terça-feira, 7 de julho de 2015

Ec 11 O projeto de Semeadura



Introdução:

Este texto é um dos textos mais profícuos quando se trata de projeto de vida, semeadura e sonhos. Ele fala da importância de semear.
Um antigo ditado diz: “Semeia um desejo e recolherás uma ação.
Semeia uma ação e recolherás um hábito.
Semeia um hábito e recolherás um caráter.
Semeia um caráter e recolherás um destino.
(Autor desconhecido)

Ele nos fala de várias lições preciosas sobre o projeto de semear.

1.       Semear é um projeto de fé – “Lança o teu pão sobre as águas, e depois de muitos dias o acharás” (Ec 11.1). Esta frase pode parecer estranha, mas acredita-se que esta era uma das formas que se semeava no Egito, quando acontecia as cheias do Rio Nilo. As pessoas jogavam suas sementes na água, que ao secar, virava lama e as sementes começavam a germinar com muito viço.
O apóstolo Paulo afirma: “Ora, aquele que dá semente ao que semeia, e pão para alimento, e também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça” (2 Co 9.10). É importante considerar que Deus dá a semente, não para comer, mas para semear; e dá pão, para nosso alimento. Há muitas pessoas comendo não apenas o pao, mas devorando a semente. Sua ambição, sua gula, o leva a não se arriscar, mas reter. Você precisa crer na eficácia da semente, no poder da multiplicação. Generosidade financeira com pessoas, sua igreja local, projetos sociais ou missionários é um projeto de fé, você o lança a um “fundo perdido”, não tem como ter o controle sobre isto, mas você crê que depois de muitos dias você o achará. Sua semente vai nascer, as flores se abrirão e os frutos aparecerão.
As sementes lançadas no Reino de Deus sempre trazem colheitas surpreendentes e abundantes, nesta vida e na vida eterna.

2.       Semear é um projeto de risco - – “Lança o teu pão sobre as águas” (Ec 11.1). Que garantia teremos de que tais sementes não se perderão? Que encontrarão o solo apropriado, que não serão devoradas pelos pássaros? Esta semente vai descer o rio e vai frutificar, esta é a nossa expectativa, mas não há garantias.
Apesar desta verdade tão clara e elementar, grandes colheitas são resultantes de grandes plantações. O lavrador sabe que colocar a semente no chão é arriscado, mas ele não tem dúvidas em agir desta forma. Por causa desta atitude, milhões de pessoas podem se alimentar. Há risco, mas há expectativa. “Depois de muitos dias o acharás”.

3.       Semear é um projeto de inteligência - ... depois de muitos dias o acharás” (Ec 11.1). a agricultura é uma das áreas que mais gera lucro aos produtores. As possibilidades da vida são imensas. A terra, aliada à soberania e provisão de Deus, ao poder inerente à semente, gera dividendos grandes e abundantes.
O homem tolo ou ignorante, não planta. Sua inteligência não é grande o suficiente para perceber o potencial presente na semeadura. Deus sempre encoraja seu povo a semear com fé, abundantemente. “Aquilo que o homem semear, certamente colherá”. Pessoas que semeiam vão encontrar lá na frente, colheita abundante.
Calvino ensinava aos protestantes em Genebra, um princípio básico de economia doméstica. Ele afirmava que deveriam viver com 80% de seus ganhos. 10% deveria ser empregado em investimentos sábios e perenes e os outros 10% deveriam ser investido na obra do Senhor. Este é um princípio das Escrituras que nos ensinam que vamos viver abundantemente com 90%, enquanto que, 100% não serão suficientes. Há verdade é que “quem não semeia, não colhe”.
Em Eclesiastes 10.18 lemos: “Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa”. Semear é um processo inteligente, porque não sabemos que mal sobreviverá à terra (Ec 11.2). Então, vamos semear.

4.       Semear é um projeto a longo prazo - ... depois de muitos dias o acharás” (Ec 11.1). Não espere semear e colher no outro dia. A semente precisa nascer, crescer, dar frutos, e isto é um processo lento. Um antigo provérbio espanhol afirmava que “sempre passam meses entre semear e recolher a semente”.
Quando o povo de Deus é exilado na Babilônia, Deus lhes ordena a construir casas, dar seus filhos em casamento, e plantar árvores (Jr 29.4-7). Quem já viveu em fazenda sabe que plantar árvores é diferente de plantar horta. Um pé de alface, um tomate, um pepino, produzem com relativa rapidez, mas um pé de manga e jabuticaba levam mais de 10 anos para começar a frutificar. É necessário dar tempo ao tempo. No entanto, quando semeia, encontrará esta semente germinada, lá adiante.

5.       Semear é um projeto que abençoa outras vidas – “Reparte com sete, e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra” (Ec 11.2). Existe um efeito multiplicador e abençoador no ato da generosidade. Boas sementes vão abençoando todos ao redor.
O Apóstolo Paulo afirma: “Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus” (2 Co 9.12). Quando ministramos aos outros gestos de generosidade, isto traz alívio ao sofrimento do que pouco possui, supre a necessidade das pessoas, e traz muita glória ao nome de Deus. Um ditado antigo afirma: “Faça pelos outros sem pensar em retribuição, todos nós deveríamos plantar algumas árvores sob cujas sombras nunca nos assentaremos”.

6.       Semear deve ser um projeto ininterrupto – “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas” (Ec 11.6)
No processo de espalhar sementes e fazer o bem, muitas vezes nos cansamos, desanimamos e nos frustramos. A colheita não vem como esperávamos, e eventualmente paramos de semear, por nos fatigamos. Neste texto aprendemos que devemos continuar semeando, sem desanimar. “Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão”.
Paulo afirma: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.58). Noutro lugar exorta: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6.9).
Nem sempre o semeador está encorajado. Desanimo, frustração, desencorajamento, depressão, desilusão brotam facilmente. Mas é necessário perseverar. Continuar semeando a boa semente, porque “quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.6).

Conclusão

Este texto nos encoraja a semear.
Lança a semente, ponha a mão no arado. “Quem somente observa o vento, nunca colherá”.
Vivemos dias maus, e facilmente perdemos o foco do projeto de espalhar sementes. Por isto, aposentamos os instrumentos de trabalho. Comemos as sementes, temos medo de perdê-las, que não venham a frutificar, ou temos preguiça de plantar.
Você tem semeado? Lançado sementes? Qual tem sido a qualidade de tua semente?
O profeta Oseias afirma que o povo de Deus havia semeado ventos e colhido tormentas, por isto, diz ele: “Não haverá colheita, a erva não dará farinha; e se a der, comê-la-ão os estrangeiros” (Os 8.7). Por isto a Palavra de Deus nos exorta a semear em justiça.

A grande semeadura de Cristo
O Profeta Isaías fala profeticamente da obra de Cristo, cerca de 700 anos antes de sua vinda. Fala que a semente que ele plantaria seria sua própria vida doada pela humanidade. “...derramou sua alma na morte, foi contado com os transgressores, contudo levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu” (Is 53.13). Sua semeadura foi sacrificial, mas ele sabia do poder da semente: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O meu servo, o justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si” (Is 53.11).
O profeta afirma que ele antecipava os frutos: Vidas resgatadas do poder do pecado, das mãos do diabo, libertas das trevas e da ignorância espiritual, sua vida gerando vida. Assim foi a sua obra na cruz, trazendo perdão dos pecados, pagando o preço de nossa vida. Ele semeou sua própria carne para justificar seus filhos, e ficou satisfeito.

Assim também hoje, muitos dos que semeiam em justiça, bondade e generosidade, ficarão satisfeitos quando olhar a colheita e perceber como a semeadura da bondade e do amor glorifica a Deus.

Conclusão:
Johnny Appleseed foi um legendário americano que plantou árvores nos USA. Muitos pensam que Johnny Appleseed foi uma ficção, mas ele era uma pessoa real, nascido em Leominster, Massachusetts em 26 Setembro de 1774. Seu nome era John Chapman, mas ele foi chamado Johnny Appleseed por causa de seu amor por plantação de árvores de maçãs. Ele se transformou num homem que plantava maças por todos os lados que ia. Seu propósito era espalhar árvores, que alimentassem centenas e milhares de pessoas. Fez isto de força incansável e se tornou uma lenda na cultura americana. Muitas pessoas foram abençoadas com sua semeadura.
Jesus fez o mesmo com sua vida. Ele a entregou para que tivéssemos vida. Ele vos deu vida quando estávamos mortos em vossos delitos e pecados. Os apóstolos resumiram a vida de Jesus dizendo que ele andou entre nós fazendo o bem.
Quando olhamos para a vida de Jesus, somos desafiados a semear.

Semeia Sempre
No campo do mundo tu es um semeador.
Não podes fugir à responsabilidade de semear. Não digas que o solo é áspero, que chove frequentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é tua função julgar a terá e o tempo. Tua missão é semear.
A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco de água, são semente que germinam facilmente.
Não semeies, porém, descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável! Semeia com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisso o motivo central de sua felicidade.
E ao semear não penses: quanto me darão? Quanto demorará a colheita? Recorda que não semeias para enriquecer aguardando o ganho multiplicado; semeias porque não podes estar inativo, porque não podes viver sem dar, porque não podes servir a Deus sem servir os demais!
És dono de ti mesmo, da vida e do universo! Tua semente, pois não cairá no vazio. Sem esperar recompensa, receberás recompensa; sem esperar riquezas enriquecerás; sem pensar em colheita, teus bens se multiplicarão. E tudo, porque semeias num Reino onde dar é receber, onde perder a vida é encontrá-la, onde gastar servindo é aumentar.
Semeia sempre em todo terreno, em todo tempo, a boa semente, com  amor, com interesse, como se estivesse semeando o próprio coração...
Sê pois, um semeador!

Autor desconhecido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário