sábado, 1 de novembro de 2014

Sl 55 As diferentes faces da traição

As diferentes faces da traição


Introdução:

O livro de Salmos é o mais lido de toda a bíblia. Sua forma literária é atraente, atualizada, contemporânea e fácil de compreensão, mas acima de tudo, possui um fator de muita atração: em todos os demais livros temos a sensação de que Deus está falando conosco, mas neste, somos nós falando com Deus. Por isto alguns definem este livro como psicoteológico, isto é, a teologia dele se imiscui com as dores e angustias de nossa alma. Não é em vão que, dos 150 Salmos, 64 deles são considerados salmos de lamentos: pessoas com dores na alma estão desabafando diante de Deus.
Este salmo pertence a classe dos salmos de lamento, contendo passagens de belezas líricas e piedosa devoção, e de uma angústia avassaladora e desesperadora. Salmo didático que tem como finalidade precípua o ensino, e é uma oração, como podemos ver nos versículos iniciais. Ele foi escrito por Davi, num dos momentos mais angustiantes de sua vida.
Absalão, seu filho, nunca teve uma relação muito bonita com ele. Além de ser um príncipe de uma beleza surreal, era também de uma ambição sem limites. Não sendo o primogênito, restava-lhe pouca chance de assumir o trono, que era o seu desejo claro. Acima de tudo isto, envolveu-se numa trama familiar profunda. Para proteger sua irmã Tamar, ele matou o outro irmão, Amnon, sucessor imediato ao trono.
Seu carisma, beleza e ambição se tornaram uma obsessão para este jovem. Num golpe de estado, conseguiu destronar seu próprio pai, expulsá-lo do trono e assumir a direção de Israel, ainda que de forma muito passageira, já que logo em seguida, numa batalha entre os insurgentes e o rei, ele foi executado de forma patética, pendurado pelo cabelo nos ramos de um carvalho, enquanto fugia no meio da guerra e foi executado pelos soldados de Davi.
Davi escreveu este salmo justamente no meio de todo este tsunami. Era seu filho, amado, quem o ameaçava de morte. Como lidar com a realidade quando somos desapontados pelas pessoas mais inesperadas e apunhalados pelas costas por pessoas de nossa confiança? O que fazer quando somos traídos?

O salmo pode ser dividido em algumas partes:
  1. Sua oração e lamento
  2. O levantamento do problema
  3. Sua resposta emocional
  4. Sua resposta final e a busca de soluções.

Orando...

Este salmo é uma oração, não apenas o tipo de oração que normalmente fazemos. Sua oração se transforma em súplica, que é um tipo de oração acompanhado de muita emoção e angustia. Súplica é uma oração feita com lágrimas. Quando nossa dor torna-se visceral.
Tenho percebido que nem sempre nossa oração é assim... na maioria das vezes ela é superficial e nunca assume uma dimensão de quebrantamento e dor. Muitos homens na bíblia oraram desta forma. A oração de Jesus foi tão intensa que se tornou em sangue.
Davi está perplexo e perturbado, e por isto clama a Deus para que não se esconda de sua face. Já teve o sentimento de que Deus “se escondeu” e não pode ser encontrado?

O problema...

Basta uma leitura mais atenta do texto para vermos qual é o quadro emocional de Davi. Cada uma das frases dele revela um pouco de sua angústia e condição emocional.

¨      Perplexidade – (Vs. 2) Aquela atitude de quem põe a mão à boca de espanto. A perplexidade brota quando os fatos se sucedem de uma forma e com uma rapidez jamais esperados.
¨      Perturbação (Vs. 2) A visão e a leitura da realidade tornam-se difíceis de serem analisadas, por causa da falta de sossego de alma. Isto revela uma completa desestrutura emocional.
¨      Acusações constantes (Vs. 3) Davi sente debaixo de enormes pressões e calúnias. Já esteve em ambientes de trabalho ou familiares onde este titpo de atitude está presente?
¨      Hostilidade profunda (Vs. 3) Davi afirma que estava sendo furiosamente hostilizado. Isto revela o nível de rejeição, desprezo e críticas que estava recebendo.
¨      Taquicardia – (Vs. 4) O seu coração parece bater de forma descoordenada. Ele se sente oprimido e angustiado. O corpo todo responde a esta descarga de adrenalina e o coração está batendo aceleradamente.
¨      Temor, tremor e horror – Parecem ser a mesma coisa, o que muda é a intensidade. Já foi tomado por uma sensação de horror? Um sequestro, um tiro, um acidente, sob a ameaça de alguém? Estes terrores de morte de morte tomam conta de Davi, ele se sente ameaçado.

O que está causando esta perplexidade? No vs. 3 ele inicia a descrição do problema que o angustiava, mas vai descrevê-lo de forma mais clara no vs. 12. Ele estava sendo traído por alguém de sua confiança.
Psicólogos estudaram o que causa mais stress nas pessoas, e chegaram a conclusão de que a traição tem um poder mais destrutivo do que qualquer outra experiência, até mesmo da morte de um ente querido. Quando o luto acontece, as pessoas são capazes de explicar e aceitar com menos dor, justificando isto na perspectiva da realidade da vida, fatalidade, ou vontade de Deus. A traição, contudo, traz muita ira e ódio, por isto o stress se torna mais acentuado.
O que aconteceu com Davi? De onde vinha a traição? Ele afirma que era de alguém intimo:

¨      Companheiro de jornada (Vs. 13). Por isto dói tanto. Não era alguém anônimo e desconhecido, mas alguém do seu circulo de confiança.
¨      Íntimo amigo (vs. 13) Quantos amigos íntimos você possui? Homens tem muita dificuldade em encontrar amigos, e quando são ricos ou poderosos, aumenta ainda mais a dificuldade de estabelecer intimidade.
·       Companheiro de recreação (Vs 14) “Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos”. Com quem você gosta de brincar? Quando você quer fazer um programa alternativo, que não seja nada sério, apenas para se divertir, quem você chama? Em geral, pessoas que alegram o nosso coração. Com quem você joga tênis, vídeo game, sequence, dominó ou peteleco? Pessoas que você aprecia. Você pode andar e fazer projetos com muitas pessoas que você não possui nenhuma identificação, mas para entretenimento você quer alguém de sua intimidade.
·       Companheiro de fé (Vs. 14) “juntos íamos à casa de Deus”. Era uma pessoa religiosa, irmão na fé, que ia junto com Davi para fazer orações, levar suas ofertas e adorar a Deus.

Reagindo...

Diante desta realidade, Davi busca respostas. O que fazer? Ele encontrou três respostas:

Fugir...

Esta é a primeira e imediata resposta que ele emite, e é desta forma que normalmente reagimos. Quando somos traídos, massacrados, queremos imediatamente desaparecer da situação e ambiente que nos oprime e sufoca. “Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e fugiria para longe e ficaria no deserto. Dar-me-ia pressa em abrigar-me do vendaval e da procela” (Vs. 6-8).   É a alternativa do escapismo, mudar de lugar, sair da cidade, desaparecer, fugir para não sei onde, tomar as asas de uma pomba. Quantas vezes não pensamos desta forma?
Alguns anos atrás, uma pessoa conhecida desapareceu. Quando estas coisas acontecem sempre pensamos o pior: Um sequestro, um latrocínio, uma ocultação de cadáver. Amigos se mobilizaram nas redes sociais, comunidades inteiras se mobilizaram para orar por sua vida e pela família que se encontrava desesperada. Depois de alguns dias, com a policia fazendo investigações o descobriram escondido no interior de um estado do Nordeste. Ele havia “surtado”, pegou um ônibus interestadual e só depois de algum tempo a policia descobriu sua pista. Quando ouvi sua história, no meio de toda perplexidade comentei com algumas pessoas mais intimas que entendia perfeitamente a tresloucada atitude deste jovem embora não o justificasse. Quantas vezes pensamos em desaparecer?
Davi fala em ir para o deserto, virar um passarinho, desaparecer. Ele diz que queria se abrigar das fortes tempestades, do vendaval e da procela, das condições tão doloridas que ele agora enfrenta. Diante de grande pressão, muitos entram num estado catatônico (fuga da realidade). A dor torna-se tão traumática que não conseguem enfrentá-la de forma madura.

Matar...

Parece muito estranho encontrar esta alternativa na bíblia, mas curiosamente os salmos estão repletos de sentimentos de raiva. São os chamados “salmos imprecatórios”, isto é, com imprecações e desejos de que o inimigo morra, que sejam destruídos. Alguns destes salmos chegam a nos espantar. Davi fala aqui do seu desejo de que os inimigos morressem, e que “vivos desçam à cova” (Vs 15). Não apenas que morressem, mas que fossem sepultados vivos, com requintes de crueldade. Algumas pessoas que apoiaram Absalão no seu complô eram seus conselheiros que mudaram politicamente de lado e que agora conspiravam contra ele.
Davi revela este lado humano, a ira tantas vezes presente diante da agressão sofrida. Ele gostaria de ver estes homens mortos. Muitas vezes pensamos em matar, destruir. São pessoas que quebram os pactos, gente de língua mentirosa, com “boca mais macia que a manteiga, mas com o coração cheio de guerra“ (Vs 21).
Já vi muita gente boa, integra e justa, à beira de um desatino por causa do sofrimento e traicao. No meu primeiro ano de ministério, tive que intervir num caso de um rapaz que engravidou uma adolescente na cidade de Formoso-GO, e cujo pai, que eu conhecia superficialmente, planejava matar aquele rapaz. Ele era um homem justo e bom, mas vendo a situação de sua filha e sentindo-se desonrado, decidiu que iria matar o rapaz. Felizmente pudemos conversar, ele admitiu seu ódio e sua ira, mas decidiu mudar de cidade e não cometer o crime.
Até a oração de Davi se torna agressiva. (Vs 9). Vemos o mesmo sentimento no coração do povo de Deus, escravizado na Babilônia e engolindo seco, a agressão sofrida. “Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra” (Sl 137.9). Sem dúvida alguma, não é o tipo de oração a se fazer em um culto público. Não é interessante pensar porque Deus permitiu que este texto tão agressivo se encontre inserida nas “sagradas escrituras?”. Embora tão forte, não é assim que muitos já se sentiram? Com vontade de matar e destruir àqueles que lhe fizeram mal?

Orar...

Esta é a última alternativa do Salmista. Ele sente que precisa orar e derramar sua alma diante de Deus. A situação é tão pesada e angustiante que o único lugar onde ele pode ir com segurança é na presença de Deus. Fugir parece ser uma alternativa muito propicia, mas mesmo mudando de ar, não mudamos de mente. Os problemas sempre nos acompanham... matar e destruir, pode parecer uma saída honrosa, mas “a ira do homem não produz justiça divina”. Pessoas que optam pelo ódio não resolvem a dor do seu coração.
O Salmista agora decide invocar o Senhor. “Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz” (Vs. 16). Existe um antigo cântico americano que diz: “Where should I GO but to the Lord?” (Para onde devo ir, a não ser para o Senhor?)
Davi decide orar de forma intensa: De manhã, à tarde, ao meio dia. Ele sabe da natureza do seu problema e da intensidade de sua dor. Então decide ir para a presença de Deus, colocar o joelho em terra, clamar ao Senhor.

Sua oração tem alguns pressupostos:
            (a)- Deus ouve... - Diz isto em dois versículos: (Vs 17,19). Ninguém pode orar sem esta consciência. A Bíblia diz que “é necessário que aqueles que invocam a Deus creia que Ele existe e é galardoador daqueles que o buscam”. Davi tem a convicção de que Deus o ouvirá. Como é importante e maravilhoso orar com esta certeza no coração.

            (b)- Deus é Justo...  “Os homens fraudulentos e sanguinários não ficarão sem julgamento” (Vs 23). Ele não precisa fazer justiça com suas mãos nem derramar sangue de outra pessoa, pois Deus fará vingança, ele julgará com equidade.

            (c)- Existem muitas pessoas precisando dar respostas adequadas...  Por isto, fala aos seus amigos: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitiria que o justo seja abalado”(Vs 22). É interessante notar que neste versículo ele não fala mais na primeira pessoa do singular, mas usa uma forma imperativa, aconselhando àqueles que viram a sua dor, a responderem corretamente a traição. Isto revela que Davi já descobriu o segredo para este enfrentamento: “Confia os teus cuidados ao Senhor”. Só pode aconselhar quem já experimentou o amor e cuidado de Deus diante das ameaças e dos homens maus..

Conclusão

Este texto é autobiográfico. Davi, inspirado pelo Espírito de Deus, narra toda sua luta diante da traição e da maldade de pessoas falsas e perversas. Ele descreve como se sentiu. Não é assim também conosco? Vontade de sumir, desaparecer, matar, cometer uma sandice? No entanto, o caminho melhor, e o único caminho, é a presença de Deus. “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário