sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Ef 3.9-10 A Igreja no Plano cósmico

 



 

 

Introdução

 

A Igreja ocupa um lugar central no plano de Deus para a história da humanidade. Deus tem projetos claros e específicos para seu povo. Mas uma dimensão ainda mais esquecida é que Deus colocou sua igreja num plano mais que histórico, ele a colocou estrategicamente para alcançar propósitos cósmicos.

 

De acordo com Ef 3.9 lemos: “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne agora conhecida dos principados e potestades nos lugares celestiais.”

 

Existe uma linguagem teológica neste texto que exige considerações hermenêuticas:

§  O que são principados?

§  O que são potestades?

§  O que são regiões celestiais?

§  Qual é o papel da igreja no projeto de Deus?

 

Diante das afirmações tão categóricas, gloriosas e grandiosas, que surgem no texto, nos impressionamos:

 

a.     Com a visão tão pequena que muitos cristãos tem da igreja de Cristo. Não estou me referindo a pessoas não cristãs, pois para estas a igreja nada significa mesmo, mas por que tantos cristãos tem uma visão tão ínfima e pequena da igreja de Cristo?

 

b.     Com a visão crítica da igreja que muitos cristãos defendem? É quase como se a igreja fosse um problema a ser dissipado, um entrave ao evangelho. Não cooperam com a igreja e se tornam opositores silenciosos a ela. Sem envolvimento, sem compromisso, sem investirem seus dons, talentos e tesouros na obra do Senhor.

 

c.     Com a visão tão superficial e descompromissada de tantos cristãos com a igreja de Cristo. Por que a igreja de Cristo não nos empolga? Por que ela nos atrai? Por que não nos consumimos pela igreja se para Jesus ela ocupa um lugar tão especial?

 

Certa vez ouvi alguém dizendo: “Não precisamos plantar novas igrejas. Precisamos de mais projetos sociais.” Fiquei assustado com a declaração, porque são as igrejas que sustentam projetos sociais, são elas quem desenvolvem obras missionárias, e dificilmente você verá um projeto social ou humanitário que não tenha por detrás o compromisso de uma igreja local envolvida com o reino de Deus, comprometendo seus recursos. Quando não contribuímos para igrejas locais, na maioria das vezes estamos dizendo implicitamente que não nos importamos com a obra missionária.

 

Uma boa pergunta que este texto suscita é a seguinte: Por que a igreja ocupa um lugar tão especial na teologia cristã? Este texto certamente pode nos ajudar a refletir sobre isto.

Por que a igreja é tão especial?

Qual o plano cósmico de Deus para sua igreja histórica?

 

1.     Apenas a igreja possui todos os ofícios de Cristo para o cumprimento do projeto de Deus.

q  Profecia – a igreja possui a missão profética. Ao anunciar boas novas denuncia as más novas presentes. A pregação do Evangelho é uma denúncia do homem em seu esforço para realizar as obras de Deus por si mesmo, em sua vã tentativa de auto justificar-se aos olhos de Deus. Denuncia também os sistemas poderosos que acreditam que tem o poder da vida e da morte sobre as pessoas e que se esquecem da soberania de Deus, e de que Ele já providenciou um dia em que há de julgar vivos e mortos. A igreja é uma comunidade profética, denunciadora e anunciadora dos poderosos feitos de Deus.

No seu papel profético, a igreja tem a responsabilidade de comunicar fielmente a Palavra de Deus ao mundo: "Ora, o que se espera de cada despenseiro é que ele seja encontrado fiel." Quando a igreja proclama com integridade as verdades do Evangelho, ela se torna profética na comunicação desta verdade ao mundo. Este é o chamado da igreja.

 

q  Sacerdócio – A doutrina do sacerdócio universal dos santos foi resgatada em Lutero, e reafirmada na Reforma. Poucas coisas são tão relevantes hoje em dia quanto esta doutrina. Deus levanta um povo para abençoar outros. Deus escolheu um povo para ser um reino de sacerdotes. Um povo que teria a missão de orar, interceder, anunciar a Palavra de Deus, curar, exortar, minimizar o sofrimento humano. Somente a igreja pode realizar isto.

A igreja tem a grande tarefa terapêutica: restaurar, ministrar cura e perdão. enquanto o profeta traz a mensagem de Deus ao mundo; com sua missão sacerdotal, leva o mundo a Deus, através da oração, da intercessão e do cuidado. 

 

q  Rei – a Igreja tem também autoridade e poder para realizar sua obra. Deus a constitui para ser “um reino de sacerdotes” (1 Pe 2.9) Não precisa mendigar favor, nem suplicar autoridade. Precisa apenas exercer a autoridade que lhe foi dada por Jesus. "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra, ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações batizando-as em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19) A igreja é colocada no plano de Deus para governar e julgar o mundo, ainda que não saibamos os detalhes de como este governo se dará.

O apóstolo Paulo afirma: "Não sabeis que a igreja há de julgar o mundo?" A Igreja é chamada para ser vitoriosa e para reinar com Cristo, embora no presente momento tal ideia pareça tão vaga e sem sentido.

 

2.     A Igreja é o centro histórico do Plano redentivo de Deus.

 

§  A Igreja é o corpo de Cristo – Ela realiza através de seus ministérios aquilo que Jesus gostaria de realizar entre os homens. Jesus continua fazendo o bem, salvando vidas através de sua igreja, edificando o seu povo através de sua igreja. É à sua igreja que ele dá dons, capacitando-a para o exercício de seu ministério. (Ef 4.10-12)

A Bíblia afirma que que "quando Jesus subiu, levou cativo o cativeiro, e concedeu dons aos homens" (Ef 4.8). Qual o papel destes dons? A Igreja como corpo de Cristo, exerce a função de Cristo na história. São os braços e as pernas de Cristo. Agem como se o próprio Cristo estivesse presente. A estratégia de Deus para o mundo, é usar a instrumentalidade da igreja para cumprir seus propósitos na história.

 

§  A Igreja atinge os propósitos últimos de Deus. A estratégia de Deus para o mundo é sua igreja. Ele poderia ter feito tudo isto sem a mediação do seu povo, mas preferiu fazê-lo de outra forma. Na medida em que a igreja vai avançando, vai estabelecendo o propósito de Deus para a humanidade.

 

3.     A Igreja confronta as trevas - Na sua multiforme graça, possui variadas formas e expressões para confundir o Reino das trevas. "Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e das potestades nos lugares celestiais" (Ef  3.10). A igreja, com sua forma diferente de ser, consegue ser eficiente e conspirar contra as forças espirituais. Por ser diferente, torna-se eficiente. Seu mosaico e sua diversidade revelam sua competência e poder.

 

Um texto de Êxodo que fala da saída do povo de Deus no Egito, desafia minha imaginação. “Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. Aconteceu que, ao cabo dos quatrocentos e trinta anos, nesse mesmo dia, todas as hostes do Senhor saíram da terra do Egito.” (Ex 12.40-41). No dia em que o povo de Deus saiu do Egito, todas as hostes espirituais saíram daquela terra. Deus habitava naquele lugar por meio do seu povo. Este texto é desafiador demais...

 

Outro texto afirma que "O mistério da iniquidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém" (2 Ts 2.7). A que este texto se refere? Que é este mistério da iniquidade que já está operando?

 

Não parece haver dúvidas que se trata das forças operantes do mal. Mas há alguma coisa que se opõe à ação deste mal, que impede que o mal ainda se torne mais explícito e presente. Que força detém o avanço das trevas e do inferno? Todos nós sabemos que trata-se da força do Espírito Santo na terra, mas poucos se lembram que o Espírito Santo habita na sua igreja (1 Co 3.16). Portanto, é por meio da sua igreja, que o Espírito de Deus opera e impede que haja ainda uma maior desintegração do mal.

 

Jesus afirmou que ele mesmo "edificaria sua igreja" (Mt 16.18), e que sua igreja teria a tarefa de avançar, destruindo as portas do inferno e as portas do inferno não prevaleceriam contra ela." (Mt 16.18) A igreja é uma declarada guerra contra o diabo, é uma oposição clara às trevas e ao inferno.

 

Por isto este texto fala de “principados e potestades” se deparando com a igreja nos “lugares celestiais”. Nesta dimensão cósmica, invisível, quase imperceptível por nós, acontece uma batalha de enormes proporções.

 

4.     A Igreja possui missões com implicações eternas. Cristo morreu pela sua igreja e quer usar sua igreja para proclamar sua redenção. É através da igreja que a obra do Evangelho se torna conhecida na humanidade.

 

Apenas a igreja consegue evangelizar, discipular, nutrir, integrar, treinar, enviar e sustentar outros para fazer missões. A Igreja lida com os negócios dos céus, fala da vida além desta vida, fala da salvação da alma através do sangue de Cristo.

 

Existem muitas entidades que fazem o bem ao redor do mundo, e apreciamos sinceramente o trabalho e esforço que desenvolvem para minimizar a dor, a desumanização e a exploração humana. Podemos citar o Exército da Salvação, Lions Club, Rotary Club, Médicos sem Fronteiras, entre tantos. Apesar de todo valor que possuem, nenhuma delas tem a responsabilidade maravilhosa de pregar o evangelho. Só  a mensagem de Cristo é capaz de desmascarar o engano das trevas, da superstição e do diabo. Convencer o pecador de sua situação de pecado e a necessidade de um salvador pessoal. Apenas o Espírito Santo regenera, converte, transforma. E Deus usa apenas sua igreja para esta obra.

 

Apenas a Igreja possui uma missão com implicações eternas, que se relacionam com o homem e Deus. Só a igreja proclama salvação eterna. Só a igreja pode ministrar sacramento. As pessoas não poderão crer se não ouvirem, e não poderão ouvir se não houver o testemunho do povo redimido de Deus. Por isto precisamos pregar o evangelho a toda criatura, como nos ordenou Jesus (Mc 16.15).


A Bíblia fala que Deus concedeu à igreja o "ministério da reconciliação" (2 Co 5.18). Ela possui a autoridade de Deus para "abrir e fechar as portas dos céus" (Mt 16.19). Quando pregamos a mensagem da redenção realizada por meio de Cristo na sua obra e no seu sangue, estamos dando oportunidade para que as pessoas creiam, se arrependam e voltem para Deus. Apenas o evangelho "desvenda nossos olhos, e desamarra todo nó que se criou." (Paulo César)

 

5.     A Igreja possui um poder subversivo: de influenciar as forças históricas e espirituais.

 

Quando a Bíblia fala de “principados”, está se referindo às forças deste mundo tenebroso. À ação do diabo e seus anjos. Mas quando a Bíblia fala de “potestades”, ela está se referindo aos poderes históricos.

 

Ap 17 fala que estes poderes se fortalecem mutuamente. Os poderes sobrenaturais com os poderes históricos. O mundo não é neutro espiritualmente. Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora. Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.” (Ap 17.12-13)

 

Na maioria das vezes não paramos para considerar o efeito da igreja de Cristo na história. Em 1996 a Mission To the North America, me designou para solidificar um trabalho de plantação de igrejas na cidade de Cambridge-MA. Era a primeira igreja da PCA, a ser plantada naquela região. Havia cerca de 10 americanos no grupo e 80 brasileiros. O trabalho foi se solidificando e hoje existem cinco igrejas multiculturais apenas no Nordeste dos EUA, sob a influência deste trabalho: East Boston, (QuincyFraminghamDanbury, Marlboro e são mais de 16 igrejas americanas espalhadas por toda aquela região, influenciando algo em torno de 4 mil pessoas. Alguns anos atrás estive com uma das igrejas filhas, que possui o maior mais bem localizado templo de Framingham, pastoreado pelo Rev. Manoel de Oliveira, e com quase mil membros, e naquela ocasião, ele me informou que apenas sua igreja tinha colocado 70 mil dólares na obra missionária em 2012. Milhares de vidas tem sido abençoadas por aquele ministério.

 

Quando fico refletindo sobre novos projetos de igrejas sendo plantados minha pergunta é a seguinte:

Aonde este ministério vai chegar?

Quantas vidas serão redimidas das trevas?

Quantos se converterão pela pregação da mensagem viva do evangelho? Quantas restaurações, reconciliações, vitorias sobre as trevas, esta igreja obterá por se colocar nas mãos de Deus para que ele possa cumprir seu propósito cósmico através de nós.

 

Que Deus nos ajude!

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário