quarta-feira, 23 de abril de 2014

Gn 40 Encontros Surpreendentes




Introdução:

Rick Warren afirma que a Bíblia é um “livro de relacionamentos”, portanto, não é surpresa que ela esteja repleta de encontros, alguns destes surpreendentes. Temos encontro de homens com homens, homens com Deus, homens com filhos. São fatos aparentemente desconexos, que posteriormente se tornam o evento maior da vida de uma pessoa.

Eis alguns destes encontros:

Noé é chamado por Deus para construir uma arca, gigantesca, um grande barco que seria montado numa terra seca. Certamente deve ter enfrentado muita zombaria e crítica, ter sido acusado de lunático e sonhador, mas perseverou em realizar aquilo que Deus o chamara para fazer.

Abraão foi chamado por Deus de uma terra pagã, politeísta. Fora criado vendo inúmeras imagens e arquiteturas representativas de Deuses. Nascera na babilônia (Atual Iraque), e Deus o chama para ir para uma terra estranha, sem lhe dar o endereço “vai para a terra que lhe mostrarei”, e Abraão sai para ser o pai de muitas nações, ser o povo escolhido, de onde surgiria o Messias.

Moisés é um príncipe renegado, que cresce no palácio ao lado dos grandes, mas era filho de uma escrava judia. Desentendeu-se muito cedo com o ministério de relações exteriores do Egito por causa da opressão que era infringida aos estrangeiros e escravos. Num acesso de ira tomou o partido do fraco, meteu-se numa briga e matou um soldado egípcio. Procurado pela justiça, refugiou-se no deserto onde ficou por 40 anos, no anonimato e no silêncio, até que um dia, aos 80 anos – Deus se apresenta numa sarça ardente. Encontro surpreendente.

Mas a Bíblia descreve também muitos encontros surpreendentes de homens com homens.
Foi assim com Filipe no encontro descrito em Atos 8, quando o Espírito o conduz a caminhar ao lado da carruagem de um homem importante, um Eunuco da Rainha de Candace (Etiópia), que era ministro das finanças. Ele está no deserto, voltando com sua comitiva de Jerusalém, e lia em voz alta um texto de Isaías que fala de Jesus como servo sofredor. Filipe se aproxima da carruagem, o ouve lendo e pergunta-lhe: “Entendes o que lês?” diante da negativa, apresenta-lhe Jesus como Messias e Salvador e ali mesmo é batizado. Historiadores cristãos afirmam que este foi o primeiro homem convertido da África.

Encontros surpreendentes!

O texto de Gn 40 nos descreve outro encontro, aparentemente desconexo. nos muitos eventos "estranhos", mas corriqueiros que lhe ocorreram. José encontra-se na cadeia, depois de ter sido acusado injustamente de traição sendo atirado a uma masmorra. Ali muitos sentimentos podem ter vindo à sua mente: “Deus me abandonou!”; “De que me valeu ser íntegro?“ ou, “Deus se esqueceu de mim”. Mas José é um homem em busca de excelência, e novamente começa a se destacar na prisão, e logo lhe foi atribuída uma profissão que exigia certo preparo anterior e que lhe trazia determinados confortos. Ali encontra-se com dois homens, encontros aparentemente “casuais”e “desconexos”: O padeiro chefe e o copeiro chefe. E a vida de José seria mudada depois deste encontro.

Este texto nos ensina algumas coisas fundamentais para nossas vidas:

1.   1. As coisas mais incríveis podem acontecer nos lugares mais inusitados – José encontra-se na prisão. Que surpresa poderia esperar? Todos os dias chegavam pessoas de diferentes lugares acusados de crimes hediondos, de sevícia, de traição. Agora chegam dois suspeitos da casa de faraó. Tentaram assassiná-lo com veneno. Estes dois homens responsáveis pelo almoxarifado e pela qualidade da comida e bebida, eram o padeiro e o copeiro. A comida de Faraó foi envenenada e a investigação foi feita para descobrir quem teria cometido o atentado. Por não se reconhecer imediatamente o culpado, os dois são lançados na prisão. Este evento ordinário mudaria a vida de José, por completo, dois anos depois.

Os assessores de Faraó vão se encontrar com um prisioneiro, vindo de uma cultura estrangeira. Muitas vezes não percebemos Deus nos eventos cotidianos. Mas é nestes eventos comuns onde Deus se revela aos seus. Elizabeth Barrett Bowning afirma: “A terra está impregnada com o céu. E cada arbusto inflamado de Deus, mas somente os que enxergam, descalçam as sandálias”.

Você já tentou vislumbrar Deus na sua história? O que está acontecendo hoje, o que aconteceu ontem? Você é capaz de perceber Deus? De distinguir seus movimentos? Muitos ficam esperando por uma visão, sonho ou profecia, quando Deus está constantemente instruindo e orientando. A maioria das vezes Deus se comunica conosco através dos eventos corriqueiros. As coisas mais incríveis podem acontecer nos lugares mais inusitados.

Deus pode se revelar de forma profunda no meio do luto, sofrimento, na alegria de um encontro, na forma como ele conduz a história de sua vida. Aprenda a discernir Deus nos eventos. Deus está sempre se comunicando.

quando cheguei em 1994 aos EUA, para plantar uma igreja entre povos de língua portuguesa, a convite da Presbyterian Church in America, encontrei enormes obstáculos na solidificação do trabalho. Para começar, metade do grupo nos abandonou antes de 3 meses. Durante quatro meses tentávamos atrair pessoas, evangelizar, mas o esforço era nulo. Até que, um determinado dia, recebemos um telefonema de alguém para que fôssemos realizar o funeral de um brasileiro que morrera num acidente. Ali, naquele ambiente de morte, Deus fez a vida da futura comunidade prosperar. Várias pessoas se converteram, e ali, a 70 kms de distância de onde, inicialmente pensamos em plantar uma igreja, agora surgia uma nova comunidade, que se encontra solidificada ali na cidade de South River, NJ. 

2.      2.  As pessoas mais comuns podem se transformar nas pessoas mais extraordinárias de sua vida

Eventualmente encontramos pessoas a quem não atribuímos muito valor, ou tendemos a ignorá-la, mas todas as portas que Deus abre, ele o faz por meio de relacionamentos.

Em 2006, minha filha veio dos Estados Unidos para trabalhar no Brasil. Havia se formado em Neurobiologia na Harvard, mas queria trabalhar numa área completamente diferente: Mercado ou comércio exterior, marketing, etc., depois de mais de um ano distribuindo currículos em todos os sites disponíveis, absolutamente nada surgiu. Um dia, na porta da igreja, encontro a Dayse Lima, que trabalha na Neo Química com quem compartilhei a situação de minha filha; ela encaminhou o seu currículo para seu chefe, conhecido pela sua competência e pela rejeição ao Evangelho, que resolveu contratá-la apenas pelo seu currículo, apesar de não ter nenhuma experiência na função. Estas pessoas foram usadas por Deus para nos abençoar.

A bíblia afirma: “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos” (Hb 13.2). Precisamos estar atentos às pessoas que surgem nos nossos caminhos, elas podem nos ajudar a discernir a vontade de Deus para nossa história. Já pensaram nisto? Sem saber podemos acolher anjos? Um simples ato de abrir as portas de nossa casa pode se transformar numa realidade surpreendente?

Em 2002 decidi que estava na hora de retornar dos Estados Unidos para o Brasil, depois de quase 9 anos vividos ali. Estávamos sendo sondados por algumas igrejas quando o Nilton Barbosa (Niltinho) esteve em nossa casa, falando que estavam procurando um pastor para a Igreja Presbiteriana Central de Anápolis. Obviamente não me ofereci, mas logo após seu retorno ao Brasil, ele soube de meus planos e me chamou a atenção por não ter lhe contado e desta forma indicou-me à esta igreja na qual já estou no 12 anos de abençoado ministério. 

A verdade é que encontros casuais podem definir sua vida. O copeiro chefe se esqueceu de José, mas no primeiro incidente do qual precisou dele, sabia de alguém que tinha o currículo para as necessidades de Faraó (Gn 40.23). Deus usa os lugares mais comuns, as pessoas mais simples, as situações mais bizarras para realizar coisas extraordinárias.

Philipe Yancey escreveu um livro cujo titulo é Descobrindo Deus nos lugares mais improváveis, nele o autor procura demonstrar a presença de Deus em coisas tão bizarras como o comportamento de peixes, aves, animais e nos cosmo. Yancey afirma que “Deus sempre se dirige para os lugares onde ele é desejado”. (São Paulo, Ed. Mundo cristão, Pg 72). A história está cheia da presença invisível de Deus. Talvez seja esta uma alusão de Jesus ao afirmar que “o homem de bem, tira do velho baú, coisas novas e velhas”.

Recentemente adentrei um pouco o universo literário de Clarice Lispector. Sua originalidade encontra-se no fato de que, ela consegue transformar eventos comuns, como um encontro com uma pessoa no elevador, uma carta de criança, e a conversa com a doméstica, numa peça de arte e literatura.

3.    3. As piores coisas podem se transformar nos fatos mais extraordinários – 
Em 1977, estava chegando ao Seminário de Campinas, São Paulo, com apenas 17 anos, para cursar meu seminário. O Presbitério de Goiânia, ia da capital do Estado de Goiás, até o norte, na cidade Araguaína, hoje Tocantins. Éramos 17 seminaristas e não havia recursos para custear sequer meus estudos no Seminário, sem contar alimentação, vestuário, transportes. Minha igreja também não tinha recursos. O primeiro ano eu paguei adiantado, com a rescisão do contrato de trabalho da empresa na qual trabalhava. O dinheiro era curto, além dos livros que tinha que comprar. No primeiro feriado, carnaval, ficaria sozinho no seminário. Meus pais moravam em Gurupi-TO, a distância e o dinheiro não eram suficientes, então, meu cunhado, Samuel de Paula Jr., me convidou para ir à sua casa, recomendando-me apenas que não namorasse sua irmã de apenas 13 anos, e ainda me ajudou financeiramente a pagar parte da passagem. Como vocês devem saber, aquela menina já é minha esposa desde 29 de Janeiro de 1983. Portanto, saibam todos que não sou de confiança...

Algumas sementes levam anos para brotar...

José teve que esperar dois longos anos até ser lembrado (Gn 41.1). O que ele continua fazer neste período? Ele continua agindo com excelência, fazendo as coisas com diligência, semeando. Eventualmente diante da frustração, facilmente desanimamos e paramos de semear. A Bíblia diz: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos” (Gl 6.9). É fácil desanimar, desencorajar, desiludir, deprimir.

Conclusão:

Aquele encontro fortuito, casual, circunstancial, era o evento de Deus para a vida de José. Ele não sabia para onde sua vida estava sendo conduzida, mas Deus sabia.

Muitas vezes nos assustamos com as privações, com a escassez, com as dificuldades. Não deveríamos. Os céus nunca se surpreendem. Não deveríamos, pelo contrário, saber que Deus está conduzindo a história para um final surpreendente e que você foi incluído neste projeto? Diante de situações difíceis e sem resposta, O Dr. Joe Wilding costuma afirmar: “Eu só quero saber como Deus vai sair desta”.


O encontro mais surpreendente de nossa vida, porém, é da nossa vida com Jesus. Nada é tão revolucionário, impactante e transformador que sua obra em nós. Muitas vezes Deus nos encontra no meio da nossa dor, como fez com Hagar; ou da nossa desesperança, como fez com o cego de Betesda, ou da nossa arrogância, como fez com Saulo; ou da nossa incredulidade, como fez ao pai do garoto possesso de um espírito maligno. Mas sua presença nos transforma, nos restaura e nos traz novamente para o centro de sua vontade. Este é o mais surpreendente dos encontros. O encontro com Jesus, o Filho de Deus.

Em Gn 28, vemos Jacó fugindo de sua casa com medo do irmão. No caminho de :Canaã para Padã-Arã, da atual Palestina para o Iraque, tem um sonho. A visão da escada, a confirmação de Iawé dada aos seus pais de que seria pai de uma grande nação. Depois do seu sonho ele afirma: "Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia" (Gn 28.16).

Corremos o risco de vivermos a vida sem a percepção da presença de Deus, ignorando sua presença, sem consciência da sacralidade das coisas e das pessoas, sem a compreensão da soberania e providência divina. Se você ainda não teve um encontro transformador e impactante com Jesus, ore para que Deus lhe surpreenda. Abra seu coração para acolher a Cristo em seu coração, assim como fez Jacó, ao declarar Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia".

Um comentário:

  1. Ótimo texto, veio de encontro com o que eu estava pensando nos últimos dias, me ajudou a organizar meus pensamentos. Que Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir