terça-feira, 19 de junho de 2018

At 8.26-40 Quando o Espírito Santo sopra





O  Livro de Atos dos Apóstolos tem sido chamado por muitos de “Atos do Espírito Santo”, e, na verdade, este título é mais do que adequado, porque o que percebemos é este movimento divino sobre a Igreja Primitiva, e a forma como a igreja vivia num ambiente marcado pela sobrenaturalidade. Manifestações angelicais, prodígios e sinais eram a marca desta igreja local. Assim como a perseguição, o martírio, a expansão da igreja.
Certa vez perguntaram ao Dr. Francisco Leonardo, que por muitos anos foi o Diretor do Seminário Presbiteriano do Norte em Recife: “Se a igreja de hoje fosse perseguida, ela não seria mais fiel?” Ele respondeu: “Talvez se a igreja fosse mais fiel, seria mais perseguida”.
Este texto de Atos é também marcado por sobrenaturalidade:

a.     Um anjo fala a Filipe. (At 8.26). Pessoalmente nunca nenhum anjo me apareceu para trazer qualquer mensagem, a não ser que considere o primeiro encontro com minha esposa, como uma manifestação angelical, porque, na verdade, ela me parecia um anjo. O ministério dos anjos, entretanto, é algo claro tanto no AT como no NT, que o descreve como “espíritos ministradores a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hb 1.14).
Precisamos considerar que ainda hoje são relatadas esporádicas manifestações angelicais. Portanto, devemos evitar os dois riscos relacionados ao ministério de anjos: Sua supervalorização, e sua negação.

b.     Deus ordena a Filipe que se dirija a uma região desértica (At 8.26). Deus o envia para o nada. Isto mostra que O Espírito Santo pode nos conduzir de forma não usual e em estranhas circunstâncias.

Muitas vezes a igreja de Cristo perde por caminhar apenas por estranhas previsíveis. Deus muitas vezes usará caminhos não convencionais para atingir seus propósitos.

c.     Filipe correndo ao lado de uma carruagem. Isto poderia ter assustado a comitiva do eunuco, mas pareceu natural aos que protegiam. Talvez a forma e a simplicidade de Filipe não dava a impressão de ameaça.

d.     Filipe sendo arrebatado – (At 8.39). Logo após o batismo ele é retirado dali e trasladado para Azoto.

Ray Stedman afirma que não se trata de um literal arrebatamento, mas de um “arrebatamento espiritual”, que encheu o coração do Eunuco de júbilo e deixou Filipe absorto numa experiência estática. Apesar de toda esta explicação psicológica, particularmente creio que não precisamos explicar textos tão excepcionais, porque o ambiente todo desta narrativa é de excepcionalidade.

Quem é este etíope?
O texto afirma que ele era alto oficial da rainha de Candace, que não era um local como podemos imaginar imediatamente, nem o nome. Candace era um título honorifico, assim como rei, imperador, Czar ou Faraó. Ao lermos o texto percebemos que ele era um homem temente. “Viera para adorar em Jerusalém”. (At 8.27). Talvez uma referência a muitas pessoas cansadas dos ídolos e que buscam uma resposta espiritualmente mais clara de um Deus verdadeiro.
Comentaristas afirmam que, por ser ele da Etiópia, seria o primeiro negro convertido ao cristianismo. O que é um dado muito interessante.

Em que este texto nos desafia?
1.     Homens de cultura secularizada ou idolátrica podem apresentar desejo profundo pela verdade. Este homem tem interesse pelo Deus de Israel, por isto vem a Jerusalém. Tem interesse pela mensagem do Antigo Testamento, tanto que adquiriu um pergaminho, material caro, uma preciosidade escrito em pele de cabras e o levava consigo. Nos dias de Cristo, ter um pergaminho era uma prerrogativa de pessoas ricas.
Muitos homens de alta classe social demonstram interesse pela palavra. Este eunuco veio da Etiópia, numa caravana, até Jerusalém, para adorar o Deus de Israel. Ainda hoje encontramos pessoas sinceras e desejosas de Deus, que se sacrificam para encontrarem respostas espirituais.

2.     Mesmo homens com grande qualificação podem encontrar dificuldade em entender a palavra. Quando Filipe lhe pergunta: “Entendes o que lês?”, ele admite sua dificuldade. “Como posso entender?” Muitos precisam entender a Palavra, mas precisam da ação da igreja para traduzir as verdades simples e profundas das Escrituras.
Curiosamente, o texto lido é de Isaias, que mostra como Deus, através de seu Servo sofredor, resolve a culpa e a condenação da raça humana, sendo levado à cruz. Ele aponta para o Messias que morreria pelos seres humanos. “Certamente ele levou sobre si nossas dores e as nossas enfermidades levou sobre si”.

3.     Independentemente da classe social, precisamos entender que há um momento que devemos assumir publicamente a fé e serem batizados.
Batismo é um ato público de obediência, e um testemunho que todo aquele que deseja servir a Cristo precisa assumir. Dependendo da classe social ou status que a pessoa tem, isto pode se tornar alguma coisa muito complicada e constrangedora. Mas isto é um mandamento, não é opcional.

4.     Qual é o requisito para o batismo? A fé.
Provavelmente temos aqui a mais antiga liturgia batismal da história. A conversão é fundamental para quem deseja o batismo, seguida de uma declaração: “Creio que Jesus é o Filho de Deus”.

Aplicações:
A.   Quem inicia o projeto de alcançar o coração do homem é o próprio Deus. “Um anjo do Senhor falou a Filipe” (At 8.26). A palavra “angelos”, significa literalmente “enviado”. Deus inicia seu plano em duas direções: primeiro, no coração do oficial da Etiópia. A sede, o desejo de conhecer a Deus, é sempre despertado pelo próprio Deus. Segundo, enviando Filipe para um local deserto, onde ele teria acesso ao coração daquele homem.

B.    Deus procura homens dispostos a obedecer, na sua obra missionária. A ordem de Deus é esdrúxula: “vai para o lugar onde não tem ninguém” (At 8.26).

Filipe não pergunta o que era para fazer, nem reclama do desconforto e do calor do sol, nem questiona a ordem de “ir para um lugar deserto”. Ele andou cerca de 90 Kms, até que este encontro se deu. Sua trajetória eram bem mais que de um dia. Ele foi e ficou aguardando a próxima ordem que seria dada pelo próprio Deus. Será que não apresentaríamos um questionário diante de Deus antes de dizermos sim? Talvez questionássemos até o seu método estranho de nos enviar para um lugar que não tem ninguém. Se é para fazer missão, certamente gostaríamos de ir a um lugar onde houvesse muitas pessoas para ouvir a mensagem.
Para acompanhar o carro, Filipe tem de correr (At 8.30). É maravilhoso observar o tempo preciso do Espírito Santo. E ai está Filipe, acompanhando a carruagem, e perguntando ao importante homem, ministro da fazenda: “Entendes o que lês?”

C.    Deus encontra pessoas que sinceramente o buscam – Viera adorar em Jerusalém”.  (At 8.27). Se você é alguém que tem buscado a Deus, sinceramente, esteja certo de que Deus será encontrado.
a.     Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo coração”...
b.     “Invoca-me e te responderei, anunciar-te-ei, coisas grandes e ocultas que não sabes”.
c.     “Batei e abrir-se-vos-á, buscai e me achareis”.
Esta é a dinâmica do reino de Deus.
Pois são estes os adoradores que o pai busca para si”.

Conclusão:
Quais as consequências deste encontro?

1.     O encontro com Deus gera compromisso público. “Que me impede que seja eu batizado?” Existe um momento na vida em que não é possível mais ter dubiedade e incerteza. Fé cristã precisa ser assumida.
O eunuco assume sua fé diante de seus servos e diante da comitiva. Ele assume sua convicção pessoal.
O Dr. Ray Stedman, aclamado pregador batista de Palo Alto, CA, brinca com este texto dizendo: “Nestas horas, os batistas exclamam: Não falei que o batismo era por imersão?”. Mas o próprio Stedman afirma: “Não há neste texto nenhuma evidência de que ele foi batizado por imersão. O ponto é que ele foi batizado para assumir sua nova vida em Cristo”. E ele usa dois argumentos:
i.               Ambos desceram à agua – vs. 38. Se se trata de batismo, então, Filipe também foi batizado;
ii.              Ambos saíram da água: “eu não posso dizer que o eunuco imergiu, mesmo porque este não é o objetivo do texto”(Stedman).

2.     O coração é impactado pela alegria do Espírito – (At 8.39). A obra de Cristo renova o coração. O que é interessante é que ambos ficam tomados por esta euforia espiritual.
Muitas vezes sou tomado por profunda alegria ao batizar alguém, que encontrou a graça de Cristo em sua vida, foi perdoada de seus pecados, justificada pela fé em Cristo Jesus. Principalmente quando tal pessoa era resistente ao Evangelho e se quebrantou diante da maravilhosa mensagem de salvação.

3.     O Impacto na cultura – O texto bíblico afirma que ele “foi, seguindo o seu caminho” (At 8.39). Para onde? Para a África. Historiadores sugerem que este homem iniciaria uma obra missionária no seu país de origem.

Não é isto que Jesus deseja fazer?
Não foi isto que ele disse ao gadareno que estivera endemoninhado depois de ser liberto? “Vai para a tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis, tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam” (Mc 5.19-20).

O Evangelho impacta o coração e penetra nos lares daqueles que são alcançados pelo evangelho e nos lugares onde tais homens frequentam. Aqui vemos como evangelho se irradia. Este eunuco volta para seu país de origem, para sua importante função de ministro do tesouro. Ele não deixou seu cargo público, não se resignou porque agora era um cristão. Ele exerce sua cidadania como homem público, mas agora com outro componente na sua vida: Ele era servo de Cristo.

O mesmo acontece com o gadareno que após sua libertação, retorna para sua família, em sã consciência, ponderado e equilibrado, e para sua cidade Decápolis, onde vivera por anos excluído socialmente e que era uma região que não pertencia ao território de Israel.

A Etiópia está localizada no Norte da África, e alguns sugerem que se trata atualmente do Sudão. Desta forma percebemos como o evangelho vai alcançando pessoas em diversos lugares e assim, através de pessoas transformadas, o testemunho vai se espalhando e as maravilhosas bençãos de Deus vai se manifestando.  

Filipe ainda será citado mais uma vez no livro de Atos (At 21.8-9). Ele posteriormente vai morar na importante cidade de Cesaréia Marítima, e tinha quatro filhas, todas profetisas. Isto mostra que o zelo e a obediência de Filipe ao Evangelho, atinge também sua família. Todas suas filhas estavam compromissadas com o reino de Deus. O ministério, quando exercido com fidelidade, gera profundo impacto nas novas gerações. 

Isto é maravilhoso!

Tais coisas acontecem quando o Espírito Santo sopra, e a igreja é guiada pelo Espírito de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário