sábado, 18 de janeiro de 2020

Mt 28.5-6 A Grande notícia



Mt 28.5-6
“Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado; ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia”.

Uma noticia pode mudar completamente o rumo da nossa história pessoal, de uma família e da humanidade.
Fatos novos mudam todas as coisas:
Casamento
            Família
                        Um novo bebê
                                    O resultado de teste
                                                Aposentadoria
                                                            Morte...
Qualquer notícia pode mudar todo um sistema de vida e de família.

As notícias que recebemos mudam nosso futuro.

Há uma grande diferença entre conselho e “coisas novas”.
Religião é um “conselho?”:
Você deveria...
Você precisa...
Tome cuidado...?

Não! Cristianismo não é um conselho.

Evangelho são boas novas!
Aliás, a palavra evangelho significa exatamente isto.
Assim os anjos proclamaram o nascimento de Cristo: “Eis que vos trago boas novas de grande alegria. Hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo o Senhor”.
Jesus é o centro da mensagem.

O que vemos neste texto, é a grande noticia dada pelo anjo: “Ele não está aqui, mas ressuscitou, como havia dito!”.
Este fato traz uma nova informação, uma nova notícia, que mudará completamente a vida dos seguidores de Cristo. Não se trata de uma questão religiosa, mas factual.

A Bíblia nos fala de três razões pelas quais Cristo morreu:

1.     Era o plano de Deus desde a Eternidade
a.     Atos 2.23: “Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse”.
b.    Ap 13.8: “Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo”.

2.     Para que se cumprisse as profecias
a.     Is 53.5: “Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.”
b.    Lc 24.25-27: “Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? "E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras."

3.    Para Salvar os pecadores
a.     Hb 9.26: “Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.”
b.    Gl 3.13: “Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro".

Aplicações:
Destas verdades podemos retirar algumas lições:

1.     A ação redentiva de Cristo pelos nossos pecados é completa:
a.     Rm 4.25: “Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.”
b.    Rm 8.1: “Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”

Mediante Cristo, o Deus justo diz: “Você está livre! Está perdoado!”

2.     A vida após a morte, é agora oferecida de forma gratuita por meio de Cristo
a.     1 Co 15.54-55: “Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?"
b.    1 Ts 4.13,14: “Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.”

Cristo morreu para que tivéssemos vida.

Você crê nisto?

Em Jo 11.25-26, quando Jesus fala da ressurreição de Lázaro para Maria e Marta ele indaga: “Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?"

O Evangelho não é um bom conselho.
Por esta razão não pode ser anunciado como uma palestra motivacional, nem como auto ajuda, nem um caminho para a prosperidade financeira. O Evangelho é uma maravilhosa novidade.
Cristo morreu pelos nossos pecados e ressuscitou dentre os mortos.

A grande notícia sobre a ressurreição de Cristo mudou completamente o rumo e a vida dos temerosos e inseguros discípulos de Cristo. Eles não podiam mais andar pelo mesmo caminho.

Há um maravilhoso filme chamado Ressurreição (2016), disponível na Netflix, dirigido por Kevin Reynolds com Joseph Fiennes, que aborda a morte de Jesus, vista pelo olhar incrédulo das autoridades romanas. É um filme muito bom para se ver e muito edificante. Às vésperas de um levante em Jerusalém, surgem rumores de que o Messias judeu ressuscitou. Um centurião romano agnóstico e cético (Joseph Fiennes) é enviado por Pôncio Pilatos para investigar a ressurreição e localizar o corpo desaparecido do já falecido e crucificado Jesus de Nazaré, a fim de subjugar a revolta eminente. Conforme ele apura os fatos e ouve depoimentos, suas dúvidas sobre o evento milagroso começam a sumir, até que finalmente ele se depara com Jesus vivo, a quem ele mesmo crucificara, e agora ele tem que lidar com o dilema da sua profissão e do importante posto que ele ocupa, ou de seguir como discipulado a enigmática figura deste Jesus ressuscitado.

Aquele novo fato, e a maravilhosa realidade de Cristo mudou a vida daquele centurião. Esta grande noticia da ressurreição, pode mudar a  sua história.

Você crê nisto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário