr. Black estava em Pirenópolis, visitando uma jovem que ele evangelizara numa feira da cidade. Ela o convidou para ir à sua casa, e o Pr. Black foi, acompanhado de sua esposa, para esta visita. Mas a garota havia esquecido do compromisso com o Pastor e marcara uma festa de hip-hop em casa. quando o pastor chegou ali, veio o namorado da garota e perguntou: "Quem é ele?", e a jovem disse: "é um pastor que eu encontrei na feira e resolvi convidá-lo para me visitar". Ao dizer isto, aquele rapaz caiu de joelhos diante do pastor dizendo: “Oh não, Deus me achou aqui!” - Ele era lider de louvor de uma igreja em Sao Paulo, e estava ali tentando se esquecer de sua vocação, e justamente um pastor o encontra numa festa da pesada...
A mesma coisa acontece com o apostolo Pedro, tentando se esconder ao redor de uma fogueira:
- “Este também estava com Jesus, o Nazareno”. (Mt. 26.71)
- “Verdadeiramente és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia.” (Mt. 26.73)
É achado!

Jonas é pego e confessa: “Sou hebreu e temo Yaweh” (Jn 1.9)
“Estou fugindo”. (1.10)
Jacó também se surpreende com a pergunta de Deus: Qual é o teu nome? E ele tem que admitir: “Sou Jacó: enganador, trapaceiro, enrolão”. Não dá para fugir de Deus.

3º Não dá para ficar sem orar!
Todos oram (os pagãos), menos Jonas.
- oram por Jonas, quando Jonas devia orar por eles – Jn 1.14
- oram por eles – Jn 1.14
Jonas não ora. No entanto, Oração é a respiração da alma.
Precisamos entender o significado da oração. Não oramos essencialmente para pedir, mas para se encontrar com Deus.
Perguntaram a Madre Tereza de Calcutá: O que a Senhora diz a deus quando ora? Ela respondeu: “Nada, eu só ouço”. Então perguntaram novamente. E o que Ele te diz? “Nada, só me ouve!
Oração não é para transformar Deus, mas para sermos transformados na sua presença: É o Encontro/Relacionamento de uma alma que tem sede de Deus.

4º Não dá para viver de forma indiferente com o mundo caótico – Nínive era uma cidade perversa – o coração de Deus se move. “A malícia desta cidade chegou até mim.”
Jonas, no entanto, não sente como Deus sente.
- Deus é misericordioso/Jonas implacável; (Jn 3.10; 4.1)
- Deus tem interesse na restauração, Jonas na destruição; (Jn 4.5)
- Deus tem cuidado com a criação, Jonas tem desprezo. (Jn 4.11)
Hoje existem milhares de dependentes de Crack/ prostituição/ corrupção/ jogo de interesse econômico/ político. Não podemos fazer de conta que isto nada tem a ver conosco.
O texto revela um Deus que se permite “arrepender”. (3.10. Não no sentido humano, já que ele teria que cometer uma falha para se arrepender. Esta pe uma forma dialética(Nm 23.19 – Deus não é homem para que minta)
O Pai acolhe o filho quebrantado – o irmão mais velho é indiferente.
O fundador do Exército da salvação foi William Both. A frase que o inspirou a criar esta ONG que tem sido uma bencao no mundo inteiro é a seguinte: “Não posso deixar de ser tocado por aquilo que move o coração de Deus”.
Precisamos recuperar a capacidade de chorar pelos drogados, pelos perdidos, pelos uebrados/ pela falência familiar. Oscar Bulhole afirmou: "Precisamos recuperar a capacidade de indignação pela destruição da imagem de Deus na América Latina".
A cruz aponta para um Deus sensivel. Um Deus que se move em direção a dor humana, a igreja é chamada para exercer sua dimensao missiológica também nesta direcao. Ela existe para isto. Não dá para fazer de conta que não vê como na parábola do bom samaritano, quando o levita e o sacerdote passam de largo. O único que vê o samaritano, sua visão desperta-lhe à compaixão.
Temos tido os olhos de Jesus?

Conclusão:
Henry Niemuller: “Primeiro vieram buscar os Judeus, mas como não sou judeu, não me importei. Depois vieram buscar os comunistas, mas como não sou comunista, não me importei. Depois vieram buscar os Anarquistas, mas como não sou anarquista, também não me importei. E agora vieram buscar a mim, e ninguém se importa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário