terça-feira, 3 de abril de 2012

Mc 9.33-37 O Líder Servo

Introdução: 

Historicamente a disputa pela primazia e pelo governo e poder da igreja sempre existiu. Nos dias apostólicos, na Idade Media e em nossos dias. A questão do poder nunca se resolveu porque o homem, essencialmente é o mesmo. Depois da verdade, a questão do poder é o assunto mais desafiador para o líder.

Poder é a capacidade de assegurar resultados desejados e de evitar aqueles não desejados.
Poder é a habilidade de investir a vontade de alguém com a realidade. Assegura o que quero e previne o que não quero.

Quais são as fontes de poder?
(1) - Terrenos, propriedades, bens;
 (2) - Conhecimento – saber é poder;
 (3) - Capacidade técnica;
 (4) - Poder de persuasão;
 (5) - Dinheiro – nos dá acesso às pessoas de poder;
(6) – Informação;
 (7)- Posição – Maior fonte de poder no nosso mundo estruturado.

 Nos evangelhos, vemos como a luta de poder entre os discípulos estava presente.

Em Mc 9.33-34, o texto que lemos, vemos a discussão insólita e patética entre os discípulos: “Quem é o maior?”
Em Mc 10.35-45, vemos a que nível de orgulho e de ausência de ridículo, o desejo pelo poder pode atingir o coração do homem. Tiago e João pedem para que, nos céus, um esteja ao lado de Jesus, outro do outro lado.
Na Idade Média, a Igreja chegou a acreditar que poderia vender perdão de pecados (indulgência), por isto os cargos eram negociados, barganhados e negociados (sinomia). Nos nossos dias não é diferente, onde se concentra o poder, concentra-se também a disputa, a vaidade, a competição e a soberba.

Para evitar este desejo de controle, o conselho local da Igreja Presbiteriana de Anápolis, decidiu que faríamos um rodízio de presbíteros e diáconos, e agora, todos passam por um ano de sabático, logo após o vencimento de seu mandato.

No texto, Jesus traz uma criança para o centro da discussão, apontando como o líder deve lutar pela simplicidade, humildade e pureza presentes na alma de uma criança.
Como Jesus lidou com o Poder?
 Ninguém teve maior poder que Jesus, mas ninguém frustrou mais os poderes que ele. Ninguém desarmava o poder mais que Jesus.

1. Ele virou a escala de poder de cabeça para baixo. Neste texto, ele tomou uma criança, e ensinou que “quem quer ser o primeiro, seja o último”.

No Reino de Deus, destrona-se o sentimento de superioridade e a necessidade de controle.

Quer ser líder? Sirva.
Simplicidade é o oposto de grandeza.

Veja como Jesus virou a escala de cabeça para baixo.
1. O mundo diz: O maior de todos está enquanto o sustentam. (quantos votos, quanto dinheiro, posição que trará) Jesus diz: Acolha o pequenino como se fosse um rei

2. O mundo diz: a grandeza está em poder incluir e excluir. (capacidade de controlar). Jesus diz: recompense qualquer um que agir em meu nome.

3. O mundo diz que a grandeza está em como posso me desenvolver a mim mesmo da melhor maneira. Jesus diz que a grandeza está em sacrificar-se a si mesmo pelos seus pequeninos.

 Diante disto, algumas perguntas devem ser feitas:
A. Estou entendendo o que significa servir no Reino de Deus?
B. Estou disposto a pagar o preço e a orar sempre a Deus, vigiando meu coração da vaidade e da soberba?
C. Quão grande é o meu comprometimento para com os outros?
D. Líderança, da forma como Jesus a estabeleceu, é realmente um convite atraente para o meu coração?

2. Ele mostrou a autoridade de servo - Jesus mesmo se fez servo (Fp 2).
Ele ensina que o primeiro deve ser escravo (Lc 22.26).
Surpreende os discípulos ao se colocar aos seus pés empoeirados e lavá-los. Pedro reage violentamente a isto, talvez porque tenha entendido as implicações que isto teria para sua própria vida (Jo 13).
No final deste ato, pergunta aos mesmos: “Compreendeis o que vos fiz?” (Jo 13.14). Em outras palavras: Vocês estão sabendo a natureza do meu chamado? Líderança envolve ser servo. O primeiro deve ser escravo. Não é o que se assenta à mesa à mesa, mas o que serve? Este é o principio mestre de Jesus.

Dois mal entendidos:
a)- ser líder servo não quer dizer que você abra mão de sua pessoa, personalidade, ou de sua responsabilidade de liderar e tomar decisões difíceis;

b)- Líderança não quer dizer perda da capacidade crítica e de julgamento histórico. A comunidade de Jesus é uma comunidade de servos, na qual: Os maiores servem os menores, Os últimos, servem os primeiros, Os mais poderosos, servem os menos poderosos. Jesus demonstrou: A prioridade do último lugar e a autoridade do servo. Conclusão: Entendendo estes princípios,

Josué Campanhã, num encontro da Sepal, fez as seguintes aplicações:

1. Líderes servos se humilham e esperam que Deus os exalte. Mc 10.45 "a verdadeira grandeza e a verdadeira líderança, não se alcançam submetendo-se alguns homens ao serviço de um, mas generosamente dando-se a si mesmo ao serviço deles" (J. Oswald Sanders). O importante não é como os homens avaliam, mas como Deus nos avalia.

 2. Líderes servos seguem a Jesus e não a posições. Não estão preocupados com sua auto imagem, reputação ou reconhecimento, mas em glorificar a Jesus através de sua vida e ministério.

3. Líderes servos renunciam seus direitos para encontrar grandeza servindo os outros. Jesus lavou os pés de seus discípulos.

4. Líderes servos se arriscam a servir os outros porque confiam que Deus controla suas vidas.

5. Líderes servos imitam a Cristo, tomando a toalha da servidão de Jesus para satisfazer as necessidades dos outros.

6. Líderes servos delegam responsabilidades e autoridade para outros a fim de atender necessidades maiores.

Quando os líderes procuram fazer sozinhos esgotam a si mesmo e a seus seguidores.

7. Líderes servos multiplicam sua líderança delegando responsabilidade. Como?
A. Motivando-os –
B. Preparando-os – Motivação sem treinamento é como entusiasmo sem direção.
C. Instruindo-os – Muitos liderados não tem direção, estão sós na sua tarefa. Isto traz aborrecimentos e frustrações. Paulo preparou a Timóteo.
D. Mentorizando-os – Um mentor é alguém que guia e dirige outros através de novos terrenos que já conhece e por este motivo encontra-se preparado para dirigir.
E. Avaliando-os - Jesus observava os outros enquanto estes o seguiam.
F. orando por eles – Pedir para que o poder de Deus seja derramado sobre suas vidas.

8. Líderes servos conseguem trabalhar em time. Já que não estão preocupados com posições e cargos. Equipes demandam diferentes habilidades e dons.

O propósito da equipe é fazer que os pontos fortes sejam eficientes e os fracos irrelevantes. 

Conclusão: 
 Paulo afirma: “Em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para testemunhar o Evangelho da graça de Deus” (At 20.24).
Nada é mais importante que receber o aplauso dos céus.
Certo garoto, de 12 anos de idade, por causa da sua performance no violino, foi convidado a tocar numa apresentação de gala. O teatro estava lotado, e ele se saiu muito bem. Todos o aplaudiam, quando de repente, aquele garoto deixou o palco para chorar. O apresentador foi atrás dele e perguntou o que tinha acontecido, e ele lhe falou: “você viu aquele homem assentado no banco da frente? Ele não me aplaudiu”. E o apresentador lhe falou: “E daí? Todos os demais estão te aplaudindo”.
Então ele disse: “Você sabe quem é aquele homem? Ele é meu professor de violino”.

 Todos podem estar nos aplaudindo, mas se não tivermos o aplauso dos céus, corremos um serio risco no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário