O Livro de Atos dos Apóstolos tem sido chamado
por muitos de “Atos do Espírito Santo”, e, na verdade, este título é mais do
que adequado, porque o que percebemos é este movimento divino sobre a Igreja
Primitiva, e a forma como a igreja vivia num ambiente marcado pela
sobrenaturalidade. Manifestações angelicais, prodígios e sinais eram a marca
desta igreja local. Assim como a perseguição, o martírio, a expansão da igreja.
Certa
vez perguntaram ao Dr. Francisco Leonardo, que por muitos anos foi o Diretor do
Seminário Presbiteriano do Norte em Recife: “Se a igreja de hoje fosse
perseguida, ela não seria mais fiel?” Ele respondeu: “Talvez se a igreja fosse
mais fiel, seria mais perseguida”.
Este
texto de Atos é também marcado por sobrenaturalidade:
a.
Um anjo fala a Filipe. (At 8.26). Pessoalmente nunca nenhum anjo
me apareceu para trazer qualquer mensagem, a não ser que considere o primeiro
encontro com minha esposa, como uma manifestação angelical, porque, na verdade,
ela me parecia um anjo. O ministério dos anjos, entretanto, é algo claro tanto
no AT como no NT, que o descreve como “espíritos
ministradores a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14).
Precisamos
considerar que ainda hoje são relatadas esporádicas manifestações angelicais.
Portanto, devemos evitar os dois riscos relacionados ao ministério de anjos:
Sua supervalorização, e sua negação.
b.
Deus ordena a Filipe que se dirija a uma região desértica (At
8.26). Deus o envia para o nada. Isto mostra que O Espírito Santo pode nos
conduzir de forma não usual e em estranhas circunstâncias.
Muitas
vezes a igreja de Cristo perde por caminhar apenas por estranhas previsíveis.
Deus muitas vezes usará caminhos não convencionais para atingir seus
propósitos.
c.
Filipe correndo ao lado de uma carruagem. Isto poderia ter
assustado a comitiva do eunuco, mas pareceu natural aos que protegiam. Talvez a
forma e a simplicidade de Filipe não dava a impressão de ameaça.
d.
Filipe sendo arrebatado – (At 8.39). Logo após o batismo ele é
retirado dali e trasladado para Azoto.
Ray
Stedman afirma que não se trata de um literal arrebatamento, mas de um
“arrebatamento espiritual”, que encheu o coração do Eunuco de júbilo e deixou
Filipe absorto numa experiência estática. Apesar de toda esta explicação
psicológica, particularmente creio que não precisamos explicar textos tão
excepcionais, porque o ambiente todo desta narrativa é de excepcionalidade.
Quem é
este etíope?
O texto
afirma que ele era alto oficial da rainha de Candace, que não era um local como
podemos imaginar imediatamente, nem o nome. Candace era um título honorifico,
assim como rei, imperador, Czar ou Faraó. Ao lermos o texto percebemos que ele
era um homem temente. “Viera para adorar
em Jerusalém”. (At 8.27). Talvez uma referência a muitas pessoas cansadas
dos ídolos e que buscam uma resposta espiritualmente mais clara de um Deus
verdadeiro.
Comentaristas
afirmam que, por ser ele da Etiópia, seria o primeiro negro convertido ao
cristianismo. O que é um dado muito interessante.
Em que
este texto nos desafia?
1.
Homens de cultura secularizada ou idolátrica
podem apresentar desejo profundo pela verdade. Este
homem tem interesse pelo Deus de Israel, por isto vem a Jerusalém. Tem
interesse pela mensagem do Antigo Testamento, tanto que adquiriu um pergaminho,
material caro, uma preciosidade escrito em pele de cabras e o levava consigo.
Nos dias de Cristo, ter um pergaminho era uma prerrogativa de pessoas ricas.
Muitos
homens de alta classe social demonstram interesse pela palavra. Este eunuco veio
da Etiópia, numa caravana, até Jerusalém, para adorar o Deus de Israel. Ainda
hoje encontramos pessoas sinceras e desejosas de Deus, que se sacrificam para
encontrarem respostas espirituais.
2.
Mesmo homens com grande qualificação podem
encontrar dificuldade em entender a palavra. Quando
Filipe lhe pergunta: “Entendes o que
lês?”, ele admite sua dificuldade. “Como
posso entender?” Muitos precisam entender a Palavra, mas precisam da ação
da igreja para traduzir as verdades simples e profundas das Escrituras.
Curiosamente,
o texto lido é de Isaias, que mostra como Deus, através de seu Servo sofredor,
resolve a culpa e a condenação da raça humana, sendo levado à cruz. Ele aponta
para o Messias que morreria pelos seres humanos. “Certamente ele levou sobre si nossas dores e as nossas enfermidades
levou sobre si”.
3.
Independentemente da classe social,
precisamos entender que há um momento que devemos assumir publicamente a fé e
serem batizados.
Batismo
é um ato público de obediência, e um testemunho que todo aquele que deseja
servir a Cristo precisa assumir. Dependendo da classe social ou status que a
pessoa tem, isto pode se tornar alguma coisa muito complicada e constrangedora.
Mas isto é um mandamento, não é opcional.
4.
Qual é o requisito para o batismo? A fé.
Provavelmente
temos aqui a mais antiga liturgia batismal da história. A conversão é
fundamental para quem deseja o batismo, seguida de uma declaração: “Creio que Jesus é o Filho de Deus”.
Aplicações:
A. Quem inicia o projeto de alcançar o coração
do homem é o próprio Deus. “Um anjo
do Senhor falou a Filipe” (At 8.26). A palavra “angelos”, significa literalmente “enviado”. Deus inicia seu plano
em duas direções: primeiro, no coração do oficial da Etiópia. A sede, o desejo
de conhecer a Deus, é sempre despertado pelo próprio Deus. Segundo, enviando
Filipe para um local deserto, onde ele teria acesso ao coração daquele homem.
B. Deus procura homens dispostos a obedecer, na
sua obra missionária. A ordem de Deus é esdrúxula: “vai para o lugar onde não tem ninguém”
(At 8.26).
Filipe
não pergunta o que era para fazer, nem reclama do desconforto e do calor do
sol, nem questiona a ordem de “ir para um lugar deserto”. Ele andou cerca de 90
Kms, até que este encontro se deu. Sua trajetória eram bem mais que de um dia. Ele
foi e ficou aguardando a próxima ordem que seria dada pelo próprio Deus. Será
que não apresentaríamos um questionário diante de Deus antes de dizermos sim?
Talvez questionássemos até o seu método estranho de nos enviar para um lugar
que não tem ninguém. Se é para fazer missão, certamente gostaríamos de ir a um
lugar onde houvesse muitas pessoas para ouvir a mensagem.
Para
acompanhar o carro, Filipe tem de correr (At 8.30). É maravilhoso observar o
tempo preciso do Espírito Santo. E ai está Filipe, acompanhando a carruagem, e
perguntando ao importante homem, ministro da fazenda: “Entendes o que lês?”
C. Deus encontra pessoas que sinceramente o
buscam – “Viera adorar em
Jerusalém”. (At 8.27). Se você é
alguém que tem buscado a Deus, sinceramente, esteja certo de que Deus será
encontrado.
a. “Buscar-me-eis e me achareis, quando me
buscardes de todo coração”...
b. “Invoca-me e te responderei, anunciar-te-ei,
coisas grandes e ocultas que não sabes”.
c. “Batei e abrir-se-vos-á, buscai e me achareis”.
Esta é a
dinâmica do reino de Deus.
“Pois são estes os adoradores que o pai busca
para si”.
Conclusão:
Quais as
consequências deste encontro?
1.
O
encontro com Deus gera compromisso público. “Que me impede que seja eu batizado?” Existe um momento na vida em
que não é possível mais ter dubiedade e incerteza. Fé cristã precisa ser
assumida.
O eunuco
assume sua fé diante de seus servos e diante da comitiva. Ele assume sua
convicção pessoal.
O Dr.
Ray Stedman, aclamado pregador batista de Palo Alto, CA, brinca com este texto
dizendo: “Nestas horas, os batistas exclamam: Não falei que o batismo era por
imersão?”. Mas o próprio Stedman afirma: “Não há neste texto nenhuma evidência
de que ele foi batizado por imersão. O ponto é que ele foi batizado para assumir
sua nova vida em Cristo”. E ele usa dois argumentos:
i.
Ambos desceram
à agua – vs. 38. Se se trata de batismo, então, Filipe também foi batizado;
ii.
Ambos saíram
da água: “eu não posso dizer que o eunuco imergiu, mesmo porque este não é o
objetivo do texto”(Stedman).
2.
O
coração é impactado pela alegria do Espírito – (At 8.39). A obra de
Cristo renova o coração. O que é interessante é que ambos ficam tomados por
esta euforia espiritual.
Muitas
vezes sou tomado por profunda alegria ao batizar alguém, que encontrou a graça
de Cristo em sua vida, foi perdoada de seus pecados, justificada pela fé em
Cristo Jesus. Principalmente quando tal pessoa era resistente ao Evangelho e se
quebrantou diante da maravilhosa mensagem de salvação.
3.
O
Impacto na cultura – O texto bíblico afirma que ele “foi, seguindo o seu caminho” (At 8.39). Para onde? Para a África. Historiadores
sugerem que este homem iniciaria uma obra missionária no seu país de origem.
Não é
isto que Jesus deseja fazer?
Não foi
isto que ele disse ao gadareno que estivera endemoninhado depois de ser
liberto? “Vai para a tua casa, para os
teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti.
Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis, tudo o que Jesus lhe fizera;
e todos se admiravam” (Mc 5.19-20).
O Evangelho
impacta o coração e penetra nos lares daqueles que são alcançados pelo
evangelho e nos lugares onde tais homens frequentam. Aqui vemos como evangelho
se irradia. Este eunuco volta para seu país de origem, para sua importante
função de ministro do tesouro. Ele não deixou seu cargo público, não se
resignou porque agora era um cristão. Ele exerce sua cidadania como homem
público, mas agora com outro componente na sua vida: Ele era servo de Cristo.
O mesmo
acontece com o gadareno que após sua libertação, retorna para sua família, em
sã consciência, ponderado e equilibrado, e para sua cidade Decápolis, onde
vivera por anos excluído socialmente e que era uma região que não pertencia ao território
de Israel.
A
Etiópia está localizada no Norte da África, e alguns sugerem que se trata
atualmente do Sudão. Desta forma percebemos como o evangelho vai alcançando
pessoas em diversos lugares e assim, através de pessoas transformadas, o
testemunho vai se espalhando e as maravilhosas bençãos de Deus vai se
manifestando.
Filipe
ainda será citado mais uma vez no livro de Atos (At 21.8-9). Ele posteriormente
vai morar na importante cidade de Cesaréia Marítima, e tinha quatro filhas,
todas profetisas. Isto mostra que o zelo e a obediência de Filipe ao Evangelho,
atinge também sua família. Todas suas filhas estavam compromissadas com o reino
de Deus. O ministério, quando exercido com fidelidade, gera profundo impacto
nas novas gerações.
Isto é maravilhoso!
Tais
coisas acontecem quando o Espírito Santo sopra, e a igreja é guiada pelo Espírito
de Deus.
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