domingo, 9 de setembro de 2012

Mc 13.24-37 A Volta de Cristo


Introdução:

Como falamos anteriormente, C.H. Dodd, no clima do otimismo humanista na virada do Século XIX, elaborou o conceito da Escatologia Realizada, que foi amplamente utilizada pelo Pós-Milenismo, e que afirmava que a volta de Cristo se daria pela ação da igreja que se expandiria e traria a mensagem do evangelho a todos os povos. Posteriormente Jurgen Molltman desenvolveu o conceito do “Horizonte utópico”, afirmando que a volta de Cristo não seria literal, mas uma utopia que sempre estava na mente dos seguidores de Cristo encorajando-os a permanecer firmes na luta pelo Evangelho.
O apóstolo Pedro, na sua segunda carta, fala de um grupo, já nos dias apostólicos, que tinha uma visão não muito ortodoxa da volta de Cristo: “Tendo em conta, antes de tudo, que nos últimos dias, virão escarnecedores, com os seus escárnios, andando segundo as proprias paixões e dizendo: Onde est;á a promessa de sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as cousas permanecem como desde o principio da criação” (2 Pe 3.3,4).
Neste texto, Jesus fala de sua volta, e faz questao de esclarecer sobre este assunto:

  1. A Volta de Cristo é certa – “Então, verão o Filho do homem vir nas nuvens” (Mc 13.26). Não se trata de especulação ou conjectura. Ele virá!
Quando Jesus estava sendo levado para os céus, se despediu de seus discípulos, e à vista dos mesmos, “foi elevado às alturas e uma nuvem o encobriu de seus olhos”(At 1.9), e enquanto ainda olhavam para os céus, eis que dois varões, vestido de branco, se puseram ao lado deles e lhes disseram: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Este Jesus que dentre vós foi assunto ao ceu, virá do modo como o vistes subir”(At 1.11).

  1. A volta de Cristo consumará uma era de “de grande tribulação”e estabelecerá um novo período na história – Jesus estava falando de todas as catástrofes que viriam (Mc 13.24-25), e logo em seguida afirma: “Então, verão o Filho do homem vir nas nuvens” (Mc 13.26). Será a transição do caos para a ordem suprema.
Este “então” demonstra ruptura e mudança. Uma nova realidade surgirá. Pedro afirma que Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (2 Pe 3.10).
Um antigo cântico do Grupo Milad, reflete bem esta teologia bíblica:

Vinde Vós Os Povos
Milad

Oh vinde vós os povos de todas as nações erguei-vos e cantai com alegria
Fazei no ar soar a vossa melodia que Jesus Cristo traz libertação.
È tempo de esquecer a vil escravidão que em vós exercem homens ou ideias
É tempo de dizer que só Deus pode ser: O único Senhor da humanidade.

A Verdade vos libertará sereis em Cristo verdadeiramente livres
Vinde todos sim oh vinde já E celebrai com alegria s vossa libertação

E vós os oprimidos, e vós os explorados e vós os que viveis em agonia
E vós os cegos, coxos, vós cativos sós sabei que em breve vem um novo dia
Um dia de justiça, um dia de verdade, um dia em que haverá na terra paz
Em que será vencida a morte pela vida e a escravidão enfim acabará.

A volta de Cristo estabelecerá uma nova ordem social. Será um dia de justiça, de estabelecimetno da verdade. No discurso de Pedro em At 3, ele afirma o seguinte: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio” (At 3.19-21).

  1. A Volta de Cristo será visivel – “Então, verão o Filho do homem vir nas nuvens” (Mc 13.26). Não será um retorno espiritual ou invisível, mas todo olho o verá. “Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, virá do modo como o vistes subir”(At 1.11). Os Testemunhas de Jeová afirmam que Jesus veio, invisivelmente, entre os anos de 1914-1918. e por isso, ninguém consegue vê-lo, e que ele agora se encontra reinando sobre a terra. A Bíblia não fala da volta de Cristo invisível, pelo contrário, faz questão de frisar que seu retorno será visto por todos os homens.
Em Ap 1.7 está escrito: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”.

  1. A Volta de Cristo inesperada – “Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Estai de sobreaviso, vigiai {e orai}; porque não sabeis quando será o tempo” (Mc 13.32-33)
Será um dia comum, a vida seguindo seu curso normal. Não haverá tempo para nada. A trombeta soará e Cristo se manifestará visivelmente a todos. Será como nos dias de Noé, em que os homens casavam e se davam em casamento, as pessoas negociavam, vendiam propriedades e compravam. O sol havia nascido da mesma forma. Quando Jesus voltar, o  cosmos será abalado pela sua presenca.
Em 1992 pastoreando no Rio de Janeiro, fui insistentemente convidado por duas senhoras de minha igreja para uma reunião da Adhonep no Hotel Nacional. Cerca de 2200 pessoas estavam presentes ali naquele auditório lotado, e o pregador pentecostal Morris Cerullo foi o conferencista da ocasião. Na sua palavra ele nos disse que a década de 1990, que estava começando, seria a década da decisão, porque o próprio Jesus estivera com ele num hotel em Londres e comunicara que ele não morreria, mas seria arrebatado com a igreja. Nesta hora uma pergunta veio à minha mente: “Jesus afirmou que ninguém sabe o dia, nem mesmo o Filho, senão o Pai”, e ele, antecipando esta pergunta dos ouvintes afirmou: “Muitos de vocês devem estar afirmando que ninguém pode saber a época da volta de Cristo, por causa da afirmação de Jesus, no entanto, nos esquecemos do o livro de Amós: “Certamente, o Senhor não fará cousa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas”. (Am 3.7). E o pregador foi além ao afirmar: “Eu não morrerei, mas subirei com a igreja, porque na década de 90, Jesus retornará!”. Como vemos, sua profecia era falsa, e não se cumpriu.
O fundador dos Adventistas do 7º Dia, Guilherme Miller, nos surgimento desta igreja, fixou, com base em Dn 8.14, que a data da volta de Cristo seria em 1843, Nada acontecendo no dia marcado (22.3.1843), mudou a data para 22.10.1844, e também nada aconteceu. Então, ele mesmo admitiu seu erro, mas Hirá Edson, seu seguidor, disse ter tido uma visão que Jesus, na verdade, no dia previsto, teria entrado no santuário celestial (por esta linha de raciocínio a gente não sabe onde Jesus se encontrava...) e iniciou o chamado juízo investigativo, que é uma das doutrinas mais temidas e ameaçadoras do adventismo.
Jesus afirma que “Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”. (Mt 24.37-42).
Sua vinda será inesperada. Pode ser hoje, amanhã, na próxima década. Jesus nos ensinou: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.27).
Por isto Jesus adverte: “Vigiai, pois...para que vindo ele inesperadamente não vos ache dormindo” (Mc 13.35)

  1. A Volta de Cristo será para julgamento – Hoje é o tempo de salvação. Hoje anunciamos a obra de Cristo realizada de forma cabal na cruz, trazendo redenção para todo aquele que crer. Mas quando ele voltar, não será  mais um tempo de oportunidade, e sim de julgamento. “E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu(Mc 13.27).
Será um dia de muita perplexidade, porque todos serão julgados pelo reto juiz, e as obras dos homens serão manifestas a todos.E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo... Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.31-34,41).
Será um dia de grande espanto e susto para muitos.
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima”(Lc 21.25-28).
No livro de Apocalipse ainda lemos:
Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se?” (Ap 6.15-17)

  1. A Volta de Cristo será gloriosa – “Estai vós de sobreaviso; tudo vos tenho predito. Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória. E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu” (Mc 13.23-27).
Jesus não voltará como o servo sofredor de Isaias 53, nem de forma frágil assumindo a identidade de uma criança dentro de um contexto de simplicidade e pobreza, mas virá em glória e poder, com todos os anjos ao seu redor.
A mensagem do livro de Apocalipse é que Jesus é o Senhor dos Senhores e rei dos reis, e todas as coisas, absolutamente tudo, até mesmo o inferno e a morte estão debaixo de seu domínio. Certo nordestino arretado afirmou: “O diabo é bicho frouxo, porque não consegue controlar nem sua casa!”. Eis como Apocalipse descreve a volta de Cristo:Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro. Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES” (Ap 19.12-16).
Na sua vinda manifestará toda sua glória e poder, todo o seu domínio e majestade. “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas” (Mt 25.31-32).

 Conclusão:
Gostaria de encerrar com três consideracões finais:
  1. Estas palavras são decreto de Deus, e ninguém poderá revogá-las – “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”(Mc 13.41). “Os dons e a vocação de Deus são  irrevogáveis” (Rm 11.29). “Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra tem sido entesourados para fogo, estando reservados para o dia do juizo e destruição dos homens ímpios” (2 Pe 5.7).
  2. Por não sabermos o dia do Senhor, o único salvo conduto é uma vida de vigilância – Devemos estar preparados. Vigiai... Esta é uma advertência que se repete no texto de nossa meditação, pelo menos 4 vezes (Mc 13.33,34,37). Devemos estar de sobreaviso para que este dia não nos pegue desprevinido, com um ladrão.
  3. Arrependei-vos e santificai-vos – Precisamos nos arrepender de nossos pecados, das nossas obras más que ferem o coração do Pai celeste, precisamos deixar nossa vida de obstinação e dureza, de viver deliberadamente em pecado, ignorando as solenes advertências das Escrituras Sagradas. Precisamos também nos arrepender da nossa justiça pessoal, que nos leva a crer que não precisamos da redenção que Cristo realizou na cruz.
Se Jesus voltasse hoje e lhe perguntasse: Você está preparado? Se a trombeta soasse esta noite, você iria para o inferno ou ainda não tem certeza. Se Deus lhe perguntasse: “Por que devo deixá-lo entrar no meu ceu, o que você responderia?”
Precisamos colocar nossa confianca em Cristo, confiar inteiramente na sua obra.
Gostaria de colocar sua vida de incertezas e entregar sua vida a Cristo? Gostaria de se arrepender e mudar de vida? Gostaria de se voltar para Deus de todo o seu coração.
Entao, ore ao Senhor, pedindo para que ele entre hoje em sua vida. Amanhã pode ser muito tarde, hoje Cristo te quer libertar. Hoje é tempo de salvação, reconciliação. Hoje é o tempo sobremodo oportuno para restauração de nossa comunhão com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário