quinta-feira, 20 de setembro de 2018

At 13.4-12 O campo de batalha é a mente






Introdução:

A geografia da batalha espiritual é a mente.

Não é sem razão que Paulo ao falar das armas de guerra afirma que precisamos colocar o capacete da salvação. Ele fala sobre a necessidade de termos uma mente protegida espiritualmente. “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef 6.17). A ordem é: Proteja a mente!

Paulo afirma que nossas armas não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas, anulando sofismas (2 Co 10.4-5). É interessante pensar que as armas espirituais “anulam sofismas”, um termo claramente ligado à filosofia e a maiêutica de Sócrates. Nossa luta espiritual é, antes de tudo, apologética. Se não nos convencermos que a fé cristã é intelectualmente razoável e coerente, nunca nos tornaremos bons cristãos.

“Para o crente, salvação é parte da armadura defensiva que é essencial à sua segurança na luta...sem a confiança de resgate do cativeiro passado, o cristão pode ser facilmente ferido mortalmente no conflito”. (Foulkes, Francis- Efésios, São Paulo, Ed Mundo Cristão, 1963, pg 146).

Se não nos convencermos de que a fé cristã e suas implicações lógicas e éticas, possuem implicações sensatas e coerentes, nunca seremos firmes na nossa fé. Você precisa estar convencido das verdades do evangelho.

É necessário crer que nossos fundamentos e valores são validados pela filosofia e pela experiência. Você nunca será capaz de disponibilizar seus talentos, recursos, tempo e dinheiro para uma causa na qual não esteja convencida de que vale a pena defender, viver e até morrer por ela.

Certa vez falava do evangelho a um jovem cineasta no Rio, que depois de ouvir minhas razões, cinicamente respondeu: “Eu daria tudo para crer nas tolices que você acredita!” E eu me voltei para ele e disse: “Se eu soubesse que isto que prego é tolice, eu não gastaria um minuto da minha vida. Não estou disposto a crer e viver fundamentado em mentiras”.

James Meeks fala de um homem que durante três anos frequentou a igreja, até que o pastor lhe indagou: “você tem vindo na igreja já por vários anos, mas nunca assumiu sua fé por Jesus, nunca quis se batizar. E ele respondeu: “eu não creio em nada do que você prega!”. O pastor, curioso perguntou: -“você quer me dizer que por três anos você frequenta esta igreja mas não crê em nada do que eu prego?”. Ele diz. “Exato, eu não creio, mas gosto de ouvir pessoas que falam com convicção daquilo que creem”. 

Este relato mostra como a batalha espiritual acontece:

1.     Observamos o poder atrativo da mentira – É surpreendente como as pessoas tem tanta facilidade para crer em tolices.

Paulo afirma: “E por não haverem dado ouvidos à verdade, Deus lhes enviou a operação do erro, para darem ouvidos à mentira” (2 Ts 1.8)


Certa vez acompanhei o caso de uma pessoa que abandonou a igreja enveredando-se
por um caminho de transgressão explícita da lei de Deus. Sua atitude chocou a cidade e a comunidade da qual era membro. Aquela menina, criada na Escola Dominical da igreja, batizada na igreja, mudou completamente sua atitude em relação a Deus e a ética cristã. Procurada por pessoas da igreja, ela respondeu secamente: “Nunca vi na Bíblia nada que condenasse o que faço!” Embora sua vida moral fosse degradante não apenas do ponto de vista da Bíblia, mas também da sociedade secular.

Como a mentira tem o poder de cativar e atrair.

Veja o texto:
O procônsul Sérgio Paulo, estava dominado por um mágico, seu pensamento estava preso a conceitos ilusórios, apesar de ser um homem inteligente, mas aceitou a mentoria de um guru que o dominava.

Em Abadiânia-GO, um homem tem atraído a atenção da mídia do Brasil e do mundo. Ele já foi capa da veja, e milhares de pessoas importantes se achegam para receber orações e curas. Ele já recebeu Barroso, Ministro da justiça na época de Lula, o próprio ex-presidente Lula já esteve ali e o levou num jatinho particular para invocar a cura para sua esposa em São Paulo. Ela não sobreviveu. Personagens do mundo artístico como Xuxa já vieram atrás de seus conselhos e passes, e até mesmo Oprah Winfrey, que já foi considerada “A mulher mais influente do mundo”, pela revista Time veio dos Estados Unidos para estar com ele.

A mentira atrai!
Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não lhe glorificaram como Deus, nem lhe deram glória, antes tornaram-se nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”. (Rm 1.21).
o prônconsul Sérgio Paulo encontra-se dominado pelas mentiras de um ilusionista.

2.     Observamos que a verdade, desmascara a mentira

Apesar do procônsul estar sob a influência da mentiras, a verdade começou a fazer sentido e iluminar o seu coração.
Muitas vezes temos medo de pregar, porque achamos que as pessoas não entenderão ou não aceitarão, mas Lutero afirma que “A Palavra de Deus é como um leão, não precisamos defendê-la, apenas soltá-la!

Jesus afirmou:
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8.32).

Você pode ser enganado pela mentira enquanto a verdade não vier à tona, mas depois do encontro com a verdade, você nunca mais será o mesmo!
Sérgio Paulo “Diligenciava para ouvir a Palavra de Deus” (At 13.7). Esta é uma afirmação interessante. A palavra de Deus começa a fazer sentido em seu coração e ele se “diligencia” em ouvi-la. O que significa isto? Ele passa a ser atraído à Palavra de Deus, quer tirar tempo, reformula sua agenda, se dedica a reservar parte do seu ocupado dia para conversar com Paulo e ouvir mais as verdades de Deus. O mágico está ao lado, a oposição está presente, mas as trevas são dissipadas com a luz.

É assim o processo de conversão.
As verdades reveladas na Bíblia começam a fazer sentido.
Mas podemos esperar outra coisa.

3.     A verdade gera reações furiosas

Elimas fica enfurecido!
mas opunha-se Elimas, o mágico, procurando afastar da fé o proconsul” (At 13.8).

Ele sabe que as mentiras mantém aquele importante homem longe de Deus, mas observa que suas mentiras estavam perdendo o efeito, as mágicas e o misticismo tornavam-se ineficazes.
É isto que chamamos de batalha espiritual.
Basicamente é a luta entre a verdade e a mentira. 

Muitas pessoas precisam sair desta zona da dubiedade e incerteza e encontrarem segurança e fé naquilo que procede de Deus.
Constantemente vejo pessoas oscilando entre a verdade e a mentira. Elias percebeu isto no povo que estava dividido entre os adoradores de Baal e os profetas de Israel. Em quem crer? “Por que ainda coxeais entre dois pensamentos? Se Deus é Senhor, segui-o; se Baal é Senhor, segui-o” (1 Rs 18.21). Coxear é a atitude de alguém cujas pernas estão bambas, não conseguem se firmar. Assim é uma pessoa coxa. Ela é indecisa, pusilânime, inconstante, insegura.

O procônsul Sérgio Paulo agora está entre a mentira e a verdade.
A verdade do Evangelho está sendo questionada duramente: oposição e resistência.

Se você está caminhando na direção de Jesus, não se surpreenda se sua mente eventualmente não for povoada por perguntas e questionamentos. Esta é a hora da verdade, da tomada de posição. Esta é a hora decisiva. Should I stay or should I go? (devo parar ou devo seguir? ) como diz esta popular musica americana.

Conclusão:
Como a verdade triunfa?
A verdade triunfa porque é acompanhada de evidências.

No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão” (At 13.11).

A verdade desmascara e destrói os falaciosos argumentos da mentira.
A mentira não se estabelece porque ela não possui fundamentos. Ela é frágil, inconsistente e tem pernas curtas. É facilmente desmascarada.
Deus usa Paulo numa ação de julgamento, e o mágico fica perturbado e cego. A cegueira da alma atinge a visão. O escuridão do coração atinge a sua retina.

Sérgio Paulo, vê o que acontece, e agora crê, maravilhado com a doutrina do Senhor. A doutrina se autentica na vida. A Palavra de Deus se estabelece.

Precisamos entender que o povo carece da verdade e está ansioso por esta verdade, mas muitas vezes está enredado por doutrinas, ensinamentos, influencias malignas. Só o evangelho dará a capacidade desta pessoa ser restaurada e ter completa visão. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36).

A igreja tem crescido em lugares carregados de superstição e engano religioso como no Nepal e em Mali. Quem poderia acreditar?

Recentemente minha esposa chegou do Hawai, convivendo com 60 mulheres de diferentes países. É surpreendente ver como o Evangelho tem penetrado no meio do paganismo e de países fechados e antagônicos a Jesus. O Evangelho é surpreendente!
O Evangelho tem chegado ao coração de pessoas outrora arrogantes, cheias de si, de famílias ricas, e outras tantas de intelectuais.
O evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê!
O evangelho confronta as trevas e prevalece sobre a escuridão da alma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário