sábado, 5 de janeiro de 2019

At 17.10-15 Bereia: Uma notável igreja


Resultado de imagem para imagem bereia igrejas notaveis


A Igreja de Bereia, é descrita neste texto de forma extremamente afetiva por Lucas. Ele afirma: “Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalonica” (At 17.11). Lucas enfatiza que esta igreja possuía uma singularidade, tinha uma diferencial, que a tornava notável.

Certamente ser uma igreja que se notabiliza pelas suas boas obras, por sua relevância, por seu amor, é uma das menções mais honrosas que uma comunidade pode receber. Mas o que notabiliza uma igreja? O que a torna especial?

Existem muitas igrejas que se tornaram conhecidas e notáveis pelas suas realizações na história. Posso citar dois exemplos conhecidos:

Igreja Congregacional em Chicago
Esta igreja foi pastoreada por Moody, que nasceu em NorthfieldMassachusetts, em uma família numerosa. Seu pai era alcoólatra e morreu aos 41 anos e ele ainda cedo teve que se mudar para Boston em busca de trabalho, onde trabalhou com seu tio em uma sapataria. Até hoje, existe no centro de Boston uma placa mostrando onde ele trabalhava. Uma das exigências de seu tio era que Moody frequentasse uma igreja e ele foi para a Igreja Congregacional. Ele se converteu quando seu professor de Escola Dominical falou-lhe de quanto Deus o amava. Sua conversão deu inicio à sua carreira como evangelista.
Pastoreando em Chicago, sua igreja teve a maior escola dominical dos EUA, as salas tinham em média 650 pessoas, e voluntários de várias outras igrejas vieram para ajudar. A escola chegou a ser tão conhecida que o recém eleito presidente. Lincoln visitou e falou em uma reunião da escola em 25 de novembro de 1860. Esta igreja influencia a cidade de Chicago até os dias de hoje.

Saddleback Church- Lake Forest, California
Outro exemplo mais recente de uma igreja notável pode ser encontrado nesta que tem sido considerada na atual maior igreja dos Estados Unidos, que tem uma média de 22 mil pessoas participando dos diversos cultos comunitários semanalmente. Seu sênior pastor é Rick Warren. Ela começou a ser plantada em 1980, com 40 pessoas. Sua igreja tem influenciado o mundo com sua estratégia de ação e preocupação social.
Ambiente bíblico
No capitulo 16 e 17 de Atos, vemos o relato de como a mais revolucionária mensagem do mundo chegou à Europa, onde uma vez implantada, afetou diretamente a história da civilização ocidental até os dias de hoje. A igreja chega a   Filipos, cidade mais importante do distrito, onde algumas pessoas se convertem, dentre elas, Lídia, uma empresária do ramo de tecido, uma jovem possessa de um espirito imundo que adivinhava trazendo grande lucro aos comerciantes da cidade (vimos como Deus quebrou a estrutura do mal), e um funcionário público. Desta forma estabeleceu-se uma igreja naquela cidade.

De Filipos, Paulo e Silas seguiram a famosa “Estrada Egnatia” que cruzava a Macedônia e ligava o Mar Adriático com o Mar Negro. Todas as cidades mencionadas neste texto encontram-se nesta estrada. Dali foram para Tessalônica, cerca de 80 kms de Filipos, uns três dias de viagem, onde foram hostilizados e tiveram que sair de noite, fugindo da perseguição indo em direção a Bereia. Ali chegando, mais uma vez, usaram a mesma estratégia evangelística, indo numa sinagoga no sábado para falar da vinda do Messias, Jesus Cristo.

Bereia existe até hoje e é uma agradável cidade que fica no sopé das Montanhas Olímpicas. Dr. Ray Stedman relata sua visita às ruinas da antiga sinagoga judaica onde Paulo pregou. Em Bereia existe uma pequena igreja evangélica, que mantém no seu púlpito uma bíblia escrita em grego, e aberta neste texto.

Nas sinagogas a liturgia sempre consistia de leitura de porções das Escrituras. Paulo podia ensinar nas sinagogas, já que ele tinha formação rabínica e assim pregava a Palavra dando instruções referentes aos textos lidos. Durante a semana fazia tendas, e aos sábados ia à sinagoga para estudar as Escrituras com os judeus que ali se reuniam.

O texto bíblico afirma que a Igreja de Bereia era nobre, mas o que fazia desta uma igreja notável?

Uma igreja é nobre não por ser grande em número, nem pelo impacto de seus ministérios na região, pelo seu status e nem com seu orçamento financeiro, mas uma igreja se notabiliza pela maneira como lida com a Palavra de Deus: “Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11).

O que torna uma igreja notável, é a forma como ela considera a Palavra de Deus.
Três aspectos são descritos na atitude desta igreja com as Escrituras Sagradas:

Primeiro, “receberam a palavra com toda avidez (At 17.11).

A palavra “avidez” é muito importante. Ela evoca a imagem daquelas cenas de filmes, nas quais o personagem passa muito tempo sem comida ou sem água, e quando os recebe come sofregamente, por causa da extrema necessidade de seu organismo. Talvez este seja um dos aspectos mais importantes de uma igreja que cresce em direção a Deus: Sede de Deus.

O problema das igrejas, é que as pessoas não se sentem atraídas pela palavra.

Não é muito difícil fazer eventos religiosos, shows gospels, com 10 mil pessoas numa cidade. Basta trazer um dos músicos evangélicos conhecidos, criar uma estrutura com um som muito bom, e o sucesso está garantido. Mas tente levar 10 mil pessoas para estudarem a Bíblia. As pessoas não estão desejosas de conhecerem a Palavra de Deus. Elas pouco se interessam pelas verdades divinas contidas no livro sagrado.

O resultado é que sofremos uma anemia espiritual muito grande nas comunidades. Os pastores não estudam a palavra, os novos convertidos demonstram pouco interesse pela palavra e quando ouvem heresias, encontram dificuldade em perceber os ventos de doutrina que surgem em pacotes atraentes. As Escolas dominicais e grupos de estudo bíblico, nem sempre atraem as pessoas.

Tenho ficado feliz em receber constantemente pessoas crentes, comprometidas com Cristo, que tem se aproximado de nossa igreja dizendo: “Pastor, nós estamos nos transferindo para cá, por causa da seriedade com que esta igreja estuda e prega a palavra”. Alguns deles me dizem que não gostariam de sair de suas igrejas de origem, mas que aquilo que está sendo pregado é tão superficial ou enganoso, que não conseguem mais alimentar seus corações “ávidos” de conhecer as verdades bíblicas. Afinal, a Palavra não foi feita para ser lida, mas para ser estudada.

Você tem sede da Palavra? Deseja conhecer a Palavra? Saber a vontade de Deus para sua vida?
As pessoas de Bereia demonstravam este anseio de saber as verdades de Deus.

Segundo, “receberam a palavra com toda avidez, examinando as Escrituras (At 17.11).

Eles não apenas tinham avidez, mas eram criteriosos no estudo da Palavra. A palavra grega para examinar, que aparece neste texto é anakrinos, que traz um conceito judicial. Este mesmo termo aparece duas vezes no livro de Atos, em ambos diante de tribunais (At 4.9; 24.8).

É importante não apenas ter sede da palavra, mas examinar cuidadosamente a palavra. Pessoas convertidas não devem apenas ler a Bíblia, mas devem também estudar a Bíblia.

Por que isto é importante?
Muitas vezes lemos a Bíblia sem interesse de saber o que ela realmente ensina. Nós escolhemos determinados textos que gostamos, e ficamos lendo apenas estes textos. Juan Carlos Ortiz afirma que temos “o evangelho dos santos evangélicos”. Os judeus tiveram grande problema com a questão de Jesus como Messias, porque eles gostavam de ler textos os textos que falavam da majestade do Messias, o seu poder e estabelecimento de seu reino, sua vitória sobre os inimigos, seu esplendor triunfante, mas ignoravam as passagens que falavam do Messias que seria crucificado e que teria que sofrer.

Alguns rabinos na década de 1950 chegaram até a falar sobre a possibilidade de dois Messias. Um seria o Messias filho de Davi, glorioso, rei triunfante. E citavam alguns textos do Antigo Testamento que confirmavam suas teses. Outro seria o Messias, Filho de José, que seria o messias sofredor.

Ali na cidade de Bereia, com um grupo de judeus da diáspora, Paulo procura demonstrar que Jesus, o Nazareno, que tinha sido crucificado, era o messias prometido por Deus. Provavelmente citou o Salmo 22.1: “Deus meu, porque me desamparaste?” e o conhecido texto de Isaias 53, que traz a descrição pormenorizada do sofrimento do messias. O resultado? “Com isso, muitos deles creram” (At 17.12).

Algumas das pessoas mais difíceis de crer em Jesus como Messias são os judeus ainda hoje, porque eles pensam que já conhecem a Bíblia, e por isto ainda hoje rejeitam a Jesus. Paulo está pregando a este tipo de homens, que escolheram ler apenas alguns textos que lhes interessavam e por isto eles rejeitam a palavra. Mas entre eles, Lucas descreve cuidadosamente, estava um grupo de mulheres de liderança daquela cidade grega. Elas eram instruídas na filosofia grega, mas descobriram que os filósofos eram vazios, que nada ofereciam para suas almas. Eles ensinavam para a mente dos homens, mas não para seus corações como podemos perceber na ética depravada que tais filosofias geravam, por isto estas pessoas se interessaram pelo judaísmo monoteísta, onde, encontraram agora uma religião carregada de leis e regras que se tornavam um peso para a vida e novamente conduziam ao vazio.

Estas mulheres, ao ouvirem as boas novas da salvação em Jesus, responderam com alegria. elas encontraram agora uma vida cheia de sentido e valor, e convidavam Jesus para entrarem em seus corações. As conversões destas mulheres e homens causaram um grande impacto na cidade, porque eram pessoas que exerciam liderança. Desta forma Deus estava penetrando naquela cidade. E a oposição espiritual veio imediatamente: “Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Bereia, foram lá excitar e perturbar o povo” (At 17.13). Eles moravam a 100 kms, mas ainda assim não hesitaram em protestar contra a pregação de Paulo.

A comunidade de Bereia, ao contrário de Tessalônica, fez questão de manter a mente aberta, sem preconceito, para examinar cuidadosamente as Escrituras. Uma pessoa nobre mantem uma mente aberta e um coração prudente. Não aceitará um ensino a não ser que ele seja analisado à luz das Escrituras.

Por esta razão as Escrituras Sagradas são importante. A Bíblia é nosso guia e pode demonstrar aquilo que é certo ou errado. A não ser que o cristão faça isto, ele se perderá na multiplicidade de conceitos modernos e num mundo de relativismo onde ninguém sabe o que é certo ou errado, e pode ser manipulado por sofismas e filosofias mentirosas.

Felizmente os bereanos fizeram o que é preciso ser feito: eles examinaram as afirmações de Paulo para saber se elas possuíam fundamento bíblico ou não.

Eu sempre admiro pessoas assim. Algumas trazem grandes questões, estão realmente desejosas de aprender, não recebem as verdades sem questionamento, querem saber qual é a base daquilo que estão ouvindo. Schaeffer afirma que precisamos “dar respostas honestas a perguntas honestas que nos são feitas”. O cristianismo, quando levado às últimas consequências, sempre redunda em liberdade.

Quando isto não acontece, veja o resultado. Eles expulsaram Paulo de Bereia. A intolerância ilógica e mentalidade fechada, criou uma série de atitudes fanáticas e os deixou serem governados por emoções. Paulo mais uma vez teve que deixar a urgentemente a cidade, indo para os lados do mar, onde tomou um navio dirigindo-se a Atenas, capital intelectual da mundo antigo, numa viagem de 300 kms de distancia pelo mar. Silas e Timóteo continuaram em Bereia, para firmar as bases da igreja recém estabelecida.

Examinar a Palavra gera senso crítico.
Os bereianos estavam abertos mas sem ingenuidade.
Queriam conferir tudo nas Escrituras para ver se as cousas são de fato assim.

O grande cientista Karl Sagan costumava dizer: “devemos ter a mente aberta, mas não tão aberta a ponto do cérebro cair para fora”. Aquela comunidade não vai atrás de qualquer novidade, não se deixa levar com modismos religiosos, nem por eloquentes animadores de auditório, mas examinam as Escrituras para ver se as coisas, eram, de fato, assim.

Terceiro, “examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (At 17.11).

Outro importante aspecto tem a ver com o fato de que, estudar a Bíblia fazia parte da disciplina e rotina daquela comunidade. “Todos os dias”, e não “esporadicamente”. Talvez este seja o maior fator de vitalidade espiritual do povo cristão.

Você tem lido a bíblia regularmente?

Todos os anos encorajamos as pessoas de nossa igreja a lerem toda a Bíblia. Não é algo muito complexo, embora exija determinação e disciplina. Basta ler três capítulos diariamente que no final você terá lido toda a Bíblia.

O Estudo da Palavra precisa ser feito de forma consistente e regular, não apenas lida no culto da igreja. Os bereanos aprendiam todos os dias e buscavam a orientação necessária para viver a vontade de Deus diariamente.

Uma congregação que estuda com avidez a palavra cresce em maturidade espiritual e não é atraída por “ventos de doutrina” (Ef 4.14). Só a genuína palavra poderá nos livrar do erro das filosofias e relativismo que tão comumente temos que lidar. cristãos imaturos se deixam levar por vãs sutilezas, e são atraídos por ensinos contrários aos ensinamentos divinos.

O erudito bíblico Matthew Henry explica:
“Visto que Paulo raciocinava à base das escrituras e citava o Velho Testamento como prova do que dizia, [os ouvintes] recorriam às suas Bíblias, procuravam as citações que Paulo fazia, liam o contexto e consideravam o alcance e o sentido delas. Comparavam tais citações com outros trechos das escrituras, verificavam se as conclusões de Paulo eram lógicas e verdadeiras e se os argumentos dele eram convincentes, tirando assim as suas conclusões.”

Não se tratava de uma única olhada casual. Os bereanos dedicavam-se a um estudo diligente e contínuo, tirando tempo todos os dias, não apenas no sábado.

Stott afirma:
“Lucas obviamente admira o entusiasmo que eles demonstravam pela pregação de Paulo, juntos, aplicadamente e sem uma mentalidade preconceituosa combinavam receptividade com questionamento crítico”[1]

Conclusão
O que acontece quando estudamos seriamente a Palavra de Deus?

A.   A Palavra gera fé – “Com isso, muitos creram” (At 17.11). Paulo afirma que “A fé vem pela palavra” (Rm 10.17). Por isto, ou o pecado te afasta da Bíblia ou a Bíblia te afasta do pecado.

B.    A Palavra transcende níveis sociais – O texto afirma que muitos creram e alguns destes nomes crentes eram “mulheres de alta posição social” (At 17.12). O Evangelho ignora as convenções humanas e contas bancárias.

C.    A Palavra transcende culturas – É bom considerar que Paulo está pregando numa sinagoga, para um público majoritariamente judeu, baseado nos escritos do Antigo Testamento, mas entre os muitos que se converteram encontravam-se “mulheres gregas” (At 17.12), certamente atraídas pelas verdades profundas dos céus, que contrastava com a filosofia pagã e vazia da mentalidade grega secularizada. O ateísmo é cansativo e não gera esperança, mas o evangelho restaura a alma.

D.   A Palavra transcende gêneros – Lucas faz questão de frisar: “mulheres gregas de alta posição e não poucos homens” (At 17.12). O Evangelho ignora se alguém é macho ou fêmea. Ele veio salvar todo o que crê, homens e mulheres que se rendem à Palavra de Deus.

E.    A Palavra gera oposição – Não há um lugar, que os apóstolos preguem, que não encontrem oposição ferrenha. “Mas logo que os judeus de Tessalônica souberam que a Palavra de Deus era anunciada por Paulo, também em Bereia, foram lá excitar e perturbar o povo”(At 17.13). Onde o evangelho for pregado fielmente, enfrentará oposição.

Ray Stedman fez a seguinte observação sobre a igreja atual que existe na Bereia, nos dias de hoje:

“Quando eu fui a Bereia, fiquei surpreso ao descobrir que a igreja que Paulo Plantou deixou de ser uma igreja perseguida e tornou-se uma igreja que persegue. Uma nova igreja, porém, surgiu nos dias de hoje, que se encontra em lugares secretos para fugir da perseguição e opressão promovida pela antiga Igreja Ortodoxa Grega, que atualmente é marcada por apatia espiritual, rigidez litúrgica e ritualismo, que persegue as novas igrejas que estão surgindo. A igreja que eu visitei se reúne intencionalmente no meio de um condomínio de prédios onde não é identificada. Eles não podem colocar qualquer propaganda das suas reuniões e se reúnem secretamente sem um horário definido. Não podem evangelizar abertamente na cidade, mas se reúnem de casa em casa, mesmo assim, trata-se de um grupo dinâmico e frutífero. Se você gostaria de orar pela Grécia, ore por este grupo de cristãos ainda hoje perseguidos”.

A igreja de Bereia se firmou no exame cuidadoso da Palavra.
Isto traz efeitos benéficos até nossos dias.

Deus nos abençoe!


[1] Stott. John R. W. – The Message of Acts, Leiscester, England – Inter-Varsity Press, 1990, pg 274

Um comentário: