segunda-feira, 12 de março de 2012

Mc 9.42-48 Radicalize!

Introdução:Estas exortações do texto são tão graves, que na história da igreja cristã, alguns homens, levando a Bíblia ao literalismo, provocaram atos de auto castração. Existem casos famosos de
O que este texto quer nos ensinar?
Quais os princípios que Jesus queria ensinar aos seus discípulos?
Qual seu efeito e prática para nossas vidas hoje em dia?

O texto nos fala de escândalos:
Em outro texto Jesus adverte seus discípulos: “É inevitável que venham os escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vem!” (Lc 17.1).

O significado do termo “pequeninos crentes” (Mc 9.42) talvez fosse uma referência a adolescentes e crianças que seguiam a Jesus, encantados com seu carisma. Estatisticamente, a maioria das conversões acontece na adolescência e na pré-adolescência.
Jesus ensina que devemos ter muito cuidado para não sermos “pedra de tropeço” em nosso testemunho, para que pessoas não se escandalizem com nosso comportamento e se desviem do caminho do Senhor.

Jesus descreve o escândalo de forma muito grave no texto. Precisamos ser radicais conosco quando o assunto se volta para os escândalos. Afinal, porque o escândalo é tão pernicioso?

1. Escândalos atingem profundamente as novas gerações – Provoca assim um efeito cascata. Igrejas, cujos pastores se divorciaram ou cairam em adultério, aumentaram consideravelmente o número de divórcios e adultérios na comunidade.
A lógica é simples: “Se o pastor pode, porque não eu?”
O escândalo fragiliza a fé, enfraquece as convicções e levantam dúvidas sobre a autenticidade da mensagem. O efeito de determinados escândalos pode ser devastador, conheci igrejas que deixaram de existir depois que descobrirem que seus líderes ou pastores tinham vida dupla.
Talvez tenha sido esta razão de Jesus estar se referindo aos “pequeninos crentes”.
Filhos de famílias religiosas, mas com moral duvidosa e escandalosa, tornam-se superficiais na sua fé, quando não a desprezam por completo. Por causa dos escândalos, passam a menosprezar a fé. Jogam fora o bebê com a água suja.
Pais que geram escândalos, danificam, algumas vezes de forma inseparável, a possibilidade de uma fé autêntica nos seus filhos. Conheço filhos de pastores, que cresceram na igreja, mas que hoje olham com desprezo e nojo a igreja na qual seus pais foram líderes. Eles rejeitam esta fé de “aparência”.

2. Escândalos enfraquecem a mensagem do Evangelho - Pessoas que se frustram por causa de pecados da liderança, encontram dificuldade em construir uma fé simples, sem suspeita.
A partir do momento em que estes incidentes acontecem, as pessoas passam a olhar para nossa fé com desconfiança, e a se entregar sem reservas, trazendo seus dons, tempo e tesouro para a obra de Deus. Como colocar recursos e a própria vida, quando o projeto não é digno de confiança?
Nos últimos anos antes de sua morte, o papa João Paulo II foi alvo de uma intensa pressão internacional devido às denúncias sobre casos de abuso sexual contra crianças por parte de religiosos em várias partes do mundo, principalmente, nos Estados Unidos. O caso mais famoso envolvia padres da Arquidiocese de Boston, debaixo da orientação do Cardeal Law. Mas, mesmo com provas e, inclusive, com a confissão de culpa de alguns sacerdotes, o Vaticano adotou uma posição leve, enfurecendo as vítimas de abuso sexual. Por isto, apenas em Boston, na década de 1990-2000, 40 paróquias católicas fecharam suas portas, por falta de fiéis. Como você acha que aquelas crianças, hoje adultos, e suas famílias, vão encarar a igreja. Isto acontece tanto na Igreja católica quanto na protestante. “É inevitável que venham os escândalos, mas ai daquele por intermédio de quem ele vier”. Se você fosse parente de uma destas vitimas, mesmo que fosse um católico praticante, como você acha que se relacionaria com a igreja? Não haveria forte suspeição presente?
Por isto temo pela geração atual, que tem sido tão explorada por pregadores carismáticos e corruptos, que são capazes de energizar uma platéia, mas vivem na opulência e ostentação, mercadejando assim a Palavra de Deus. Temos atualmente no Brasil 4 milhões de pessoas que se auto intitulam “evangélicos não praticantes”, são pessoas cansadas da fé, da igreja, dos pastores, e muito disto está associado aos constantes escândalos nos quais a liderança evangélica se envolve.

3. Escândalos ferem as pessoas que são envolvidas – Igrejas, famílias, esposa (o), filhos. Já viram a conseqüência dos escândalos na vida emocional de filhos de pessoas que são flagradas em atitudes grosseiras? Enorme confusão, frustração e depressão para os filhos. Vergonha para os familiares e para a igreja.
Acompanhei o caso de uma garota, filha de um pai que tinha provocado escândalo num grosseiro adultério, e tempos depois a filha, resolveu se juntar com o namorado. Quando o pai resolveu questionar o rapaz, a filha interceptou e disse: “Não é ele quem não quer se casar. Sou eu!”. Quando ouvi este relato, a primeira impressão que me veio à mente é que esta jovem queria ferir o seu pai. Era uma forma de ira introvertida.

4. Escândalos trazem muito sofrimento ao coração do que a prática – Aquilo que começa com certo glamour, como um atalho fácil, revela-se com o tempo como um atoleiro de proporções inimagináveis. Quantos pastores e líderes que caíram, se enfurnaram na dor e na vergonha, perdendo o respeito da sociedade e da família, não tendo coragem de encarar Deus, a família e os filhos.
Certo presbítero teve uma queda moral. Ao voltar para a igreja, um diácono que ficaram indignado com a atitude daquele homem, disse-lhe na porta da igreja: “Como o Senhor tem coragem de ainda vir a igreja, depois de tudo que fez?”. Felizmente aquele homem soube responder biblicamente dizendo: “Porque Jesus afirmou que os sãos não precisam de médicos, e sim os pecadores. Como eu estou doente espiritualmente, preciso da palavra de Deus e da comunidade para me restaurar”.
Depois do seu adultério, Davi vê sua família fragmentando-se e não soube como lidar com os conflitos que enfrentava dentro de sua própria casa, talvez se sentisse sem autoridade depois de tudo quanto havia feito...
Por isto a Bíblia afirma: “É inevitável que venham os escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vem!” (Lc 17.1). Ai do homem que prática o escândalo! Vergonha, tristeza e confusão vem para sua alma. Neste caso só resta o choro e a dor, para que venha quebrantamento e Deus conserte os cacos que restaram. Ele é amoroso e perdoador suficiente para fazer isto!

5. Escândalos ferem o coração de Deus – Pecados atingem o céu, maculam a Santidade deste Deus puro. Ao pecarmos, estamos crucificando novamente a Cristo. Estamos ferindo e traindo sua graça e bondade. Jesus certa vez disse aos seus discípulos: “Oh geração incrédula! Até quando estarei convosco, até quando vos sofrerei?” (Mc 9.19)
Os nossos pecados fazem diferença entre nós e nosso Deus e fazem com que nossas orações sejam interrompidas. Deus sempre se entristece com nossos desatinos. Paulo recomenda: “Não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fomos selados”. (Ef 4.30)

6. Escândalos trazem severo juízo de Deus -
Jesus afirma que o juízo de Deus é muito grave para quem prática escândalos. “Melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço numa grande pedra de moinho, e fosse lançado ao mar” (Mc 9.42). Além disto, seus efeitos são eternos. Por 3 vezes aparece referência ao inferno como o lugar onde não morre o verme e o fogo jamais se apaga. O termo inferno, “Geena”, ou "Geena de fogo" é descrito por Jesus como lugar da punição futura. Existe uma corrente, mesmo no cristianismo, que acredita que não haverá juízo, nem condenação alguma, afinal, Deus não é bom? Esquecem-se que Deus também é justo, e que ele vai julgar o mundo com equidade, como afirma o salmista.
Eu não sei se você acredita ou não no inferno. No entanto, isto não importa! Jesus acreditava e ensinava sobre isto e nisto acreditamos. Se você crê ou não no inferno, não é isto que vai dizer se ele é real ou não, assim como, se você crer ou não em Deus, não é isto que fará com que ele exista ou não...
O termo “inferno”, “Geena”, que aparece aqui, geograficamente é uma referência ao vale do Hinom, Sul de Jerusalém, onde o lixo e os animais mortos da cidade eram jogados e queimados. Símbolo para descrever o perverso e sua destruição futura. Quando Josias derrotou os infiéis, ele profanou o vale, lançando ali os ossos dos infiéis mortos, e isto é considerado uma das piores profanações entre os Hebreus. Desde então, o lugar tornou-se uma espécie de monturo, onde sempre havia um lixo queimando e lançando fumaça. Daí vem o termo Geena. Além do mais, no alto de Tofete do Vale de Hinom, os pais faziam passar seus filhos pelo fogo em sacrifício ao deus Moloque. Acaz e Manasses praticavam essas abominações, 2 Cr 28.3; 33.6. Inferno ou Geena é lugar de juízo, e não queremos partilhar desta condenação, pelo contrário, queremos desfrutar da benção de Deus.
Escândalo traz juízo severo. Inferno é descrito como local onde a dor não é abrandada. A parábola do Rico e Lazaro, nos mostra o rico dizendo: “Manda a Lazaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama” (Lc 16.24). O inferno foi criado originalmente para o diabo e seus anjos, mas é um local tão triste e sem esperança, que mesmo os demônios não querem habitar lá, preferindo continuar na terra (MC 5.10).
A realidade do escândalo:

Nenhuma comunidade está isenta de se chocar com a atitude escandalosa de um líder ou outro, seja na área financeira, familiar, sexual. Vivemos numa comunidade de pessoas pecadoras.
Um dos melhores amigos que tive era possuidor de uma voz invejável, cantor lírico, diácono de uma das igrejas que pastoreei, e superintendente da Escola dominical. Tínhamos muita alegria na sua presença pela sua atitude franca e simpática quando recebemos a denúncia de seu estilo bizarro e pecaminoso de viver. Ao ser confrontado, rejeitou a disciplina, passou a hostilizar a igreja e a mim e aquelas atitude causou muita dor à sua igreja fiel, à igreja e a sua filha pré-adolescente. Afastou-se da igreja, tornando-se critico, até que, dois anos depois, Deus lhe traz arrependimento, ele reconhece seu pecado, restaura sua vida e retorna à comunhão da igreja, morrendo tempos depois, de forma muito precoce, mas firme no Senhor.
Homens causam escândalos! Nós podemos tomar atitudes pecaminosas e escandalizar a igreja de Cristo e o mundo. Membros de igreja, infelizmente, são capazes de tomar atitude que até o mundo questiona. Paulo fala de um irmão, em 1 Co 5, que vivia um estilo de vida que nem o mundo, com seu estilo de ser, praticava.

Como se prevenir do escândalo?
A. Reconheça que você é susceptível – Muitas pessoas caem porque não admitem a possibilidade de se envolverem num escândalo. Acham que possuem proteção nestas áreas. Nosso coração é enganoso, diz a Bíblia, e demasiadamente corrupto. Quem o conhecerá? Numa entrevista com 243 líderes cristãos que caíram, dois sintomas estavam presentes: (a)- Haviam se descuidado da vida devocional. O tempo com Deus, a oração, e a leitura da Bíblia estavam relegados nas suas vidas; (b) Não acreditavam que isto pudesse acontecer com elas. Achavam que estavam imunes às tentações.
Esta falsa segurança retira de nós a vigilância. Não sem razão Jesus nos ensinar a “vigiar e orar para não cair em tentação”. Estes são os dois elementos que nos protegem. Oração e atenção. Muitas vezes ficamos desatentos e nos tornamos vulneráveis. Relaxamos na nossa atitude de prudência e atenção. O elemento surpresa é uma das maiores estratégias numa batalha.
Fique alerta! “Aquele que está em pé, veja que não caia!”
“Vigiai e orai”. Jesus não pede para que apenas oremos, mas para que também vigiemos. Vigilância se refere ao necessário estado de alerta que precisamos desenvolver. Tentação, é inicialmente é como uma folha num plácido tanque cheio de água no quintal, quando retiramos a rolha que não deixa a água descer. No início a folha apenas tem um leve estremecimento, depois entra em uma espiral complexa e perigosa, e se torna forte e irresistível. Cuidado. Vigiai!

B. Mantenha vida de devoção – Tentações são como vírus: atingem facilmente as pessoas que estão vulneráveis. Pessoas fragilizadas, displicentes e negligentes com Deus, tropeçam mais facilmente. A oração traz proteção espiritual para nossas almas e nos mantém em estado de alerta. Através de nossa caminhada com Deus, criamos uma capa de proteção para nossa vida.
Em Ef. 6.10-12 ao lermos cuidadosamente o texto, vemos como ele possui uma sequência que precisamos observar:
Ef. 6.10: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força de seu poder...”
Ef 6.11- “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo”.
Ef. 6.12: “Porque a nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso”.

C. Radicalize! Arranque seus olhos, corte seus pés e sua mão, e tudo aquilo que pode te levar à queda- Este é o princípio sugerido por Jesus: “Se tua mão te faz tropeçar; corta-a”... “Se teu pé te faz tropeçar, corta-o”... “Se teu olho te faz tropeçar, arranca-o”.
Este princípio não é muito difícil de entender, embora não seja fácil de praticar. Existem áreas de nossa vida que são zonas de tensão. Precisamos radicalizar com estas coisas.
Conheci alguém que toda vez que ouvia determinadas músicas, era conduzida à depressão. Então tomou uma decisão radical: quebrou os discos que lhe faziam mal. Na hora fui tentando a dizer que não era necessário ser tão radical, mas ai me lembrei da forma como Jesus fala destas coisas. “Se tua mão te faz tropeçar; corta-a”...
Outra pessoa, facilmente exagerava na bebida, e em todos eventos sociais bebia muito. Tomou a decisão, por causa do reino de Deus, de não colocar sequer uma gota de álcool na boca e retirou todos os vinhos de sua casa. “Se teu pé te faz tropeçar, corta-o”. O álcool está roubando suas forcas? Radicalize!
Outro percebeu que a internet estava causando um problema muito sério no seu relacionamento com a esposa, ele era facilmente levado a fantasiar. Então radicalizou: “Computador fica na sala de casa, e só uso em horários definidos e curtos, para responder e-mails. Não surfo mais na web”. “Se teu olho te faz tropeçar, arranca-o”.
Um casal de namorados, vendo que seu namoro estava correndo perigo, decidiu não mais namorar sozinho em casa. Só se encontrariam quando a família estivesse presente. “Se tua mão te faz tropeçar; corta-a”...
Jesus Cristo falou sobre três classes de eunucos,: “Pois há eunucos que nasceram tais da madre de sua mãe, e há eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e há eunucos que se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Dê lugar a isso aquele que pode dar lugar a isso.” (Mt 19.12), Aqueles que “se fizeram eunucos” são os que decidem concentrar-se mais no serviço de Deus. Esses “eunucos” não são pessoas que se castraram fisicamente ou que foram emasculadas; antes, permanecem voluntariamente no estado de solteiro para servir a Deus.
O que te faz tropeçar?
Suas mãos? O que ela faz?
Seus pés? Por onde anda?
Seus olhos? O que ele anda vendo?
Para não provocar escândalos, radicalize!


Conclusão: Melhor morrer que escandalizar.O que Jesus afirma é que é melhor morrer que causar escândalo. Não podemos ficar flertando com o pecado, negociando com o inimigo, domesticando o diabo. É melhor entrar maneta no céu, pulando com uma perna só, sem um dos olhos, que estando sem nenhuma mutilação, irmos para o inferno.
Que Deus nos dê a graça, pelo poder do seu Espírito, de nos mantermos firmes em dias maus, e sermos considerados fieis por aquele que nos arregimentou.
Certamente este sermão é duro! No entanto, esta é a palavra de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário