quinta-feira, 10 de junho de 2021

2 Cr 29.1-11 Filhos, NÃO imitem seus pais

 




Filhos, não imitem seus pais

2 Cr 29.1-11

 

Introdução

 

Parece um contrassenso falar deste tema, nós que, a partir das Escrituras Sagradas aprendemos coisas tão importantes quanto “filhos, obedecem a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (Ef 6.1), e “honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef 6.2-3), que é o quinto mandamento, e o único que vem acompanhado de promessa: Honrem... para que... te vá bem!...

 

Hoje, porém, numa aparente contradição, enunciamos o sermão com o titulo: “filhos, não imitem seus pais”, baseado neste texto de 2 Cr 29.6-7, que diz: “Nossos antepassados erraram e viveram em peado diante do Eterno, e o abandonaram. Fecharam as portas e apagaram as lâmpadas e cancelaram todos os sacrifícios e ofertas queimadas no santuário do Deus de Israel.”

 

O que podemos observar neste texto?

 

Ezequias começou a reinar com 25 anos de idade, e foi um dos mais zelosos e piedosos reis de Judá. Mas isto não foi verdade em relação a seu pai. A Bíblia afirma que Acaz saqueou o templo de Jerusalém doando-o em parcerias políticas com a Assíria, e não satisfeito, despedaçou os símbolos restantes que ainda restaram, e fechou o templo. Por cerca de 15 anos, não houve culto em Jerusalém, porque ele transformou o templo numa latrina e abandono, daí a razão pela qual ele ordena no vs. 5: “tirai do santuário a imundícia”.

 

Quando Ezequias começou a reinar, ele tinha um desejo profundo em restabelecer a centralidade de Yahweh, o Deus de Israel, em Jerusalém. Primeiro ato dele, no “primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês”, foi reunir a liderança política e religiosa e falar daquilo que lhe parecia central. A importância de colocar Deus no centro do reinado de Israel.

 

Podemos perceber no texto uma forte influência espiritual de sua mãe, Abia, que era filha de um piedoso sacerdote chamado Zacarias. Veja como é importante a figura materna na formação espiritual dos filhos.

 

O que afirma Ezequias: Não faremos como nossos pais! Não podemos fazer como eles e por isto hoje rompemos com o desprezo contra o Deus das alianças, o Deus bíblico, e não podemos mais segui-los, nem imitá-los. “Nossos pais prevaricaram e fizeram o que era mau perante o Senhor”. Não podemos imitá-los. Precisamos assumir um compromisso diferente diante de Deus.

 

Em geral, falamos dos pecados da juventude, mas raras vezes consideramos o pecados dos pais. Embora reconheçamos a benção e a importância dos pais em nossas vidas, na formação de nosso caráter, temos que reconhecer que não devemos imitar seus comportamentos, quando rebeldes, abandonam a presença de Deus.

 

Ezequias detecta as atitudes da geração anterior, e que os filhos deveriam abandonar

Nossos pais prevaricaram. A NVI traduz: “Nossos pais foram infiéis”. Prevaricar significa Deixar de cumprir uma obrigação, um dever. Trair, por interesse ou má-fé, os deveres do seu cargo ou ministério ou abusar do exercício do cargo, corromper, transviar.

 

Temos aqui uma situação curiosa: filhos estão julgando as ações dos pais, e as recriminando. Ezequias afirma que não poderiam imitar seus pais por causa de tudo que haviam feito diante de Deus.

 

§  Nossos pais fizeram o que é mau perante o Senhor...

 

§  Nossos pais deixaram o Senhor. Neste caso, era apostasia mesmo. Deus foi esquecido por a geração anterior. Ezequias afirma que eles haviam virado o rosto contra ao Senhor. Uma atitude de desrespeito.

 

§  Nossos pais desviaram o seu rosto do tabernáculo do Senhor. Os pais deixaram de vir ao templo, de participar dos cultos. Seja por preguiça espiritual, seja por frieza. Será que a realidade tem sido muito diferente em nossos dias?

 

Seus pais haviam extinguido a ideia de Deus em Israel: fecharam o templo, ignoraram o culto público, deixaram de oferecer holocaustos (2 Cr 29.7). Não traziam mais ofertas para o santuário, nem comprometiam seus recursos financeiros com o culto a Deus. Será que o povo de Deus entende a importância de seus recursos para a obra do Senhor?

 

O resultado espiritual foi uma tragédia.

Pelo que veio grande ira do Senhor sobre Judá e Jerusalém, e os entregou ao terror, ao espanto e aos assobios, como vós o estais vendo com os próprios olhos.” (2 Cr 29.8).

 

Por isto a mensagem central aqui é: “Não imitem seus pais”.

 

Quando filhos não podem imitar seus pais?

 

1.     Não os imitem quando sua ética for incompatível com o caráter de Deus.

 

Ezequias viu como o seu pai agia. Sua reação infantilizada diante de ameaças. Ele não consultava a Deus, apenas fazia arranjos políticos para salvar sua pele, Ora mandando mensageiros a determinados reis, ora a outros. Mas a consequência do desprezo a Deus trouxe graves consequências sociais para seu povo.

 

Ezequias entendia, ainda que fosse tão jovem, que sua ética não poderia ser diferente da ética da Palavra de Deus que estava tão claramente exposta no livro da Lei.

 

Quando filhos adotam a ética pecaminosa dos pais, o efeito é uma tragédia. Pense em Jacó. Ele recebeu a ordem de sua mãe para enganar o seu pai. Ele sabia que aquilo que não era certo, mas sua mãe o incitava a fazer. Ele disse à sua mãe que não poderia trair o seu pai, porque se tratava de algo sagrado. Ainda assim, mesmo sabendo que sua mãe estava errada, não teve coragem suficiente para se firmar na verdade e na integridade. E cedeu à pressão de sua mãe.

 

Infelizmente queremos nos opor a nossos pais, não nas coisas que são santas e tem a ver com o caráter de Deus, mas naquilo que nos agrada. Então, brigamos com nossos pais, para fazermos o que é errado. Você alguma vez já se opôs a seu pai e sua mãe por causa de Deus? Por que você gostaria de agradar a Deus?

 

Muitas vezes a cultura familiar é carregada de atitudes e comportamentos que contrariam a Deus, e nestas horas, como filhos tementes a Deus, devemos viver para a glória de Deus.

 

2.     Não os imitem seus pais quando eles se afastarem da casa de Deus, e das causas do reino de Deus.

 

O pai de Ezequias, se tornou um opositor de Deus. Ele não trazia oferendas a Deus, nem prestava cultos a Deus. Ele dizia que as coisas de Deus não eram importantes, e por isto não levava holocaustos a Deus.

 

Sempre fico pensando no significado dos sacrifícios e holocaustos. Vocês já pensaram quanto custava trazer tais sacrifícios para a casa de Deus? Basta considerar isto. Quanto custa um novilho gordo hoje? Quando Jó oferecia sacrifícios pela sua família, ele tinha dez filhos, além dele mesmo e de sua esposa. Ele oferecia sacrifícios individuais para cada um deles. Não tenho muita noção do preço do boi gordo, mas deve custar algo em torno de R$ 3.500,00, não é mesmo? Multiplique isto por doze? Estamos falando de algo em torno de 45 mil reais.

 

Existem pais que nunca fazem ofertas para a casa de Deus, e nunca contribuem para a obra de Deus. Eles não querem trazer oferendas a Deus. Assim foram os pais nos dias de Ezequias: “Não queimaram incensos, nem ofereceram holocaustos” (2 Cr 29.7). Seus bens não estavam a serviço de Deus,  e nem era usados para cultuar a Deus. Se é este o seu caso, quero exortá-lo a aprender a colocar seus bens para a obra do Senhor. Ofertas e dinheiro, são coisas espirituais. As ofertas daquele tempo iam desde ofertas pacificas até holocaustos pelos pecados.

 

Se seus pais agem assim: Não os imitem!!!

 

3. Não os imitem quando o comportamento deles for hostil à glória de Deus.

 

Ezequias viu isto em seu pai. Nos seus levantes, trazendo deuses importados de Damasco, quebrando os altares o Deus de Israel, menosprezando o culto e fechando a igreja. Por isto, seu primeiro ato, no primeiro mês de reinado foi reabrir o templo que seu pai havia fechado. Ezequias era um jovem que amava a Deus. Ele retorna suas atividades cúlticas.

 

Normalmente os filhos querem contrariar os pais, fazendo aquilo que lhes agrada, e não o que agrada a Deus. Mas Ezequias quer fazer aquilo que agrada a Deus. A ordem do rei era: “Santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor”(2 Cr 29.5). Observe como a palavra “santificação”, fica em evidência. “Santificai-vos”, é uma ordem para um compromisso pessoal de vida. “Santificai a casa do Senhor”, é uma conclamação para um compromisso com o reino de Deus. Com a igreja, com a obra do Senhor.

 

Conclusão:

A obra de Cristo.

Em 1 Pe 1.18-19 lemos: “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.


Os antepassados não foram infalíveis, A Palavra de Deus nos afirma que  herdamos um “fútil procedimento”. Comportamentos e atitudes vazias. Apenas a Palavra de Deus é eterna e não passa, tudo o mais passará.

 

O que nossos pais nos legaram? Temos coisas boas, heranças positivas, mas junto veio a futilidade, hábitos arraigados e pecaminosos de culturas que passam de geração a geração. Pode ser uma ética frouxa no mundo dos negócios, pode ser um legado de infidelidade na área sexual, pode ser uma fé descompromissada, superficial e meramente ritualista, pode ser o descompromisso com a igreja de Deus, com a obra de Deus e com o Deus da obra.

 

O que Cristo veio fazer?

Ele veio nos resgatar antes de mais nada, do fútil procedimento que nós mesmos construímos, já que ele fala do “vosso fútil procedimento”. Existe uma futilidade na forma como vemos a vida, nas coisas que amamos e desejamos, na vaidade que cultivamos, no orgulho e arrogância com que enfrentamos todas as coisas, nas existe também uma futilidade hereditária e cultural. Temos modelos neuróticos  e pecaminosos que são cultivados e que vem conosco na nossa construção de vida. É preciso haver uma quebra.

 

Jesus veio fazer isto. Ele veio nos resgatar do fútil procedimento que nossos pais nos legaram. Estas coisas andam conosco, tendemos a reproduzi-las e imitá-las.

 

Portanto, não imitem seus pais quando:

ü  Não os imitem quando sua ética for incompatível com o caráter de Deus.

 

ü  Não os imitem seus pais quando eles se afastarem da casa de Deus, e das causas do reino de Deus.

 

ü  Não os imitem quando o comportamento deles for hostil à glória de Deus.

 

Se seus pais agem assim: Não os imitem!!!

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário