sábado, 12 de agosto de 2023

2 Rs 20.12-19 Põe em ordem a tua casa!

 


 

 

 

Introdução

 

Ezequias é um rei piedoso. Começou a reinar com 25 anos (2 Rs 18.2-3). Gosto de pensar em pessoas que desde cedo assumem posição clara acerca das coisas de Deus. Não se permitem ficar numa zona nebulosa. Muitos jovens crentes, no ensino médio e na faculdade, ficam numa zona de instabilidade espiritual, testemunho fraco, moralmente sem compromisso com seu discipulado com Cristo. Ezequias era rei, era jovem, mas era crente!

 

2 Reis 18:1-6

Ele fez o que era reto perante o senhor.

 

“Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Abi e era filha de Zacarias. 3Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai. 4Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã. 5Confiou no SENHOR, Deus de Israel, de maneira que depois dele não houve seu semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. 6Porque se apegou ao SENHOR, não deixou de segui-lo e guardou os mandamentos que o SENHOR ordenara a Moisés.

Ezequias fez uma reforma religiosa em Israel, apesar de ser ainda tão jovem.

 

No quarto ano de seu reinado, ele enfrenta um grande embate:

 

Salmanezer, rei dos Assírios tomou o reino do Norte. Ezequias era rei de Judá, reino do Sul (2 Rs 18.6), e agora, dez anos depois, um outro rei já havia assumido o posto, seu nome é Senaqueribe. O povo de Israel não tem poderio militar para combater a Assíria, então Ezequias envia boa parte da riqueza de Israel para contornar a situação, mas Senaqueribe queria mais. Ele sabe que Ezequias não pode enfrentá-lo, e aproveita a situação para afrontar Israel e afrontar o Deus de Israel (2 Rs 18.19-37). O rei então envia uma mensagem ao profeta Isaias, e Isaias então responde a altura:

 

“⁵ Foram, pois, os servos do rei Ezequias a ter com Isaías; ⁶ Isaías lhes disse: Dizei isto a vosso senhor: Assim diz o Senhor: Não temas por causa das palavras que ouviste, com as quais os servos do rei da Assíria blasfemaram de mim. ⁷ Eis que meterei nele um espírito, e ele, ao ouvir certo rumor, voltará para a sua terra; e nela eu o farei cair morto à espada. “(2 Rs 19.5-7)

 

E naquela noite, algo sobrenatural aconteceu:

³⁵ “Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil; e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres. ³⁶ Retirou-se, pois, Senaqueribe, rei da Assíria, e se foi; voltou e ficou em Nínive. ³⁷ Sucedeu que, estando ele a adorar na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; e fugiram para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar.” (2 Rs 19.35-37)

 

Este é um dos relatos mais impressionantes do livramento do povo de Deus na Bíblia.

 

Algum tempo depois, Ezequias adoece, e Deus lhe envia o profeta para dizer: “Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás.” Apesar de ser um homem de Deus isto não o impede de adoecer gravemente. Ele, entretanto, ora ao Senhor e o Senhor posterga sua morte por mais 15 anos.

 

O que você faria se Deus dissesse: “Põe em ordem a tua casa porque morrerás?”

O que você precisa fazer para colocar sua casa em ordem?

Quanto tempo você precisa para colocar a casa em ordem?

Como colocar a casa em ordem?

 

Há muitas pessoas com a casa bagunçada. Muitas casas encontram-se em desordem, e a Palavra de Deus para hoje é: “Põe em ordem a tua casa!”

 

Casa é sinônimo de interioridade, intimidade, coração, relacionamentos. Há muita desordem no coração, muita bagunça decorrente de decisões equivocadas e pecados, há muitas famílias precisando de ordem. A vida precisa voltar à normalidade. Vocês já pensaram que todo milagre de Deus é uma maneira de fazer a vida das pessoas enfermas voltarem à normalidade, de reorganizar a vida, a história?

§  Ele dá vista aos cegos (isto é colocar ordem na visão);

§  Ele endireita uma pessoa corcunda (isto é levantar aquele que está encurvado);

§  Ele faz andar o paralítico (isto é trazer condições para a pessoa se locomover);

§  Ele cura os surdos (é a volta da audição).

§  Deus está colocando em ordem alguma coisa. Milagre é essencialmente uma correção.

§  Há muitos lares precisando de normalidade. 

 

Há muita desordem no coração, muito desassossego na alma. O Salmista Davi ora de forma profunda: “Sonda-me ó Deus conhece o meu coração. Prova-me os pensamentos. Vê se há em mim algum caminho mal. E guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139.23). Essas palavras revelam a busca sincera por uma comunhão profunda com Deus e a disposição de permitir que Deus examine e transforme coração e pensamentos. O salmista percebe que ele precisa de um autoexame, precisa refletir sobre suas decisões e os rumos de sua vida.

 

Há muita desestrutura, disfuncionalidade, toxicidade nos lares.

É preciso que a ordem seja restabelecida. Muitos tem deixado sua casa em desordem.

A Bíblia diz que quem semeia vento colhe tempestade (Os 8.7). Em Provérbios 22.8 lemos ainda “O que semeia a injustiça segará males.” A Bíblia ainda afirma que “O que perturba a sua casa herda o vento.” (Pv 11.29). Ventos tem causado grandes danos à natureza e grandes prejuízos a empresas e pessoas. Não é bom estar debaixo das tempestades e variações dos tornados e tufões. Perturbar a casa atrai verdadeiros ciclones.

.

Nossa casa precisa ser colocada em ordem. Seja na perspectiva do coração, intimidade, pensamentos, desejos, ideias e tentações, seja no nível dos relacionamentos familiares. É necessário organizar os porões escuros, as gavetas entulhadas, os esqueletos nos armários. Faça uma limpeza, reorganize as gavetas da alma.

 

Ponha em ordem, examine a sua alma, olhe para seu coração.

Ponha em ordem. Olhe para sua família, o que precisa ser feito. como reorganizar?

 

Às vezes a bagunça está nos relacionamentos carregados de mágoas, feridas por palavras, traição, abusos emocionais, amargura, ódio. Como estão as relações familiares?

Às vezes a bagunça está nas finanças.

 

Acompanhei um membro de nossa igreja nos Estados Unidos. Ele estava completamente estourado nas finanças. Era uma grande dívida, fruto de consumo excessivo, de anos de equívocos e decisões erradas e mal planejamento financeiro, e ele me pediu ajuda. Fizemos um planejamento para reestruturar sua dívida. Não dava para resolver de um dia para outro, seriam necessários cerca de 2 anos para reestruturar, e nós sempre estávamos falando e olhando os números.

 

Um dia eu lhe perguntei: “Eduardo, como estão as coisas.” Ele me respondeu: “Pastor, eu estou debaixo do chicote do meu algoz. A Bíblia não diz que o devedor é escravo do credor? É esta minha realidade. Eu sou escravo. Escravo trabalha muito, tem pouca recompensa e privilégio, não tem liberdade e ainda apanha. Esta é a minha situação.”Aos poucos Eduardo foi quitando seus débitos, até que um dia recebeu a alforria.

 

Como pôr em ordem a sua casa?

1.     Mexer com os escombros. Desordem implica em desestrutura, tem a ver com entulhos. As vezes é o entulho da alma: culpa, vergonha, dívidas, amargura. É o fungo, o mofo, a penumbra e umidade que fica nos escombros.

 

Revirar entulhos não é algo fácil. Existem ratos, lacraias, baratas, situação de insalubridade. Mas para colocar em ordem a casa é necessário mexer com as águas paradas, a sujeira e a poeira.

 

2.     Dispensar os excessos – Se você está colocando em ordem, vai descobrir que muita coisa precisa ser jogada fora.

 

Quando Isaque decidiu abrir poços para dar água ao seu rebanho, a Bíblia afirma que os filisteus vinham e o entulhavam. Isto pode ser frustrante. Sempre haverá pessoas querendo entulhar poços de águas saudáveis que você tenta abrir. São as relações tóxicas, os ídolos do coração, os pecados de estimação.

 

As vezes precisamos zerar a conta, quando se trata de perdão. Ficar lembrando dos erros, acusando, salientando a culpa, não adianta. No processo de restauração de um casamento combalido, este é um dos grandes problemas. Os parceiros estão sempre ressuscitando fantasmas, apontando erros.

 

Se quisermos colocar em ordem a casa, precisamos dispensar os excessos, os fracassos, a acusação. Existem muitos “acumuladores excessivos”.

 

A confissão, o arrependimento, a confrontação, a honestidade, seja no âmbito pessoal, íntimo, financeiro ou relacional são coisas fundamentais. Se sua casa está sendo levada para o caos, sem a retirada dos escombros, das velhas paredes, do piso manchado, do telhado em ruínas, a casa não subsistirá.

 

3.     Buscar a Deus. Neste processo começamos a perguntar: O que preciso fazer? Como devo proceder? O que devo evitar?

 

Precisamos da graça de Deus. Se você até aqui tem bagunçado sua casa, isto significa que você não é capaz nem competente para levantá-la sozinho e precisa da graça de Deus para construir novos caminhos, criar novas abordagens.

 

Certa pessoa conversava com um conselheiro cristão e disse que gostaria de voltar para Jesus e faria isto depois que as coisas estivessem em ordem. O conselheiro respondeu: “Até aqui você não tem dados provas de que é capaz. Então, por que não deixar que Jesus faça aquilo que você não tem conseguido?”

 

Em um de seus poemas Mário Quintana afirma: “O segredo não é correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” O segredo para restaurar a ordem da casa, do coração, da família, é o cultivo de uma vida de adoração e oração. Craig Adams afirma que a taxa de divórcio atualmente gira em torno de 50%, mas em casais que oram juntos diariamente, a taxa é de um em 1.043 casais.

 

Conclusão

Ezequias recebeu um recado claro de Deus: “Põe em ordem a sua casa, porque morrerás, não viverás.

 

Este texto fala de um patamar ainda mais sério da existência. Não é apenas colocar em ordem as coisas para resolver problemas temporários, crises no casamento, finanças em desordem, a alma em frangalhos. Precisamos e queremos todas estas coisas, mas a palavra e Deus dada a Ezequias tinha a ver com seu destino eterno. “Morrerás, não viverás!”

 

Deus pode trazer cura e alegria para seu coração.

Deus deseja agir e intervir trazendo graça na sua casa.

Deus deseja abençoar sua vida. Se você seguir os princípios de Deus estas coisas podem se tornar realidade.

 

Mas o aspecto mais essencial e belo é que Deus está interessado no seu destino eterno. Por isto Jesus se manifestou. Para trazer perdão, redenção e sua reconciliação com Deus. A Bíblia nos mostra que o homem pecou contra Deus e por isto está distanciado e destituído de sua graça, mas Deus fez a Jesus. Ele morreria em nosso lugar. "A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé." (Rm 3.25). Para que ele fez isto? "Pois todos pecaram e carecem da glória de deus, sendo justificados, gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus." (Rm 2.23-24)


Paulo afirma: “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo mesmo o mundo.”

Jesus veio para nos resgatar da condenação eterna. Ele morreu em nosso lugar

 

Você precisa colocar em ordem a sua casa

Você precisa ajustar sua vida com Deus! Você precisa de Cristo. Você não consegue pagar sua dívida espiritual porque ela é eterna. Sua culpa é impagável. Deus enviou Jesus para substituir você na cruz, para morrer em seu lugar. Apenas o sacrifício de Cristo é capaz de te livrar da condenação eterna. Ele morreu para lhe dar a vida eterna.

 

A única forma de você colocar sua vida em ordem é aceitando a oferta do sacrifício que Jesus faz de si mesmo. Muitos acham que são capazes de fazer coisas e assim serem aceitos por Deus, mas Jesus afirmou que: “A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.” (Jo 6.29) A única obra que realmente importa é colocar nossa confiança em Jesus, e apenas em Cristo, para nossa salvação eterna.

 

Nossa vida é colocada em ordem quando o sacrifício de Cristo, a justiça de Cristo, os méritos de Cristo são aplicados em nós pelo Espírito Santo de Deus. Coloque sua vida em ordem hoje, vindo para Jesus, recebendo a sua salvação. Aceitando a oferta que Deus faz de si mesmo para a humanidade.

 

Você não gostaria de reconciliar sua vida em Cristo hoje?

Colocar sua casa em ordem?

Você pode afirmar que ela está muito bagunçada e que não sabe como voltar para Jesus

Ele quer ajudá-lo.

 

Um antigo hino diz:

Já andaste só em tristeza?
Já choraste nas trevas da solidão?
Com o som do silêncio a cercar-te
Sem saber o caminho a seguir

 

Deixa o Salvador, com o Seu amor
Te ajudar, te guiar
Deixa o Salvador, com o Seu amor
Te ajudar, te guiar
Ó abre teu coração, aceita o Seu perdão
Deixa o Salvador, com o Seu amor te salvar

 

Ao viveres dias vazios
Sem saber o futuro que enfrentarás
Tu precisas da segurança
E o consolo que só Cristo dá

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário