sábado, 13 de janeiro de 2018

At 1.8 O poder do Espírito Santo

Resultado de imagem para imagens o poder do pentecoste


Introdução
Um dos maiores desafios da vida cristã é a luta contra o pecado, arraigados em nossa natureza, que satisfazem a luxúria, a cobiça e a vaidade, e muitas vezes não sabemos como obter vitórias sobre tentações e sentimentos obsessivos. Somos pessoas auto centradas e predispostas às propostas que o sistema do mundo e aos ataques de satanás. Se quisermos mudança, precisamos de um poder fora de nós mesmos.
Fé e arrependimento são instrumentos fundamentais para nosso crescimento. Graças a Deus que por meio de Cristo não precisamos lutar com nossa própria força. Deus não apenas nos providenciou Jesus, mas nos enviou seu Espírito para viver e reinar em nossas vidas, pela fé. Nesta lição verificaremos o grande poder do Espírito. Como cristãos queremos ser transformados, desejamos parar de fazer coisas erradas e aprender a amar de forma mais profunda. A grande questão é:
Como podemos ser mudados?"

Ao lermos o relato sobre a Igreja Primitiva, percebemos que os discípulos foram marcados pela ousadia, intrepidez e autoridade espiritual, mas um olhar mais rigoroso nos mostra que AS COISAS, PORÉM, NEM SEMPRE FORAM ASSIM. Antes do Pentecostes, a Bíblia mostra uma comunidade frágil, medrosa e sem ousadia espiritual. Veja como era a vida deles antes do revestimento do Espírito. Basta uma pequena lida no livro de Marcos para vermos como estas coisas são complexas na vida dos apóstolos.

  1. Tinham dificuldade de entender a Palavra de Deus - Mc. 4:13

  1. Eram impotentes, sem autoridade espiritual - Mc. 9:17-18

  1. Eram incrédulos -  Mc.9:19; 20-27

4.  Buscavam posições e primeiros lugares - Mc. 9:33-34

5. Eram exclusivistas -  Mc. 9:38-40

6. Eram pretenciosos e egoístas - Mc. 10:35-37

7. Eram rixosos e bringuentos - Mc. 10:41

8.  Tinham dificuldade de orar -  Mc.14:33-38

9. Eram covardes e medrosos – Mc 14.27-31

10. Eram fracos e inconstantes -  Mc. 14:50

11. Eram iracundos e violentos e agressivos- Lc. 9:51-56.
Este incidente com os samaritanos revela o nível de explosão e ira que estava dentro deles.

Definitivamente não era um quadro muito animador. Particularmente não gostaria de pastorear um grupo tão frágil assim.
Mas quando lemos o relato da vida destes homens em Atos, vemos outra dimensão de suas vidas. Homens frágeis se tornam ousados e intrépidos, confrontando o sistema e morrendo por sua fé. O que aconteceu?
Em Atos 2 eles experimentaram o poder do Espírito Santo, foram transformados quando se deu o derramamento do Espírito. O livro de Atos nos mostra que o que os fez mudar foi a operação maravilhosa do Espírito em suas vidas.
Jesus disse que lhes daria poder (dinamis). Que espécie de poder é este?
Político?
Social?
Reconhecimento e aclamação?
Não!
Antes poder para testemunhar! Pagar o preço da fé até a morte.

Isto é o que precisamos em nossas vidas.
Sem este poder, o testemunho da igreja é fraco, fraquejamos, caímos em pecado, somos humilhados pelo diabo, sem autoridade e poder espiritual. Por isto, para testemunhar e evidenciar ao mundo que Jesus é Senhor, precisamos de pentecostes, a maior força do mundo! Esta força é produzida pelo Espírito Santo, o Deus que habita em nós. Sem este poder, reproduziremos o tipo de vida espiritual que os cristãos primitivos estavam vivendo: sem entusiasmo, sem alegria, com medo, cheios de inveja, orgulho e vaidade.
A vida dos apóstolos foi transformada porque algo novo aconteceu em seus corações.
Stanley Jones afirma que o problema da igreja é que hoje ela vive entre o pentecostes e a ressurreição, ainda não tem experimentado o poder do Espírito.
Poder do Espírito não é barulho...
Poder do Espírito, não são sinais...
Poder é percebido pela capacidade da igreja viver uma vida de testemunho, que atrai os pecadores e glorifica a Deus. Este poder faz as pessoas desejaram a vida que Deus nos tem dado.
Aqueles homens com fraquezas espirituais de todos os tipos: exclusivismo, egocentrismo, segregacionismo, etc Foram transformados em homens ousados, intrépidos, amorosos, zelosos, cuidadosos. Para que uma mudança radical acontecesse, só mesmo uma obra excepcional. Algo se deu em suas vidas que alterou seu modo de viver. A experiência do Pentecoste é o marco que diferencia a vida cristã.

Vemos aqui uma Igreja antes e outra depois do Pentecoste.
O que aconteceu depois do Pentecoste?

1. Entenderam claramente a mensagem- Atos 2:16

2. Começaram a exercer autoridade espiritual -  At 5:16; 16:18;  19:12;  26:18

3. Aprenderam a servir At. 4:32; 6:1 Elegem 7 diáconos gregos.

4. Tornaram-se receptivos aos outros - -Aos samaritanos.At. 15:7-9 e aos gentios- 19:1-9

5. Passaram a buscar a doação, ao invés de fazerem exigências para si  - At 2.37.

6. Tornaram-se fraternos e solidários - At. 4:37

7. Pagaram o preço do projeto de seguir a Jesus - At.4:19-20;  5:29-32

8. Assumiram o projeto de serem discípulos de Cristo até a morte - At. 7:1,59

9. Tornaram-se corajosos e ousados - At.4:13; 5:29; 8:1-4. Profundamente convencidos de sua fé -

Conclusão:
O que pode mudar nossa vida?
O poder do pecado e da morte é como o poder da gravidade, mas a lei da gravidade pode ser vencida por uma força superior: A propulsão. O Espírito Santo é esta força capaz de nos dar poder suficiente para vencer o pecado. Quando aceitamos a Cristo como salvador, a força que passa a operar em nós é o poder do Espírito. Somos transferidos para uma nova esfera de vida.
Antes estávamos sob a condenação do diabo, da morte e do pecado. Agora há um novo espírito e um novo poder. Desde que estamos libertos do poder do pecado e da morte, não temos que nos submeter ao pecado. Não precisamos ser mais presos à ansiedade e ao medo, culpa e vergonha. Nossa vida não precisa ser mais regulada pelo pecado porque a força do Espírito age em nós. Nossa oração por nós mesmos e pelos outros deveria ser aquela feita por Paulo em Ef 3.1-7.
Ao referir-se a este princípio espiritual, Paulo enfatiza que o trabalho do Espírito não é automático. Nós temos que penetrar neste campo de força. Fé é o instrumento para fazermos isto. Fé é o fio elétrico que faz a conexão, enquanto o Espírito Santo é a eletricidade.
Pense num relacionamento difícil, num hábito arraigado ou num pecado contra o qual você tem lutado. Uma área de sua vida na qual você acredita que não tem poder para mudar. Na dificuldade que você encontra para evidenciar Jesus, de forma natural, em sua vida. Considere o que você tem aprendido sobre fé, arrependimento e o Espírito Santo e reflita na validade destas verdades que você aprendeu.


"Precisamos entender que o Evangelho pode mudar qualquer pessoa em qualquer circunstância", porque ele é "o poder de Deus para salvação de todo o que crê, primeiro do judeu, depois do grego" (Rm 1.16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário