segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Lc 19.5Jesus precisa entrar em sua casa!

Introdução:Nossa casa precisa estar aberta para Deus.
Facilmente a abrimos para a competição, para Mamom, para ódios históricos, para heranças familiares como vaidade, lascívia, orgulho familiar, mas a chave de nossa vida é a vida de Deus interpenetrando nossas casas.
Por que a presença de Jesus é importante em nossa casa?

1. Porque convém a Deus
Gosto muito da afirmação que Jesus faz neste texto: “Desce depressa, pois me convém estar em tua casa”. Recebê-lo em nosso lar faz parte da estratégia dele para nos resgatar.
Em Mt 15 temos o registro do encontro de Jesus com a mulher siro fenícia. Ela afirma que sua filha estava horrivelmente endominhada. Ela percebia o quanto satanás Havaí construído ninho no seu lar. Estes nichos diabólicos são construídos por causa de estruturas familiares doentias e farsas históricas que se perpetuam em nossas vidas. Precisamos receber a luz de Jesus, para lançar fora as trevas.
Precisamos receber Jesus em nosso coração. Esta é a dimensão individual de nossa fé. Precisamos ainda acolhê-lo em nossa casa: Esta é a dimensão pública da experiência de viver com Cristo.
Muitos querem a Jesus na sua vida, mas demoram para convidá-lo a serem donos de sua casa. Talvez porque sabem quantas coisas erradas precisam ser desfeitas, e os mau tratos, abusos e indiferenças precisam ser confrontados. Quanta indiferença, resistência e rebeldia encontram-se ali presentes. Vida cristã, porém, não é uma experiência apenas individual, mas possui dimensões coletivas.
Esta é a base da circuncisão no AT, na qual os filhos de Deus traziam seus filhos para serem marcados com o sinal do pacto da família. Esta também é a abase do pensamento da reforma para o batismo infantil.
Jesus afirma: “Desce depressa, pois me convém estar em tua casa”.

2. Deus precisa entrar em nossa casa porque alguns altares materialistas precisam ser destruídos
São verdadeiros nichos de adoração.
O problema de Zaqueu era o mau uso de sua função. Tinha a ver com a forma como trabalhava e tratava o dinheiro. Ele usava o cargo (coletor d eimpostos), para extorquir, ameaçar e defraudar. E ele sabia disto.
A presença de Jesus desmascara atitudes travestidas de profissionalismos.
É interessante notar que o texto sequer menciona este assunto. O que acontece é que tendo sido interiormente iluminado pela verdade cristã, determinadas atitudes caíram por si só.
Quando o evangelho invade nosso coração, e o Espírito de Deus começa a agir em nossas vidas, nossas reservas são atingidas.
A atitude de Zaqueu surpreende porque envolve despreendimento para quem era avarento. “Resolvo dar metade de meus bens aos pobres e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”.
Não há na lei humana, nem no AT, qualquer forma de legislação que trata das coisas desta forma. A lei dizia que se alguém tinha roubado, tinha que devolver e restituir. Zaqueu sabe de sua situação e resolve mudar a forma de usar seus recursos, radicalizando em relação aos deuses que dominavam seu coração e atingiam sua família.
3. Deus precisa entrar para que haja salvação! (Lc 19.9).
Sem a entrada de Jesus em nossa casa, ainda continuamos perdidos.
O vs. 10 afirma que “O filho do homem veio buscar e salvar o perdido”. E eu, particularmente, gosto muito desta idéia.
Tenho um senso de direção muito ruim. Se estou no trânsito, um pequeno giro numa cidade desconhecido pode me desnortear. Uma das características do perdido é que ele não tem condições de se localizar. Ele perde as referencias.
Gente sem Jesus perdeu suas referencias. Até que Jesus entre em sua casa, sua família está perdida.
Encontra-se perdida quando dominada pelo dinheiro, como no caso de Zaqueu, e se deixa ser governado por Mamom. Existem muitas famílias que poderiam estar vivendo uma vida muito mais tranqüila, se não estivessem tão preocupados em ter mais dinheiro, fazer reservas, impressionar pessoas.

Existem famílias que estão perdidas porque os valores de Deus deixaram de ser referências em suas vidas. Por estar perdido, acha que está certo. Tem uma vaga impressão de direção, mas não percebe o que é certo e o que é errado. O profeta Isaias fala: “Ai dos que chamam bem, mal; e mal, bem; põem o amargo por doce, e o doce por amargo; a luz por escuridão e as trevas por luz” (Is 5)
Jesus vem para dar direção. Mostrar o certo e o errado. Corrigir distorções na nossa educação familiar, vem para orientar o confuso, gente sem norte. A bíblia fala que há daqueles que são sábios aos seus próprios olhos. Afirma ainda que “Há caminhos que aos homens parece ser bom, mas seu fim não é o melhor”. Gente perdida que acha que sabe mas não sabe, e cujas decisões sempre se mostram uma catástrofe, precisa de Jesus.
Jesus afirma: “O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”. Nossa confusão, distração e perda de sentido na história, encontra significado em Jesus. Ele precisa entrar em nossa casa.
Conheci pessoas que se perderam no mato. Um casal amigo de nossa família, no interior de Tocantins, se perdeu na noite num pequeno mato que ficava perto de sua casa, e depois de horas, andando em circulo, exaustos, decidiram assentar e dormir na floresta porque não mais conseguiam encontrar a trilha para sua casa. Outro dia perceberam que estavam literalmente andando em círculos, a poucos metros de sua casa.

Que parábola de nossa vida!
Gente que não encontra a solução em coisas diárias, na administração de recursos, na educação dos filhos, nas lutas pessoais que travam marido e mulher.
Você tem conseguido localizar-se? Ou se sente perdido?
Se você quer se encontrar, o texto tem uma grande promessa para sua vida: “O Filho do homem veio buscar e salvar o perdido”.
Para quem acha que já encontrou o caminho e não precisa de Jesus, a notícia é bem diferente. “Para os ímpios, a sensação de bem estar o destrói!”. É gente desencontrada que se acha auto-suficiente, não precisa de Deus, como meu cunhado, que quando criança estava na praia nadando, e as pessoas alertando-o que o mar estava puxando, mas ele continua a teimar e a fazer do seu jeito, até que alguém gritou: “O menino está afogando”, e o tiraram ali, meio tonto, mas ele não perdeu a pose: “Estou afogando, mas tô nadando!”.
No Evangelho, o perdido tem saída, porque reconhecendo-se perdido, vai ao encontro de Jesus, anda em direção à sua luz, mas aquele que se acha resolvido e dispensa a Cristo, tropeça na sua falsa sensação de bem estar e morre!

Conclusão:Jesus precisa entrar em sua casa!
Os discípulos no caminho de Emaús estão desorientados, cansados, tristes e confusos. Alguém se aproxima deles, e traz conforto aos seus corações desanimados, quando vão se despedir eles dizem àquele estranho: “Fica conosco, pois já é tarde!”, e mal sabiam que estavam falando com Jesus, e que por causa de sua tristeza não puderam reconhecer o mestre.
Esta é a oração que precisamos fazer: Fica conosco Senhor!
Entra na minha casa.
Precisamos de ti!

Anápolis
Julho 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário