domingo, 15 de fevereiro de 2015

Sl 23.1 Nada me faltará


Introdução:

Este Salmo é talvez o mais conhecido texto de toda bíblia sagrada, e sem duvida, o centro de seu ensinamento é a figura do pastor, por isto é chamado de “O Salmo do bom pastor”.

Davi conhecia muito bem a realidade das ovelhas nos pastos da Judéia. Ele sabia de suas necessidades básicas porque foram pastor durante muitos anos. Todo expertise dele surgiu da experiência do trabalho transmitida pelo seu pai, Jessé, e da vivencia com o rebanho. Ele não falava de algo distante e teórico como falamos.
Ovelha tem algumas características conhecidas:

ð      Ovelha é um animal frágil por natureza - Sua defesa e muito pequena, por isto não pode ser criada sem pastor. Pastor fora do aprisco, perde-se facilmente, é presa fácil de lobos e outros animais. Ovelha não vive sem a presença do pastor;

ð      Ovelha tem muito pouco senso de direção – Desorienta-se facilmente nos montes. Por isto segue o pastor, e não estabelece sua própria jornada

ð      Ovelha cria relação profunda com seu pastor – Jesus fala que suas ovelhas ouviam a sua voz e o seguiam. Ovelhas são orientadas pelo timbre de voz, assovio, e chamada do pastor. Se estão juntas com outro rebanho, quando o pastor se levanta, elas seguem atrás. Não seguirão a voz de outros estranhos.

ð      O lado negativo é que ovelhas são teimosas. Quando querem ir numa outra direção, o pastor usa a vara para puni-las e trazê-las para perto. O castigo é a forma de orientar a caminhar com o restante do grupo.

Este texto nos fala que o pastor não nos deixa faltar nada. Absolutamente nada. O que vem a seguir, é a descrição de todas as coisas que, como ovelhas, podemos encontrar em Deus:

A.       Não nos faltará relacionamento – “O Senhor é meu Pastor” – Davi vai demonstrar o que o pastor providenciará na narrativa do texto, mas a primeira coisa que ele afirma é que o “O Senhor é meu pastor”. Ele é meu. Eu sou dele. Existe relacionamento de afeto, de identidade. Não somos coisas, abandonadas à própria sorte.

B.       Não nos faltará Isso é provisão – “Nada me faltará”. Agora ele fala do que temos em Deus. A segurança de que, com sua presença, nada vai nos faltar. Vivemos muitos ansiosos, com muito medo de que o que precisamos venha a faltar. Mas Davi afirma seguro: Porque ele é meu pastor, nada me faltará. Ele me fará andar em pastos verdejantes, com saciedade, sem passar fome.

C.       Não faltará paz – “Leva-me para junto das águas tranquilas”. Não são águas tumultuadas e turbulentas, mas ele me faz caminhar em segurança. “Não sei o que me aguarda no futuro, mas sei quem me aguarda no futuro”.

D.      Não faltará serenidade – “Refrigera-me a alma”. Isso é saúde e cura. Apesar do turbulento mundo, com suas violentas explosões de ódio, não me faltará serenidade, porque minha alma será refrigerada, no meio do calor da provação e dor.

E.       Não me faltará orientação – “Guia-me pelas veredas de justiça”. O bom pastor não nos deixará enveredar pelas rotas amargas da injustiça. Ele vai me guiar por estas “veredas”, que são caminhos estreitos, ser justo é caminhar por veredas, e ali, neste caminho, ele vai me orientar.

F.       Não me faltará consolo – “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte”. A presença do pastor não impedirá que atravessemos este duro vale, mas ele garante que estará conosco nesta travessia. Neste lugar de sombras escuras, pouca luminosidade, seremos capazes de distinguir sua presença.

G.      Não faltará segurança – “Não temerei mal nenhum”. A emoção mais descrita na Bíblia é o medo, e segunda é ira, que aparece 515 vezes. Como somos propensos ao medo... é fácil nos sentirmos ameaçados ao passarmos pelas sombrias e escuras rotas da vida. O Salmista diz que não terá medo, não porque as circunstâncias estão tranquilas, mas porque ele sabe que seu pastor está ali ao seu lado. Sua presença traz segurança e proteção.

H.      Não nos faltará companhiaPorque tu estás comigo”. Nestes lugares e cenários mais tenebrosos. Deus está conosco.  Este pastor não sai correndo deixando para trás sua ovelha. Onde você pensa que Deus está quando você está passando pelas suas noites mais sombrias e diante das noticias mais doloridas?

I.        Não nos faltará disciplina e consolo – “a tua vara e o teu cajado me consolam”. Dois instrumentos inseparáveis do pastor são citados aqui. Vara era um pedaço de madeira, que servia para orientar ovelhas fujonas, e bater nelas, se necessário, para voltar a caminhar com o grupo. O cajado tinha outra função. Era uma madeira, que tinha uma volta no final, e servia para trazer ovelhas que tinham caído no despenhadeiro. A vara  disciplinava, o cajado amparava.

J.        Não faltará honra e dignidade – “Preparas-me uma mesa, na presença dos meus adversários”. Esta é uma figura estranha, não é? Normalmente gostamos de preparar uma mesa com nossos amigos, e não com nossos opositores. Esta afirmação, porém, revela que Deus vai nos exaltar diante da injustiça e perseguição. Vai permitir que mesmos os inimigos vejam sua graça, diante de uma mesa farta.

K.       Não faltará unção – “Unges-me a minha cabeça com óleo, e meu cálice transborda”. Unção tem a ver com consagração. Deus vai fazer meu coração e mente transbordarem da sua benção e de sua unção e graça maravilhosa. Esta unção também se refere a algo que transborda, aponta para a abundância de sua benção e de seu espírito, na minha vida.

L.        Não faltará benção – “Bondade e misericórdia me seguirei, todos os dias da minha vida”. Não se trata de uma experiência isolada, esta é a realidade das ovelhas do Senhor. Deus é bom, sua bondade se revelará sempre em minha vida. Deus é misericordioso, e esta maravilhosa benção será sua marca em meu coração.

M.     Não faltará segurança eterna – “E habitarei na casa do Senhor para todo sempre”. Não estamos caminhando para a desesperança, mas para habitarmos com nosso pastor, “para todo o sempre”. Sua benção não se limita a esta vida, mas segue por toda eternidade

Conclusão:

A grande questão é saber se somos ovelhas. 

O problema é que temos uma tendência leonina ao invés de ovinos.  Deixe-me considerar como uma ovelha rebelde vai viver, apesar de todas as promessas deste amado pastor.

Ela vai viver ansiosa – não sabe o que lhe acontecerá. Ela é insegura. Apesar de todas as promessas. Ela acha que tem que controlar tudo, não confia na proteção do pastor.

Ela vai viver com medo – Não consegue controlar os eventos, e não confia no seu pastor. O desespero será seu conselheiro. Medo de ficar pobre, de ficar só, da morte, medo do medo, do imprevisto.

Ela vai viver insegura...

Ela vai seguir outras vozes. Além do pastor, existe outros sons que a atraem, ela vive dividida. Ela não tem uma visão certa de Deus. “O Senhor é meu pastor”. Não apenas Senhor, nem apenas pastor. É “Senhor” por que relativiza o poder dos fortes, põe a mesa na presença dos inimigos, faz-nos atravessar vales sombrios, manifesta seu poder. É “pastor”, refrigera as maiores aflições, ilumina os caminhos mais escuros, segue conosco nas crises e leva-nos a pastos verdes.


Com este pastor, nada nos faltará

Nenhum comentário:

Postar um comentário