terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Hab. 2 Deus faz sentido, mesmo quando ele não faz sentido


Resultado de imagem para imagens deus faz sentido

O que fazer quando você possui o conceito de Deus, mas vê as coisas acontecendo de forma totalmente imprevista?

É isto que está acontecendo com o Profeta Habacuque.

Ele vê o cerco se apertando contra sua nação, ele sabe que aquela nação é Santa, povo escolhido de Deus. Ele mesmo sabe da vocação que tem, ele é um arauto de Deus, sabe que Deus se comunica com ele, no entanto se vê agora com as terríveis crises existenciais, emocionais e intelectuais.

Deus não faz sentido!
Age de forma que não faz sentido!
As coisas parecem sem direção.

Mesmo para um homem de Deus as coisas que estão acontecendo são muito estranhas.

Habacuque tinha a visão correta de Deus:
        Sabia que ele era Eterno (Hac 1.12);
               Fiel (Hac 1.12);
                     Justo (Hac 1.13)
                          Santo (Hac 1.12)

mas ainda assim, as coisas continuavam a não fazer sentido para sua alma.

Tinha também Pressupostos corretos da atuação de Deus na história, sabia que:
           a. A história está sob controle divino
           b. A história segue um plano divino
           c. A história segue um horário divino.

Para entender melhor os motivos, acesse o sermão anterior: "Quando Deus não faz sentido"...
https://revsamucasermoes.blogspot.com/2010/12/habacuque-1-quando-deus-parece-inativo.html

Mas, apesar de todas estas evidências, existe ainda alguma coisa incompreensível… Continuam os porquês.

O homem de Deus e as dúvidas no tempo presente

A Igreja tem uma dúvida na área intelectual. Normalmente usa uma linguagem mais histérica e melodramática que lógica. Muitas vezes se recusa a pensar.

Dr. Francis Schaeffer diz que a Igreja tem que estar preparada a “dar respostas honestas a perguntas honestas”. Mas nem sempre é isto que acontece. A Igreja se recusa a discutir tópicos mais perturbadores, prefere agir de forma impositiva, que dar espaço à discussao.

Não é isto que vemos em Habacuque. Ele honestamente admite: “Não consigo entender…”
As suas interrogações o afligem (1.13,14). A sua crise o leva a reflexão. Há sérias questões sendo levantadas aqui pelo profeta

        Como conciliar a aparente inação de Deus? "Até quando, Senhor?" (Hac 1.2);
              Como entender a prosperidade do povo caldeu?
                    Por que Deus tolera os pérfidos? (Hac 1.13)
                           Por que Deus permite que homens sejam aparentemente esquecidos pela miséria e dor? (Hac 1.14)

A crise tem propósito didático

Há uma pedagogia divina sendo exercitada.
A fé cristã sempre se inicia com a apreensão de um dado de crise: O nosso pecado e nosso fracasso como ser humano…O Espírito Santo precisa nos ensinar acerca destes pontos doloridos. Sem que o profeta entendesse bem, ao narrar sua experiência de perplexidade, ele é usado por Deus para nos ensinar a como lidar com nossas questões interiores e nos dá dicas imprescindíveis. Sua reação merece ser analisada.

O que aprendemos deste texto?

I. Diante das perplexidades, reformule princípios básicos

Esta é a primeira lição que este texto nos ensina. Precisamos ter fundamentos claros para resistir às questões existenciais que nos afligem. Este é um dos problemas mais sérios da alma humana. Pessoas que sofreram grandes rejeições na sua infância, tendem a inexplicavelmente se sentir rejeitada por outros, a desconfiar das pessoas, a não confiar no que ouve. Pessoas com perdas profundas, criam uma relação de suspeição sobre o caráter santo de Deus. Pessoas que oraram muito por alguma coisa que Deus não respondeu positivamente, podem desenvolver um quadro de dúvida sobre a validade de orar.

O que Habacuque faz para resolver os dilemas de sua alma?
Ele começa um pouco atrás. Ao invés de focalizar apenas no problema imediato que ele tem diante de si, ele volta para aquilo que é básico no seu conhecimento de Deus. Ele busca os fundamentos. Fundamentos teológicos errados são seríssimos  nas horas de nossas crises.

Os inimigos da última guerra era a Alemanha, mas os aliados começaram a derrotá-la no Norte da África. Sabiam que não podiam atacá-la de frente, mas poderiam enfraquecer suas bases. Uma das coisas que Satanás tenta fazer em nós é esvaziar os fundamentos do Evangelho. Se Perdermos a capacidade de ver um Deus gracioso, achar que Ele não se importa e não nos ama, perdemos a capacidade de crer que somos filhos de Deus, e desta forma, ruímos emocional e espiritualmente.

Um dos exemplos claros:
R. R. Soares, um conhecido pregador brasileiro fundamenta sua doutrina num pressuposto conhecido como confissão positiva. Esta doutrina, que foi defendida inicialmente por uma seita chamada de Ciência Cristã, cuja sede é Boston, MA, e teve por fundadora Mary Baker Eddy. Esta "doutrina" afirma que você precisa rejeitar toda enfermidade, que dor de cabeça não existe, que Jesus já levou sobre si todas as nossas enfermidades e doenças e aceitá-la, é, em certo sentido, falta de fé. O problema é que quando aqueles que defendem estes ensinamentos, passam por crises de enfermidades, além da doença em si, elas terão outro problema: Sentir-se-ão culpadas, porque se eu estou doente e declarei que não existe a doença, então isto deve ser falta de fé.

Conceitos teológicos errados tornam-se areias movediças quando temos que passar por crises existenciais e humanas.

O que faz Habacuque para superar sua crise?
Ele volta para os fundamentos de sua fé. Ele olha para quem Deus é, seu caráter, e se firma nisto.
Este é o seu fundamento!
Quando as coisas não vão bem e você não tem um conceito firme de Deus, você está realmente num grande problema. Num problema duplo: O circunstancial (o problema em si), e o extra-temporal (desvio teológico), que em última instância causa mais mau que a doença em si. Por esta razão, Phillipe Yancey afirma que o problema central no livro de Jó não é o da enfermidade, mas "o problema da fé".

Habacuque começa um pouco atrás. Retornando aos fundamentos de sua fé.
Aplique isto à sua vida.
Diante de um problema são levantadas várias dúvidas, questões não solucionadas. A questão de uma enfermidade contínua na casa, do desemprego, de tensos relacionamentos que se arrastam anos a fios, e que apesar de nossas orações não são resolvidos. Como lidar com estas coisas? Habacuque tem estes mesmos problemas aqui:

Deus é aparentemente silencioso e impotente. Além do mais, ele faz uso do exército caldeu para guerrear contra seu próprio povo. Estas coisas não fazem sentido.
Como Habacuque os resolve? Começando um pouco atrás.
Admitindo determinados fatos sólidos sobre quem Deus é.

Bill Bright certa vez afirmou: “Tudo na nossa vida cristã é determinado, ampliado e enriquecido pela visão que temos de Deus. Nos cinqüenta anos que tenho andado com ele, compreender os seus atributos tem sido a mais importante lição que aprendi".

Quais os princípios que ele traz à sua mente?

1. Deus é Eterno - (Hac 1.12):  “Não és tu desde a eternidade?”

Nada é mais consolador, quando estamos no meio da crise, que lembrar que Deus é aquele que vê toda nossa história, sabe o nosso passado, sabe de onde viemos e para onde estamos indo. Sabe nosso nome, endereço, o número de nossa carteira de Identidade, tem a nossa ficha em suas mãos. Não estamos fazendo uma viagem para o nada, não vivemos num mundo sem causa e efeito, não estamos num universo cego. O universo não é apenas uma casca de noz. A história tem sentido. Deus dá sentido a esta história e à nossa história. 

O título deste sermão, foi extraído de um livro do Dr. James Dobson. “Deus faz sentido mesmo quando Deus não faz sentido”. Porque na nossa história confusa e tensa, não somos um amontoado de peças soltas. A história tem coerência, sua vida tem coerência, a ação misteriosa de Deus tem coerência: Deus é Eterno!… Podemos entender que nosso Deus está para além da história. Ele é o dono da história.

J.I. Packer no livro, O Conhecimento de Deus diz 5 coisas que são derivadas desta imutabilidade de Deus:
          (a) - A Vida de Deus não muda - Ele não se torna mais forte ou menos forte na medida em que o tempo passa. Ele existe para sempre e é sempre o mesmo;

          (b) - O caráter de Deus não muda - No curso da vida humana os gostos, perspectivas, temperamento, podem mudar radicalmente; um homem gentil, equilibrado, pode se tornar amargo e excêntrico, um homem de bom gênio pode se tornar cínico e insensível. Mas Deus não muda.

          (c) - A verdade de Deus não muda - Muitos de nós temos que mudar nossas próprias palavras, porque elas deixaram de expressar aquilo que cremos; às vezes temos que engolir as palavras porque as realidades dos fatos revelam que nos enganamos. Mas a verdade de Deus não muda!

          (d) - Os caminhos de Deus não mudam - Ele continua a agir com os pecados da mesma forma que agia. Seus objetivos e atos permanecem constantes, nunca, em tempo algum, age em desacordo com o seu caráter;

         (e) - Os propósitos de Deus não mudam- "A glória de Deus não mente nem se arrepende” (1 Sm 15.29). Reubin Welch : "Com Deus, mesmo quando nada está acontecendo, alguma coisa está acontecendo".

2. Deus é Santo - "Tú este desde a eternidade" (Hac 1.12). Ele é total e absolutamente santo. Deus é luz e nele não há treva alguma. Pode o Senhor cometer injustiça? Ao permitir que algo aconteça ao mundo, a você e a mim, Deus age com base no seu próprio caráter que é Santo, não pode conviver com o pecado, e rejeita veemente nossas sombras.

Deus é Santo, Deus tremendo!
Por isto você pode confiar plenamente nele. Ele não está querendo lhe passar uma rasteira, nem retirar o prazer de sua vida. Ele sabe o que é melhor para você, e sabe onde deseja que cheguemos. Muitas vezes, neste processo de tratamento conosco, ele nos leva ao deserto, ele nos faz chorar, mas o resultado dele é sempre o seu amor e cuidado. Porque Deus é santo.

Certa vez minha esposa me perguntou qual o atributo de Deus que mais me impressionava. Depois de pensar um pouco eu disse que era a sua santidade. Por que? Porque é bom saber que o Deus em quem eu confio, tem motivos e intenções santas a meu respeito. Então, no meio da crise, posso dizer: "Senhor, eu não estou entendendo nada, mas estou certo de que o Senhor tem o controle absoluto da história e o Senhor quer me abençoar no meio do caos". Isto é consolador!

3. Deus é Todo-Poderoso- A palavra "Todo Poderoso" tem a ver com majestade, um termo que vem do latim e significa grandeza.

Hoje em dia a sociedade dá muito importância à ideia de um Deus pessoal, Deus de amor. Apesar deste conceito ser verdadeiro, não podemos deixar a impressão de que porque ele é amoroso, nos  esqueçamos de sua grandeza. Deus não tem limites: Ele é eterno, infinito e poderoso. Diante de nossas crises desconsideramos o tamanho de nosso Deus, e seu poder maravilhoso.

4. Deus é Fiel - Quando ele faz uma promessa, ele não pode quebrá-la.

Para que isto acontecesse ele teria que negar aquilo que ele é. Lembre-se das promessas de Deus, qualquer uma que ele tenha feito. Ele não pode deixar de cumpri-las, porque Ele é Fiel. Tenessee Williams: "Deus necessariamente não surge quando nós o necessitamos; porém, ele está sempre no horário."

Mesmo quando somos infiéis, Deus não deixa de ser fiel, porque sua fidelidade não está condicionada ao que somos. Sua fidelidade tem a ver com seu caráter.

Portanto,
O que pode sustentar você diante das questões mais angustiantes da alma?
 Quando as provações são maiores que você?
 Quando o seu interior está confuso?
Quando você pensa que não existem mais saídas:
O caráter de Deus.

O que sustenta você não são as respostas que as pessoas dão (muitas vezes elas falham); não são as circunstâncias (tantas vezes adversas), mas a certeza de que, aconteça o que acontecer, o Senhor vai estar do seu lado.

É isto que fez Habacuque.
Apesar da crise ele diz: Senhor, estou olhando para aquilo que tu és…

Existem áreas sobre as quais estamos absolutamente certos que estão fora de dúvida. O caráter de Deus é de todas estas áreas, a mais importante. Anote-as, relembre-as, este é um campo sólido no meio do pantanal encharcado de lodo.

II. Entregue a Deus o problema não solucionado: Por-me-ei na minha torre de vigia…” (Hac 2.1)

Apesar de termos o conceito certo (pensar naquilo que Deus é), às vezes não temos condições de responder a todas as indagações da alma. Há questões não facilmente solucionadas. Nestes casos, leve o problema a Deus e espere…

Não basta raciocinar e ter o método certo, porque as nossas dúvidas esbarram em problemas básicos:

1)- Não conseguimos responder a todas as questões - Há áreas que não são resolvidas.
Exemplos:
A questão do filho com um comportamento homossexual dentro de casa;
Um problema de saúde insolúvel.
Uma traição
Uma tragédia ou calamidade.

Como solucionar a dor?

2)- Há uma distância tremenda entre nossa admissão intelectual do fato e a aceitação emocional do mesmo -

Muitas vezes a emoção encontra-se oposta à razão.
A pessoa sabe de tudo, mas não consegue admitir o fato.

Leve isto a Deus…
O salmista diz: “Volta minha alma ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo”.

Leve seu problema a Deus. Não o segure. "Descansa no Senhor e espera nele". Se você continuar a se preocupar, não houve entrega autêntica.
Deixe a dificuldade com Deus, vá para a sua torre de vigia. A ansiedade é espiritualmente paralisante e fisicamente debilitante.

III. Aguarde a resposta – “Vigiarei, para ver que resposta o Senhor me dirá…” (Hac 2.2).

Não basta orar, contar a Deus nossas perplexidades, lançar sobre ele nossas cargas. Devemos esperar em Deus.
Deus nunca nos chama para fazer um trabalho sem abrir as portas. Pode demorar algum tempo, ele poderá fechar portas, mas abrirá uma em particular. Pode permitir obstáculos, mas o caminho adiante permanece claro. Deus vai dar claros sinais de orientação.

Aqui percebemos algumas questões da alma do profeta:

a) - Sua expectativa - Quando aguardamos uma resposta do Senhor, uma manifestação divina, ela nos parece demorada - mas não tardará!

b) - A ambigüidade e o paradoxo do profeta - "Se tardar espera, porque certamente virá, não tardará!" (Hac 2.3). Não é paradoxa esta afirmação? 

Uma das coisas mais importantes neste texto é este paradoxo que acomete o profeta.
"Se tardar espera, porque certamente virá, não tardará!" (Hac 2.3).

Nestas horas temos vontade de perguntar ao profeta:
Como é, vai demorar ou não?

Ele diz: Se tardar espera, mas não tardará…Vai ou não vai?
Ele sabe que vai demorar as vezes, mas esta demora é relativizada pelo fato de que Deus vem, e quando ele chega, percebemos que apesar daqueles dias terem parecidos tão longos, eles de fato não o foram. São longos porque para a alma inquieta, ansiosa e atribulada, uma noite é uma eternidade…Deus virá, logo em seu auxílio! E nós ficamos na nossa dor clamando: “Oh Senhor, venha logo!”.

c) - A certeza do profeta - Deus responderá as suas inquietações de uma forma clara e inequívoca "Escreva a visão. para que possa ler até quem passa correndo" (Hac 2.2).

Vocês já viram estas enormes propagandas colocadas nas beiras das estradas? O nome destes avisos é out-door. É isto que Deus ordena ao profeta.
O que ele vai falar é tão importante, tão urgente, tão necessário, que todos precisam ler.
O que é tão importante?
"Eis o soberbo. Sua alma não é reta nele, mas o justo viverá pela fé". 
A afirmação "O justo viverá pela fé", é tão importante, que Paulo estrutura todo o pensamento da carta aos Romanos em cima desta afirmação.
Falaremos disto em outro sermão.
Deus ordena a Habacuque: Coloque isto num out-door, porque todos precisam ler...

Conclusão: Três verdades:

A. Deus fará cumprir seu plano - (Hac 2.3).

Deus tem propósito na história mundial e tem propósitos na minha vida pessoal.
O seu projeto vai se cumprir, não falhará!!!
"Os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis".
Deus vai sempre honrar suas promessas. Deus diz: “Tenho ouvido suas orações, eu entendo suas perplexidades…aqui está minha resposta. Os caldeus que se levantam contra Israel, também vão cair. Eu estou sob controle. Tudo está nas minhas mãos.

B. Apesar do aparente sucesso do ímpio, ele não será vitorioso  - "Eis o soberbo. Sua alma não é reta nele" (Hac 2.4)

Precisamos lembrar isto. Muitas vezes o juízo de Deus na história parece demorado ou mesmo inexistente. Nestas horas clamamos pela justiça de Deus e começamos a desconfiar se realmente Deus julgará o mundo com justiça, como sua palavra promete.

Pense no fim do povo caldeu… Naqueles dias era vitorioso por onde passava. Parecia que ninguém poderia deter Nabucodonozor. Daí alguns anos, porém, outro império ainda desconhecido e inexpressivo, os Medos e Persas chegam e os destroem. Isto tudo está registrado em Daniel 5. Para onde foi o poderio Caldeu??? O que aconteceu com este reino aparentemente indestrutível? Caiu a grande Babilônia…

Não se impressione com o sucesso do ímpio, não imite seus caminhos. “Assim como o vinho é enganoso, tampouco permanece o arrogante” (Hac 2.5).

C. Ainda que não esteja vendo nada, espere!   "Por-me-ei na minha torre de vigia e esperarei" (Hac 2.1).

Vigilância tem a ver com observação, é preciso estar atento aos movimentos.
O vigia está atento ao que acontece.
A posição de vigia não é o ataque, é de atenção!
 Estar na torre significa, esperar, não é uma espera apática…Depois de colocar diante de Deus as nossas perplexidades, colocar-se na expectativa da resposta.

Muitas vezes falhamos nas orações porque oramos e nos esquecemos do que falamos. Ore, mas fique na ponta dos pés, descanse, mas fique atento! Ora pela chuva, mas leve o guarda-chuva contigo!

D. Deixe o problema com Deus

Ira para a torre significa sair do vale da depressão!
Depois do pedido que Ana fez a Deus, diz a Bíblia que "Ana se foi, e seu semblante já não era triste!"

Leva a Deus a diga:
"Senhor, eu tenho um problema terrível e não sei o que fazer. Vou deixá-lo aqui contigo.

Norman Vincent Peale fala da experiência que os diáconos de Nova York tiveram com uma pessoa que sempre jogava alguns papeizinhos no canto da igreja, com alguns nomes escritos neles. Quando o pastor ouviu a história, disse aos diáconos para ficarem atento e conversarem com aquela pessoa que estava "sujando" a igreja.
No domingo seguinte, os diáconos viram quando uma mulher, sorrateiramente, jogou os pedacinhos de papeis no chão, e então foram abordá-la, pedindo que explicasse porque fazia isto.

Ela então respondeu:
Todas as vezes que venho à casa de Deus, trago sempre alguns assuntos que estão me incomodando, mas já decidi: Não vou levá-los novamente para casa. Então, escrevo os pedidos e deixo aqui na igreja, assim sei que Deus está cuidando de todos eles.

Bem...
Não precisamos sujar o templo jogando papeis picotados, mas a lição torna-se clara:
Não vou ficar carregando estes problemas, se posso deixá-lo com Deus.

Esta, parece ter sido a lição que Habacuque aprendeu.
 O justo viverá pela fé! Eu não estou vendo, mas eu creio".

Isto é tão revolucionário que Deus diz: Coloque num outdoor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário