segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MC. 4:30-32 A CONSPIRAÇÃO DO GRÃO DE MOSTARDA


Introdução:
D. Nadir Ferrari frequentava nossa comunidade no Rio de Janeiro e lançou uma campanha social, anexando alguns grãos de mostarda, como símbolo das possibilidades dos sonhos. Esta idéia está muito relacionada ao texto que lemos e dá indícios de como as coisas se estabelecem no reino de Deus.
O texto de Mateus nos fala do poder conspirador do grão de mostarda. Esta parábola encontra-se também em Lc. l3:89. Jesus está usando uma linguagem terrena, metáfora, para demonstrar o reino de Deus através de idéias. Usa conceitos humanos para nos fazer pensar sobre realidades celestiais. Fala-nos do poder conspirador que possui a semente de mostarda.
"A que assemelharemos o reino de Deus?"Jesus responde que o reino de Deus assemelha-se a uma semente de mostarda.
"O significado das parábolas é que as imagens imprimem
mais fortemente na memória seus ensinamentos que as idéias abstratas
(J. Jeremias pg.7)

1. O reino de Deus começa sempre de forma despretenciosa - "Quando semeado é a menor"...
Grandes projetos surgem de pessoas que se dispuseram numa idéia boa clara e cristã sem grandes estruturas por detrás. A introdução desta parábola inicia-se no dativo. Jesus queria dizer mais ou menos o seguinte: “O Reino de Deus é como um grão de mostarda..."
Grandes projetos surgem sem recursos, riquezas, ostentação. Não é esquema palaciano, mas uma espécie de semeadura de utopia.
Não é assim o próprio nascimento de Jesus? Os homens o aguardam no palácio e ele surge na estrebaria. Os homens esperam reino político ele apresenta reino espiritual. Os homens agurdam dele promoção e glória e seus dias terminam de forma dramática numa cruz madeira lavrada.O Nascimento e a vida de Jesus faz-nos lembrar de que as coisas aparentemente insignificantes podem ter o germe de conspiração.
O Profeta Zacarias faz uma afirmação curiosa quando Jerusalém estava sendo restaurada: "Pois quem despreza os dias dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo nas mãos de Zorobabel." (Zc 4.10).
Quem pode confiar em algo tão pequeno?
William Barclay chama esta parábola de "O humilde começo". Jesus falava do reino de Deus. O Reino de Deus é assim... A semente de mostarda é mínima mas não se intimida. É frágil mas não se deixa ficar ameaçada
Grandes projetos de Deus começam de coisas simples de gente simples de humildes começos. Não se deixe intimidar quando você tem um sonho.
A Igreja da Gávea começou assim
Em 1968, era um bairro pobre, pouco habitado. Um homem visionário, Benjamin Morais resolveu estabelecer aqui uma casa para abrigar moças do interior que vinham para estudar. Depois, uma pequena escola dominical para crianças, e depois enviou um pastor jovem, ainda inexperiente, para pastoreá-la. Hoje é uma igreja abençoada que tem sustentado missionários e obras sociais, pregado o Evangelho salvando vidas, e treinando pessoas para a obra do Senhor.
Que forma despretensiosa e original de Deus fazer as coisas. Que grande conspiração!
A Igreja de Anápolis, começou assim.
Os fundadores desta igreja jamais poderiam imaginar que, 58 anos depois, já estaria vinculada à criação de 12 novas igrejas na região, além de sustentar missionários ao redor do mundo. Só em 2010, nossa igreja investiu cerca de U$ 147 mil dólares.
É a menor de todas as sementes insignificantes não se intimida em contacto com o solo, mas possui uma dinâmica própria que gera vida.
É a semeadura da utopia? Reino de Deus é um sonho sendo plantado.
Vocês sabem que evangelizou Moody, um pobre sapateiro do Boston? A história narra que foi seu professor de Escola Dominical que preocupado com a vida espiritual de seus alunos, orava por eles e resolveu convidá-los a entregarem suas vidas a Cristo. Vocês já pensaram em quem evangelizou Billy Graham? Um caipira da região de Tenessee?
Jesus diz: "o Reino dos céus é assim"
Portanto quando você estiver pensando em fazer algo para Deus lembre-se do grão de mostarda ele é mesmo assim... frágil, insignificante. O Reino de Deus é assim... Toda vez que estou pensando em plantar uma igreja, é esta idéia do grão de mostarda que me vem à mente.
Foi em Belém que ele escolheu nascer uma das menores cidades da Judéia. Ali nasceu o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Foi na insignificante Galiléia que Cristo quis viver, naquela região desprezada Deus escolheu morar. Sempre foi assim... Foi no Gólgota (nome estranho, caveira?!!) que Jesus revelou seu grande amor pela humanidade, morrendo em nosso lugar.

2. O Reino, tem um gigantesco potencial de expansão.
O Reino de Deus desaloja desinstala faz acontecer. A que compararemos o Reino de Deus? O Reino de Deus tem em si mesmo o germe de crescimento. Aquele que crê que a Bíblia é a Palavra de Deus, nunca deveria deixar de semear esta esperança. Semente de mostarda aponta para “sementes de esperança”.
Por que não investimos no Reino de Deus? Ninguém compra um bilhete para o Titanic. Ninguém quer investir em projetos falidos. É questão de fé.
É contagiante, repleto de vida e de significado.
Tem as características da inquietude, da impaciência, é dinâmico... “Uma vez semeada, cresce..." Ao lavrador, porém, cumpre semear. Semeia aqui e acolá. Não sabe ao certo qual semente nascerá, mas deve sempre semear. O contacto com o solo gera vida. É necessário que seja estabelecida a sementeira. Não precisa de nenhuma magia precisa apenas da semeadura. Num ambiente propício começa a acontecer algo mágico grandioso. O grão semeado morre e a vida se estabelece. A menor de todas as sementes desaparece, porém sua morte aprofunda suas raízes, começa a crescer e a se firmar. Existem muitos com medo de serem carregados pelo solo que se recusam a morrer.
Se a semente de mostarda ficasse absorta em sua fragilidade se percebesse quão pequena é quão insignificante...Se olhasse no espelho. Quantas sementes de mostarda encontram-se hoje aqui presentes, cheias de vida? Quão facilmente se sentem insignificantes. Olham para sua impotência e não para o poder de vida que existe dentro de si. O grão de mostarda não olha para sua pequenez não olha para seus obstáculos.
Olha para suas possibilidades. O Reino de Deus é assim.
Assim é que Jesus o apresenta.
É a mesma semente, mas cresce e deita ramos. Tem o germe do crescimento, é contagiante. Começa do tamanho de uma cabeça de alfinete a menor grandeza visível aos olhos humanos e pode atingir em torno de 3 metros de altura.
Os exegetas entendem a parábola da mostarda como parábola de contrastes. Seu sentido é: De inícios míseros, Deus realiza o seu poderoso reino que alcançará os povos de todo o mundo.
Você já ouviu falar de William Wilberforce? Este homem foi o responsável pela libertação dos escravos na Inglaterra. A idéia lhe ocorreu ao ler um trabalho de Thomaz Clarkson sob o tráfico de escravos. Um dia estava sentado com George Grenville e Pitt, que era o primeiro ministro da Inglaterra, no jardim de sua casa quando Pitt volta-se para ele e diz: "Wilberforce, por que você não apresenta uma proposta no Congresso sobre o tráfico de escravos?"
Esta idéia pequena semente mudou a vida de milhares de pessoas.
Telêmaco era um eremita do deserto que um dia sentiu um impulso muito forte de ir a Roma. Chegando ali foi ao Coliseu onde se reuniam cerca de 80 mil pessoas para ver lutas sangrentas entre os gladiadores. Telêmaco ficou profundamente indignado e enojado durante aquele macabro espetáculo, e saltou para dentro da arena para separar os gladiadores. Foi vaiado e empurrado pelos lutadores até que um deles o executou friamente.
Um tremendo silêncio caiu sob o estádio após a sua morte. Algo sucedeu em Roma naquele dia porque a partir de então não houve mais lutas entre os gladiadores. Um homem com sua vida, pequena semente, libertou o império romano deste espetáculo anti humano.

3. Transforma-se em ninho, refúgio - “Deita grandes ramos e as aves se aninham à sua sombra”(vs 32).
O grão de mostarda cresce e vira ninho. Seu objetivo é abençoar é tornar-se abrigo lugar de descanso, lugar de aconchego e ternura. Os pássaros se aninham e ali chocam seus ovos. Criam suas ninhadas. É Lugar de paz. Por ter ramos bem entrelaçados é lugar de proteção. Impede a maldade de outros animais. Os pássaros sabem disto, ali se aninham ficam seguros.
"A que assemelharemos o Reino de Deus": A um grão de mostarda.
É nos seus ramos que as aves dos céus se aninham... Jesus impõe aqui a dimensão restauradora terapêutica do Reino.
O Reino é lugar de ninho, descanso... Não gera relação de peso e angústia mas de libertação e vida. Quem se aproxima do Reino se aproxima da vida em segurança "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, pensamentos de bem, e não de mal, para vos dar o fim que desejais". Envolver-se com o reino é descobrir-se pleno de potencialidade para gerar vida e paz. A semente de mostarda se transforma em ninho em abrigo lugar de paz...
Barclay comenta que os arbustos dos pés de mostarda são rodeados por uma nuvem de pássaros pois eles gostam muito de suas sementes e pousam nelas para comer.
O que Jesus ensina é que com a mesma certeza com que surge do grão de mostarda o grande caule assim o milagre de Deus fará do seu pequeno rebanho o grande povo que vai alcançar os povos para paz, vida, segurança. Assim acontece com a força real de Deus que multiplica nossos talentos e dons usando-os para construir o seu grande projeto.

Conclusão:
Quantos de vocês já ouviram falar de Vildene?
Ela é uma missionária, e a Igreja de Anápolis tem uma parceria com seu ministério na Nigéria. Seu trabalho é absolutamente apagado e desconhecido. Ela cuida de meninos de rua que foram abandonados por seus pais. Na verdade, eles foram dados para instituições islâmicas, e quando não atingem as cotas de esmolas que precisam arrecadar para suas instituições são severamente punidos e muitos preferem viver nas ruas.
Vildene acolhe estes adolescentes e pré adolescentes, cheios de marcas, abandonados por seus pais, e tenta comunicar-lhes o amor de Cristo.
Onde vai dar sua semeadura?
Quem sabe...
O reino de Deus, porém, é assim:
Humildes começos, aparentemente insignificante...
Com um enorme potencial de crescimento e expansão...
Que cuida, acolhe, cura, trata e abençoa muitas vidas...

Assim é o Reino de Deus...

Algumas questões para nossa reflexão:
1. Estamos semeando sementes do reino?
2. Realmente cr3emos no poder impactante que o reino pode ter sobre a vida das pessoas?
3. Em que medida tenho investido meu tempo/talento/tesouro para que o reino de Deus se manifeste entre nós?


Rev. Samuel Vieira-
Gávea-Jan.94
Pregado em Anápolis, dia 07 de Agosto 2011

Um comentário:

  1. A Vildene é missionária no Senegal e não na Nigéria. É missionária da APMT (IPB)

    ResponderExcluir