quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Lc 1.13; 2.8; 25-26 O Impacto do Natal


Resultado de imagem para imagens  presepio natal





Introdução:

Na medida em que lemos os relatos bíblicos sobre o natal, ficamos admirados como o nascimento de Jesus transforma a vida das pessoas, cada uma de forma distinta. Creio que cada um destes eventos torna-se pedagógico na nossas vidas, porque eles nos revelam como o natal pode transformar minha história.

1.     Natal impacta a vida de gente que vive na espera de orações ainda não respondidas - Lc 1.13 (Zacarias / Isabel).

A resposta que Deus dá a Zacarias quebra o silêncio profético de Deus que existia por mais de 400 anos em Israel. Desde os últimos profetas do Antigo testamento inicia-se o Período Inter-Testamentário, ou período do silêncio de Deus, no qual não surgiu nenhum profeta, em há relatos de manifestações sobrenaturais de Deus, textos sagrados nem revelações. Silêncio e mistério.

De Malaquias até Mateus são cerca de 400 anos, quando Deus se revela a um homem sacerdote simples, desconhecido, e a partir desta manifestação angelical, inicia-se um novo período de profundas manifestações sobrenaturais e atos prodigiosos de Deus na terra com a encarnação do Filho de Deus.

Este relato de natal nos ensina que muitas vezes oramos e Deus parece não responder. chegamos a pensar que Deus nos esqueceu e achar até mesmo que ele não existe. Nestas horas, a fé é fundamental para não nos desesperamos e continuar firme. Zacarias e Isabel oraram por longos anos e Deus não lhes respondeu. Eles passaram a acreditar que era plano de Deus o silêncio às suas orações, afinal tinham pedido um filho e Deus não lhes dera…Agora estavam velhos demais…Deus não quis...

Natal vem nos lembrar que há um Deus que ouve orações honestas e sinceras. De um Deus que está presente e age. De um Deus que surpreende!

2.     Natal impacta gente piedosa e disponível para Deus - “Aqui está tua serva, que se cumpra em mim conforme a tua palavra” Lc 1.38 (Maria)

Maria é mulher simples, de oração e vida piedosa. Ao receber a desafiadora incumbência de gerar um filho no seu ventre, ela não cria obstáculos, não considera as críticas e suspeitas que este ato traria sobre ela. Maria é uma mulher cuja virtude acha graça diante de Deus. Ela é uma mulher que se mostra disponível para Deus e obedientemente se submete à sua vontade.

O Natal se manifesta de forma poderosa na vida de pessoas que são piedosas, tementes a Deus, que buscam viver num estilo de vida que glorifica a Deus. 

3.     Natal impacta trabalhadores simples, cuja vida parece uma série interminável de noites sem fim e atividades sem propósitos - Lc 2.8  Estavam ali pastores”.

Sempre que reflito na manifestação angelical aos pastores, penso na monotonia daquele estilo de trabalho, da solidão, do calor do dia, do frio da noite, nas constantes ameaças de animais predadores que colocavam em risco a vida das frágeis ovelhas.

Certa vez fui a Israel e vi pastores nos desertos da Judeia, que até hoje vivem um estilo de vida semelhante aos pastores dos dias de Jesus. Andando pelas colinas, pelas terra secas do deserto, procurando arbustos para alimentar suas ovelhas ali nas proximidades do mar morto. Assim eram os pastores nos dias de Jesus, Eles passavam dias e noites, meses e anos, frio, calor, seca... O tempo se arrastava lentamente, nada diferente acontecia, nada novo! Numa vida de rotina, trabalho duro e apenas subsistência.

Mas para aqueles pastores, a noite do natal se tornou inesquecível. Algo especial, sobrenatural e assustador aconteceu. Uma miríade de anjos cantando: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens a quem Deus quer bem”. Aquelas pessoas simples, de estilo de vida comum, trabalhadoras, de repente experimentam a coisa mais sublime que a alma pode experimentar: A visitação e a graça de Deus! A manifestação de sua glória!

Os pastores respondem imediatamente à mensagem. “Vamos até Belém!” Lc 2.15. Suas vidas foram transformadas, porque Deus os visitou.

A alma humana nunca mais pode ser a mesma quando é visitada pela sublimidade de Deus.

4.     Natal impacta gente cheia do Espírito, que ora para que a Palavra de Deus e suas promessas se cumpram na história – Simeão. Lc 2.25-26 

Simeão é um homem idoso, aquele tipo de crente que toda comunidade é abençoada pela sua presença. Tenho encontrado muitas mulheres e homens de Deus, que a vida inteira se consagraram, oraram, trouxeram os seus dons para sua igreja, encorajaram, evangelizaram, acolheram, trabalharam, doaram. 

Nesta semana, perdemos uma destas pessoas queridas em nossa comunidade: faleceu D. Alaydes Regis Pires, (Mainha), esposa do Rev. Aristeu Pires, que foi pastor da Igreja Central de Anapolis por oito anos. Esta mulher, enquanto teve saúde, investiu seus dons na obra do Senhor, liderou mulheres, deu aula em escola dominical, trazia regularmente seus dízimos à igreja.

Simeão representa este tipo de pessoa.
Gente que ora por transformações históricas.
Gente que espera em Deus.

Já vi presbíteros chorando enquanto oravam conosco nas reuniões do Presbitério. Líderes de igreja se derretendo por causa do divórcio de um casal jovem, ou por um escândalo relacionado à vida da igreja.
São pessoas que esperam avivamento, que se enchem de esperança aguardando um novo tempo de Deus.

Numa visita à Mesquita de Omar, no Domo da Roca em Jerusalém, vi uma esposa de pastor que estava no nosso grupo saindo chorando lá de dentro. Preocupado com a alma daquelas centenas de crianças que assentadas nos tapetes da Mesquita recebiam instruções do alcorão, para seguirem o islamismo.

Natal nos lembra que vale esperar, orar e aguardar. Simeão toma o menino nos braços e louva ao Senhor, Eu o imagino, com lágrimas nos olhos, mostrando-o aos outros que não o entendiam toda a grandeza da revelação que ele estava recebendo ao profetizar sobre a vida daquela criança.

Simeão traz convicções secretas, revelações pessoais que Deus fizera para si e das quais não abre mão. No seu coração eles sabia: “Não vou morrer antes disto acontecer”. As pessoas olhavam para ele e diziam: “Simeão está na hora de morrer”. Ele olhava para si e dizia: “Ainda não vi o Messias!”  Esta promessa para sua vida, esta profecia, desenvolve sensibilidade espiritual profunda na sua alma. Agora idoso é “movido pelo Espírito Santo” para ir ao templo. Quando coloca Jesus nos braços ele diz: “agora posso morrer!” (Lc 2.27).

5.     Natal impacta pessoas cuja vida é vivida só prá Deus - Ana  Lc 2.36-38

Neste texto vemos o relato de outra pessoa. Trata-se de Ana. Ela era viúva e “não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações” (Lc 2.38). Mulher de vida profunda com Deus.

Como precisamos de pessoas assim: baluartes de santidade, de piedade, oração e jejum. Parece que em nossos dias de agitação, a vida criou um esquema no qual não se pode ter mais tempo para consagração e piedade: só para o trabalho.

Ana tem uma infelicidade terrível na vida: perdeu o marido enquanto ainda era nova. Ao invés de se introjetar e viver uma vida de lamúria e sofrimento, ela desenvolve uma profunda consagração. Transforma a tragédia num motivo para estar próximo a Deus e buscar a Deus. Ana simboliza gente que não cria ressentimentos contra Deus, contra a vida, diante da dor e do sofrimento, mas transforma esta dor num forte fator de motivação para sua vida.

Conclusão:

Onde estou? 
Com qual grupo mais em identifico?
Talvez o meu seja o número 1: Orações não respondidas!
Ou o número 4: Expectativa de que promessas vão se cumprir na minha história pessoal.

A verdade é esta: Viva na expectativa de coisas maiores para sua alma!
Tenha sede e expectativa de mais, aguarde tempos de uma maior manifestação da graça de Deus para sua vida, do fogo do Espírito queimar em seu coração por Jesus,

Ore para Jesus lhe dar profundo amor a Deus e à sua obra.

Ore por mais sensibilidade à obra do Espírito, maior tristeza pelo pecado.
O Natal pode transformar sua história como mudou a vida destas pessoas.

Preparado em Medford- USA. 10.12.98
Refeito em Anapolis, Dez 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário