sábado, 2 de janeiro de 2021

Tg 1.5 Cinco decisões que mudarão sua vida


Introdução:

A vida é feita de decisões. 

Algumas vezes na Bíblia o povo de Deus é confrontado com a necessidade de decisões sérias. Numa destas ocasiões Josué é direto, firme e claro como o povo de Deus: “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Js 24.15). Em outra ocasião o profeta Elias exorta o povo dizendo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos: Se Deus é Senhor, segui-o; se Baal é Senhor, Segui-o” (1 Rs 18.21). 

Uma decisão errada pode nos levar ao inferno, e decisões corretas nos abençoam para sempre. Alvin Tofller disse: “O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros.” Por isto vale a máxima de Benjamin Franklin: “Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água.”

Para tomar decisões precisamos de sabedoria do Alto: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tg 1.5).  A tradução da Nova Almeida Atualizada, (NAA) fica mais fácil de compreensão. Ela diz: “Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida.” (NAA)

Por ser a vida feita de decisões, precisamos de sabedoria de Deus. Aquilo que hoje desejamos com tanta intensidade pode ser exatamente o que mais nos afetará negativamente no futuro. O problema é que não sabemos avaliar bem as consequências de nossas decisões e não sabemos julgar todas suas implicações. 

Sabedoria não é algo simples. Sabedoria não é conhecimento. Muitas pessoas muito bem informadas, com condecorações e grandes títulos acadêmicos, são um fracasso nas escolhas pessoais, investimentos e relacionamentos. Encontramos também pessoas simples, mas com grande capacidade de gerir a vida, tomar decisões corretas. Isto é sabedoria.

A vida nos obriga a fazer escolhas. Existem cinco decisões que poderão mudar sua história, e a maioria destas grandes decisões são tomadas antes dos trinta anos de idade. São elas:

1. Decisão de se preparar academicamente  

Jordan Peterson afirma no seu livro: “12 Regras para a vida. Um antídoto contra o caos.” Que o processo da leitura, muitas vezes árduo, tem um efeito significativo sobre a vida. Ele cita uma pesquisa que afirma que depois de 600 páginas, parece que a mente humana dá um salto de crescimento. um aspecto interessante precisa ser dito sobre isto: Não gaste seu tempo com leituras de pouco valor. Existem muita literatura atual que na verdade é pornografia disfarçada de cultura e leituras fast-food preparadas para causar indigestão ao ser ingerida. 

Por isto é importante estarmos comprometidos com o estudo, a leitura. Uma pesquisa publicada na Revista Veja, 26 set 2019, mostra a relação entre maior escolaridade e maiores salários. Vale a pena observar quatro importantes mensagens. 

Primeiro, concluir um nível de escolaridade está associado a um diferencial expressivo de salário. 

Segundo, ficar no meio do caminho, como no caso dos que não começam e não concluem o ensino fundamental, médio ou superior, traz penalidades – parece que o mercado de trabalho premia a persistência. 

Terceiro, o mercado de trabalho pune muito fortemente quem começa,  mas não conclui o ensino médio – esse grupo ganha menos do que se tivesse parado de estudar ao final do ensino fundamental.  

Quarto, quem não conclui o ensino superior não é punido, mas ganha menos da metade de quem conclui. Se essas pessoas acumulam dívidas durante esses anos, seu retorno financeiro, no final, pode ser negativo.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/blog/educacao-em-evidencia/o-impacto-da-educacao-no-salario-e-na-produtividade/

Por 26 anos eu frequentei escolas. Desde o aprendizado fundamental nas Escolas públicas, até boas faculdades. Fiz Teologia em Campinas-SP; Psicologia (curso incompleto) na PUC-GO; Mestrado na PUC-Rio e dois anos de aulas de mestrado no Gordon Conwell Theological Seminary. É importante perceber como a formação, o treinamento, o aprendizado abre portas para a vida. Quando cheguei nos EUA, me matriculei no Gordon Conwell, mas como tinha Mestrado no Brasil, e a faculdade estava adotando uma politica de diversidade étnica, me contrataram para ser professor em dois cursos. 

Certa vez ouvi:

De 0-10 anos: Brinque o máximo que puder 

De 10-20 anos: Estude o máximo que puder 

De 20-30 anos: Aperfeiçoe o máximo que puder 

De 30-40 anos: Ganhe o máximo que puder 

De 40-50 anos: Lidere o máximo que puder 

De 50 em diante, saia de fininho o máximo que puder 

Sua decisão de se aplicar seriamente ao estudo nos dias de hoje e seu compromisso com a educação, é uma das melhores decisões que você pode tomar na sua vida.

2. Decisão relacionada à vocação 

A escolha de sua vocação hoje, determinará seu estilo de vida amanhã. Uso vocação, no sentido mais profundo que profissão, embora entenda que os termos se confundam um pouco no que falarei hoje.

É fundamental para você perguntar: Qual será a fonte de meu sustento amanhã? E não apenas isto, mas o mais importante, por detrás desta questão: Estarei satisfeito com tal decisão?

Sua vocação precisa trazer propósito, sentido, valor pessoal, significado. Boa parte de sua vida estará em torno de suas atividades. O que você faz, e seu papel social.

Quando era adolescente, aos 17 anos, decidi que iria para o Seminário. Meu tio, que não era crente, disse para a minha mãe que como eu gostava muito de ler, deveria ser advogado, e que ele ajudaria na minha formação profissional. Portanto, eu poderia ter me formado em advocacia e estar hoje glorificando a Deus com esta honrada profissão. Eu trabalhava no Bradesco, e tinha uma longa carreira de promoções adiante de mim, caso decidisse seguir este caminho. Boa parte de meus colegas se tornou gerente de bancos na região. Como eu gostava de ensinar, poderia me tornar um professor, ou quem sabe, seguir a carreira criando uma pequena empresa. As possiblidades para mim, e para boa parte dos jovens é imensa. O caminho que você seguir hoje, determinará seu estilo de vida e atividade amanhã. Minha filha fez neurobiologia, mas quando decidiu fazer estágios em laboratórios disse para si mesma: “eu gosto de gente, não consigo me ver dentro de um quarto, fazendo pesquisas...” Se você decide ser agrônomo ou veterinário, sua vida vai girar em torno de animais e lavoura. Se for enfermeiro ou médico, sua vida será em torno de hospitais e pacientes; se empresário, precisa avaliar mercado, custos, produtividade, etc...

Em suma, sua carreira determina seu estilo de vida.

A decisão pela carreira hoje é uma das mais importantes decisões de sua vida. Ela determinará seu estilo de vida, sua forma de viver, o ambiente onde você terá que circular, os tipos de desafio que você encontrará na vida profissional. 

3. Decisão de casar ou ficar solteiro

Algum tempo atrás uma mãe me disse que queria mudar seu filho de uma escola confessional para uma escola não confessional porque a qualidade de ensino da outra escola era melhor. Eu disse que respeitava sua posição, mas que eu acreditava de verdade, que os grandes desafios que nossos filhos terão não serão acadêmicos, mas pessoais e relacionais. Pelo ambiente que vivemos, pelos amigos que temos, pelo suporte que a igreja dá, qualquer filho desta igreja tem condições de ser bem sucedido profissionalmente. Existem grandes oportunidades e bons relacionamentos sociais. Mas nossos filhos fracassarão pelas decisões pessoais: compromisso com a fé em Cristo ou não; amizades que os levarão a um estilo de vida pecaminoso; envolvimento com drogas, etc., ou relacionamentos: Um mau casamento, uma família desajustada e disfuncional. Estas coisas é que são emblemáticas e problemáticas para o futuro de nossos filhos.

Ter um bom casamento é uma decisão que afeta, como poucas coisas, como será o seu futuro. A mulher ou homem com quem você se casa hoje, determina até o envolvimento que você terá com o reino de Deus. Um bom casamento é uma benção, mas o mal casamento é um peso. A Bíblia afirma que “é melhor viver no canto do eirado que com uma mulher rixosa e intrigante”. (RA). Outra versão, mais clara, afirma: “Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta.” (Pv 21.9). Por outro lado, “A casa e os bens vem como herança dos pais, mas do Senhor vem a esposa prudente”. (Pv 19.14). 

Certo pregador deu uma palestra interessante: “Como nunca ter problema no seu casamento”. Como casados, esta parece ser a solução que mais desejamos na vida. Um casamento sem problemas, sem conflitos. Então, o pregador citou 1 Co 7.32: “Gostaria de vê-los livres de preocupações. O homem que não é casado preocupa-se com as coisas do Senhor, em como agradar ao Senhor.” Dizendo: “Se você quer ficar livre de problemas no casamento, não se case!” Esta é a única fórmula que encontramos na Bíblia. Ou como disse alguém: “Nos casamos para resolver problemas que não teríamos se decidíssemos ficar solteiro”. 

Uma palavra aos solteiros

Tim Keller, no seu relevante livro “O significado do casamento ”, dedica no final um capítulo importante sobre a decisão de permanecer solteiro. A Igreja Redeemer em Nova York tem duas características em sua membresia: (a)- Grande número de profissionais liberais; (b)- Uma grande quantidade de solteiros adultos. E então ele fala da “Excelência do permanecer solteiro”. Achei este artigo interessante, porque eventualmente há grande pressão, consciente ou não, da igreja sobre rapazes e moças para que se casem, mas ele afirma que “o cristianismo foi a primeira religião a considerar que permanecer solteiro é um modo de vida viável”. Para ele, solteiros não podem ser vistos como seres humanos menos inteiros e realizados do que os casados, por Jesus Cristo, um homem solteiro, foi o homem perfeito. Para Keller, tanto as culturas tradicionais como as ocidentais podem fazer o estado de solteiro parecer uma condição temível e sub-humana. Se você gostaria de ler um pouco mais sobre o assunto, deixo ai esta referência bibliográfica. 

Ficar solteiro, ou se casar, é uma das cinco decisões que mudarão sua vida para sempre. Um bom casamento é uma benção, um mal casamento uma tristeza. Casar é uma benção, mas estar solteiro por convicção e decisão, também pode ser uma benção. 

4. Decisão geográfica – Tem a ver a decisão de morar em um determinado lugar. Copiei a expressão “desafio geográfico”, de uma afirmação de Mac Pier . Uma das coisas que mudará para sempre sua vida é o local onde você decide morar.

Em 1988 sai de Goiânia para Brasília, para assumir o pastorado auxiliar na Igreja de Brasília.  Não morar em Goiânia, mudaria para sempre minha história. Depois de dois anos, fui para o Rio de Janeiro pastorear a igreja da Gávea. Em 1994, aceitei o convite de uma instituição americana e fui morar nos EUA. Em 2003, retornei ao Brasil (assumindo o pastorado da igreja de Anápolis, em 5 de janeiro daquele ano). Cada uma destas mudanças foram determinantes em minha história. Minha biografia seria outra se eu decidisse mudar. Minhas experiências seriam diferentes, os amigos seriam diferentes, minha história seria outra. 

As decisões de mudança que tomei, afetaram minha família e meu futuro. Você não pode decidir viajar de carro para o Nordeste, se resolver conduzir seu carro para Curitiba. Morar em Anápolis, morar em Brasília, ou fora do Brasil, muda radicalmente sua história. Esta é uma decisão importante e transformadora. Portanto, pense bem antes de qualquer mudança de endereço. 

5. Decisão de ser discípulo de Cristo  – A última e mais importante decisão que você pode tomar é de ser um radical discípulo de Cristo. 

Eu me converti aos 16 anos de idade. Minha vivência em toda minha infância e adolescência foi na igreja, mas o compromisso com Cristo veio nesta idade. Muitos amigos meus, que cresceram comigo na igreja, assumiram compromisso diferente na vida. Muitos abandonaram a fé, se desviaram da igreja, nunca se comprometeram com seus dons, seu tempo e seu dinheiro para promover o reino de Deus, para eles, Deus não faz a mínima diferença no seu estilo de vida. No meu caso, a graça de Deus me alcançou, com um grupo de outros amigos, e ficamos firmes na fé até hoje e ainda temos um grupo no whats up para compartilhar experiências e orações. 

Apesar de ter uma fé superficial em muitos aspectos, Jesus era realmente importante para minha vida. A graça de Deus prevaleceu em minha vida. Perseverei na fé, cresci nos meus compromissos com o reino de Deus, liderei reuniões de mocidade, e... pasmem vocês... criei até grupo musical, tocando vencedores por Cristo, Grupo Elo, Grupo Logos, Rebanhão, seguindo as tendências musicais de Janires, e outros ícones então. Podem acreditar? Eu, com o meu violão, playbacks, ensaiando um grupo musical. Bem, não quero nem entrar no mérito da qualidade musical, por seria temerário, mas lá estávamos, louvando a Deus. 

Depois de anos seguidos, sempre fazendo acampamentos de mocidades, em 2009, acompanhei o presbítero Frederico Silveira, que era então líder da mocidade, para mais um retiro. Ao voltar eu disse a mim mesmo que este seria o último acampamento que eu lideraria. Mas uma coisa era certa: Minha decisão lá atrás, marcou minha vida com Jesus, com o reino de Deus, com discipulado, com igreja local. 

Seguir a Cristo é o mais fascinante projeto de vida, e  pode transformar sua história. Se você decidir seguir a Cristo, sua história será completamente diferente caso você queira seguir sua vida sem compromisso com o reino de Jesus. Seu casamento será diferente, seus negócios serão diferentes, a criação de seus filhos será diferente.

Conclusão

O Apóstolo Tiago fala sobre a necessidade de sermos sábios, e nos encoraja a pedir sabedoria a Deus. “Se, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida.” Precisamos tomar decisões. Tais decisões mudarão a nossa história. Não é difícil decidir entre o que julgamos bom e o que julgamos errado, mas precisamos decidir muitas vezes entre o que é bom e o que é excelente. 

A Bíblia diz que “há caminhos que aos homens parece ser bom, mas que no final são caminhos de morte”. Portanto, devemos perguntar a Deus: “Should I Stay or should I go”, como diz uma música popular.

É isto que este texto de Tiago nos ensina. Ore a Deus para que ele lhe ajude a tomar as decisões que transformarão positivamente a sua história. A maioria destas decisões são tomadas quando ainda somos jovens. Portanto, precisamos orar para que nestes dias, nossa vida comece a tomar a direção daquilo que é a vontade de Deus. Só ele pode nos capacitar a decidir por aquilo que é melhor, e que serão positivas permanentemente sobre nossas vidas. 

São cinco decisões impactantes:

1. Decisão por se dedicar aos estudos – Levar a sério meu preparo intelectual e meus estudos.

2. Decisão com a vocação – sabendo que A escolha de minha vocação, determinará meu estilo de vida amanhã.

3. Decisão de se casar ou de ficar solteiro – Casar bem ou fazer uma má escolha será um diferencial na minha história, assim como a decisão de permanecer solteiro ou me casar.

4. Decisão geográfica – A decisão de morar em um outro lugar. Uma das coisas que mudará para sempre sua vida é o local onde você morará.

5. Decisão de ser discípulo de Cristo  – A última e mais importante decisão que você pode tomar é de ser um radical discípulo de Cristo. 

Você está disposto a entregar sua vida a Cristo? A assumir um compromisso de fé com Deus? Este é o momento. Isto pode mudar sua vida.








Nenhum comentário:

Postar um comentário