O EVANGELHO DE MARCOS
A Mensagem de João Batista
Mc 1.1-7
Introdução
O Evangelho de Marcos, um dos quatro evangelhos canônicos do Novo Testamento, apresenta uma narrativa concisa e impactante sobre a vida e o ministério de Jesus Cristo. Em comparação com os outros evangelhos, Marcos se destaca por sua ênfase na ação e na autoridade de Jesus.
Marcos é o evangelho da ação. Por isto é considerado como o Evangelho direcionado ao homem moderno, pois ele não gasta muito tempo nos detalhes, e apresenta suscintamente a identidade de Cristo e sua obra. A narrativa dinâmica e focada na ação de Jesus torna o evangelho de Marcos particularmente atraente para os leitores modernos.
Jesus é apresentado como servo que está sempre em atividade. A parte mais importante do evangelho não é o que nós devemos fazer, mas o que Deus fez por nós em Cristo. O evangelho não é discussão nem debate, mas uma proclamação. Ela está centralizada na pessoa de Jesus Cristo. O seu conteúdo é Jesus Cristo: sua vida, obra, morte, ressurreição, governo e segunda vinda.
O Evangelho de Marcos utiliza uma linguagem vívida e direta, criando uma narrativa rápida e envolvente. A ação é centralizada em Jesus, apresentando-o como um homem de ação, cujas palavras e feitos demonstram seu poder divino. Enfatiza a paixão, morte e ressurreição de Jesus, destacando o sofrimento do Messias como parte essencial de seu plano de salvação. Ele é o Servo Sofredor, conforme as profecias do Antigo Testamento, o Messias que veio para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos é considerado o evangelho sinótico mais antigo, servindo como base para Mateus e Lucas.
O reino de Deus, tema central do evangelho, é apresentado como uma realidade presente, mas também futura, que se manifesta através do poder de Jesus. A fé é um elemento central na vida dos discípulos. Marcos mostra como a fé em Jesus pode curar doenças, expulsar demônios e trazer vida abundante. Outro tema é o convite para sermos discípulos de Jesus. Isto significa seguir seus passos, renunciar a si mesmo e tomar sua cruz.
Depois de citar a profecia de Isaias (Mc 1.2), Marcos apresenta João Batista, como cumprimento desta profecia. (Mc 1.4-7).
A mensagem de João Batista apresenta a seguinte linha de pensamento:
1. Uma mensagem cristocêntrica
q João Batista aponta para Cristo, e não para si. O alvo é a mensagem, não o pregador
q Ela cria expectativa no ouvinte sobre a Pessoa de Cristo (Mc 1.7-8)
· Ele revela a superioridade do ministério de cristo (Mc 1.7)
2. Uma mensagem de arrependimento
a) Trata o pecado de forma séria (Lc 1.7-10)
b) Lida com o arrependimento como condição essencial para remissão de pecados (Mc 1.4)
c) Capacita o homem não apenas a compreender sua condição, mas ser capaz de admitir seu pecado e confessá-lo (Mc 1.5)
3. Uma mensagem sobre o conteúdo do batismo
a) Mais que um ritual, um sinal – Um símbolo sempre aponta para algo maior que o simbolizado.
b) Os riscos do ritual:
¨ Ritualismo desacompanhado da vivência interna – Torna-se seco, sem vida, estéril;
¨ O menosprezo ao ritual – Esvaziamento do símbolo, desprezo.
c) Ritual com expressão de sacramentalidade – Bençãos mediatizadas pelo objeto. Tanto a Ceia como o Batismo são meios de benção (sacramentos). Através destes ritos somos abençoados. Calvino fala da presença “real e espiritual de Cristo na ceia.” Não devemos nos afastar da ceia do Senhor.
d) Ritual como selo, confirmação: Sinal externo de uma graça interna.
4. Uma mensagem que aponta para o Espírito Santo (pneumatológica) –
a) Batismo de fogo, não apenas de água.
b) Batismo de Cristo, não do Espírito Santo – O Espírito Santo é batizado, Jesus é o batizador, esta é uma de suas funções.
c) A linguagem do Batismo:
q Batismo externo (com água) aponta para o batismo de fogo;
q Batismo do Espírito é sinal e selo da conversão. (Mt 28.18-20)
q Batismo como selo de vida cristã – Ef 1.13-14
q Batismo do Espírito: Não um ato, mas plenitude – Ef 5.18
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