sábado, 8 de setembro de 2018

Ec 7.1-4 Melhor é ir à casa onde há luto





“Melhor é a boa fama do que o unguento precioso, e o dia da morte do que o dia do nascimento. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos que o tomem em consideração.
Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.
O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos na casa da alegria”.


Melhor é ir à casa onde há luto...

Que declaração estranha!

Sejamos honestos, não nos parece melhor ir à casa onde há banquete? Comer um bom churrasco, beber um bom vinho, estarmos com pessoas amigas, dançar, contar piadas, rir? Em ambientes de festas, fazemos catarse, esquecemos os problemas, parece muito mais lúcido desejar ir para uma festa que para num ambiente de morte, estar num casamento que num funeral.
Não é assim que nos parece?

Por que o livro de Eclesiastes fala de outra maneira, e nos dirige a um pensar contra-intuitivo, levando-nos a pensar por outro ângulo e noutra perspectiva?
Deixe-me considerar algumas coisas que poderiam estar presentes na mente do escritor deste texto.

1.     A casa do luto nos faz sábios

A morte, e não o ambiente celebrativo, nos torna auto conscientes.

Nestas horas e nestes lugares, somos confrontados com aquilo que sempre negamos, isto é, minha transitoriedade e fragilidade. Nestas horas, tomo consciência de que não adianta negar a discussão sobre o fim de nossa existência, apesar de sermos pessoas muitas vezes intelectuais, existem certos temas que prefiro ignorar, e a morte é um destes tabus. Não gostamos de refletir sobre nossa pequenez e limitações.

Na casa de luto, descubro algo detestável: A morte é democrática!

Ela não escolhe classe social, nem nível intelectual, cor ou raça, e nem mesmo, e isto é o mais assustador de tudo, por idade. Ande pelos cemitérios, ali você verá pessoas que morreram com mais de 90 anos, e isto lhe dá um senso de segurança e serenidade, afinal, pensamos na possibilidade de chegar lá. O problema é que, no túmulo seguinte, há uma criança sepultada, com apenas seis anos de vida, e ainda, pessoas que morreram com nossa idade, e é detestável saber que alguém possa morrer “tão jovem”!

A casa de luto nos torna auto conscientes, e isto me faz sábio.

Sou forçado a reconhecer os limites de minha frágil existência, e isto adensa minha vida, me ajuda a refletir melhor sobre valores e prioridades, me resgata a humanidade.

2.     A casa de luto nos torna humildes

A Bíblia usa várias figuras para descrever a brevidade da vida:

a.     A vida é como um conto ligeiro “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação;. acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro” (Sl 90.9).

A vida como um conto ligeiro, fragmentos de uma história. Esta palavra hebraica também é traduzida como: murmúrio, suspiro, gemido, breve pensamento, um fato contado às pressas, proferido rapidamente.

A questão do anonimato aflige o ser humano. Quantos se lembrarão de nós daqui há 100 anos? Dê uma olhada nas enciclopédias, o que temos são fragmentos da vida de pessoas. Quantas ruas com nome de pessoas que não sei quem são e nem o que fizeram.

b.     A vida é como um breve pensamento (Sl 90.9). “Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento” (Sl 90.9).

A sabedoria milenar ensina que nossos dias são curtos. Existe uma grande possibilidade de não sobrevivermos a este dia. Portanto, saber que a vida é curta, entender a fragilidade da existência, nos protege. A vida é muito curta e nós estamos nela só de passagem. 

c.     A vida é como a relva (Sl 90.5) “Porquanto: “todo ser humano é como a relva e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a Palavra do Senhor permanece para sempre. E essa é a Palavra que vos foi evangelizada” (1 Pe 1.24-25). Será que já paramos para refletir sobre a relva, uma ervinha do jardim ou do pasto? Que valor real ela possui? Qual sua durabilidade?

Recentemente, minha esposa que cuida tão bem do seu jardim e das suas orquídeas, fez uma constatação assustadora: “Quão frágeis e indefesas são as plantas! Qualquer inseto pode devorá-las e na maioria delas não há qualquer possibilidade de defesa!”. Não seria isto que a Bíblia estaria mencionando?

d.     A vida é como um sono (Sl 90.5). Passamos rapidamente. Nem nos damos conta de que estamos perigosamente próximos da última curva. Tão fugaz, tão passageira e tão transitória é a vida.

Nem nos damos conta de sua existência e já não somos. Olhamos no espelho e não nos reconhecemos, a resistência física, o vigor da juventude, nos faz dizer como alguém que vendo um grupo de adolescentes correndo desvairadamente sem demonstrar qualquer cansaço, ironizou sua própria velhice com a seguinte declaração: “Que inveja tenho desta saúde!”

O tempo é um dos bens maiores que Deus pôs ao nosso dispor. Infelizmente, é um bem transitório, passageiro, uma joia preciosa que rapidamente se esvai. Em tom poético o salmista destaca que todos nós passamos na mesma rapidez de um sono, não vivemos para sempre, nossos planos podem jamais se concretizar.

Todas estas reflexões sobre o significado da vida nos tornam humildes. Mas tais compreensões jamais serão adquiridas na casa de banquete, na qual o objetivo é esquecer das intempéries da vida e do fato de que somos tão frágeis. Somente a casa do luto pode nos tornar humildes.

3.     A casa do luto nos torna mais humano e fraterno. Quando nos deparamos com a morte de alguém querido que partiu, nos faz repensar todos valores, princípios e agendas.

A morte nos leva a desejar ser mais cuidadoso com as pessoas, mais atento, mais amoroso, a dedicar mais tempo para cuidar e amar. A morte dá um susto na tolice nossa de querer ganhar mais, ter mais, possuir mais, e nos leva a considerar a necessidade de estar mais próximo.

A morte nos assusta e inverte as prioridades.

Toda vez que estou num funeral, consciente ou inconscientemente, sou levado a valorizar pessoas, e não coisas. A minha desatenção e descuido com quem realmente importa é colocada em xeque. Preciso ser mais humano, não posso me transformar num agente de produção e viver minha vida apenas para mim mesmo. Os outros importam, porque pessoas amadas deixam de existir, a vida é frágil. Sinto necessidade de abraçar pessoas amadas, de reconciliar. Por isto, muitas vezes a morte de alguém na família, restaura relacionamentos familiares quebrados por muitos anos. Tomamos consciência de que estamos indo na mesma direção e mais rápido que imaginávamos.

4.     A casa de luto aponta para a eternidade

Não há como lidar com a morte sem nos questionarmos: A vida é apenas isto? Quanto mais trágica é a morte, mais somos confrontados com a questão de sentido e propósito da existência.

Certo homem perdeu seu filho de forma trágica num acidente e não tinha qualquer interesse nas coisas espirituais, mas na hora do funeral de seu filho de apenas 22 anos, viu um pastor que fora ali apenas para se solidarizar com a família, e pediu chorando: “Pastor, fale alguma coisa para nós! Diga que a vida não é apenas isto!” e convidou o pastor para realizar o funeral que não contemplara qualquer cerimonia porque a família não tinha qualquer conceito de espiritualidade.

Numa cidade morava um homem que ficou muito preocupado ao ver que muitos de seus amigos estavam morrendo, e então mudou-se para outro lugar e casualmente se encontrou com o coveiro e lhe perguntou:

-“Há muitas mortes aqui nesta cidade?”
E o coveiro, displicentemente respondeu:
-“Não! Apenas uma para cada pessoa!”

O Sl 116.15 afirma: “preciosa é, aos olhos do Senhor, a morte de seus santos”. A questão da morte não inquieta a Deus. Foi assim que Jesus enfrentou sua própria morte de forma calma e sem alarde. A morte é apenas transição, passagem. Entretanto, o profeta Ezequiel afirma: “Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso – diz o Senhor Deus. Não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?”(Ez 18.23,32).

O problema não é a eternidade, mas como a enfrento.
O problema não é a morte, mas o morrer.

A casa de luto me aponta para questões de propósitos e sentidos maiores. A vida é mais que comer, amar, trabalhar, ganhar dinheiro, dormir, correr. A vida adquire sentido quando nos deparamos com um ponto infinito que faz sentido à nossa existência.
Ao defrontar com a morte, somos convidados a refletir sobre a eternidade.
Por isto é melhor estar na casa de luto.

Certo dia Jesus percebeu que a hora de sua partida era chegada, então chamou seus discípulos, e vendo a preocupação estampada nos seus rostos lhes falou: “não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar morada, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14.1-4).

Jesus nos ensinou a viver e a morrer.
Assim deve ser nossa história.
Na casa de luto compreendemos melhor esta narrativa!

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