quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Questão não é “como”, mas “o que”.Lc 1.8-23

Introdução:Este texto nos fala da experiência de Zacarias com Gabriel, um anjo do Senhor, que lhe anuncia o nascimento de seu filho, João Batista.
Ao ouvir a noticia, Zacarias pergunta: “Como saberei isto?”. Por causa de sua pergunta, fica mudo, até que os eventos se cumprissem.
A pergunta revela o típico comportamento humano. Desejmaos saber como as coisas funcionam. Avaliar as relações de causa/efeito. Analisar com a mente cientifica. “Se eu sei o “como”saberei “o que”. Queremos saber o começo-meio-fim.
Do ponto de vista religioso, temos um pensamento mágico. Queremos controlar as forcas espirituais, as entidades e deuses, e achamos que se adotarmos determinados rituais e palavras mágicas, desencadearemos o mundo espiritual. Não é esta a mentalidade do padrão Harry Potter? O Objetivo é controlar o sagrado.
Quando Zacarias pergunta : “Como saberei isto?”, não obteve resposta. Para Deus interessa comunicar o final, não o processo. Ele nos convida apenas a crer naquilo que ele esta falando, sem colocar reticências ou interrogações àquilo que ele prometeu. O resultado foi sua mudez.

1. Quando Deus fala a Zacarias, ele o convida a confiar somente – O problema de Zacarias foi o desejo dele de saber o processo. Quando Deus diz que ouvira sua oração, e que sua esposa daria a luz a um filho, Deus o convida a confiar e celebrar.
 Ao desafiar Abraão, Yahweh não diz qual é o processo, apenas mostra-lhe o seu propósito. “De ti farei uma grande nação”e “em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Deus não diz para onde ele deveria ir, nem como... apenas o convida a ir. Se eu estivesse na situação de Abraão, muito provavelmente pediria a Deus que me desse um roteiro, de preferência um GPS, e que ele me fizesse uma exposição mais detalhada de como seria esta caminhada.
 Um jovem missionário acompanhado de sua esposa me procurou algum tempo atrás. Estavam incertos sem saber se teriam ou não os recursos necessários para concluir o seu curso e se teriam a manutenção necessária. Respondi-lhes com duas afirmações clássicas relacionadas ao chamado:
o “Deus não vocaciona os qualificados mas qualifica os chamados”.
o “O Deus que chama é o Deus que dá recursos”. A questão não é “como Deus vai suprir”, mas se o chamado aconteceu ou não.
 John Eldridge no seu livro “coracao valente”, afirma que ao tomar uma decisão sobre uma direção que sentia ter recebido de Deus, recebeu três telefonemas naquela semana:
o Um era de Washington, oferecendo uma confortável situação trabalhista para o qual ele teve que dizer não;
o Outra, da faculdade cobrando sua mensalidade. Para a qual ele não tinha ainda os recursos;
o De um amigo de longa data dizendo que eles haviam decidido pagar a faculdade para ele.
A maioria das pessoas gasta tempo e energia, tentando estabelecer os “meios”, ter controle organizacional. Quando Caim foi confrontado por Deus, ele tomou a atitude de construir uma cidade. Isto demonstrava: a)- sua recusa em confiar em Deus; b) Sua tentativa de controle.
White afirma que há uma diferença entre Desejo do Falso Ego (Ter poder sobre a experiência, controlar eventos e conseqüências) e o Desejo Profundo da Alma (Ter poder através da experiência. Quando temos que exercitar a fé.
Muitas vezes nos impressionamos com a engrenagem, mas a fé não é metodológica. No dia do Pentecostes, um grupo ao invés de se impressionar com a manifestação de Deus, estava interessado em saber “como”as coisas funcionavam. “Como os ouvimos falar na nossa própria língua materna?”
Certa ocasião estava numa situação de muita crise pastoral, quando recebi a visita de um querido casal, Valter Moura e Leides. Eu os havia indicado ao Board de Missão, para trabalharem conosco num projeto de plantação de igrejas que estávamos desenvolvendo fora do Brasil. Quando analisávamos a situação ele me disse de forma muito coerente que não gostava da idéia de depender da diretoria de uma missão, que ele gostava de depender de Deus. No meio de minha crise, lhe disse bem seriamente: “Na verdade gosto de depender dos homens, Deus é muito imprevisível”.

2. Como expressa duvida e incredulidade – Por isto Zacarias fica mudo.
A pergunta “como”significa: “A menos que eu veja claramente caminho, não acreditarei nem arriscarei a prosseguir”.
 Abrão creu “contra a esperança”. Ele sabia da impossibilidade.
 Maria inicialmente perguntou: “como será isto?” (Lc 1.34), mas após ouvir o anjo dizer: “para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas”, em outras palavras: “não pergunte o como” ela respondeu: “Aqui está a tua serva, que se cumpra em mim tua palavra”.
O ponto é claro: Se Deus prometeu, Ele vai cumprir. Não importa quão difícil pareça aquilo que ele prometeu.
 Moisés: Deus ordenou marchar com o Mar Vermelho diante deles, mas não abriu o mar enquanto não tocaram nele.
 Deus diz que enviaria carne para alimentar todo o povo de Israel por um mês inteiro. Moisés responde: “Seiscentos mil homens de PE é este povo no meio do qual estou, e tu disseste: Dar-lhes-ei carne e a comerão um mês inteiro. Matar-se-ão para eles rebanhos de ovelhas e de gado que lhes bastem? Ou se ajuntarão para eles todos os peixes do mar que lhe bastem?” (Nm 11.21-.23).
A duvida de Moises é sobre a operacionalização, a forma como Deus fará isto. O “como” expressa sua dúvida. Deus responde: “Ter-se-ia encurtado a mão do Senhor? Agora mesmo, verás, se se cumprirá ou não a minha palavra” (Nm 11.23).
Não existem formulas com Deus. Por isto não exsitem formulas para aquele que o segue. “O Reino de Deus é perigoso. Você deve entrar nele e não simplesmente procurar informações a seu respeito” (Arcebiscpo Anthony Bloom).

3. Não pergunte o como, mas o que – Zacarias tropeçou. Maria se dispôs. Deus tem um plano e nos quer dirigir por este caminho. Pode não ser confortável e até mesmo perigoso, mas é seguro.
Preste atenção naquilo que está propondo seu coração. Os detalhes e as circunstancias mudam, mas os temas são os mesmos. Procure o silencio. Busque uma forma de ouvir seu próprio coração.

Conclusão: Zacarias tem uma crise por não ver o método de Deus diante de si. Isto o deixa mudo, estático. Zacarias deveria ter celebrado a promessa. Ele poderia ter dito: “Senhor, não sei como, mas se o Senhor prometeu, eis-me aqui”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário