segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Conferência de Casais. Palestra 2: Conduzindo a família através da oração e dependência de Deus



Pr. Jesus Aparecido – 27.10.2018
Park Hotel Imperial – Anápolis

Texto: Tg 5.17-18

Moisés ficou 40 anos achando que era alguém, 40 anos para aprender que não era ninguém e 40 anos para saber quem era Alguém.

Palestra: O que não me contaram no casamento antes de me casar? Só depois da convivência conseguimos entender realmente quem é o outro.
Na verdade, falamos muito em deus, mas sempre na perspectiva de instrumentalizá-lo. Somos arrogantes. Nossa força é nada, mas a arrogância é imensa!
Precisamos de Deus.
Nascimento do filho: Ninguém tem manual. Todos somos marinheiros de primeira viagem. Filhos são diferentes.

No mundo da incredulidade, o homem tomou posse da sua vida e desprezou Deus.
Biografia de Mandela, depois de 27 anos numa mina de calcário, lhe perguntaram como ele sobreviveu sem se tornar vingativo e amargo. ele responde: “Eu sou o senhor do meu destino, eu sou o capitão de minha alma”. Apesar de tal afirmação ser muito interessante e deve ser lido na perspectiva de sua fala, este não é o discurso de um homem de Deus. Não somos donos do nosso destino!

Nietzsche: “Deus está morto. Quem o matou? Eu e você!”
Temos uma perspectiva deísta: Deus distanciado.

Ricardo Barbosa:
“A pior forma de ateísmo não é o materialismo dialético ou o filosófico, ensinado nas universidades, que nega a existência de Deus, mas o ateísmo evangélico, que transforma Deus num ser distante”.

Schaeffer: “O Deus que intervém, está presente! Responde nossas orações”.

Tg 5.16: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”. A soberania de Deus não é determinista.

Por que orar?
A.     A Bíblia ensina a orar...
B.     Jesus orava...
C.     Deus responde nossas orações.

Paul Washer: Os discípulos ao verem Jesus orar, não pedem para que ele lhes ensine a andar sobre as águas, nem a fazer milagres e curar, mas a orar.
Você pediria a alguém que não ora para ensinar a orar? Você pediria a um perna de pau para ensinar seu filho a jogar futebol?

At 10.4: Cornélio é um homem temente a Deus que de contínuo orava e dava esmolas. Suas orações e seus atos de bondade foram guardados diante de Deus. Assim como também são guardados diante dele nossos atos de maldade. Tudo o que você  fizer, não espere reconhecimento, Deus sabe... ele está vendo...

Hb 13.5-6: oração nos leva à dependência de Deus.
Como orar?
A.     De acordo com a vontade de Deus – “Seja feita a tua vontade”. No céu, a vontade de Deus é sempre feita. O único lugar em que a vontade de Deus não tem sido feita é na terra.
B.     Orar com fé – Para orar é preciso ter fé (Hb 11.6). perseverança.
a.     Elias era um homem sujeito às nossas mesmas paixões.
b.     Como os profetas eram frágeis e humanos.
                                               i.     Jeremias: briga com Deus, pede para abandonar seu ministério, entrega os pontos.
                                              ii.     Elias. Ora e desce fogo dos céus, mas era humano, depressivo. Mas orou sete vezes. Será que desistiríamos? Ele orou porque cria, orou contra a desesperança, e correu quando viu um pequeno sinal.
                                            iii.     Moisés: batalha decidida com mãos levantadas.

A verdade é que ESTAMOS MUITO INCRÉDULOS!
Mãos levantadas, joelhos dobrados, definem a sorte de uma nação. Mantem uma família em pé, sustentam o casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário