quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ex 5.1-2; 7.13 As raízes do Engano

Introdução: 

Poucas pessoas viram milagres e sinais na história como Faraó. Isto, contudo, não o fez sensível às coisas espirituais, pelo contrário, ele se tornou cada vez mais obstinado e insensível às coisas de Deus.

Paulo também se tornara insensível à voz de Deus. Por isto ele lhe pergunta: “Saulo, Saulo, por que me persegues, dura coisa é recalcitrares contra os teus aguilhões”.

Na história de Faraó, alguns fatores se tornaram decisivos para que ele ficasse no seu engano e endurecimento. Infelizmente estas coisas não estão muito longe da gente.

1. A imitação do diabo – 

Creio que uma das coisas que ajudam Faraó no seu processo de endurecimento, foi a convivência dele com gente que gostava de impressionar com mágicas, sinais e portentos.

Li certa vez que “Onde Deus constrói um templo, o diabo edifica outro ao lado”. Satanás faz as coisas de forma tão parecida que achamos ser tudo igual, e perdemos a capacidade de admirar aquilo que é singular. Foi isto que aconteceu com Faraó (Ex 7.10-11,22; 8.7).

Uma das coisas que gosto de pensar neste relato de Faraó é que “o falso não anula o verdadeiro”. O engano do diabo é “com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos” (2 Ts 2.10). 

Observe como funcionam terreiros de umbanda, centros espíritas. Sinais estão sempre presentes, e estes milagres atraem. Muitas vezes nos tornamos céticos em relação as coisas de Deus quando vemos tanta ação maligna, mas devemos lembrar que o falso não anula o verdadeiro.

Em Apocalipse 13 lemos sobre a manifestação da besta, e a descrição de sua atividade impressiona: “Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lê foi dado executar” (Ap 13.13-14). Os milagres que a besta opera, seduzem as pessoas. Gente impressionável facilmente é seduzida por estas coisas.

Ao lermos a bíblia vemos que muitos que presenciaram grandes feitos de Deus não se converteram a Deus. Faraó se “acostumou” com fenômenos e manifestações. Outro aspecto a se considerar é que as pessoas que mais presenciaram milagres na bíblia, o povo de Deus no deserto, nem por isto se tornaram fiéis a Deus. Isto é, milagres nem sempre geram fé em Deus, pode acontecer o contrário, precisarmos de doses cada vez mais forte de adrenalina espiritual para crermos ou nos tornarmos céticos em relação às coisas espirituais.

Muitas pessoas do mundo inteiro são atraídas a um homem que afirma ser grande vulto em Abadiânia-GO. Muitos sinais são feitos. Temos que aprender a não julgar o fenômeno, mas perguntar qual a origem de tal fenômeno. Nem tudo que sobrenatural tem procedência divina. O diabo também pode fazer sinais e prodígios, ele é o mestre da prestidigitação e do engano.

Jesus nos ensina isto: “Porque surgiram falsos cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos” (M 24.24).

2. Arrogância – 

Dificuldade para perceber a realidade de Deus sobre sua vida. 

Quando Moisés se apresenta diante dele ele pergunta: “Quem é o Senhor para que eu lhe ouça a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei ir a Israel” (Ex 5.2).

Muitos não conseguem realmente perceber Deus na história. Não negam a Deus, mas não sabem quem é Deus, e nunca fazem qualquer concessão a Deus. O coração se torna endurecido (Ex 7.22,13; 9.7). Muitos não reconhecem os seus limites, nem vêem as suas fragilidades, não sabem o que tem no estômago.

Atitudes com a de Faraó levam pessoas, mesmo diante das fortes evidências espirituais, continuarem sem temer a Deus. (Ex 9.21,30). A pergunta de Moisés é sintomática: “Até quando recusarás humilhar-te perante mim?Deixa ir o meu povo, para que me sirva ” (Ex 10.3).

O que acontece com gente arrogante? 
Deus endurece seus corações (Ex 7.3). 
Uma das mais lindas promessas relativas ao ministério de Cristo, que seria a nova aliança, é que Deus tiraria nosso coração de pedra e colocaria coração de carne (Ex 36.26). Na vida de Faraó acontece o contrário: Deus coloca um espírito de endurecimento no seu coração por causa da sua arrogância. Deus endurece seu coração (Ex 7.3).

Isto também aconteceu com o povo judeu: “Como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje. E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas” (Rm 11.8-10).

3. Procrastinação – 

Esta é a terceira raiz do endurecimento de Faraó (Ex 8.10). Ele está sempre dizendo: “Amanhã!” Procrastinar é adiar, transferir. Deixar para amanhã aquilo que deve ser feito hoje. é o gordo que deseja fazer regime, desde que comece amanhã. Martinho Lutero conta uma elucidativa história a este respeito:

Certo dia, nas profundezas dos infernos, houve uma grande reunião para a
qual, satanás convocou todos os seus diabos. E, reunidos, ele mostrou sua
preocupação com o progresso da fé entre os homens e pediu sugestões aos chefes de suas hostes.
Um deu a opinião de que era preciso desencadear o ateísmo e desmoralizar a
crença em Deus. O príncipe das trevas trovejou furioso: “Não vês que não dá resultado? Isso é uma crença já por demais arraigada na mente do homem, não serve”
O Outro sugeriu:
“O melhor é desmoralizar o pecados e insinuar aos homens que não existe essa coisa chamada pecado, tudo é lícito, assim o homem se perderá mais cedo do que se espera”.
Satanás replicou furioso: “Também não serve, os homens tem experimentado os efeitos da bebida, da luxúria, do crime e tem se dado muito mal, a estão ficando escaldados, enquanto isso, a espalha-se pelo mundo a legião de pregadores da salvação, isto também não serve”
Levantou-se um diabo novo, tecnocrata, bom burocrata e planejador reconhecido e deu uma sugestão: “ O melhor que faríamos não é nada disso. Deixe-se a crença em Deus e os percalços que os pregadores levantam contra o pecado. Vamos dizer ao homem que tudo isto é muito certo, mas que não se apressem, não precisam correr para a salvação. A demora é uma arma. Tudo a longo prazo! “
Estrugiu pelas abóbadas das profundezas infernais um estrondo de aplausos pela genial idéia da demora em retornar a Deus.

Aí está o perigo: O estágio, a demora, a tardança em buscar a Deus. Daí a insistência do profeta: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar”. Não se pode adiar aquilo que é urgente.

Em 2 Co 6.2 lemos: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis agora o dia da salvação”. Em Hb 4.12-19 vemos: “Hoje, se ouvirdes sua voz, não endureçais o vosso coração”.

Conclusão: 

Certo homem muito querido de sua igreja desviou-se dela e, apesar da grande insistência da liderança para que voltasse, continuou afastado por muito tempo. Um dia me ligou dizendo que queria conversar comigo. Marcamos um horário na quinta feira, 9 hs da manhã, e infelizmente teve um acidente fatal na noite seguinte e no horário combinado, eu estava realizando seu funeral. 

Meu desejo é que sua tentativa de conversar comigo estivesse revelando seu anseio de uma volta a Deus. Era ainda muito jovem, mas foi colhido da sua vida.

Não deixemos que Satanás nos engane com o engodo da imitação de sinais, fenômenos e prodígios que ele realiza, nem com a arrogância de acharmos que não precisamos de Deus, nem devemos lhe dar contas, ou de acharmos que ainda temos muito tempo para acertar nossa vida. 

Hoje é o tempo, esta é a hora.
Venha para Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário