domingo, 9 de fevereiro de 2014

Gn 31.1-18 Mude sua história pessoal




Introdução:

Não é fácil tomar decisões. Decisões são rupturas. São de-cisões. Não é possível ter o melhor dos dois mundos, e quando optamos em seguir determinada estrada isto significa que não andaremos em outra, por isto, toda decisão traz perdas e benefícios. Como bem se expressou esta música:

Well, there's two sides, to every situation (bem, existem dois lados para cada situacao)
Yes, there's two sides, two interpretations (sim, existem dois lados, duas interpretacoes)
A laugh is a cry, hello means goodbye (um riso é um choro, alô significa até logo)
You're sayin' something baby, I don't wanna buy (voce diz algo baby, que eu nao quero comprar)
Well, there's two sides to every creation (Bem, existem dois lados para cada criacao)
You and me babe, we're no revelation (voce e eu, baby, nao somos revelacao)
Well, there's darkness in our light, and there's wrong in our right (bem, existe escuridao em sua luz, e nao ha nada errado à sua direita)
There's sorry babe, I'm workin' late tonight (há perdao, baby, eu estou trabalhnado tarde esta noite).
(The Carpenters – Two sides)).

Constantemente somos colocados diante de realidades que exigem tomada de posição e atitude. Não adianta não querer decidir, porque a não-decisão também é uma decisão: A decisão de não decidir. Empresários, patrões, funcionários, pastores, funcionários públicos, eventualmente precisam tomar decisões que trazem grandes mudanças na vida e alteram completamente o caminho e a história de vida.
Neste texto, Jacó se encontra numa encruzilhada na vida. Ele precisa tomar uma decisão que pode mudar todo seu estilo de vida, toda sua história particular e de sua família. Ele teria de decidir se continuaria em Padã-Arã, que ficava na Mesopotâmia, nas proximidades do rio Eufrates, e retornaria para Canaã, de onde saíra 20 anos atrás, para proteger-se do seu próprio irmão que o ameaçara de morte. Deixaria uma cultura, região, com linguagem, culturas e hábitos diferentes e retornaria para as proximidades do Mediterrâneo.
Andou durante todo este tempo ao lado de seu sogro, Labão, que o acolheu e lhe deu duas filhas como esposa. Desde o inicio, o relacionamento foi truncado, marcado por espertezas de ambos os lados, com traições, mentiras e enganos. No meio de toda esta confusão histórica e familiar, Jacó toma algumas decisões que mudarão por completo sua caminhada. Quais foram os passos tomados, e como isto pode nos orientar nas decisões que hoje tomamos, e que podem mudar completamente nossa história?

1.       Jacó observa as circunstâncias – “Então, ouvia Jacó os comentários dos filhos de Labão, que diziam: Jacó se apossou de tudo o que era de nosso pai; e do que era de nosso pai juntou ele toda esta riqueza. Jacó, por sua vez, reparou que o rosto de Labão não lhe era favorável com anteriormente”(Gn 31.1,2).

Quais são as circunstâncias que ele observa?

ð  Ele ouviu os comentários – Ele coleta e analisa o que tem sido dito. As pessoas comentam, o ambiente fica ruim, a maledicência e fofoca tornam-se perceptíveis. Jacó organiza as informações. O que estão dizendo?
Muitas pessoas sofrem muito porque não conseguem fazer as leituras corretas, ou vivem num processo de negação, fazendo de conta que a realidade é outra. Uma leitura honesta e corajosa da situação pode nos livrar de muito sofrimento no futuro. A bíblia afirma que “o simples passa à frente e sofre as consequências, mas o homem sábio vê o mal e esquiva-se”. Isto é chamado de prudência. Por isto Jesus afirmou que devemos ser “simples como as pombas e prudentes como as serpentes”.
Tenho observado isto constantemente nas relações pastor/igreja. Muitas vezes o pastorado vai bem numa comunidade, e depois sofrem certo desgaste. Líderes e membros de uma igreja local se desentendem, por motivo carnal, luta pelo poder ou conflitos pessoais e na eleição o pastor é aprovado com 70% dos votos da comunidade, ou em alguns casos apenas com 50%. O pastor resolve ficar. Eu sei que muitas vezes ele tem convicção de Deus que deve ficar, e fica baseado nas suas convicções, mas ao fazer isto ele precisa entender que é grande o risco de muito sofrimento e luta. 30% de oposição numa comunidade local faz bastante barulho e pastores costumam sair arrebentados em casos como este.

ð  Ele observou as expressões faciais do seu sogro, que não lhe era favoráveis – Esta é outra forma de avaliar se as circunstâncias são favoráveis ou não. Em geral, situações de conflito levam as pessoas a se tornarem muito pouco simpáticas, e trabalhar num ambiente assim traz muito desgaste e cansaço. Jacó fez a leitura correta. Ele observa os interlocutores.
Ambientes de mau humor e rostos hostis geram profundo stress nas pessoas. Quem lê corretamente a situação evita muito desgaste. Naturalmente não é fácil tomar decisões que nos trarão prejuízos financeiros, status, vai gerar instabilidade, mas insistir num ambiente que vai arrebentar com sua saúde não é uma decisão muito sábia. Em tais casos a pessoa deve ir se preparando para mudanças, eventualmente radicais, e com perdas financeiras, mas escolher viver sempre é uma atitude importante.
“Portas que se fecham são iguais as que se abrem, se abertas ou fechadas por Deus” (Josué Rodrigues). “Se uma porta se fecha aqui, outra porta se abre ali”(Kleber Lucas).

2.       Jacó conversa com sua família – Gn 31.4-5

Ter a esposa e filhos como aliados em processos difíceis de decisão é uma das melhores coisas a se fazer.
Jacó vinha de uma cultura patriarcal que não considerava muito a opinião das mulheres. Ele mesmo vira isto acontecendo na sua casa, quando Isaque resolveu secretamente, sem conversar com Rebeca, abençoar Esaú antes de sua morte. Ele viu no que deu esta atitude de seu pai de se silenciar e consultar a esposa. O ambiente na casa de Labão também era muito hostil, as filhas eram instrumentalizadas, e Jacó, apesar deste contexto chauvinista, decide assentar-se com Lia e Raquel e discutir o assunto.
Quando a esposa e filhos são envolvidos no processo, tornam-se aliadas ao invés de serem competidoras. Jacó estava tomando uma pesada decisão. O ônus compartilhado foi muito positivo. Jacó se mostrou razoável, lógico, objetivo nas suas colocações. Ele mostra a situação, faz desabafos, revela os motivos. Se suas esposas não estivessem ao seu lado isto seria muito complicado.
Quais argumentos ele usa:
ð  O rosto de seu pai não é mais favorável (Gn 31.5). as pessoas estão contra mim. O ambiente é hostil;
ð  As relações de negócio estão estremecidas. Há muito suspeita pairando no ar e financeiramente não estamos nos entendendo.  
Se você está pensando ou precisa tomar uma decisão que vai mudar a historia de sua vida, chame sua esposa e converse. Se as coisas são muito difíceis, procure seus filhos e explique a situação. Em geral isto os amadurece, dá ideia de responsabilidade, une os laços. Mesmo quando é necessário chorar diante das perdas e rupturas, transmite-se a ideia de que estamos juntos.
Quando estávamos plantando uma igreja nos Estados Unidos, vivemos dias iniciais de muito conflito com o grupo que iniciou o projeto conosco. Eventualmente este grupo se dividiu, e nossos filhos percebiam a tensão no ar. Numa destas conversas, minha esposa disse aos nossos filhos o que estava acontecendo e o mais novo afirmou: “Ah, mamãe, não fique preocupada. Se ficarmos só os quatro já somos uma igreja. Jesus não disse que onde dois ou três estivessem reunidos em seu nome, ali ele estaria?”

3.       Esteja atendo à orientação de Deus – “E disse o Senhor a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela; e eu serei contigo”. (Gn 31.3).
No meio do caos, da oposição, das circunstâncias desfavoráveis, Deus está falando. Eu fico tentando entender a forma como Deus tem falado conosco hoje em dia. Deus vai dando sinais, usando eventos corriqueiros para nos conduzir.
Uma das coisas que Deus faz é nos dar convicções de um determinado caminho a seguir. As coisas estão tensas, mas Deus vai abrindo portas e mostrando possibilidades.
Outra forma é fechando portas. Eventualmente insistimos em um determinado caminho, mas as portas não se abrem e as soluções não aparecem.
Deus ainda vai demonstrando os sinais: hostilidade, oposição.
Jacó era uma personalidade complicada. Seu relacionamento com seu pai não parecia ser muito bom. Com Esaú foi um desastre. Vai para Pada-Arã e seu relacionamento com o sogro, com o passar dos anos, sofre um desgaste imenso, mas ainda assim, Deus está dirigindo a sua vida. Deus lhe dá direção, e ainda afirma: “Eu serei contigo”. Jacó não estava só.
Fique atento à direção de Deus. Ele está agindo e fazemos bem em continuar percebendo os movimentos que ele faz na história.
Deus é muito especifico com Jacó, ao enviar um anjo em um sonho, que lhe orienta. (Gn 31.11-13).
Na nossa vida familiar tivemos uma experiência que demonstra como estas coisas podem se processar.
Meu filho Matheus foi designado pela sua empresa para um emprego no panamá. Passado os dias iniciais, ele sofreu um imenso desgaste na empresa, não se ajustando com a proposta e tarefa que lhe foi designada, e nem com o seu chefe. Resultado, pediu para ser demitido. Mas ainda ficou com alguma expectativa de se ajustar. Sua esposa estava trabalhando e cegaram a pensar que poderiam se manter e viver naquele país. O resultado foi que no mês seguinte, ela também saiu do emprego por desgaste de relacionamento. Era impossível se manter naquele país, e como tinham casa no Brasil, resolveram voltar.
Deus fechou as portas, mas abriu outras. Ao chegar ao Brasil, as coisas começaram a se ajustar novamente, e menos de dois meses depois, tudo estava resolvido.   Depois de um tempo de oração e busca de orientação, num determinado momento, em menos de 24 horas, tudo se resolveu: Ele recebeu o telefonema da empresa comunicando sua aprovação de emprego às 17 hs, no outro dia, às 8 hs da manhã sua mudança chegava em casa, e às 15 horas, havia fechado a compra de uma casa. Em 22 horas, tudo se resolvera.

Conclusão: O grande ponto!
 Para concluir, gostaria de dizer, que mudanças de nossa história pessoal são movimentos de Deus para nos levar numa direção que de outra forma não consideraríamos. A grande questão não é para onde você vai, nem se você precisa fazer rupturas, mas sim, se estamos debaixo da direção e orientação divina.
Deus estava orientando e dirigindo Jacó para retornar à sua terra, para que se cumprisse a promessa que anteriormente havia feito a Abraao e isaque. Os meios incomuns que Deus usou, foi a forma de tratar daquilo que o aborrecia, causava frustração, cansaço e ira em seu coração, foi a forma que ele usou para levar Jacó a considerar o grande projeto de vida que ele havia traçado para sua vida e sua família. Deus estava reconduzindo Jacó ao seu projeto de vida, na terra que havia prometido dar a seus pais.
Esta é a grande questão que precisamos entender. Não estamos nas mãos do acaso, circunstâncias, homens, associações e estruturas. Estamos nas mãos de um Deus sábio e providente, que fará tudo para cumprir em nós seus propósitos. Jacó deveria voltar, mas se as coisas continuassem indo bem, ele esqueceria do projeto de Deus dado a seus pais, e que incluía a vida de sua família e de seus filhos.
Outras provações maiores ainda viriam. Ele veria seu filho querido desaparecer, dando-o por morto, quando fora vendido pelos seus irmãos para se tornar escravo num país estranho. Deus estava providenciando todas as coisas. Outro aspecto é que de seu filho Judá, nasceria o Leao da tribo de Judá,, nosso salvador Jesus, que redimiria o povo de seus pecados, e regeria as nações com cetro de ferro.
Mas o mais importante ainda é que Deus queria fazer Jacó retornar ao seu projeto original. Voltar à terra que ele havia prometido aos seus pais. Ele faz Jacó recordar da aliança de Betel, quando ele erigiu e ungiu uma coluna, fazendo pacto com Deus. Esta foi a forma que ele encontrou para trazê-lo novamente ao foco central de sua existência. Deus queria fazer um povo para sua exclusiva autoridade, e daria a terra da Canaã para cumprir seus propósitos.
Portanto, a grande questão não é para onde você vai, mas se a presença e Deus vai contigo. Esta foi a equação colocada por Moisés, quando ele teve que tomar uma atitude seria em sua vida. “Se sua presença não vai conosco, não nos faça sair deste lugar”(Ex 31.13-16). Não é curioso pensar que o texto que fala da decisão de Jacó está registrado em Gn 31, enquanto que o texto que fala da decisão de Moisés se encontra em Ex 31 também, sendo ainda quase os mesmos versículos?
Para discernir o coração do Senhor, ore e peça a Deus para conduzir sua vida e sua família. Submeta-se a Deus. Ouvir a Deus no meio de oposição e em dias de desgastes emocionais e trabalhistas, é um grande desafio.


Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário