segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mc 8.11-13 A OBSESSÃO POR SINAIS

Introdução:
Jesus é colocado sob pressão: "Pediram-lhe um sinal do céu".
 A humanidade sempre foi atraída por fenômenos, pelo mágico.
 Jesus muita vezes foi pressionado a dar sinais confirmatórios de sua messianidade e divindade.
 Jesus nunca atendeu aos curiosos que andavam perto dele: gregos, Herodes, etc.

Por que? Ele podia fazer tais sinais, já havia feito vários outros. Será que isto não provocaria fé e autenticaria de forma mais rápida, seu ministério?

1. Porque a obsessão por sinais implicitamente revela uma falta de fé, por isto busca sinal comprobatório externo. Sinal é requerido porque não se crê. Em Mc 8.11 nos é dito que isto é tentação. O que satanás pede a Jesus? Sinais. No entanto Jesus disse: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
Gideão : Jz 6.14-16
Mc 8.11 – Tentaram a Jesus pedindo um sinal
O que Satanás pede a Jesus enquanto o tentava? Sinais.

2. Porque a presença visível de Deus e a manifestação de seus sinais não geram uma fé duradoura em nossa vida. Os israelitas nos dão amplas provas de que sinais tendem a gerar dependência, nos vicia. Existem muitos que não querem Deus, mas a benção de Deus. Estes fariseus (Mc 8.11), não querem a Deus, mas o mágico. Herodes também (Lc 23.8-9).
Sinais geram dependência.
Gideão queria crer e por isto pediu uma prova que lhe foi dada com a oferta de seu sacrifício na penha. Isto, porém, não foi o bastante. Então ele falou do orvalho na lã; mas isto também não foi o bastante; ele então exige que haja orvalho na terra seca – e mesmo assim ainda encontra-se em dúvida.
Muitos falam que querem pedir a Deus o sinal de Gideão. Não! Gideão não é alguém para ser imitado. Sua atitude era de incredulidade, e não de fé. “Bem aventurados os que não viram e creram".

A geração de Moisés foi a que mais viu sinais, mas foi também a mais obstinada.
Muitos não querem o Deus da benção, mas as bençãos de Deus.
Fariseus/gregos/ Herodes – todos pedem sinais.

3. Porque, essencialmente. A fé não pode depender de sinais.
 A própria definição de fé aponta para isto (Hb 11.1).
 O encontro de Jesus com Dídimo, este é censurado porque quer ver (Jo 20.26-29).
 Em Jo 4.48 nos é dito: "se porventura não vires sinais e prodígios, de modo nenhum crereis".
 Mt 12.38 este desejo por sinais revela incredulidade.
 Mt 12.38 "queremos ver, de tua parte, algum sinal", e Jesus responde: "esta é geração perversa! Pede sinal". Lc 11.29-32

4. Porque o justo não vive pelo que vê, mas pelo que crê  Hab 2.4 "O justo viverá pela fé". Habacuque vive dias complicados, e faz uma declaração de fé no meio do caos. “Ainda que, o fruto da oliveira mente, não haja fruto na vida, a figueira não floresça, os campos não produzam alimentos, e as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado; eu, todavia, me alegro no Deus da minha salvação”. Esta é a fé do ainda que.
 Em Romanos, Paulo resgata esta mesma compreensão, afirmando que: "A justiça de Deus se revela no Evangelho, porque o justo viverá pela fé" (Rm 1.16,18).

5. Porque a história de Israel nos revela que, a despeito dos sinais claros de Deus diante do povo no deserto, os israelitas não responderam com adoração e amor, mas com mais exigências, medo e rebelião declarada.

Conclusão:

A grande obra (Jo 6.28-29)

Jesus ensinou que "Quem crer e for batizado, será salvo" (Mc 16.15). Agradamos a Deus quando cremos nas suas promessas e nos firmamos nela, ainda que as circunstâncias nos pareçam contrárias ou desfavoráveis.
O texto paralelo de Mc 8, pode ser lido em outros evangelhos sinóticos. Jesus assim afirma aos que lhe pedem sinal: "Nenhum sinal será dado, senão a esta geração incrédula e adultera, senão o sinal de Jonas, porque assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim importa que o Filho do Homem, morra e ressuscite” (Lc 11.29). O Filho do homem é o sinal de Deus.
Jesus não quer ser milagreiro, atendendo a curiosos, mas deseja ser senhor de nossas vidas. Governa o nosso coração.
Diante de um Dídimo incrédulo: "por que viste, crestes? Bem aventurados os que não viram e creram".

Um comentário: