domingo, 21 de setembro de 2014

Jo 3 O Novo Nascimento



Introdução:

O tema do Novo nascimento foi introduzido por Jesus num diálogo com um rabino de Israel, que era um admirador secreto. Sabemos de seus anseios e receios pela forma furtiva com que se dirigiu a Jesus. O texto afirma que ele veio “de noite”, se encontrar com Jesus. Podemos imaginar sua figura esgueirando-se pelas sombras para não ser percebido. Este homem tinha um legitimo anseio de encontrar-se com Jesus, e é movido por este desejo que ele o procura.
A conversa preliminar mostra um Nicodemos apreensivo. “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que t fazes, se Deus não estiver com ele”(Jo 3.2). Chamar Jesus de rabi era algo impensável para um líder judaico. Isto demonstra a admiração e atração que as palavras e a vida de Jesus exercia sobre sua vida.
A resposta de Jesus foi incisiva e direta. Ele afirma categoricamente que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus (Jo 3.3), ou entrar no Reino de Deus (Jo 3.5). Ele não teceu comentários com Nicodemos sobre sua situação, se de fato aceitava a afirmação sobre si mesmo, mas incisivamente fala de um tema inteiramente novo na teologia judaica. É necessário nascer de novo! Jesus sabia que estava lidando com um homem preparado, mas sabia que, a não ser que algo profundo e radical acontecesse na sua história, ele continuaria sendo a mesma pessoa.
Por esta razão, Jesus fala do novo nascimento. “Nascer de novo”, torna-se o imperativo mais importante e ponto de partida da espiritualidade cristã. Não nos transformamos em um cristão porque nos filiamos a uma igreja, ou porque cumprimos certos rituais e dogmas, ou aderimos a uma nova ética. Vida cristã começa com uma obra profunda e singular do Espírito Santo em nossa vida, sem isto não podemos ver ou entrar no Reino de Deus.
Nicodemos se surpreende com o discurso direto de Jesus, e procura saber não o que fazer, mas como fazer. Esta é a típica pergunta de pessoas gestoras e com forte tendências administrativas e de liderança. “como funciona?” qual é o modus operandis disto? 

ð      “Como pode um homem nascer, sendo velho?’ (3.4)
ð      “Como pode suceder isto?” (Vs. 9).

Por ser um tema central na vida cristã, precisamos estudar este assunto, e não apenas conhecer o tema, mas acima de tudo indagar. De fato nasci de novo? Minha vida chegou a um ponto de que algo especial aconteceu, seja esta decisão de forma imediata e dramática como acontece a muitos, ou num longo processo quando chego a um ponto em que realmente entendo a obra de Cristo, sou transformado pelo poder de sua palavra e pelo Espírito Santo.

Nascer de novo é importante por duas razões vitais. Jesus fala delas neste texto:

A.     Quem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus- (Jo 3.3) – O mundo espiritual só é perceptível para quem nasce de novo. Este é um ponto fundamental. Você pode ser doutor em teologia, conhecer a bíblia inteira, ler seus textos no original, mas se não nascer de novo, não é capaz de discernir as coisas mais elementares da vida cristã. Aqueles que passam pelo processo de discipulado para o batismo, sabem que estou sempre dizendo: “Back to the basics”.  Volte para o ponto de partida. Sem nascer de novo não há vida espiritual.
Muitas vezes queremos falar de coisas espirituais para pessoas que ainda não tiveram uma transformação efetuada pelo Espírito de Deus, e é impossível, porque as coisas espirituais se discernem espiritualmente. O homem natural não consegue entender as coisas do Espírito. “Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?”(Jo 3.10).
A pessoa pode ter doutorado e não entender a linguagem simples do reino, porque estas coisas são imperceptíveis aos seus olhos. O texto não diz que Nicodemos não era uma pessoa, pelo contrário, era honorável, tinha respeitabilidade, reputação, era mestre da lei, um dos principais dos judeus, mas não podia discernir espiritualmente o reino de Deus.
Gente sem novo nascimento não tem percepção do reino: projetos do reino, conceitos do reino, ética do reino, investimentos no reino, submissão ao reino – tudo isto não faz parte do seu dia a dia – ela não consegue abstrair nem perceber o reino de Deus.

B.      Quem não nasce de novo, não pode entrar no reino de Deus – (Jo 3.5) – O segundo verbo usado por Jesus, aprofunda ainda mais esa questão do reino. Jesus afirma que a pessoa, não apenas não consegue ver, mas também não consegue entrar.
Sem novo nascimento, vive-se na periferia da espiritualidade cristã.
Recentemente preguei num encontro de casais em Brasília, e nos assentamos com um jovem casal que ouvira uma de minhas palestras sobre as consequências das decisões de Ló sobre sua família. Ló levou sua esposa e filhas para um ambiente profano e secularizado, e posteriormente acabou se envolvendo sexualmente com elas. O resultado foi o surgimento de dois povos: moabitas e amonitas. Este povo era aparentado de Abraão, mas nunca se tornou povo de Deus, andava junto com os judeus, eventualmente eram opositores, tiveram uma herança de um homem que foi chamado de justo pela bíblia, mas nunca teve acesso às promessas de Deus, a legislação dos judeus. Nunca foram povo de Deus. Tão pertos e tão distanciados. Aquele casal confessou: “Estamos nos sentindo como os moabitas, pertos mas não o povo de Deus. Nunca tomamos uma decisão pela vida cristã, já vimos milagres em nossas vidas, nunca nos batizamos, nunca nos tornamos parte da comunidade de Deus”.
Jesus disse que sem novo nascimento, “ninguém pode entrar no reino de Deus”. Pode-se viver perto, andar na fronteira, ouvir as trombetas tocando no arraial de Deus, perceber o mover de Deus no meio do povo, mas nunca se submete à constituição do reino, não se torna súdito, não paga impostos, não tem cidadania e não entrar no reino.

Para aprofundar melhor o novo nascimento, precisamos desfazer alguns equívocos da nossa mente:

O que não é Novo Nascimento?

  1. Para nascer de novo, não basta apenas ter um assentimento intelectual sobre Jesus, concordar sobre algumas coisas sobre ele. Nicodemos faz algumas declarações impressionantes sobre Jesus, inclusive aceitando o fato de que ele tinha uma intima relação com Deus (Jo 2.2), mas ainda não fazia ideia do que era nascer de novo. Jesus é mais que uma concordância intelectual, ele precisa explodir em nosso peito como Senhor e dono de nossa vida;
Cristo não veio pregar moral. A moral centraliza-se no homem. Novo nascimento é obra de Deus em nós, não é de fora para dentro. Nicodemos admitia certos fatos acerca de Jesus. Ele admitiu que Jesus era mestre ao chamá-lo de  “Rabi”; reconheceu sua procedência divina:  “vindo da parte de Deus”, e sabia que Jesus era um homem especial” “ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não for com ele”. No entanto, tais coisas não foram suficientes para o novo nascimento. Em Jo 2.23-25 nos é dito que muitos viram os sinais que Jesus havia feito, mas Jesus não se confiava a eles. Nicodemos era um destes, mas Jesus não se impressionava com pessoas que o procuram apenas por curiosidade e por milagres, ou porque ficavam impressionados com seus ensinos e personalidade, como ficou Nicodemos. Portanto,  novo nascimento não significa ficar impressionado apenas com o poder de Deus;

  1. Novo nascimento não é religiosidade – Nicodemos era um mestre religioso entre o povo de Israel (Jo 3.1). Era um dos principais dos judeus, praticante da lei, cumpridor dos mandamentos. Seus ritos e práticas religiosas, não geraram um novo estilo de vida que vinha de Deus. Não se trata de Proselitismo: Deus não quer religiosos, que apenas mudam de grupo sem mudança de caráter, de rótulo, mas sem vida. Um hindú disse para Stanley Jones: “Por 20 rupees e um bom emprego eu me batizarei”.  O missionario metodista respondeu: “Nem se o senhor me desse 20 mil rupees, eu o batizaria nestas condições”.

  1. Novo nascimento não é reencarnação –  a sociedade brasileira, tem recebido muita influencia do espiritismo, que eventualmente cita este texto da Bíblia para falar de reencarnação, mas Jesus afirma que se você nascer novamente da carne, se isto fosse possível, ainda assim seria carne (Jo 3.4-5). A  Bíblia afirma que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juízo”(Hb 9.27). Jesus não está falando de carne, mas de um nascimento espiritual.

  1. Novo Nascimento não é um processo natural. Quem nasce de carne, continua sendo natural. O homem natural não pode discernir as coisas de Deus, porque sua mente é carnal.

  1. Novo nascimento não é emocionalismo, entusiasmo e euforia. Mas é algo que vem de dentro, faz uma nova criatura.

O que é Novo Nascimento?

Jesus fala de duas coisas fundamentais: precisamos nascer da água e do Espírito.

  1. Nascer da água. Qual o significado destas palavras: “Se alguém nas nascer da água?” (Jo 3.5) Definitivamente não é o batismo, um ritual importante na vida cristã, sinal de obediencia dos que creem (Mt 28.18-20) mas que não tem poder regenerativo, nem pode salvar alguém. Água deve ser entendida como símbolo do arrependimento, da lavagem que o sangue do Cordeiro faz na vida daqueles que são por ele transformados. Em Tt 3.5 lemos: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”.

  1. Nascer do Espírito. A segunda compreensão que Jesus nos dá é a seguinte: “Se alguém não nascer da água e do Espírito” (Jo 3.5). Ele está se referindo a uma obra do seu Espírito em nossa vida. É um derramar do Espírito no coração. É regeneração, novo nascimento. Você continua na mesma pele, na mesma carne, a casca é a mesma, mas o coração é diferente. Mente, coração e valores são mudados de dentro para fora.  Por isto a Bíblia afirma que “se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas antigas se passaram, eis que se fizeram novas”(2 Co 5.17)

Como pode acontecer isto? (Jo 3.9)

  1. Jesus afirma que Novo Nascimento é para agora, na nossa história. É coisa contemporânea! Ele diz estar falando de coisas concretas, terrenas (Jo 3.12). Não é uma experiência para além da vida, mas algo que pode se dar hoje.

  1. Jesus exemplifica esta história com outra história do antigo Testamento (Nm 21.8). A Bíblia relata que por causa do pecado do povo, Deus enviou serpentes abrasadoras para o meio do arraial, cuja picada era fatal. Então, Deus ordenou a Moises que fizesse uma serpente de bronze no meio do deserto, e quem fosse picado de cobra, bastaria olhar para aquela imagem que seria restaurada. Jesus afirma que assim como a serpente de bronze mudava a situação de pessoas condenadas à morte e trazia vida, assim também, quando o Filho do homem fosse levantado na cruz, faria o mesmo (Jo 3.14);

  1. Então, se você quer nascer de novo, olhe para Jesus. Novo nascimento é prerrogativa do homem de Nazaré. Ele tira a peçonha do pecado que de forma tão destrutiva, penetra em nosso ser, o seu sangue é capaz de tirar o efeito do veneno de nossas veias. Ele nos purifica e nos cura! Isto é novo nascimento. Obra de Deus em nossa vida. Relembremos a história: o povo de Israel estava enjoado do maná, blasfemando contra Deus. Deus envia serpentes abrasadoras. Todo que olhava para esta serpente de bronze voltava a viver. Jesus diz: “Quem crer, vai nascer de novo” (Jo 3.15). Ao olharmos para a obra de sua cruz e reconhecermos o que ele estava fazendo, somos transformados pelo poder do calvário. Jesus tira a peçonha maligna da mentira, roubo, adultério. Nos faz novas criaturas. Basta olhar para ele, para a cruz.

Jesus afirma que esta experiência não é apenas possível, mas imprescindível, condição sine qua non, para participarmos das coisas de Deus. É necessário nascer de novo para ver e entrar no Reino de Deus (Jo 3.7). Jesus afirma também que esta é uma experiência histórica – pode acontecer hoje (Jo 3.12). Nicodemos estava imaginando que estas coisas seriam transcendentes e Jesus faz questão de dizer que se tratavam de coisas terrenas, plausíveis, concretas, realizáveis hoje.

Bênçãos do novo nascimento?

1.       Ver o Reino - Ter compreensão espiritual. Deus dá novos olhos. O mundo é percebido com outro significado. Alguns relativos perdem espaço para o absoluto de Deus. Tira o efeito do veneno da serpente que é satanás. “Se antes conhecemos a Cristo segundo a carne, já não o conhecemos deste modo” (2 Co 5.16).

2.       Entrar no Reino- Isto tem a ver com a salvação eterna. Pergunte a você mesmo se já nasceu de novo? É salvo?  Ver e entrar são duas verdades que andam juntas. Quando meus olhos espirituais começam a ser abertos pela obra de Jesus em minha vida, eu não apenas passo a ver com os olhos de Cristo e com sua mente, mas eu aspiro entrar neste reino.

3.       Absolvição dos pecados e da culpa – Jesus cita a serpente de bronze. Quem olhava para aquela serpente ficava curado. O veneno ia embora, isto é absolvição, Deus libertando o pecador de sua culpa e da peçonha que caminhava nas suas veias. É a declaração de Deus me libertando, dando-me habeas-corpus divino.

4.       Atração para a luz – Jesus afirma que o Filho do homem veio salvar o mundo, mas os homens amaram mais as trevas que a luz, porque suas obras eram más. (Jo 3.20). Sem percepção do reino de Deus, nossa disposição é para as coisas do mundo, porque não discernimos o reino, ,mas quando somos transformados, regenerados, ocorrer um tropismo natural, como o de uma planta que se move em direção ao sol, como insetos atraídos à luz.
Nicodemos era um homem que tinha status, mas Jesus disse que aquilo apenas não bastava. Você já nasceu de novo? Hoje, se você ouvir a voz de Deus, não endureça o seu coração (Hb 4.7); pois aquele que o confessar diante dos homens, Jesus o confessará diante do Pai (Mt 10.32).

Conclusão:

O problema da raça humana não é a ético nem comportamental. Ele é mais profundo, tem a ver com a natureza. Assim acontece conosco em relação as coisas de Deus. Por isto Jesus enfatiza a necessidade de nascermos de novo.
Uma alegoria nos fala de certo lobo que começou a ter crise de identidade. Ele já não gostava de agir como lobo, agir como lobo, por isto, todas as noites saia para a caçada, mas o seu estilo de vida não o satisfazia mais. Via a forma de viver das ovelhas, dentro de um curral, vivendo de forma pacifica e harmoniosa, protegidas pelo pastor e desejava profundamente se tornar uma ovelha. Um dia, encontrou uma pele de ovelha, vestiu-se e foi para o aprisco. Aquela noite foi serena e tranquila, mas ao acordar, vendo-se rodeado de ovelhas só tinha um sentimento: gostaria de morder e devorar. Seu instinto aflorou com força tal que ele se sentiu constrangido e com crise, saiu do aprisco e pela primeira vez conversou com seu Criador, disse que não suportava viver mais como lobo, mas que sua natureza era assim, e que ele precisava de uma transformação. Pediu a Deus que transformasse sua natureza. É exatamente disto que Jesus está falando.
O evangelho não está interessado apenas naquilo que faço, mas lida com as questões mais profundas de meu ser. Quem eu sou? Por que ajo desta forma? Porque me comporto assim? A questão não é o que faço, mas o que sou. Minha natureza precisa ser transformada.
É disto que Jesus está falando. Algo precisa acontecer de dentro para fora, transformando minha mente, meu caráter, minha natureza. É isto que a Bíblia chama de novo nascimento. Só o Espírito de Deus pode fazer isto em sua vida.

Ore hoje mesmo, pedindo a Deus para que faça tal transformação em sua vida. Porque se alguém não nascer de novo, não pode ver nem entrar no reino de Deus. 

Adendo
O Rev. Rosther Guimarães, fez um interessante estudo deste assunto, organizando-o da seguinte forma:

A Vida Gerada no Espírito

1. Marcada pela soberania - "o vento sopra onde quer". Jesus atribuiu desejo ao vento. Ele não pergunta às autarquias religiosas como deve agir. 

2. Marcada pelo Mistério - "Nao sabes de onde vem nem para onde vai" . Quem será salvo? Não podemos escolher a quem pregar. Se você fosse escolher alguém para ser membro da sua igreja seria o jovem rico ou o ladrão na cruz?
Independe de recursos: chama Isaias (príncipe). Daniel, estadista; Lucas, Médico; Paulo intelectual. e chama Amós, vaqueiro; Oséias, agricultor; Tiago e João, pescadores
Independe de Idade : Moisés é chamado aos 80. Jeremias (um jovem); Timóteo (jovem).

3. Marcada pelos frutos - "Ouves a sua voz... assim é" 
Vai ter pregador e exorcista no inferno: "em teu nome expeli demônios..." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário