sábado, 5 de setembro de 2020

Ex 33.11 Como se constrói uma liderança?



 


 


“...porém, o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda” (Ex 33.11b).

 

Introdução:

 

Caráter e Liderança não são resultados facilmente conseguidos. Não constrói um caráter de um dia para o outro, assim como um líder se manifesta após anos de experiências, perseverança e muito trabalho. "Você não pode liderar outros, sem que primeiramente lidere a si mesmo."  (Harry Truman).

 

Eugene Peterson: afirma:

“Liderança não é primariamente habilidade, embora implique nisto. Liderança é uma forma de viver que envolve tudo o que fazemos e somos. Liderança é uma forma de ser na família e no casamento, um estilo de viver  entre amigos, uma forma de trabalhar, de escalar montanhas, mas, acima de tudo e ainda mais fundamental, um caminho de seguir a Jesus”.

 

Narração:

 

Neste texto, vemos de forma muito clara como caráter e liderança se entrelaçam.

 

Quando procurei dar um titulo a este sermão, pensei em falar sobre o caráter de Josué. Este homem de capacidade impressionante de liderança que vemos no Antigo Testamento, afinal, ele foi o sucessor de Moisés, talvez o maior líder que tenha surgido em Israel, além de ser o legislador do povo de Deus. Na medida em que fui trabalhando o tema, optei pelo titulo “Como se constrói uma liderança? Mas não pude deixar de perceber que os dois temas se entrelaçavam, e, às vezes, era difícil de fazer a distinção que julgava necessária.

 

Este texto lido, apenas um versículo, descreve a imagem de Josué, não depois que se tornou líder, mas muito antes de liderar Israel. Este comentário acerca de sua vida nos mostra que um líder se faz muito antes de se pensar que ele pode se tornar um líder. Afinal, não se dá cargo para que a pessoa se torne líder, mas se dá o cargo porque tal pessoa já evidenciou tal liderança. Um maravilhoso livro sobre este assunto foi escrito por John Maxwell, que fala do “Líder 360 graus”. Segundo ele, todos nós deveríamos aprender a liderar a partir do ponto em que estamos na estrutura da denominação. Não apenas quando somos colocados em posição de destaque ou por um titulo que recebemos.

 

O texto lido acima diz:

“...porém, o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda” (Ex 33.11b).

 

  1. Um líder sempre está atento a grandes lideres – Josué via Moisés, sua forma de andar com Deus e liderar o povo, e colou nele.

 

Um dos grandes músicos que conheci, Ari Mendes, um amigo pessoal e grande guitarrista, tocou com grandes estrelas do star pop no Brasil como Ângela Roro, Ney Matogrosso e é o compositor da trilha sonora, de abertura de Armação Ilimitada, um programa de grande audiência da Rede Globo por anos tinha muito problema para trabalhar com músicos da igreja, porque eles não tinham interesse em aprender e contava que, para se tornar grande músico, morando no Rio de Janeiro, ficava ao lado de grandes músicos como Edu Lobo, Toquinho e outros, para ver como tocavam, e voltava para casa, desejoso de colocar em prática o que acabara de ver.

 

Liderança se aprende por imitação e observação, vendo como outros fazem a tarefa. Não há liderança sem este cuidado. Um líder não brota do nada. Ele é antes de mais nada, um observador, um aprendiz.

Josué nunca se afastava da companhia de Moisés. Ele estava sendo forjado ali na observação diária deste grande homem de Deus, servindo, vendo seu estilo de liderar, aprendendo a lidar com gente e dar ordens.

 

  1. Um líder se faz com determinação e perseverança – “O moço Josué não se apartava da tenda” (Ex 33.11b).

 

Josué não era do tipo inconstante, com o qual Moisés podia contar com ele num dia, noutro não. Não era claudicante, hora sim, hora não. Desde jovem estava focado. Não se apartava, não se distraia e quando, mais tarde, a liderança dele foi colocada em jogo, não teve dúvida em demonstrar em que direção seguia.

 

“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15).

 

Poucas pessoas que conheci demonstraram isto de forma tão clara quanto Eudis César, um de meus presbíteros nos Estados Unidos. Sua consistência de caráter e sua fidelidade em qualquer tarefa que tinha que assumir era impressionante. Sua determinação e perseverança chamavam atenção. Se assumisse uma tarefa, você poderia saber que ele a levaria a cabo até o fim, custasse o que custasse. Podíamos contar com ele. E até hoje tem sido assim. A melhor forma de você saber quem é determinada pessoa, é observando como ela tem sido. Pessoas inconstantes tendem a repetir seu modelo. Pessoas pusilânimes agem com fraqueza, mas pessoas integras, tendem a caminhar sempre com integridade.

 

  1. A melhor forma de saber como uma pessoa reagirá em determinada tarefa é observando como ela agiu em tarefas anteriores –

 

Durante muitos anos estive ligado à Mission to The North America, um órgão da Presbyterian Church in América que correspondia à nossa Junta de Missões Nacionais aqui no Brasil. Era o órgão responsável em desafiar igrejas e pastores a assumirem o pastorado em lugares onde não havia igreja e plantar novas comunidades.

 

Na escolha do obreiro para as novas igrejas tinham um princípio claro: Desafiar pessoas com experiência. Não porque pessoas sem experiência eventualmente não pudessem exercer a função, mas porque ainda eram uma incógnita, ninguém sabia ao certo quão seria seu padrão de comportamento. O nosso orientador, Allen Thompson dizia: “A melhor maneira de saber como uma pessoa será é observando como ela foi”. Padrões e atitudes arraigadas são duras de serem mudadas.

 

Quando os 12 espias foram enviados a observar a terra prometida, apenas dois não hesitaram em lutar por ela, mesmo vendo as dificuldades. Um era Calebe, o outro, Josué. O jovem Josué, com sua tenacidade, fidelidade, compromisso, evidencia agora num momento crucial quem ele de fato era.

 

  1. Um grande líder se faz pela sua intimidade com as coisas de Deus (Ex 33.11).

 

A frase “...o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda” (Ex 33.11b) revela outro aspecto importante sobre Josué. Por que ele queria estar na tenda? Porque a tenda era o lugar da presença de Deus. “Todo aquele que buscava ao Senhor saia à tenda da congregação, que estava fora do arraial” (Ex 33.7). Ali era o lugar que Deus se manifestava e ali era o lugar onde Josué queria estar (Ex 33.8-10). Josué queria estar no lugar onde a benção de Deus fluía.

 

Um grande líder cristão se faz assim: Ele deseja estar onde pode encontrar a benção de Deus.

 

  1. Um grande líder se forja com a disposição para o serviço cristão – “o moço Josué, seu servidor (Ex 33.11b).

 

O que ele tanto fazia na tenda? Servia.

 

Não fazia isto porque seria o futuro líder de Israel. Talvez isto nem passasse pela sua mente, mas se tornou o líder de Israel porque este era o seu perfil de procedimento. Existe uma relação causativa que é muito importante que a gente entenda.

 

Muitos querem ser lideres, por isto fazem. O motivo neste caso é interesse por promoção, a pessoa tem uma agenda na sua atitude. Entretanto, eus quer levantar liderança naqueles que fazem porque servir faz parte do seu caráter. O reconhecimento apenas autentica o ser.

 

Se perguntassem a Josué: “Qual é sua profissão?”. Provavelmente responderia: “Sou servidor de Moisés”, o que ele precisar eu faço. Estou aqui ajudando e apoiando as decisões de meu líder. Ele pode contar comigo.

 

Um líder é um diácono. Alguém que se dispõe a servir. Este era o perfil de lideres que Jesus buscava. O Líder servo. Jesus virou a escala de poder de cabeça para baixo. “Quem quer ser o primeiro, seja o último” (Mc 9.30-36). Não há sentimento de superioridade, nem necessidade de controle.

 

  1. O mundo diz: O maior de todos está enquanto o sustentam. (quantos votos, quanto dinheiro, posição que trará) Jesus diz acolha o pequenino como se fosse um rei.

 

  1. O mundo diz: a grandeza está em poder incluir e excluir. (capacidade de controlar). Jesus diz: recompense qualquer um que agir em meu nome.

 

  1. O mundo diz que a grandeza está em como posso me desenvolver a mim mesmo da melhor maneira. Jesus diz que a grandeza está em sacrificar-se a si mesmo pelos seus pequeninos.

 

 

Conclusão:

 

A liderança de Josué não surgiu no vácuo, assim como uma liderança não se faz no vácuo. Josué se tornou um grande líder, porque sua vida foi uma vida de determinação, entrega, serviço e doação. Isto o transformou num grande líder.

 

Grandes lideres de hoje estão sendo moldados no serviço abnegado que prestam, no esforço por um constante aprendizado, no desejo legitimo de estar disponível para as tarefas propostas. Desde moço é assim que vemos a atitude de Josué.

 

Ele não se apartava da tenda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário