segunda-feira, 2 de abril de 2012

Jos. 14.6-15 Por que sonhos são adiados?

Introdução: 

 Mário Quintana: “Uma vida basta apenas ser vivida. Também precisa ser sonhada”.

Um dos textos do Antigo Testamento que se cumpre cabalmente no Novo Testamento encontra-se em Joel 2, quando o profeta afirma, 700 anos a.C, numa referência ao derramamento do Espírito Santo: “Nossos jovens terão visões e nossos velhos sonharão”.
Este texto é evocado por Pedro no seu famoso sermão no Dia do Pentecostes (At 2.17).

Deus sempre coloca sonhos no coração dos homens. Surpreende-nos ainda mais quando vemos que ele coloca sonhos no coração dos velhos. ter jovens cheios de sonhos, não nos parece difícil, mas velhos sonhando parece ser controvertido.

Muitas vezes, porém, perdemos a capacidade de sonhar. Perdemos o brilho nos olhos.

O que leva as pessoas a perderem seus sonhos?

A. Muitos sonhos estão mais para fantasias do que para o idealismo. Por esta razão não nos preparamos para atingi-los, não lutamos por eles ou os perseguimos. Não transformamos nossos sonhos em projetos.

B. A Demora – Eventualmente, porque os sonhos não se cumprem, desanimamos. Assim como fizeram as virgens, que despreparadas, dormiram com suas lâmpadas sem azeite, e quando os seus noivos chegaram elas não puderam concretizar seus sonhos. O noivo demorou. Houve um atraso não no calendário de Deus, mas na urgência de nossas agendas. “Quem tem pressa come cru!”.

C. Muitos sonhos são frutos de desejos pessoais, mas não encontram respaldo no pensamento de Deus – Não pedimos sua orientação, não os submetemos a Deus. Muitas vezes atropelamos processos na tentativa de fazer com que nossos desejos se realizem e o resultado é sempre cansaço e frustração. 

Neste texto vemos Calebe, um dos espias que foram fiéis ao projeto de Deus, lutando por uma antiga promessa e sonho dado por Deus. Naquela época tinha 40 anos, agora 85. No entanto ele reivindica a promessa dizendo: “Tinha eu quarenta anos quando Moises, servo do Senhor, me enviou a Cades-Barnéia para espiar a terra... 45 anos há desde que o Senhor falou esta palavra a Moises... Estou forte ainda hoje como nos dias em que Moises me enviou...” (Js 14.7,10,11).

Calebe havia recebido uma promessa e isto ocupava a sua mente desde então. Ele estava agora com 85 anos e todos sabemos que um homem desta idade não tem o mesmo vigor de alguém com 40, no entanto, seu sonho o havia sustentado desta forma tão direta. Por que é importante sonhar? 1. Muitos sonhos vem do próprio Deus – Calebe espera 45 anos, mas o Senhor havia dito esta palavra, e ele encontrava-se confiante quanto ao que Deus lhe havia dito. Seus sonhos não morreram.

José espera cerca de 20 anos, para que suas divagações oníricas se cumprissem na honra que ele esperava. Não procurou atalhos. Os sonhos vinham de Deus. Davi recebeu uma promessa de que seria rei de Israel, nunca quis atropelar processos. Ele sabia que podia continuar sonhando, porque tais sonhos vinham de Deus.

Sonhos sustentam nossa existência – Josué afirma que estava tão forte como no dia em que Moisés o havia enviado (Js 14.11). Sua força física era bem menor, mas sua disposição de alma continuava a mesma. Limitações físicas foram compensadas pelo entusiasmo.

Sonhos trazem bênçãos para as gerações – Sempre me pergunto porque Calebe está interessado em um pedaço de terra quando ele já está perto da morte? A única razão que encontro é que ele estava preocupado com seus filhos e netos. Ele estava pensando naqueles que viriam depois dele. Eventualmente Deus não coloca um sonho para que sejamos beneficiados, mas para que outros sejam beneficiados. Por que Deus adia os sonhos? O sonho de Calebe demorou 45 anos para se realizar. Muitas vezes ficamos desanimados com o silêncio e a demora de Deus.

Ao invés de agirmos assim, deveríamos perguntar, por que Deus demora tanto?

1. Desejo não realizado nos leva à presença de Deus – Quando estamos imbuídos de uma convicção de Deus, e ela não se cumpre, isto nos leva a buscar a força e a graça de Deus para continuar lutando, orando, crescendo.

Ana, mãe de Samuel, desejava um filho, e isto lhe parecia impossível porque ela era estéril. No entanto, sua atitude foi a de orar, clamar e suplicar a Deus. Quando Deus lhe responde ela afirma: “Por este menino orava eu”.
Às vezes nossos sonhos estão relacionados a um determinado emprego. Isto nos leva a orar, a batalhar, a lutar. Outras vezes a um casamento, e somos levados com lagrimas à presença de Deus para buscar sua benção e direção. Desejo não realizado nos leva à Deus.

2. Sonhos adiados, nos ajudam a entender que Deus é Soberano –. “Se ele resolveu alguma coisa, quem o poderá dissuadir? O que ele deseja, isso fará". (Jó 23.13).

Na nossa longa espera, vamos entendendo o plano de Deus, aprendendo a submeter nossa vida a ele, a orar, a depender, a nos humilharmos.

3. Por causa de seus planos inescrutáveis – No caso de Ana, Deus tinha um propósito grandioso para a vida daquele menino, e por isto colocou uma mãe para orar por ele, antes dele nascer. O apóstolo Paulo, contemplando a grandeza dos planos de Deus afirmou: “Ó profundidade das riquezas, e da sabedoria e do conhecimento de Deus, quem primeiro deu a ele e depois recebeu. Porque dele por ele e para ele são todas as coisas. Glorias sejam dadas a ele eternamente, amém!” (Rm 11.33-36).

A palavra chave neste caso é “perseverança!”. Afinal, “Não somos dos que retrocedem para a perdição!”. Por isto somos exortados: “Não nos fatiguemos, desmaiando em nossas almas”(Hb 12.3).

Calebe, apesar de ter sonhos tão claros, não vai receber a terra sem lutas. Apesar do gigantismo do povo daquela região que ele iria dominar, o rei Arba não lhe espanta (Js 14.15).

Conclusão:

Ao considerar todas estas coisas, sou levado a pensar no grande Sonho de Deus para a sua humanidade.
O profeta Isaias afirma que Jesus, aquele que morreria na cruz pagando o preço de nossa culpa e nos justificando diante do Pai, veria o fruto do penoso trabalho de sua alma, e ficaria satisfeito, porque por meio do seu sacrifício, justificaria a muitos (Is 53.11).

Jesus tem um sonho para nossas vidas: De nos apresentar diante de Deus, inculpáveis, santos e irrepreensíveis. Este é o desejo de Deus, de ver um povo redimido para seu louvor, o glorificando ao redor da cruz.

Oração:
“Senhor, eu não entendo porque o milagre ainda não se deu em minha vida, mas eu sei que estou nas mãos de um Deus que provê todas as coisas. Me ajude a perseverar, não deixe que meu coração esmoreça, mas acima de tudo, me dê a compreensão de que o grande sonho do Senhor para minha vida não deve estar em coisas temporais, mas nas eternas. Me ajude a entender que a grande benção da vida está no Senhor, e não nas coisas que o Senhor pode me dar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário