sábado, 23 de abril de 2022

Fp 4.6-7 Não andeis ansiosos



 

 

 

Introdução

 

É possível vencer a ansiedade?

 

Ansiedade é, por definição, preocupação com relação as ameaças e desafios que precisamos enfrentar adiante. Alguém disse que trata-se de "pré-ocupação",  isto é, ocupar-se antes do tempo.

 

A preocupação com o amanhã pode nos adoecer ao ponto de perdermos toda a alegria e espontaneidade. Por esta razão Jesus exortou seus discípulos: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã porque o dia de amanhã trará os seus cuidados.” E Ele deu razões para não nos preocuparmos. Entre elas: “Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um minuto à sua existência?” Em outras palavras, a ansiedade não ajuda em nada. Por conta disso alguém já havia satirizado: “A ansiedade é tão eficaz para resolver problemas quanto mascar chiclete para solucionar equações matemáticas.”

 

Estatisticamente, 90% dos problemas que hoje nos consomem não trarão nenhuma consequência para nossas vidas e, na semana que vem, nem sequer nos lembraremos deles. Em geral, sabemos destas informações, mas isso, infelizmente, não é capaz de resolver a preocupação que rouba nosso sono e alegria, causando úlcera e câncer.

 

Fiquei surpreso ao ler o livro do bem sucedido empresário cristão do ramo de seguros nos EUA, Paul J. Meyer, intitulado Unlocking Your Legacy. Ele afirma que conseguiu vencer a ansiedade. Eu fiquei intrigado com sua afirmacao. Como um empresário com uma carteira de 5 milhões de dólares conseguiu tal proeza? Ele disse que três testes são suficientes para dissipar o problema:

 

1.              Todos os fatos estão sobre a mesa? Isto é, todas as informações sobre o assunto foram consideradas e analisadas? Ao fazer isso, tem-se um olhar objetivo sobre a situação. E ao olhar dessa forma a ansiedade se dissipa. Em geral nós nos preocupamos porque não analisamos bem os fatos.

 

2.              Eu realmente quero me preocupar com este assunto? Para estar de bem com a vida, permanecer saudável e ter paz interior, a preocupação não pode fazer parte da minha rotina. Então, ele decidiu não se deixar consumir pelas questões. Não podemos fazer da ansiedade um estilo de vida.

 

3.              Deus quer que eu fique preocupado? Este é o teste final. Preocupação e confiança em Deus são excludentes. Ansiedade e fé são opostas. Ou seja, não podem andar juntas. Deus nos manda descansar e confiar e Jesus pede aos seus discípulos que não andem ansiosos, “porque o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas estas coisas", disse.

 

A verdade é que a Bíblia não nos autoriza a uma vida de ansiedade - "Não andeis ansiosos de coisa alguma" (Fp 4.6). O apóstolo Pedro escreve: "Lançando sobre ele toda vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pe 5.7). Portanto, ansiedade não é um estilo de vida que Deus deseja para nós.

 

Quais são os fatores determinantes da ansiedade?

 

  1. Impotência – Quando não temos o controle da situação e da vida e as coisas fogem do nosso controle. Principalmente se nos consideramos semi-deuses, ou nos achamos auto suficientes e onipotentes.

 

O problema é que não temos controle sobre grande parte das coisas com as quais lidamos diariamente. Por exemplo, você pode controlar a variação da bolsa, o preço do petróleo, a variação climática? Você pode controlar o dia de amanhã? Você está livre de perdas e acidentes? Você pode controlar seu corpo, se ele desenvolverá ou não uma doença grave amanhã?

 

A impotência é sempre um desafio para nós, pois ela nos convida a colocar nossa confiança em Deus e não em nossa capacidade ou nas circunstâncias, e nos obriga a crer que Deus realmente cuidará de nós.

 

A onipotência é uma tentativa desesperada de controlar o que está fora do controle, o que não pode ser controlado.  “Que vestiremos? Que comeremos? A instabilidade financeira, a economia, a saúde ...Se não crermos que existe um Deus cuidadoso e providente certamente teremos muita ansiedade.

 

2.     Excesso de atividades – Quando não temos tempo para reflexão e descanso, podemos nos estressar e ficar ansiosos e adoecidos.

 

Não foi sem razão que Deus estabeleceu o dia do descanso. Nossos corpos e mentes precisam desligar, parar, descansar. Um dos maiores problemas da sociedade atual é que vivemos em constante estado de alerta. O celular piscando e mensagens chegando, nos fazem ficar atentos demais. Tente tirar o telefone de seu radar, estabeleça um tempo para deixá-lo à parte. Não o leve para sua mesa de jantar, nem para a cama na hora de dormir. A vida vai continuar sem sua participação... Você não precisa responder a tudo.

 

Marta é um exemplo clássico das Escrituras de como a vida agitada pode roubar de nós coisas preciosas (Lc 10.42,45). Quando Jesus chegou à sua casa, ela ficou tão ansiosa em ser uma boa hospedeira, em tratar bem o mestre, que se esqueceu de se assentar e ouvir, deixar o coração ser alimentado das palavras de Cristo. No evangelho de Lucas lemos que ela estava  “inquieta e agitada,” Outra tradução diz que ela estava “distraída e dividida”, "ocupada com muitos serviços." No final estava irritada e sobrecarregada. A falta de descanso, o excesso de atividades, nos deixa irritadiços e estressados, e Jesus a censurou por causa de sua inquietação.

 

O excesso de atividades nos leva a vida sem reflexão. Em nenhum momento Marta assentou-se aos pés de Jesus. Ela não tinha tempo para trazer sua mente, emoções e alma diante de Deus.

 

Pergunte a si mesmo: você tem tido tempo para refletir sobre as coisas de Deus, parar, deixar de olhar o telefone e o instagram? Neste texto de Filipenses, a exortação da Palavra de Deus é a seguinte: "Não andeis ansiosos, antes sejam conhecidas diante de Deus suas súplicas."

 

  1. Medo: Um antigo ditado diz: “Onde entra o medo, sai a fé.” Em geral a ansiedade nos deixa fragilizado e com grande medo do futuro.

 

O medo cria ilusões e falsas realidades, nos leva a ver fantasmas e ameaças em todas as coisas: vacina, fake news, doença, morte, finanças, saúde, educação de filhos, emprego, morte. Assim desenvolvemos uma sensação de que algo  não dará certo, de que algo de ruim poderá nos acontecer. Surgem os ameaçadores fantasmas e as teorias conspiratórias.

 

Jesus pergunta: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um minuto ao curso de sua vida?” Sua pergunta é retórica. Quem pode controlar o futuro? Com isto também ele estava tentando demonstrar que a ansiedade não ajuda em nada. Pelo contrário, ela gera, tensão muscular, neuroses e enfermidades e todo o corpo é atingido, dai brotam  as dores musculares, enxaquecas, úlceras. A mente fica agitada e o corpo tenso. Cai o rendimento profissional, vem a depressão espiritual, tentamos segurar o que não temos capacidade. Perdemos a alegria do Espírito Santo, não conseguimos descansar, confiar e entregar ao Senhor preocupações e medo.

 

O que fazer?

 

  1. Torne sua ansiedade conhecida de Deus: "Não andeis ansiosos, antes, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições". Não esconda nada de Deus.  1Pe 5.7 diz: "Lançando sobre ele toda vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós".

 

Há um claro princípio registrado aqui: Transforme sua ansiedade em oração. Toda vez que algo estiver comendo sua alma, leve suas súplicas a Deus. Seu coração deve ser derramado diante de Deus. Este problema é bem maior que você. Deixe com o Senhor. “Ele tem cuidado de vós”.

 

2.     Apresente os motivos de sua ansiedade a Deus – “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4.6)

Neste texto temos um imperativo: “Não andeis ansiosos!” Isto é uma ordem, um mandamento. Deus não nos autoriza a vivermos consumidos pela ansiedade. E há uma solução apresentada por Deus, um indicativo: O que fazer? “Em tudo, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições.”

 

Entregue o motivo de sua ansiedade

            Depressão: excesso de passado

            Ansiedade: excesso de futuro

            Neurose: Excesso de presente.

 

A psicologia humanista trata a ansiedade como uma patologia, e certamente é, mas a Bíblia aprofunda seu sentido. Ela também é pecado! A raiz deste pecado é a incredulidade, a dificuldade de crer que Deus está cuidando de tudo, e que podemos descansar e esperar nele. Ansiedade é um problema espiritual.

 

3.     Lembre-se do que Deus já fez na história ”...sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” (Fp 4.7)

 

As orações são descritas aqui em três linhas:

(a)- Petição – Trata-se de declararmos a Deus o que nos consome, o que nos preocupa.

(b)- Súplicas – Também é uma oração. O que muda aqui é a intensidade. Súplica envolve choro, quebrantamento, derramar do coração.

(c)- Ações de graças – É uma oração carregada de gratidão.

 

Quando oramos com gratidão, estamos reconhecendo que temos já alguma experiência com Deus. Só tem gratidão quem se lembra do que Deus já fez na história. Por acaso esta é a primeira vez que você enfrenta problemas? Lembre-se que Deus já cuidou de sua vida em outros momentos difíceis. O Deus que cuidou no passado, vai cuidar no futuro. Deus sempre revela sua graça na história. Não precisamos entender, mas confiar que ele cuida. Por isto o texto seguinte fala da “paz que excede todo entendimento”. Ela transcende a lógica, a razão. Ela excede o entendimento. É uma paz ultracircunstancial e sobrenatural.

 

  1. Renove sua mente – “Não andeis ansiosos.” (Fp 4.6) William Hendriksen traduz este versículo da seguinte forma: “Não tenham o mau hábito de viver preocupado”. Maus hábitos podem ser físicos ou mentais.

 

Tome muito cuidado com o que tem ocupado a sua mente. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Fp 4.8-9).

 

A sua ansiedade está diretamente relacionada à forma de pensar. A paz que excede todo entendimento, só se tornará real quando a mente for transformada, pela confiança em Deus, no seu caráter, na sua providência. Você age da forma como você pensa. Está tudo conectado.

 

Quando você tem dificuldade em crer no Deus da provisão, a ansiedade ocupará sua mente roubando a alegria, gerando insegurança, temor e tristeza. Quando você está confiante nas promessas de Deus, você dará respostas mais seguras. Tudo está conectado com o pensamento. O que preenche sua mente?

 

Por esta razão, a mente precisa estar renovada em Deus. Não reforce o pensamento de incredulidade que te leva à crise.

 

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”(Fp 4.7) Quando experimentamos a alegria e serenidade provenientes de Deus, a paz chega ao nosso coração. Deus coloca uma proteção em duas áreas: “Ele guardará mente e corações”.

 

    1. Corações - afetos , sentimentos. Emoções que são muito susceptíveis de variações de humor. A paz de Cristo penetra nas emoções e isto gera estabilidade de alma.

 

    1. Mente – Trata-se da mudança que o Espírito de Deus provoca em nossa forma de pensar. A ansiedade gera pensamentos confusos, o encadeamento de ideias se torna incoerente e traz angústia. A ação de Jesus em nossas vidas, muda o paradigma. Por isto, é necessário alinhar o coração ao coração do Pai. Coloque o pensamento bíblico em sua mente, pense de acordo com as Escrituras e reflita sobre as promessas de Deus, pense como Deus pensa.

 

Eu estou acompanhando um grande amigo que desenvolveu uma crise de ansiedade tão grande que se tornou um problema psiquiátrico. Sua desorientação resultante da enfermidade, o deixou absolutamente catatônico. Naturalmente trata-se de um quadro clínico. Mas uma coisa que temos percebido no seu comportamento é que sua ansiedade o leva a ficar inseguro. Ele, que sempre teve um treinamento franciscano, tranquilo quanto ao cuidado de Deus, não tem conseguido descansar na provisão de Deus. E todo seu comentário, no pouco que ele tem conseguido conversar é sobre seu temor de que lhe falte recursos no futuro.

 

Creio que é mais ou menos isto que acontece conosco. Deus precisa guardar nossa mente para que a fé se transforme em algo positivo. Nossa mente precisa estar guardada em Deus.

 

Conclusão:

Nossa ansiedade precisa ser referenciada na cruz.

 

Quando olhamos para o que Cristo fez,  e vemos o seu grande amor por nós, somos transformados. Se ele foi capaz de nos dar sua própria vida, não nos dará as coisas menores? O sustento, a saúde, a provisão, o que é necessário? Ele já nos deu a salvação.

 

A cruz foi o lugar da maior provisão de Deus pelas nossas vidas. O maior milagre do Jeová-Jiré, o Deus provedor, não é do sustento material. Deus dá tudo isto a todos homens através de sua graça comum. “Deus manda sol sobre justos e injustos”. Até os injustos e ímpios recebem a provisão de Deus, mesmo que nunca reconheçam que tudo vem dele.

 

Mas há uma provisão ainda maior e mais profunda. A provisão de Deus para a vida eterna. Jesus morreu na cruz.

 

Billy Graham certa vez declarou: “Você nunca entenderá quem você é até que entenda quem é Deus.” O seu problema não é sua ansiedade, mas a visão que você tem de Deus. Olhe para cruz. O que você vê? Um Deus dadivoso, perdoador, abençoador. A cruz nos mostra como Deus se interessa por nós. Se Deus nos deu aquilo que é maior, sua salvação, seu perdão, porventura não nos dará com ele todas as coisas?

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário