Introdução:
Uma das características marcantes da geração
pós moderna é seu descompromisso com as instituições, e esta atitude pode ser
sintetizada na afirmação de que “cremos,
mas não pertencemos”. Muitos participam de uma comunidade, crêem naquilo
que é pregado, mas não se sentem parte daquele projeto, não tem um senso de pertencimento.
A Palavra de Deus nos afirma que uma das
coisas que o Espírito Santo nos chama para viver em comunidade. “Todos nós fomos batizados em um corpo” (1
Co 12.13). É fácil dizer que cremos numa igreja universal, invisível, mística,
mas nem sempre é fácil traduzir esta convicção para um corpo visível, tangível,
histórica e concreta.
Um dos grandes desafios para quem participa de
uma comunidade local e quer ver o bom andamento deste grupo é tomar atitudes para
ajudá-la a andar com saúde, ser mais efetiva em sua missão, atingir as pessoas
que precisam ser alcançadas.
Estudar a carta de Paulo aos Coríntios é
importante para isto, porque esta igreja é extremamente confusa e vive uma
convulsão espiritual, com lutas internas e partidarismos. A luta pelo poder era
evidente: Pessoas espiritualizavam suas atitudes, havia sérios conflitos
doutrinários e a igreja estava morrendo espiritualmente. Nenhuma igreja do Novo
testamento foi mais confusa que esta. Paulo tenta colocar as coisas no seu
devido lugar, dando instruções ao povo de Deus.
Neste texto vemos algumas medidas praticas
sugeridas por Paulo, para protegermos a igreja de Cristo, da qual fazemos
parte:
- Focalize no
objetivo comum
– Na missão e vocação da igreja local (1 Co 1.10). “Falem a mesma coisa, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”. Se você deseja abençoar sua igreja, você
precisa entender isto.
A palavra “mesmo”,
aparece três vezes expressando unidade de propósito. Isto significa ter um
objetivo comum. Como membro de um corpo, precisamos entender a filosofia de visão e Missão da
comunidade local. Mesmo que esta igreja nunca tenha discutido filosofia de
missão, possui na sua essência, uma forma de ser subjacente ao projeto, e tem uma configuração própria, um propósito,
uma personalidade que foi construída com o tempo. Talvez o seu rosto não seja
aquele com o qual você identifica, por isto temos diferentes tipos de
comunidades. Igrejas e pessoas possuem personalidade: Algumas são barulhentas
na sua essência, outras silenciosas; algumas são voltadas para justiça social,
outras são de muita oração e busca de poder; umas amam o estudo reflexivo e
sério da palavra, outras possuem forte ênfase em missão transcultural; algumas
estão com um forte programa de Escola Dominical ou grupos de comunhão, e outras
nos sacramentos e justiça social, etc... As opções são quase infinitas. Mas se
você quiser participar de uma comunidade precisa se identificar e somar com
esta visão, nunca dividir.
Algumas pessoas sofrem do famoso “complexo de
Adão”, querem refazer tudo a partir delas mesmas. Ao participarem de uma
comunidade, querem mudar tudo porque possuem uma visão diferente. Quando cremos
que determinados projetos precisam existir dentro de um corpo local, obviamente
podemos tentar influenciar e abençoar a igreja, mas é importante também
descobrir a visão da igreja e dispor dons e talentos para que sejam utilizados
na dinâmica deste corpo. Nenhuma igreja consegue atender todos os tipos de
pessoas e ministério. Traga seus talentos e sua visão para ajudar a igreja.
Procure descobrir o que anda acontecendo e aquilo que pode e deve ser
fortalecido. Nós estamos num time e queremos saber como este time pode ganhar do
inimigo real, Satanás.
Portanto, descubra qual é a agenda comum da
igreja.
Existem irmãos que parecem não se aperceber da
idéia do corpo. As atividades da igreja e a programação estão acontecendo, mas
isto não tem nada a ver com ele. Ele não se sente responsável por sua
comunidade, pelos programas nem pelo sustento da obra da igreja. Coloca-se como
crítico e observador da comunidade, torna-se exigente com ela, mas não
contribui, não acrescenta nada, não se engaja. Facilmente cobra atitudes do
pastor, e é exigente quanto aos líderes, mas ele mesmo não sabe e não deseja
saber quais tem sido os sonhos da comunidade. Anos após anos seus filhos são
cuidados pelas professoras do Depto Infantil, mas ele não quer saber quanto
custa o material que as crianças usam, nem como podem ajudar no trabalho das
crianças, não se envolvem com os líderes dos pré-adolescentes e adolescentes,
etc. Se a Igreja está em construção ou reforma, isto não tem nada a ver com
ele. A igreja está em campanha de oração? Isto não lhe toca. Se existe um curso
de e treinamento e aperfeiçoamento na igreja ele não se interessa, porque estas
coisas não lhe interessam.
Você abençoa sua igreja quando você traz você
para somar na visão da sua igreja local.
Muitos reclamam que a igreja é fria, mas nunca
participam de uma reunião de oração. Falam que a igreja não visita, mas nunca
visitaram ninguém, nunca ligam para um irmão para saber porque ele está
afastado da igreja, nunca quiseram se envolver com qualquer grupo da igreja,
não participam de uma célula. Distanciados assim, sem envolvimento, enfraquecem
a igreja, já que uma comunidade nada mais é que a soma de seus membros.
Ela
será receptiva se você é receptivo;
Será
forte em oração, se você se dispuser a orar;
Será
uma comunidade rica se você decidir contribuir;
Terá
programas interessantes se você trouxer seus talentos e sua disposição.
Existem pessoas que passam anos na igreja mas
nunca descobriram seu lugar. Outros, porém, já chegam e se encontram, acham
como abençoar sua igreja, trazem seus talentos, dispõem do seu tempo,
disponibilizam seus recursos.
A igreja de Corinto era problemática. Havia
sérios problemas morais e teológicos rondando o povo. Alguns não sabiam
discernir corretamente entre o certo e errado. Outro grave problema estava nas
suas tendências e preferências em torno de líderes. Era uma comunidade cheia de
conflitos relacionais, por isto estava ameaçada.
Neste texto verificamos que existiam 4 grupos
na igreja: Paulo, Apolo, Cefas e Cristo. Ela se dividia em torno de quatro
líderes que representavam quatro atitudes e tendências dentro do grupo. Paulo
faz aqui uma pergunta essencial: Está
cristo dividido?
- O Grupo de Paulo
: Os
Intelectuais.
Paulo representa o grupo mais reflexivo da
Igreja. Aquele tipo de pessoa que gosta de análise pesada teologicamente; são
os leitores de compêndios de Teologia sistemática, apreciam de Francis
Schaeffer; C.S. Lewis; R.C. Sproul, Darrel Johnson – é um grupo teologicamente mais
denso.
Podemos inferir isto ao fazermos uma análise
do estilo de ministério de Paulo. Ele não era um grande pregador, mas suas
idéias eram muito precisas e aquilo agradava um grupo especifico da comunidade,
que detesta uma teologia superficial.
Porque sabemos que ele não era grande
pregador?
1.
Na sua terceira viagem, em Trôade, pregou um sermão muito longo, e um rapaz
dormiu durante o mesmo, a bíblia até mesmo registra o seu nome: Êutico (At
20.9). Naturalmente que se o fato de alguém dormir durante o sermão revela a
oratória do pregador, como pregadores estamos perdidos, porque o que tem de
gente dormindo durante a mensagem... mas o texto de Atos nos mostra que Paulo
prolongou demasiadamente em seu discurso, e o resultado é que sua fala monótona
trouxe sono ao auditório;
2.
O próprio Paulo reverbera um comentário que teria sido feito na igreja de
Corinto. Então, tratava-se de uma espécie de consenso nas igrejas em que havia
pastoreado. “As cartas, com são efeito são graves, mas a palavra, fraca e
desprezível” (2 Co10.10). Ele não era do tipo de pregador que empolgava um
grupo de fiéis.
3.
Sabemos também, por outro lado, que a marca de Paulo era a profundidade com que
tratava os assuntos da igreja. O próprio Pedro, que era também um apóstolo, faz
um comentário sobre isto, ao fazer uma referência sobre as cartas paulinas: “...ao falar acerca destes assuntos, como, de
fato, costuma fazer em todas as suas epistolas, nas quais há certas coisas
difíceis de entender, que os ignorante e instáveis deturpam, como também
deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles” (2 Pe
3.16).
O valor deste grupo: A Igreja de Cristo
precisa ter homens que tenham capacidade de reflexão e conteúdo mais
amadurecido. Existe sempre uma tendência à superficialidade da fé e crendices.
Nestas horas, homens bem preparados, são capazes de olhar para as Escrituras
com mais profundidade e trazer equilíbrio. Uma das características da Reforma
do Século XVI, é que surgiram homens muito bem preparados intelectualmente,
como Martinho Lutero e João Calvino.
Perigos deste grupo: Intelectuais correm o
risco de se tornarem frios e racionalistas, apesar de amarem a Jesus.
Desenvolvem uma espécie razão sem paixão, fé sem fogo, vida espiritual sem
emoção, coração seco. Uma das piores conseqüências é o orgulho, já que “o saber ensoberbece” (RA) ou “incha”
(RC). (1 Co 8.1).
B. O
Grupo de Apolo: apaixonados e emotivos.
Se entendermos quem era Apolo, entenderemos o
que ele representa.
1.
Apolo era egípcio, de Alexandria, eloqüente e fervoroso na Palavra (At 18.25). Era
capaz de balançar a igreja com seus sermões apaixonados, impactar pessoas pela
dinâmica de sua própria alma. Apolo satisfazia ao grupo mais emotivo da igreja.
2.
Era fervoroso de Espírito – At 18.25 Já
viram isto na Igreja? Uma pessoa cheia de vibração e exuberância na alma, como
isto provoca reações? Ele “falava
ousadamente”. Era enfático na sua forma de comunicar o Evangelho.
3.
Não era muito profundo – Apesar de toda sua empolgação e carisma, não era do
tipo que conhecia de forma plena o que comunicava.
3.1. Conhecia apenas o batismo
de João - At 18.25
3.2. Priscila e Áquila tiveram
que tomá-lo consigo e mais exatamente expor o caminho do Senhor- At 18.26
4.
Forte poder de convencimento - At 18.26
Existem muitos na igreja, que sem saber muito
são capazes de incendiar o corpo de Cristo, gerar emoção e empolgação numa
comunidade. Este grupo é apaixonado e fácil se deixa contagiar por emoções e
paixões espirituais e representa outra faceta da comunidade: Gente do fogo,
apaixonada. Apolo é carismático,
personalista, apaixonado.
O valor deste grupo: É bom ter um grupo assim na igreja. Pessoas
que se apaixonam pelas verdades do evangelho, empolgadas nos projetos e cheias
de fé e coragem em Deus para enfrentar grandes desafios. Quando preciso de
pessoas para orar, para sonhar, este é o grupo que primeiramente compra a
idéia. A história possui vários exemplos de pessoas como Carlos Wesley, avivalistas
como Finney e Charles Whitefield e a paixão de Spencer e dos moravianos.
Perigos deste grupo: Facilmente descamba
em doutrinas que não somente distorcem o evangelho, mas que o negam
frontalmente. Veja os grandes tele evangelistas nos dias de hoje. Leia um livro
como “Bom dia, Espírito Santo” de
Benny Himm, que vendeu milhões de exemplares, mas o seu conteúdo é fraco e
herético em muitos pontos. São muito
apaixonados e emotivos, mas superficiais na análise das Escrituras e no
conteúdo da Bíblia. Falam com paixão, mas sem precisão. Priscila e Áquila
tiveram que gastar um tempo com ele, para levá-lo ao conhecimento maduro das
escrituras; Consideram mais importante a paixão que a razão, a emoção que a
verdade, por isto se perdem facilmente em experiências e sinais e podem correr
o risco de criar uma teologia sem fundamento, só porque sentiram um pouco mais
de arrepio. O problema é que todo desvio da Palavra de Deus pode trazer morte.
Errar na interpretação da Palavra significa “errar na vocação de Deus” para a
vida. Por isto é necessário conhecer bem a Palavra do Senhor.
C. O
Grupo de Pedro: Conservadores e tradicionais.
Pedro era essencialmente conservador. Por
várias vezes a Palavra nos mostra como enfrentou dilemas simplesmente por causa desta sua
tendência.
Vejamos a experiência de Cornélio em At 10.
Quando Deus mostra a Pedro o seu projeto para
os gentios, ele se revela muito resistente. Encontra dificuldade em entender a
mensagem de Deus. Ariovaldo Ramos afirma que esta visão lhe foi dada não porque
ele fosse um homem espiritual, mas pela sua teimosia em achar que Deus só
poderia fazer do jeito que sua tradição lhe havia ensinado (At 10.9-16).
O texto nos mostra que Cornélio recebe uma
visão de Deus e envia os mensageiros e Pedro. Mas para que ele pudesse conversar com os
gentios, Deus teve que dar a mesma visão três vezes, até que foi incisivo com
ele. “Não consideres impuro aquilo que eu
já purifiquei”. O assustado Pedro os acompanha. Ao chegar à casa de um
gentio, sua pergunta reflete o seu incômodo, ao levantar a incrível questão: “Por que me chamastes?”. Ora, Deus já
havia dito a Pedro o que deveria fazer na casa deste homem, no entanto ele
ainda se encontra indeciso sobre pregar ou não a mensagem àqueles que não eram
judeus. Não nos admiramos, portanto, que o Espírito Santo desça sobre os gentios
quando Pedro ainda pregava. A impressão que tenho é que o Espírito Santo agiu
assim, com medo de que Pedro estragasse o que já havia falado até então.
Existe ainda outro episódio na Galácia que nos
revela sua dificuldade para entender a universalidade da mensagem, registrado
em Gálatas 2.11-14.
Neste texto Pedro chega a ser admoestado por
Paulo, porque convive bem com os gentios, enquanto os irmãos judeus não chegam
de Jerusalém, mas depois se afasta e rejeita os gentios novamente, apesar de
todas as experiências anteriormente presenciadas. Paulo diz que Pedro agiu de
forma contrária ao evangelho. Por que? Por causa do seu conservadorismo.
Ainda encontramos outro episódio revelando sua
dificuldade diante do presbitério em Jerusalém (At 15). Aqui, mais uma vez,
Pedro é colocado numa situação de ter que defender algo que ele mesmo não
estava muito certo. Felizmente, apesar de toda pusilanimidade de sua defesa, o
Concílio de Jerusalém reconhece que os gentios de fato deveriam estar incluídos
na missão. Mas apesar desta abertura, a resolução ainda sai com alguns ranços
judaicos relacionados à comida e rituais (At 15.29)
O valor deste grupo: Toda Igreja possui
pessoas conservadoras. Particularmente gosto de trabalhar com este grupo, por
que ele é sempre fiel e presente em situações de crise. É o grupo que se mantém
firme quando a comunidade enfrenta oposição, e é o grupo fiel no trabalho, na
presença, nos dízimos, são pessoas com as quais você pode contar porque são
sólidas nas suas atitudes.
.
Perigos deste grupo: O problema surge
quando atitudes conservadoras contrariam até mesmo o Evangelho, como no caso de
Pedro na Galácia. Por exemplo, facilmente conservadores se perdem em usos e
costumes, em procedimentos que não são bíblicos, mas temporais. Confundem ainda
acidente com essência; histórico com revelado; temporal com o eterno, sem
perceber que a verdade não está nem no velho nem no novo, mas no eterno. O
resultado é que surge deste grupo uma tendência legalista que pode conspirar
contra o projeto de Deus, e com as adaptações culturais que a igreja precisa
fazer, dependendo do seu contexto histórico.
Existem muitas pessoas na igreja que são fiéis
e conservadoras, não tanto na teologia que não pode ser mudada, mas nas formas
e métodos, naquilo que pode ser negociado sem nenhuma perda para o evangelho,
que muitas vezes tem a ver com a cultura de um povo, ou a expressão litúrgica
de uma geração ou de uma nação. São pessoas que nunca pararam para perguntar
porque fazem o “que” fazem e o “como” fazem. Não querem refletir nem
questionar. Parecem-se com o personagem do famoso filme “O violonista no
telhado”, que só tem vontade de gritar “tradição!!!”. Grupos assim tendem a
valorizar coisas, formas, metodologia, sem verificar a validade da herança que
receberam. Confundem métodos com
princípios.
Por causa disto, encontram dificuldade em
romper com valores e estruturas arcaicas. Não param para perguntar se Deus está
querendo trazer algo novo para sua comunidade, tem dificuldade em entender a
vontade de Deus no contexto em que estão vivendo, e valorizam mais os métodos
que as pessoas, a instituição que sua dinâmica, e acham isto muito espiritual.
d. O
Grupo dos “Espirituais” –
O último grupo que surge aqui é o grupo que
diz “e eu de Cristo” (1 Co 1.12). Ao
afirmar isto, dá uma aparência de espiritualidade, mas a motivação pecaminosa é
a mesma dos grupos anteriores, que estão dividindo a igreja de Corinto. A base é
a carne. Este grupo expressa “orgulho espiritual” e superioridade sobre os
demais irmãos. A Igreja primitiva já enfrentava este tipo de problema com os
“pneumatikons” (literalmente, gente do “espírito”),
que se julgava espiritual demais em relação aos outros.
Dois textos nos ajudam a entender este tipo de
atitude.
Col 2.18-23 – Neste texto Paulo questiona um grupo
que “pretextava humildade”, isto é, tinha
aparência de coisa boa, “baseava-se em
visão”, e começa a se orientar por experiências místicas. Este grupo apresenta
três graves sintomas:
*
Gosta
de “arbitrar” sobre a vida dos outros, tornando-se o juiz espiritual, condenando
e julgando os outros. Ao fazerem isto se transformam implicitamente em
parâmetros de espiritualidade, medida e fim para os demais.
*
Sua
aparente humildade nada mais é que disfarce para sua “pretensão”, pois são “enfatuados”
na sua mente. Outra tradução mais antiga usa o termo “inchados” (RC)
*
Tal
espiritualidade é “carnal”. A mente deles é orientada por sentimentos
interiores, apesar de aparentar humildade. É falsa humildade!
1 Co 12.1 – Aqui Paulo fala dos que se julgavam
acima dos outros na sua espiritualidade: “Acerca
dos espirituais” (1 Co 12.1). Curiosamente não está se referindo aos “dons
espirituais”, como a nossa tradução da Bíblia parece indicar, mas originalmente
ele diz: “peri de toun pneumatikon”, isto
é, “acerca dos espirituais”. Paulo está tratando daqueles que se julgam donos e
detentores dos dons, e por isto, toda discussão do texto gira em torno de
atitudes. Paulo não está questionando os dons, já que dons são bênçãos, não
problemas. O problema são os espirituais. Stuart Briscoe, conhecido pregador americano
disse certa vez: “As pessoas que mais me dão trabalho são os
super-espirituais”.
Os super-espirituais não são ensináveis -
Sabem tudo! Os “super-espirituais” estão acima de julgamentos. Linguagens de
poder como “Deus me falou”, “eu ordeno!”, “tenho uma visão”, podem se tornar
muito fortes, dependendo o contexto no qual são proferidas.
Perigos deste grupo: Vocês devem ter
percebido que, honestamente, não estou dando nenhum valor a este grupo, ao
contrário dos demais. Aqui surge o clássico caso descrito por Paulo como
zelo sem entendimento (Rm10.2). São pessoas
aplicadas, mas que podem destruir a unidade e a paz de uma comunidade, em nome
de Deus. Tudo isto numa vestimenta muito espiritual, com profecias, dons,
visões, revelações, etc. São capazes de destruir valores, relações, tudo em
nome de uma suposta e profunda espiritualidade. Jesus disse que “a sabedoria é
justificada apelos seus filhos”. Que filhos os super espirituais estão gerando?
Certa igreja no Estado de Tocantins se dividiu
por causa de uma profetisa. Ela começou trazendo algumas palavras “espirituais”
para a igreja, depois questionou a autoridade do jovem pastor, e num domingo
afirmou que ela, e não o pastor, deveria pregar. Quando o pastor a questionou,
ela foi embora da igreja levando cerca de 30 seguidores consigo. Dentro de um
mês estourou o escândalo: Um dos diáconos que a seguiu estava envolvida com ela
num escândalo sexual.
Outra tendência dos super-espirituais é a atitude
sem reflexão. Gente apaixonada, e pouco reflexiva tende a se fundamentarem em
disposições que atraem muitas pessoas. Jeremias fala destas pessoas como “fanáticas
que se fazem passar por profetas” (Jr 29.26). São tendentes a criar seus
fundamentos nas emoções, do tipo “Deus me falou”. Certo dia um rapazinho me disse que teve uma
“revelação”. Ele afirmou: “Deus me falou”. Quando lhe perguntei como Deus lhe
falara, se era uma voz audível, se foi uma experiência mística, se foi um
sentimento ele me respondeu: “Eu senti no meu coração!”. Então, tive
oportunidade de lhe ministrar dizendo que havia uma imensa distância entre
“sentir no coração” e “ter uma revelação de Deus”.
Por isto é importante focalizar no objetivo
comum. Na missão e vocação da igreja local. Trabalhar junto, falar a mesma coisa, ser inteiramente unido, na mesma disposição mental e no mesmo
parecer. Se você deseja abençoar sua igreja, precisa entender isto. Este é
o primeiro passo para proteger sua igreja.
Qual
é a natureza da igreja?
Para
que ela existe?
Qual
é a filosofia de ministério de sua igreja?
Apóie.
Encoraje.
E
se descobrir uma igreja perfeita, não se dirija a ela, porque você a estragará!
Certa
igreja colocou na entrada: “Você não
é mau demais para entrar, nem bom demais para ficar de fora”.
- Quando existir
conflitos, dê nome aos bois – Este é o segundo ponto, se quiser
proteger a sua igreja. Tome cuidado com a maledicência.
A igreja de Corinto estava passando por muitas
disputas e diferenças, e era até natural que a maledicência tomasse conta do
grupo. Em épocas de discordância é muito fácil desenvolver esta atitude e tomar
partido. Nestas horas, é fácil semear discórdia, e falar quando não deveríamos
falar. No entanto, a Palavra de Deus trata com muita seriedade esta questão.
Muitos gostam de trazer informações dizendo
que não vão falar a fonte, por uma questão de ética, mas Paulo faz questão de
dizer o nome da pessoa que trouxe as informações. “fui informado pelos da casa de Cloe”(1 Co 1.11). Cloe é um
substantivo feminino. Uma mulher da comunidade trouxe a informação para Paulo. Apesar
de todas as brincadeiras que fazemos sobre a fofoca feminina, gostaria de
enfatizar que homem quando dá para ser fofoqueiro, também é um desastre.
Paulo demonstra que, por uma questão de ética,
a fonte precisa ser citada. Ele cita a irmã que lhe trouxe a informação. Se o
que ela estava dizendo era mentira, seria desmascarada.
Portanto, quando existir um conflito, dê nome
aos bois.
Quando nomeamos os agentes da informação evitamos
a maledicência.
Paulo fala de Alexandre, o latoeiro, que lhe causou
grandes males; cita Evode e Síntique, duas irmãzinhas da igreja de Filipos que
tiveram que ser publicamente admoestadas, porque estavam numa disputa interna;
fala ainda de Himeneu e Fileto, dois irmãos cujo língua corroia como câncer.
Um dos grandes problemas da igreja é a fofoca,
e quem lança mão desta atitude, invariavelmente gosta de usar termos
impessoais: “alguém falou”, ou, “disseram”, ou “andam falando”. Isto é
maledicência.
Então, para destruir o germe desta atitude,
pergunte quem disse. É necessário confrontar, ouvir as partes, dar tempo para
defesa. Talvez quem disse tenha razão e isto precisa ser considerado. Se, por
outro lado fez declarações de má fé, deve ser confrontado porque está mentindo.
Perdeu a oportunidade de ficar calado. A melhor forma de acabar com o estopim
de uma fofoca, é dando nome aos agentes da notícia. Transparência destrói
murmuração.
Em Pv 6.16.19 lemos o seguinte: “Seis coisas o SENHOR aborrece,
e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que
derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se
apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que
semeia contendas entre irmãos”. Curiosamente, a ênfase mais pesada do texto
recai no uso maléfico da língua. Deus abomina aquele que “semeia contenda entre
os irmãos”. O termo abominar é usado
no Antigo Testamento para práticas homossexuais, feitiçarias e mediunidade.
Rick Warren afirma que “fofocar é transmitir
informações quando você nem é parte do problema nem parte da solução.” Diplomata
é aquele que manda o outro pro inferno de tal forma que o cara fica louco para chegar
o dia da viagem.
A verdade é que só existe uma forma de você se
aproximar de um conflito, de comentários e fofocas: com uma lata de água ou com
um barril de gasolina.
Certa mulher tinha um sério problema por causa
do mau uso da língua. Um dia, reconhecendo o seu pecado, procurou o pastor e
disse que gostaria de consagrar sua língua no altar do Senhor. O pastor,
cansado daquela mulher fofoqueira, olhou para o púlpito e disse: “não dá irmã,
sua língua não cabe no altar”.
Diante de boatos e maledicências, antes de
passar a informação adiante, pergunte três coisas:
A.
O
que ouvi é Verdadeiro?
B.
É
necessário que eu leve a notícia adiante?
C.
Este
comentário vai edificar o outro?
3. Contribua
com sua igreja – Outra forma de proteger sua igreja é investindo na sua
comunidade local. Por isto, participe, envolva-se. Para contribuir
positivamente com sua comunidade, existem três coisas fundamentais:
- Tempo: A grande mentira que tentamos usar é que
não temos tempo, mas todos sabemos que tempo é questão de prioridade. Você
acha que uma pessoa interessada num negócio ou um rapaz interessado numa
moça não vai encontrar tempo para se conectar a esta pessoa, por mais
corrido que tenha sido seu dia?
Por isto, disponha-se a dar de seu tempo para
sua comunidade. Veja como o tempo é importante:
ü
Adoração
envolve tempo. Um antigo hino dizia: “Para seres santo, tempo hás de tomar”.
Não há como desenvolver uma espiritualidade profunda sem dar de seu tempo para
a obra do Senhor.
ü
Liderança
- Toda pessoa que deseja assumir liderança na igreja, precisa dispor de tempo
para sua comunidade. Esta pergunta deveria ser feita a todo aquele que deseja
ser um oficial da igreja.
ü
Participe
de suas atividades: Não é estranho que os líderes e pastores, precisem insistir
com as pessoas para que venham aos eventos de sua comunidade? Muitas vezes
existem programações especiais na igreja, e ninguém aparece. Isto enfraquece as
atividades da igreja..
Quando o Dr John Stott esteve trazendo
palestras ao Brasil, um dos interlocutores lhe perguntou qual era o segredo de
sua vitalidade espiritual, e ele respondeu: “Existem quatro princípios que
norteiam minha vida: a). Sempre
participo dos cultos da minha igreja; b)-Leio a Bíblia todos os dias; c)- Oro
todos os dias; d)-Nunca me ausento da Eucaristia.
Inicialmente podemos achar simples tais
afirmações, mas na medida em que avançamos na vida, vemos como são relevantes e
oportunas. Sem um envolvimento de qualidade e de tempo com nossa igreja, não
conseguiremos abençoá-la e protegê-la.
Traga seu tempo. Ninguém pode contribuir se
não estiver disposto a dar parte de seu tempo para receber treinamento
adequado, para investir na obra do Senhor. Um dia destes liguei para uma pessoa
da igreja, estávamos olhando a casa do lado da igreja que foi a leilão, para
ver a viabilidade da compra, e eu lhe disse três coisas, já que ele tem boa
experiência nesta área: Quero que você nos ajude em três pontos:
(a)-
Ligue para a empresa e descubra os detalhes;
(b)
Não me cobre sua consultoria;
(c)-
Caso venhamos a comprar a casa, que você nos ajude financeiramente.
Ou seja, além de pedir seu talento, ainda
queria sua ajuda. Vocês não acham esta proposta razoável e viável?
- Talento: Para contribuir efetivamente com nossa
comunidade, precisamos trazer os talentos e dons. Ofertar aquilo que
sabemos fazer de melhor. Existem muitas pessoas talentosas no mundo
empresarial, que freqüentam igrejas, mas que não as servem com seus dons.
Sabem lançar mão do marketing empresarial para seus business, aplicam
métodos e sistemas modernos à sua empresa, lançam mãos das ferramentas da
sociologia, psicologia, medicina e marketing para alcançar resultados
expressivos para sua companhia, mas não empregam a mesma dinâmica na
igreja. Parece que tudo o que é medíocre é admissível na igreja.
Precisamos colocar nossos dons a serviço do
reino. Participar da vida da igreja, com aquilo que sabemos fazer.
O Pr. Ebenézer Bittencourt, presidente do
Instituto Haggai no Brasil, afirma que parece existir na entrada de toda
igreja, um espírito maligno que leva as pessoas a se tornarem medíocres. Ele
chama isto de “encapetamento da mediocridade”. Enquanto a tecnologia, a
informática e pesquisas de ponta são usadas no mundo fora da igreja, parece que
nos acomodamos com tudo que é ruim.
Pense em como utilizar seus talentos. Como
você pode ajudar sua igreja a sair de uma determinada etapa para outra?
Melhorar a sua forma de ser e fazer as coisas? Trazer qualidade e excelência
para sua comunidade?
- Tesouro: Traga seu tesouro – ajude a contribuir
financeiramente com sua igreja local. Aprenda a trazer com fidelidade suas
ofertas e dízimos. Quando não nos sentimos como parte do projeto, não nos
dispomos a contribuir, pois achamos que a construção da igreja não tem
nada a ver conosco.
Você tem contribuído
sistematicamente com sua igreja?
No meu pastorado
descobri que as pessoas não contribuem por quatro razões:
a. Não crêem na Bíblia – A palavra de Deus está cheia de exortações
para que os adoradores tragam suas ofertas a Deus. Tanto no Antigo como no Novo
Testamento, vemos sempre estas recomendações. Então, se a pessoa não está
contribuindo realmente, acho que ou ela não conhece as Escrituras ou deliberadamente
a quer desobedecer;
b. Não confiam nas promessas de Deus – A palavra de Deus faz promessas
claras àqueles que contribuem para a obra do Senhor. “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;
se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus
lagares” (Pv 3.9-10). “Ninguém aparecerá diante de mim de mãos vazias” (Ex
34.20); “Tornou o rei Davi a Ornã: Não; antes, pelo seu inteiro valor a quero
comprar; porque não tomarei o que é teu para o SENHOR, nem oferecerei
holocausto que não me custe nada” (1 Cr 21.24); “E isto afirmo: aquele que
semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância
também ceifará” (2 Co 9.6); “Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão
para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os
frutos da vossa justiça” (2 Co 9.10); “Quanto à coleta para os santos, fazei
vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada
um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando,
para que se não façam coletas quando eu for” (1 Co 16.1,2). Uma coisa é certa:
dinheiro é coisa espiritual, e devemos lidar com nossos recursos desta forma.
c. Não confiam na liderança desta igreja – Esta é uma razão
que costumeiramente encontramos naqueles que não trazem suas ofertas á casa do
Senhor. “Não confio na administração dos recursos da igreja”. Neste caso,
sinceramente, você deveria procurar outra igreja, na qual você se sinta
confortável em contribuir, mas não deixe de trazer seus recursos à casa do
Senhor.
d. Não tem nada a ver com a comunidade, portanto, não sente a
responsabilidade de sustentá-la ou
mantê-la. Talvez este seja o motivo pelo qual tantas pessoas jamais
contribuíram para suas igrejas locais, e talvez elas estejam certas. Elas
realmente não fazem parte daquela igreja. A manutenção e sustento da igreja não
tem nada a ver com elas.
4. Cuide de seus líderes – Se você deseja
proteger sua igreja, este é o quarto passo, Tenho encontrado vários grupos
diferentes de pastores: deprimidos, desencorajados, desanimados e descrentes.
a. Líderes deprimidos – Este é um caso de enfermidade. Muitas
pessoas sofrem com diversas doenças e embora a depressão seja a mais conhecida
ela não é a única. Existem variações da melancolia, entre elas síndrome de
pânico, fobias, transtornos obsessivos- compulsivos, etc. eventualmente tenho
encontrado pastores doentes. Eles não tem vontade nem força para o trabalho.
Como a igreja pode agir em situações como esta?
b. Líderes desencorajados – Esta é uma
situação bem diferente da primeira. Eles simplesmente perderam o ânimo para o
trabalho, seja por causa de situações especificas do campo, seja por causa do
histórico de frustrações e desilusões. Eles simplesmente vão deixando o
ministério passar lentamente, sem empolgação para novos projetos. O que pode
ser feito para encorajar este pastor: Companheirismo? Oração? Palavras de
apreciação?
c. Líderes desanimados – Tento fazer uma
pequena distinção entre o grupo anterior. Neste caso, faz parte da natureza a
preguiça, a falta de vontade, a justificativa constante para não fazer as
coisas. A Bíblia fala do homem preguiçoso, que diz sempre: “Um leão está solto na rua”. Ele não faz
porque é, por sua natureza e constituição, ruim de serviço mesmo... Se você trabalha numa grande empresa sabe que
existem funcionários assim. Sem disposição para fazer, sofrem um conhecido caso
de desídia. Só fazem a coisa sob pressão, e quando cobrados se mostram
reativos. Que atitude a igreja pode tomar quando encontra pastores em situações
semelhantes? No mercado de trabalho ele seria imediatamente demitido, será que
não seria esta mesma atitude a ser tomada quando se refere à obra do Senhor? E
quando este líder tem sempre uma resposta muito espiritual para justificar sua
atitude?
d.
Líderes descrentes – Neste
caso, perderam a fé no poder do Evangelho. Pode ser que nem sempre tenha sido
assim. Talvez uma frustração maior com Deus ou com as pessoas, ou uma oração
que não foi respondida, gere este sentimento de falta de fé. Mas a Bíblia
afirma que “aquele que semeia, cumpre
fazê-lo com esperança” (1 Co 9.10). O que fazer se o coração não consegue
mais crer o que sabe ser verdade, quando prega sem confiar nas próprias
promessas que anuncia ao povo de Deus, quando se está vivendo de aparências? Quando
não mais sabemos orar nem depender de Deus?
A Palavra nos exorta a
encorajarmos os líderes, para que exerçam seus ministérios sem gemerem (Hb 13.17).
Normalmente pessoas que amam os pastores são capazes de aproximar-se deles em
tempos de dificuldade e protegê-los. Gostam de convidá-los para suas casas,
para terem lanches e almoços com eles. O resultado que tenho visto é que, em
geral, novos líderes da igreja surgem de lares que gostam de pastores e
missionários. Pessoas que falam mal de seus líderes, em geral, afugentam os
filhos da igreja.
Nas Escrituras,
aprendemos ainda a tratar com consideração os nossos pastores: “Acateis com apreço os que trabalham entre
vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam. Os tenhais em máxima
consideração. Vivei em paz uns com os outros” (1 Ts 5.12-13).
Portanto, ame seus
líderes, ore por eles, encoraje-os, convide-os a tomarem um café na tua casa,
faça um almoço para teus pastores, abençoe-os, cuidem destes homens, pois isto
redunda em benção para suas vidas. Já vi muitos diáconos, presbíteros e
pastores sofrendo pela incompreensão e desamor da igreja.
5. Assuma um compromisso público com sua igreja – 1 Co 1.13 lemos:
“...Foram vocês batizados em nome de
Paulo?” Esta pergunta retórica de Paulo, leva-nos a pensar num passo
simples e decisivo que devemos assumir
diante da comunidade: O compromisso do batismo e do envolvimento público
com a comunidade. Este é o quinto passo para proteger e se envolver com sua
igreja local.
Vivemos dias em que as
pessoas admitem que fazem parte de uma igreja universal, invisível, que se
constitui de todos os remidos da igreja de Cristo, de todos os tempos e em
todos os lugares. Mas a Bíblia também nos exorta a fazermos parte de uma igreja
tangível, histórica e local. Na grande comissão, os discípulos de Cristo
deveriam ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Tenho
visto muitas pessoas que ainda não se comprometeram com sua igreja local, não
foram batizadas e nem assumiram o compromisso de um vinculo no qual se tornam
parte de uma comunidade. Mas viver isoladamente no cristianismo é uma negação,
já que somos um corpo, tendo como cabeça, Cristo; o Senhor da igreja.
Tenho encontrado
muitos irmãos que se sentem envergonhados do batismo em público e gostariam de
fazer isto em uma cerimônia privativa. Quando isto acontece, sempre abro a
palavra para demonstrar que o batismo não é uma decisão solitária, mas
comunitária. É uma forma de testemunhar e confirmar a todos, aquilo que cremos,
e o passo de fé e coragem que damos ao assumir publicamente o Senhor Jesus. E
que ao invés de fazermos isto secretamente, deveríamos convidar nossos amigos,
fazer uma festa e celebrar a redenção que Jesus realizou em nossas vidas.
Portanto, para
defender sua igreja, assuma seu lugar no corpo. Envolva-se!
6. Envolva sua família no projeto – “Batizei também a casa de Estéfanas, além
destes, não me lembro se batizei alguém mais” (1 Co 1.16).
Era comum, que os pais
tomassem a decisão espiritual da casa e assumissem uma posição espiritual. Não
sabemos se o texto sugere que crianças foram batizadas, existem outros textos
da Bíblia onde também vemos referências a batismo de toda família. Quando Lidia
se batizou, também foram batizados “todos
de sua casa” (At 16.15); Quando o carcereiro de Filipos se batizou, também
foram batizados. “E todos os seus foram
batizados” (At 16.33). Os batistas afirmam que não há uma menção clara de
batismo de criança neste texto; os reformados indagam que se não eram os
filhos, quem teria sido?
Bem, certamente não
teremos subsídios exegéticos para negar ou confirmar esta briga histórica, mas
de uma coisa estamos certos. Os apóstolos e os novos convertidos estavam
atentos à necessidade de envolverem, de alguma forma, seus familiares, neste
processo. A casa, os familiares, todos os seus, precisavam ser batizados e
assim o foram.
Isto nos mostra como
precisamos trazer nossos filhos e familiares ao encontro de Cristo. É
interessante a pergunta que o carcereiro faz a Paulo e Silas: “Senhores, que farei para ser salvo?”. Sua
resposta foi: “Crê no Senhor Jesus, e
será salvo, tu e tua casa” (At 16.31). A pergunta foi feita no singular,
mas a resposta para a salvação foi dada no plural. Deus tem um projeto para
nossa família.
Não deixe de envolver
seus filhos na vida da igreja. Muitos pais distanciam os filhos da comunidade
cristã, e eles crescem sem perceber a importância de estarem firmes na graça de
Deus.
7. Ore pela sua igreja – Como último ponto para proteger a igreja,
creio que precisamos cobri-la com nossas orações. A igreja de Cristo tem sido
atacada por setas do diabo, e muitas vezes sofre profundamente com as obras
malignas. Eventualmente não conseguimos entender ou não percebemos quão
seriamente estamos ameaçados.
A Igreja é oposição
declarada ao inferno. Quando Jesus fala em edificar sua igreja, ele afirma que
“as portas do inferno não prevaleceriam
contra ela” (Mt 16.18). Apesar deste texto nos revelar que o inferno é quem
está na defensiva, enquanto a igreja avança, é também muito certo de que igreja
é uma ameaça ao avanço do mal e das trevas. Não sem razão, a igreja tem sido
historicamente tão atacada. Um líder que tomba, um pastor que adultera, um
jovem que de desvia, é sempre uma vitória do maligno.
Não sei se você tem
dificuldade de orar. Mas se há uma coisa na minha vida que é 5% de inspiração e
95% de transpiração, esta é a oração.
Uma pessoa de joelhos,
conspira contra as trevas. Gente intercedendo pela igreja traz vida, e afugenta
as trevas. Precisamos de cobertura espiritual. Nossos líderes e filhos precisam
de cobertura espiritual. Nossos missionários carecem de nossas orações.
Conclusão:
A Igreja é ameaçada quando sua unidade está em risco. Nada ameaça
mais a igreja que suas lutas internas, s divisões e nichos tribais. Igrejas
divididas enfraquecem o testemunho, diminuem a alegria de servir, tornam-se
competitivas entre seus membros e perdem o poder e a capacidade de impactar a
comunidade.
A igreja dividida por lutas e desejo de poder
ainda tem o efeito deletério sofre as futuras gerações. Os filhos sofrem ao
perceber as brigas dentro dela, e perdem a alegria de freqüentarem tais
comunidades. Igrejas onde famílias estão falando mal uma das outras, de líderes
contra pastores e vice versa, causam grande dano ao corpo de Cristo.
Se quisermos proteger nossa igreja local,
precisamos focalizar no objetivo comum de nossa comunidade, dar nome das
pessoas envolvidas nos dilemas internos, contribuir com nosso tempo, talento e
tesouro; precisamos apoiar os líderes, nos envolvermos publicamente, trazer
nossos filhos para a vivencia comunitária, e acima de tudo, orar fervorosamente
por ela. A igreja é uma agencia que conspira contra o inferno, e não é sem
sentido pensarmos que o inferno tem todo interesse no seu fracasso.
Esta é a minha Igreja
“Ela é composta de pessoas como eu,
Ela será simpática , se eu for
Ela fará um trabalho maravilhoso, se eu trabalhar
Ela dará generosamente se eu der generosamente,
Ela atrairá outros à sua comunhão, se eu comungar.
Ela será uma Igreja de lealdade e amor, de fé e
serviço, se eu for cheio disso.
Então, com a ajuda de Deus, eu dedico a mim mesmo
à tarefa de ser tudo isso que eu quero que a minha
igreja seja”.
Samuel Vieira
Anápolis, Janeiro 2012
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