sábado, 5 de dezembro de 2020

Lc 2.25-35 Na expectativa do Messias: Simeão




 

Introdução:

 

Este cântico é um dos grandes saltérios da Igreja cristã. Seu nome é nunc dimitis cujos primeiros versos são "agora despedes" e era usado como parte da liturgia cristã nos cultos da Igreja apostólica. Por muitos anos a igreja cantou este cântico num estilo 

 

Todos os judeus criam (crêem) na vinda de um Messias, uma especial manifestação de Deus para o povo de Israel. Uns criam que ele seria um grande campeão que desceria sobre a terra, outros que o reinado de Davi seria restabelecido literalmente. Outros que Deus agiria diretamente na história por meios sobrenaturais. Dentre muitos estava Simeão. Que possuía uma profunda convicção de que não morreria sem ver o salvador, isto lhe fora revelado pelo Espírito Santo.

 

Algumas lições: 

 

  1. Só se vive plenamente, quando se carrega na alma a expectativa de que algo especial de Deus está acontecendo na sua história pessoal – Isto é, você pode viver sem muita razão e pode viver por viver, mas para encontrar sentido na vida pessoal, é necessário que algo além de nós mesmos nos transcenda.

 

Simeão é um homem assim. Ele vivia debaixo de uma expectativa celestial, aguardando que algo de Deus, pudesse enfim lhe trazer este cumprimento. O Espírito Santo lhe revelara que ele não morreria antes de contemplar o Messias, os anos passavam e Simeão estava ali firme. Um dia, já idoso, impulsionado pelo Espírito, dirigiu-se ao templo e pode contemplar a Jesus e tomá-lo nos braços.

 

Nada lhe era mais importante que isto, nem mesmo a vida. “Agora, despedes em paz o teu servo, porque meus olhos já viram a salvação”.  

 

Charles Melman declarou que o problema da geração atual é que os jovens podem ter tudo que querem, são encorajados a expressar seu libido, a satisfazer seus desejos, mas não conseguem encontrar sentido na sua vida.

 

Um grupo musical, os tribalistas, parece ter entendido isto muito bem ao afirmar na musica, já sei namorar, o seguinte:

Arnaldo Antunes

Composição: Carlinhos Brown / Arnaldo Antunes / Marisa Monte

Já sei namorar
Já sei beijar de língua
Agora só me resta sonhar

...

Eu sou de ninguém
Eu sou de todo mundo
E todo mundo é meu também

...

Já sei namorar
Já sei chutar a bola
Agora só me falta ganhar
Não tenho juiz

 

Já sei tudo... mas perdi a capacidade de sonhar.

Aqui está a grande diferença entre o sentimento de Simeão e da nossa geração. 

 

O problema é que quando temos o sonho, a razão de viver, somos capazes de enfrentar qualquer situação, afinal, temos o que é essencial, alguém afirmou: “Podemos passar por qualquer como, quando temos um porque”. 

A grande tragédia da vida não é a morte, mas viver sem propósito. viver se, saber porque. A biblia diz: “Muitos propósitos há no coracao do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá” (Pv 19.21). Propósito é a razão original pela qual alguma coisa foi criada. Em tudo que fazemos temos que perguntar qual é o propósito. Quem se encontra com o Salvador, como foi Simeão, satisfaz seus desejos interiores mais profundos. 

 

  1. Só se vive em plenitude quando existem movimentos de Deus na nossa história 

 

Três frases sobre Simeão, descrevem este mover de Deus em sua vida:

 

    1. O Espírito de Deus estava sobre ele – (Lc 1.25)

 

    1. O Espírito Santo se revela a Ele – (Lc 1.26)

 

    1. O Espírito move o seu ser – (Lc 1.27) – Este ultimo texto traz a idéia de movimento de Deus dentro de sua vida. 

 

Natal parece nos apontar para o fato de que é um tempo de cumprimento para aqueles que esperam. 

Tempo de realização, para a piedosa Ana; 

Tempo de cumprimento o devoto Zacarias

Tempo de concretização para Simeão, um homem de esperança. 

 

O que você tem esperado a vida inteira? Quando há esta compreensão de um movimento de Deus sobre nossa história, tudo se torna mais claro. 

 

O vs. 25 diz que ele esperava "a consolação de Israel". Numa época tão desagregadora, como a nossa, não é fácil ver Deus se movendo na nossa vida, mas precisamos cultivar, como dizia o irmão Lourenço, a presença de Deus. 

 

Dois autores, o irmão Lawrence e o escritor Henri Nouwen, podem lançar um pouco de luz sobre essa questão. 

 

Lawrence foi um místico carmelita francês do século XVII, e ficou conhecido pela sua simplicidade. No seu convento, desempenhava as funções mais humildes, como a de cozinheiro e sapateiro. Da simplicidade de sua alma, foi descoberto o tesouro da sabedoria que ele guardava. A maior riqueza deixada por ele, além do exemplo de entrega total a Deus, foram suas máximas e cartas trocadas com as pessoas a quem aconselhava. O tesouro de uma alma entregue ao total abandono em Deus.

 

Enquanto lava prato e servia alimentos aos irmãos, ele conversava com Deus e o brilho da presença de Deus dava significado e riqueza às atividades simples da cozinha. Ele disse o seguinte: “Só há uma maneira de cultivar uma “conversação contínua” com Deus: Tudo o que temos de fazer é reconhecer a Deus como estando intimamente presente conosco. Então podemos conversar diretamente com Ele, cada vez que precisarmos pedir ajuda, para saber Sua vontade em momentos de indecisão e para fazer qualquer coisa que Ele queira que façamos, e da forma que O agrade. Devemos oferecer nosso trabalho a Ele, antes de começarmos, e agradecer pelo privilégio de tê-lo realizado.” Através dos textos do irmão Lourenço, aprendemos que no carro, no trabalho, em casa, fazendo ginástica, ajudando alguém, deitado na cama à noite, a qualquer hora, lugar ou circunstância, podemos ter uma conversa significativa com o Senhor. Na Bíblia vemos que em todo registro histórico, Deus deseja fazer com que seu povo tome conhecimento de sua presença entre eles. 

 

O escritor Henri Nouwen afirmou: 

“Orar incessantemente é conduzir todos os nossos pensamentos fora de seu isolamento medroso e para dentro de uma conversa sem medo com Deus”. 

 

Depois de tirar os israelitas do Egito e levá-los ao deserto, Deus sabia que eles se sentiriam amedrontados e sozinhos. Não possuíam exércitos nem muralhas para protegê-los de ataques inimigos. mas Deus fazia questão de demonstrar que estava com eles e que eles eram seu povo. Por isto, "O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite" (Êxodo 13.21).

 

  1. É possível viver sem Jesus (o que é uma tragédia), mas não dá para partir sem Jesus. “Agora Senhor, despedes em paz o teu servo, porque seus olhos já viram a salvação de Israel”(Lc 2.28).

 

Esta é a diferença entre se viver, com e sem esperança. Morrer com Jesus é um consolo, mas viver sem Jesus é uma tragédia. Quem vê o salvador, supera o medo da morte, Vê na morte, vida. Não vive a angústia do desconhecido, e nem permite que a morte o apavore. Morte é transitoriedade para um encontro mais profundo. 

 

Você não pode reter sua vida, você não pode perder sua alma. 

 

As coisas espirituais possuem implicações eternas.

 

Blaise Pascal (1623-1662) é conhecido por sua extraordinária habilidade matemática, mas também se tornou refinado filosofo e teólogo. Nascido na França, foi criado a partir de três anos, com sua irmã mais velha e seu pai. Ao completar 31 anos já era bem conhecido por suas contribuições na área da matemática e ciências. No dia 23 de Novembro de 1654, visitou sua irmã numa comunidade religiosa em Port Royal, onde ouviu um sermão que o levou a uma profunda experiência religiosa. Ele marcou aquela data como o principal momento de sua vida. Escreveu estas palavras num pedaço de papel costurado no forro de seu paletó, que carregou consigo pelo resto de sua vida: “Fogo! Meu Deus não é o Deus dos filósofos e estudiosos, mas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Certeza, certeza, sincera alegria, paz. Deus de Jesus Cristo. Alegria, alegria, oceanos de alegria!”. Todas suas dúvidas haviam sido dissipadas e viveu por seis anos naquela comunidade, escrevendo uma defesa da fé cristã. Ali viveu até falecer aos 39 anos de idade. seus escritos foram agrupados e se tornaram um clássico na filosofia conhecido como Pensamentos, que alcançou fama mundial.

 

Conclusão

Quais são as expectativas do seu coração?

O que você espera da vida? Sucesso, reconhecimento, aplausos humanos, riqueza, fama? 

A grande expectativa da nossa vida deve estar direcionada a Deus. 

O Natal pode trazer grandes expectativas para sua vida, talvez o próximo ano, virada de página, novo ano sem Covid. O que você espera?

O homem pode : “passar por qualquer como, quando tem um porque”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário