Introdução:
Se
você é leitor desta coluna, talvez você queira ouvir este sermão. Basta clicar:
Recentemente conversei com uma
pessoa que me relatou que andava visitando igrejas, buscando uma comunidade
onde poderia servir ao Senhor, e no final, desanimada afirmou que estava frequentando
uma igreja, mas disse que “ia sem expectativa!”. Fiquei pensando na situação
desta mulher. Não seria este um problema mais comum que imaginamos?
Existem dois graves riscos em
nossa vida no tocante à área espiritual.
O primeiro é a incredulidade.
O segundo, O ateísmo prático, que se manifesta numa vida sem expectativa com as coisas espirituais.
Por isto Jesus perguntou ao cego Bartimeu? “Que queres que eu te faça?”.
Noutra ocasião, disse à uma mulher angustiada: “Vá em paz, a tua fé te salvou! Faça-se conforme a tua fé”.
O primeiro é a incredulidade.
O segundo, O ateísmo prático, que se manifesta numa vida sem expectativa com as coisas espirituais.
Por isto Jesus perguntou ao cego Bartimeu? “Que queres que eu te faça?”.
Noutra ocasião, disse à uma mulher angustiada: “Vá em paz, a tua fé te salvou! Faça-se conforme a tua fé”.
Na incredulidade, vive-se alheio
e distanciado das realidades de Deus.
O apóstolo Paulo lembrava aos cristãos que a realidade deles era diferente dos pagãos, que viviam “na vaidade de seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância (espiritual) em que vivem, pela dureza de seus corações” (Ef 4.17-18). Os ímpios vivem “alheios à vida de Deus”, “naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2.12). São pessoas que vivem sem Deus. Esta é a realidade das pessoas incrédulas: “Diz o néscio no seu coração, não há Deus!” (Sl 14.1).
O apóstolo Paulo lembrava aos cristãos que a realidade deles era diferente dos pagãos, que viviam “na vaidade de seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância (espiritual) em que vivem, pela dureza de seus corações” (Ef 4.17-18). Os ímpios vivem “alheios à vida de Deus”, “naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo” (Ef 2.12). São pessoas que vivem sem Deus. Esta é a realidade das pessoas incrédulas: “Diz o néscio no seu coração, não há Deus!” (Sl 14.1).
No ateísmo prático as pessoas
professam fé mas vivem como se Deus não existisse, ou creem, mas Deus parece
muito distante para se importar com elas.
Deus é algo como um amuleto para ser usado em determinados momentos, um ser mitológico, como dragões, duendes, sereias, que podem ser reais ou não. Uma estatística mostra isto: 98% da população brasileira afirma crer em um Deus, mas apenas 37% delas creem no poder da oração.
Deus é algo como um amuleto para ser usado em determinados momentos, um ser mitológico, como dragões, duendes, sereias, que podem ser reais ou não. Uma estatística mostra isto: 98% da população brasileira afirma crer em um Deus, mas apenas 37% delas creem no poder da oração.
Certo dia Jesus estava se
dirigindo à casa de um homem chamado Jairo, cuja filha estava num estado
terminal, na caminhada apressada que fazia, parou e perguntou: “Quem me tocou?”. A pergunta soou um
tanto estranha aos discípulos, que responderam: “Não vês que a multidão te
aperta? Como dizes tu, quem me tocou?” e Jesus respondeu: “Alguém me tocou,
porque de mim saiu poder”.
É claro que apenas uma pessoa, no meio de toda aquela multidão, havia tocado em Jesus com intencionalidade e expectativa, e esta era uma mulher enferma, com grave hemorragia e havia sido curada naquele momento da doença que a afligia por 12 anos. As demais pessoas caminhavam ao lado de Cristo, mas aquela tinha expectativa de Deus. Muitos exerciam crendices, mas aquela mulher, de fato cria na possibilidade de uma cura.
É claro que apenas uma pessoa, no meio de toda aquela multidão, havia tocado em Jesus com intencionalidade e expectativa, e esta era uma mulher enferma, com grave hemorragia e havia sido curada naquele momento da doença que a afligia por 12 anos. As demais pessoas caminhavam ao lado de Cristo, mas aquela tinha expectativa de Deus. Muitos exerciam crendices, mas aquela mulher, de fato cria na possibilidade de uma cura.
O autor aos hebreus adverte
os cristãos: “Tende cuidado, irmãos,
jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que
vos afaste do Deus vivo” (Hb 3.12).
Ele exorta aos cristãos, quanto ao risco de viverem com o coração incrédulo. A maior censura de Jesus aos seus discípulos se deu nesta área. Ele sempre os repreendia por causa da falta de fé ou da incredulidade. “Como sois assim, homens de pequena fé... Não temas, crê somente!”. A palavra chave para fé, nestes casos, é expectativa. Mantenha a expectativa de algo que Deus vai fazer. Isto significa manter-se nas pontas dos pés, olhando cuidadosamente para a intervenção que Deus fará.
Ele exorta aos cristãos, quanto ao risco de viverem com o coração incrédulo. A maior censura de Jesus aos seus discípulos se deu nesta área. Ele sempre os repreendia por causa da falta de fé ou da incredulidade. “Como sois assim, homens de pequena fé... Não temas, crê somente!”. A palavra chave para fé, nestes casos, é expectativa. Mantenha a expectativa de algo que Deus vai fazer. Isto significa manter-se nas pontas dos pés, olhando cuidadosamente para a intervenção que Deus fará.
Podemos ir à igreja, ler a
palavra, orar, e ainda assim termos um coração incrédulo, sem qualquer
expectativa. Peter Wagner afirma que “algumas pessoas quando oram, creem que
Deus as ouve, outras quando oram realmente
creem que Deus as ouve”. O grande problema no coração da maioria dos
cristãos é a falta de expectativa. Muitos oram, sem expectativa. Muitos pregam
o evangelho, sem expectativa, muitos vão à igreja, sem expectativa...
Neste texto vemos a narrativa
bíblica de um homem de Deus, Zacarias, que é surpreendido por uma intervenção
sobrenatural de Deus quando realiza seu ofício sacerdotal. O texto bíblico
parece apontar para a realidade da alma deste pastor, que vê seu cotidiano
sendo “invadido” pelo sobrenatural, e a partir deste momento, sua vida nunca
mais foi a mesma.
A espiritualidade torna-se sem expectativa,
quando a vida passa a viver no automático
Observe
bem a narrativa bíblica acerca da atividade de Zacarias: “Ora, aconteceu que, exercendo ele diante de Deus o sacerdócio na ordem
do seu turno, coube-lhe por sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no
santuário do Senhor, para queimar o incenso” (Lc 1.8-9).
Ele não estava ali porque tinha
expectativa da intervenção sobrenatural de Deus, assim como centenas de vezes
vamos ao culto, sem expectativa de um mover de Deus. Ele encontra-se ali por
causa da “ordem do seu turno”, ele
está escalado e precisa ir. Se você é pastor, diácono, presbítero, pense nisto:
Quantas vezes você já foi “escalado” para conduzir o culto, sem que em seu
coração tivesse nada além da compreensão de que isto era apenas uma tarefa a
ser cumprida? Ou o líder da música que conduz o louvor, porque hoje o seu grupo
vai cantar? Ou o professor de Escola Dominical? O líder do pequeno grupo?
Nestes casos, a descrição da
atividade de Zacarias, e a razão que o leva ao culto é bem significativa. “Coube-lhe por sorte”. Naquele dia ele
tinha que exercer sua função de queimar o incenso. Muitas vezes a tarefa
sacerdotal era longa, demorada e cansativa. Todos os rituais que deveriam ser
praticados. Observe ainda outra frase “segundo
o costume sacerdotal”. As coisas são feitas por sorteio, por causa de uma
prática pastoral. Zacarias está exercendo seu papel, se Deus está presente ou
não, se vai ou não manifestar-se de maneira especial naquele dia, não lhe
parece ser alguma coisa tão relevante.
Parece com aquela antiga piada de uma
mulher tentando acordar seu filho domingo de manhã para ir a Igreja. O filho
diz que não quer ir, e a mãe diz que não está perguntando se ele "quer
ir", mas é prá ele se levantar já daquela cama.
O filho, mau humorado, levanta a
coberta e diz:
-"Me dê duas razões prá eu ir a
igreja hoje?"
E a mãe responde:
-"Primeiro, você tem 42
anos".
-"Segundo, você é o pastor da
igreja!"
Fico me perguntando o que
aconteceria se não tivéssemos mais os programas da igreja que desenvolvemos.
Certamente isto faria muito diferença, não faria? Existem determinados
comportamentos religiosos ou sociais que nos fazem falta. Quando eu não vou à
igreja no domingo, sinto falta disto. Outra pergunta, porém, me vem à mente: E
se Deus não estivesse presente naquele lugar, e se as orações e atos litúrgicos
que desenvolvemos não tivessem de fato, conexão alguma com o Eterno, que
diferença isto faria?
Eu louvo a Deus quando leio o
verso seguinte: “E, durante este tempo,
toda a multidão do povo, permanecia da parte de fora, orando” (Lc 1.10).
Eu agradeço a Deus, porque muitas vezes não é o pastor que está com expectativa, mas a fé autentica surge da comunidade. Muitas vezes não é o “homem de fé”, que está “cheio de fé”, mas os adoradores que se aproximam do altar de Deus e permanecem zelosamente orando. Muitas vezes milagres se dão não por causa do líder, mas por causa dos corações sedentos e desejosos daqueles que se reúnem para glorificar a Deus.
Eu agradeço a Deus, porque muitas vezes não é o pastor que está com expectativa, mas a fé autentica surge da comunidade. Muitas vezes não é o “homem de fé”, que está “cheio de fé”, mas os adoradores que se aproximam do altar de Deus e permanecem zelosamente orando. Muitas vezes milagres se dão não por causa do líder, mas por causa dos corações sedentos e desejosos daqueles que se reúnem para glorificar a Deus.
Por que o coração de Zacarias se encontra assim?
Três hipóteses:
Três hipóteses:
Uma
questão pessoal
O texto nos diz que ele e
Isabel já eram idosos (vs 18). Ela era estéril. Por muitos anos oraram
desejosos por um milagre. Quantas vezes clamaram por uma intervenção de Deus.
Eles queriam tanto um filho, isto era um desejo legítimo – mas Deus se calou e
não lhes concedeu este favor.
Não é assim que acontece
conosco? Oramos para Deus agir, e quando ele não faz, passamos a desenvolver
uma espécie de dúvida sutil em nosso coração? Se Deus não ouviu antes, porque
devemos esperar que ele agirá agora? O que acontece conosco quando pedimos uma
benção a Deus, rogamos um milagre e ele não se dá?
Jym Cymbala, autor de fresh Wind, fresh fire, narra sua luta
como pastor, indo pregar aos domingos, depois de uma semana de lutas com sua
filha que se enveredara pelas drogas, e estava morando com um traficante, cheia
de piercing, afastada de Deus e da família. Ele afirma que muitas vezes dirigia
para sua igreja, para pregar o sermão dominical, sentindo-se absolutamente
impotente para falar de milagres e da obra de Deus, vendo sua filha morrendo
aos poucos. Como pregar as maravilhas de Deus em tais situações? Como inspirar
fé? Como falar de um Deus de milagres se ele não opera na minha própria vida?
Muitas pessoas enfrentando
grandes lutas, no meio de suas crises familiares, deprimidas, continuam fiéis,
mas podem desenvolver sutilmente uma incredulidade que os afaste do Deus vivo,
como procede a exortação do texto de Hebreus que anteriormente citamos. Crises
pessoais podem dificultar nossas convicções e destruir nossas expectativas.
Uma
questão profissional
Zacarias era sacerdote, cujo
papel, descontadas as diferenças religiosas do judaísmo com o cristianismo
refere-se a função de um padre ou pastor em nossos dias. Atividades religiosas,
gestos litúrgicos, repetições de ritos. Com o passar do tempo, estas questões
se tornam repetitivas e a monotonia tira a inspiração. Freud afirmava que a
“religião é uma neurose obsessiva compulsiva”, e do ponto de vista psicológico,
ele tem toda razão. Se você não considerar a existência de um Deus que aceita
seus sacrifícios, orações e ritos, o ato religioso ele é obsessivo, porque
fazemos sem encontrar qualquer elemento racional no gesto. Quando imbuído de
uma compreensão sobrenatural, orar, cantar, tornam-se gestos maravilhosos, mas
na perspectiva ateia de Freud, ele estava certo.
É possível se tornar um
religioso, e continuar realizando todos os ritos por mera formalidade. Wayne Cordeiro relata sua experiência de um
dia, fazendo jogging, perceber que seu corpo estava pifando. Teve que ser
levado com urgência a um hospital e diagnosticado com um colapso emocional. Ele
diz que como atleta, crê que muitos líderes espirituais ainda estão “correndo,
porém mortos”, são os “walking deads” espirituais. Oram, cantam, vão à igreja,
mas estão mortos espiritualmente.
Zacarias provavelmente sofre
de uma doença comum entre pastores, missionários e seminaristas que é a
“dessacralização do Sagrado”. Por constantemente lidarem com coisas
espirituais, o sobrenatural se torna natural e o milagre se torna banal.
Perde-se a dimensão do Sagrado. Faz os atos litúrgicos como gestos repetitivos,
lê a bíblia para preparar sermão, e assim vai seguindo sua vida no automático.
Zacarias vai ao templo, “segundo o
costume”, por causa de sua escala de trabalho, e não porque espera
encontrar Deus. Pelo contrário, a manifestação do Sagrado lhe desestabilizou
profundamente:
“Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor” (Lc 1.12). O Sagrado é invasivo, quebra nossa rotina, manifesta-se e desestabiliza a ordem dos rituais, e isto nos assusta grandemente.
“Vendo-o, Zacarias turbou-se, e apoderou-se dele o temor” (Lc 1.12). O Sagrado é invasivo, quebra nossa rotina, manifesta-se e desestabiliza a ordem dos rituais, e isto nos assusta grandemente.
Um
fator histórico
Creio que o terceiro elemento possível que teria levado Zacarias a perder a expectativa, tem a ver com o momento histórico em
que ele vive.
Em determinados momentos da história do povo de Deus, vemos muitas manifestações angelicais, sonhos, visões, milagres, intervenções divinas, mas em outros momentos Deus se parece estranho e alheio. Nos dias de Samuel, a palavra de Deus afirma que “naqueles dias, a palavra de Deus era mui rara; as visões não eram frequentes” (1 Sm 3.1). Sem dúvida, Zacarias estava vivendo num destes tempos de escassez dos eventos de Deus.
Em determinados momentos da história do povo de Deus, vemos muitas manifestações angelicais, sonhos, visões, milagres, intervenções divinas, mas em outros momentos Deus se parece estranho e alheio. Nos dias de Samuel, a palavra de Deus afirma que “naqueles dias, a palavra de Deus era mui rara; as visões não eram frequentes” (1 Sm 3.1). Sem dúvida, Zacarias estava vivendo num destes tempos de escassez dos eventos de Deus.
Aqueles dias eram raras as manifestações
de milagres. Não apenas Deus deixou de responder sua oração familiar, mas não
fala mais a seu povo. Estes dias são conhecidos na história eclesiástica como
“período inter testamentário”, ou período do silêncio de Deus. Não há registro
de nenhum livro canônico neste período ou de manifestações proféticas. Não há
mais revelação... Deus se silenciou... Longos e áridos 430 anos. Para se ter
uma ideia, a Lei Áurea foi promulgada em 1888 (127 anos atrás), e a Proclamação
da República em 1889 (128 anos atrás), e estes eventos estão muito longe de
nossos tempos.
Nos dias de Zacarias, todos
os eventos aconteciam no templo, os sacrifícios eram oferecidos, os cânticos
eram feitos, as ofertas eram trazidas, as atividades religiosas estavam
seguindo seu curso normal, mas Deus está silencioso. Zacarias é o primeiro
homem, depois de 430 anos de silêncio, a quem Deus dirige uma palavra cujo
objetivo tem a ver com o seu plano para a nação judaica e o mundo. Ele recebe a
palavra antes mesmo de Maria e José.
Conclusão
Para encerrar nossa reflexão,
gostaria de propor três aplicações práticas:
1. Nunca se afaste de Deus, mesmo quando ele
parecer muito distante – Apesar de todo silêncio, Deus é um
Deus presente. Estar perto de Deus possibilita um milagre.
Mesmo em dias quando tudo parece estar no automático da fé, ore para que Deus encharque seu coração com fogo e que a chama e paixão espiritual não morram em seu coração. Suplique a Deus a misericórdia para sua vida, mas não se afaste das coisas de Deus. Como no caso de Zacarias Deus pode surpreendê-lo. Estar ao lado de Deus é “sempre um risco”. Ore para que Deus se manifeste em seu tempo e crie expectativas em seu coração.
Mesmo em dias quando tudo parece estar no automático da fé, ore para que Deus encharque seu coração com fogo e que a chama e paixão espiritual não morram em seu coração. Suplique a Deus a misericórdia para sua vida, mas não se afaste das coisas de Deus. Como no caso de Zacarias Deus pode surpreendê-lo. Estar ao lado de Deus é “sempre um risco”. Ore para que Deus se manifeste em seu tempo e crie expectativas em seu coração.
2. Este texto nos fala de um Deus se
revelando a pessoas que não esperam mais revelação de Deus.
Se este é o seu caso, lembre-se disto. Deus pode surpreendê-lo novamente.
A Bíblia afirma que “tendo Deus, outrora falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais pelos profetas, no últimos dias, nos fala por seu filho” (Hb 1.1-4), e que “Deus, nunca deixou de dar testemunho de si mesmo” (At 14.17).
Natal é Emanuel, Deus conosco! Ele continua agindo, mesmo que muitas vezes se pareça estranhamento silencioso em situações provocativas.
Se este é o seu caso, lembre-se disto. Deus pode surpreendê-lo novamente.
A Bíblia afirma que “tendo Deus, outrora falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos nossos pais pelos profetas, no últimos dias, nos fala por seu filho” (Hb 1.1-4), e que “Deus, nunca deixou de dar testemunho de si mesmo” (At 14.17).
Natal é Emanuel, Deus conosco! Ele continua agindo, mesmo que muitas vezes se pareça estranhamento silencioso em situações provocativas.
3. Tome cuidado com uma existência sem
expectativa
Mesmo diante da explícita manifestação de Deus na sua história, Zacarias tem dificuldade em crer (Lc 1.20).
O autor aos hebreus afirma que “Sem fé, é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que dele se aproxima, creia que ele existe, e que é galardoador daqueles que o buscam”. (Hb 11-3,6). A fé sem expectativa, não aguarda nada, não espera nada, e não recebe nada, por causa da incredulidade. Sempre há um risco de termos uma geração de “crentes com coração incrédulo”.
Mesmo diante da explícita manifestação de Deus na sua história, Zacarias tem dificuldade em crer (Lc 1.20).
O autor aos hebreus afirma que “Sem fé, é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que dele se aproxima, creia que ele existe, e que é galardoador daqueles que o buscam”. (Hb 11-3,6). A fé sem expectativa, não aguarda nada, não espera nada, e não recebe nada, por causa da incredulidade. Sempre há um risco de termos uma geração de “crentes com coração incrédulo”.
Apesar do evento monótono e
repetitivo de sua função sacerdotal, Zacarias estava ali no templo, adorando,
servindo e Deus se revelou de forma surpreendente na sua vitória. Não se afaste
dos eventos sagrados: da sua devocional, da frequência nos cultos de sua
igreja, da Ceia do Senhor, venha em oração, quando estiver desanimado, achando
que Deus está longe... Diga isto a Deus.
Precisamos orar para que Deus mantenha em nós a sua chama acesa, para que nosso coração nunca perca a expectativa do Sagrado.
Precisamos orar para que Deus mantenha em nós a sua chama acesa, para que nosso coração nunca perca a expectativa do Sagrado.
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