domingo, 2 de junho de 2013

Ap 3.1-6 Morte em Vida!



Introdução:

No ano de 1999, um estranho acidente de avião abalou os Estados Unidos. Payne Stewart, campeão de golfe, homem respeitado, famoso e rico saiu de Orlando no seu jatinho particular para o centro do país. No vôo, o avião se desgovernou, indo cair no estado de Wisconsin. O acidente surpreendeu porque não houve nenhum alarde, nenhuma comunicação entre a torre e o piloto, nenhum registro negativo na caixa preta. Provavelmente um problema no sistema elétrico do avião causou a despressurização e seus passageiros morreram sem perceber. Antes do avião cair, vendo que eles estavam indo a uma direção não prevista no plano de vôo, e incapazes de se comunicar com o piloto, dois aviões da Força aérea americana foram designados para ver o que de errado estava acontecendo com aquele vôo, já que não havia resposta. Eles perceberam que o avião estava com os vidros embaçados, sinal de que alguma coisa errada acontecera dentro dele, no entanto, com o piloto automático, o avião voou até acabar o combustível. Antes do avião cair, porém, seus passageiros já tinham morrido por falta de ar. O avião continuava voando, mas não havia mais vida dentro dele.
Apesar da tragédia do acontecimento, esta é uma boa ilustração desta Igreja de Sardes. Ela tinha aparência de quem estava viva, continuava suas atividades litúrgicas, seus programas de culto, e até pensava que estava viva, mas o veredicto do Senhor Jesus é: “tens nome de que vives, e estás morto!”. Aquela igreja parecia viva, mas sua vida era aparente, na verdade ela estava morta interiormente. Ela pensava estar fazendo aquilo para o qual for a designada, mas, fazia uma falsa análise de si mesma. Era morta, mas pensava estar viva!
Qual é a base que Deus usa para avaliar esta igreja? Qual é a regra que ele usa para medi-la? Isto não sabemos, mas o seu veredicto é: Tens nome, mas estás morta!

Uma questão imediata veio a minha mente? Quando a igreja parece estar viva, mas está morta?

1.    Morte é melhor definida, pela ausência de vida. Sabemos que alguém está morto, quando já não emite sinais de vida. Quais são os sinais mais óbvios: Ausência de batimentos cardíacos, temperatura do corpo, Ausência de respiração, do fôlego da vida, e embaçamento dos olhos (apatia). A pessoa é declarada morta, quando ela não apresenta sinais de vida.

Como discernir entre a igreja viva da igreja morta?  Calvino definia a igreja verdadeira pelos seguintes pontos:

i.      Pregação correta da Palavra de Deus;

ii.    Correta aplicação da disciplina;

iii.  Correta ministração dos sacramentos,
Quais são os critérios que Deus usa para avaliar sua igreja?  Para diagnosticar o nível espiritual de sua própria comunidade, de seu corpo?

2.    Muitas vezes definimos a vida da igreja pela estrutura da igreja, pelo poder da igreja, pelo dinheiro da igreja, pela capacidade administrativa da igreja. Sardes era uma cidade respeitável. Tinha sido capital do reino da Lídia (Séc. VI a.C.), e, posteriormente, um centro do governo persa. Nos dias de João, a cidade já se tornara pouco relevante. A sua localização, junto a um importante entroncamento de estradas, dinamizava a sua indústria e comércio de lã e tinturaria. A vida social de Sardes era acentuadamente luxuosa, dissoluta e secularizada. Seus habitantes eram orgulhosos, arrogantes, demasiadamente confiantes. Ao contrário de Tiatira, era uma igreja, provavelmente, com grande poder financeiro.
O problema desta igreja era a hipocrisia. O que ela apresentava não correspondia à realidade. Apenas tinha nome! Estava praticamente morta (vv.1,2). Esta igreja é o retrato de muitas outras hoje que causam ótima impressão, mas cuja realidade espiritual é péssima. Tinha boa reputação, mas diante de Deus estava morta. Sardes era uma igreja tranqüila, não enfrentava os conflitos que Pérgamo e Tiatira enfrentavam, não era molestada nem pelos judeus nem pelos gentios, gozava uma aparente paz. “Paz de cemitério”[1]
O que se faz com o morto?  Morto precisa ser ressuscitado. Isto só acontece com avivamento espiritual. Um derramamento poderoso do Espírito Santo, uma nova consagração e intensidade de busca. Ellul chama a atenção para o fato de que apesar da morte certa, ela é ainda uma igreja… apesar de sua morte, há ainda uma realidade da Igreja que pode reviver.

Os imperativos da Igreja de Cristo: A Igreja tem quatro decisões a tomar, quatro compromissos a assumir de acordo com Jesus.

1.    Sê vigilante! - Vs. 2 Vigilância aqui, num contexto de morte é uma advertência. Traz a idéia de que as coisas estavam sendo feitas sem muito cuidado, sem muita atenção. Existem inimigos ao redor, existem setas apontadas contra a igreja. Ela precisa ser atenta, estar mais alerta, deixar de ser displicente e preguiçosa. Vigilância espiritual é fundamental. Muitos perdem sua vida porque se descuidam dos perigos e das ameaças que existem ao redor. A advertência de Jesus é séria quanto à falta de vigilância.  “Se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti”. 3:3 Gente descuidada é sempre surpreendida. Ora pelo diabo, ora pelo Senhor!
Orar e vigiar são ordens rigorosas para a espera do Senhor. Estamos no fim dos tempos, e vigilância é essencial. “Assim como o relâmpago sai do Ocidente e se mostra no Oriente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem”. “Num instante, num abrir e fechar de olhos, a trombeta há de ressoar nos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, e depois nós os vivos, os que ficarmos, seremos juntamente arrebatados com ele, e estaremos para sempre com o Senhor”. Não dá para relaxar. “Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa!”. “Se não velares, virei a ti como ladrão, e não sabes em que hora venho a ti”.  Mt. 24:43, 44
No caso desta igreja, suas lâmpadas estavam quase apagadas, iluminando cada vez menos. Se não tomassem cuidado, logo se apagaria por completo, “porque suas obras não foram achadas perfeitas diante de Deus”. As cerimônias, os costumes religiosos, as tradições, os cultos, tudo continuava a funcionar, mas faltava a essência. As cerimônias eram vazias!
Esta igreja não tem ataque nem de fora nem de dentro. Não sofre nem por heresias, nem por perseguições externas. O problema desta igreja é sua preguiça, sua indisposição. Quando uma igreja perde a sua força vital, passa não ser nem sequer digna de ataque. Uma igreja viva está sempre sendo atacada. Uma igreja viva sempre gera reações de oposição.
“Sê vigilante! Nenhum mandamento aparece tão freqüentemente no Novo Testamento que o mandamento de estar alerta”.[2] É tempo de acordarmos do sono. Rm. 13:11 Existe um ditado que diz: “Eterna vigilância é o preço da liberdade!” Neste caso, eterna vigilância é o preço da salvação. A Bíblia nos adverte a sermos vigilantes contra:

i.      O diabo - I Pd. 5:8 “Sê vigilante, o diabo vosso adversário, rugindo como leão, procurando alguém para devorar!”. Existem sempre forças satânicas tentando seduzir a igreja de sua lealdade a Cristo.

ii.    As tentações - “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O Espírito na verdade é forte, mas a carne é fraca!” Mt. 26:41 Tentação aguarda o momento em que nos descuidamos para nos atingir. Um momento de paixão acontece quando relaxamos a dependência. Um tempo de grande autoconfiança pode redundar em ruína. Vida cristã deve ser sempre uma incessante vigilância contra tentação.

iii.  A vinda de nosso Senhor - Várias vezes a Bíblia repete para estarmos atentos quanto à volta do Senhor. “Vigiai, portanto, porque não sabeis a hora que o Senhor vem”. (Mt. 24:42) “Assim, pois, não durmamos, como os demais!”.  (I Ts. 5:6)  Nenhum homem sabe o dia nem a hora em que a eternidade invadirá o tempo para si. Agostinho disse: “O último dia é secreto, portanto, todo homem deve ser vigilante!”. O homem deve viver todo dia como se este fosse o último dia de sua vida!”.

2.    Consolida o resto que estava para morrer - Vs. 2 Não deixe que a chama que ainda fumega seja apagada. A ordem aqui é preservar o calor, preservar a graça, preservar e consolidar. A preservação implica em avançar, porque consolidar alguma coisa traz em si mesmo a idéia de avanço. O Reino de Deus não pode ser detido. E a ordem de Jesus à Igreja é para que a obra seja consolidada. Existe muita coisa ainda para ser feita, não dá para parar agora. Consolidar aqui também traz a idéia de corrigir os rumos: “Porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença de meu Deus”.

3.    Lembra-te do que tens recebido e ouvido Vs. 3 Aqui vale a pensa salientar a importância da memória. Nem sempre temos uma relação imediata (não mediatizada com Deus). Aqueles que tiveram encontros pessoais com Deus, experiências significativas, intervenções de Deus em sua história precisam sempre estar se lembrando disto, trazendo isto à memória. “Quero trazer a memória o que pode me dar esperança… As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias se renovam a cada manhã”. Lam. 3:22-23 O momento de nossa conversão, uma experiência de revestimento espiritual, uma luta espiritual na qual vimos a intervenção de Deus, situações catastróficas que Deus mudou drasticamente em nossas vidas. Tudo isto precisa ser lembrado, arquivado e evocado em nossa memória Lembra-te! A nossa lembrança é o nosso passado atualizado. Estas coisas nos fortalecem espiritual e nos fazem agradecidos. Gratidão é o amor relembrando o passado. O povo cristão é um povo que tem memória. Lembra-te oh Israel! A memória dos fatos é essencial para nos fazer viver com esperança. Quanta coisa boa já recebemos e ouvimos? Quantas experiências boas já participamos, lições preciosas da palavra de Deus já recebemos? Lembra-te! Nas horas de aflição e tentação, Jesus usava a Palavra de Deus: “Está escrito!”. O salmista afirma: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti!”
Guarda o depósito da fé, diz Paulo a Timóteo. Conservar a Palavra, não é colocá-la em formol, ou guardá-la num museu, como peça decorativa. Não significa pô-la em conserva. Não tem aqui nenhum sentido de guardá-la dos confrontos que ela traz. Não é conservá-la no sentido de impedi-la de ser ativa, antes respeitá-la, não violar o que foi recebido, não dissipar, não dispersar o testemunho que foi dado. Com facilidade, a palavra de Deus tem sofrido interpretações que são criadas para dissipar o poder de sua eficácia. É isto que tem acontecido com os modernos exegetas e hermeneutas em contato com a palavra de Deus. Muitas teologias que surgiram no final do século passado e dos dias atuais. Na tentativa de encontrar um novo sentido da palavra, temos perdido, dispersado e destruído o sentido original da Palavra. Se a igreja não guarda esta palavra, pode estar certa de que vai perder seu sentido de identidade e missão. A igreja deve se lembrar da obra de Cristo na cruz e no túmulo. Recordar o sacrifício de Cristo e o que ele fez por nós.

4.    Arrepende-te - vs. 3 Mudança de direção. Alguma coisa está errada na rota da igreja, no rumo que ela vem assumindo, alguma coisa precisa mudar. Deus precisa restaurar sua igreja; Curiosamente existem aqui no texto, dois elementos complementares. De um lado o Senhor revela a sua igreja morta, condena e exorta. De outro ordena que seja vigilante. Que volte a viver! “O tema desta carta é: Tu estás morto, volta a vida…”[3] Neste caso, o imperativo no grego é um aoristo, que descreve uma ação definida. Na vida cristã deve existir um momento decisivo quando um homem resolve abandonar o velho caminho e iniciar uma nova jornada. Quando ele muda sua rota de vida e volta-se para Cristo. Toda pessoa deve se lembrar que o cristianismo não admite procrastinação, não se pode adiar uma decisão que deve ser feita agora.


Conclusão:
O que pode sustentar uma igreja diante de situações como estas?  “Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas”. 3:4 A Igreja continua firme por estes “poucos”. Há nesta igreja um grupo de alguns homens, fiéis, como havia sempre, mesmo nas piores crises, um resto em Israel, e a partir deste resto, tudo pode ser reconstruído, fortificado, edificado. “[4] Gente que no meio do comodismo continua inquieta, no meio da apatia continua vigilante, no meio da aparente morte, está repleta de vida. É gente que “não contaminou as suas vestiduras”.  3.4
É curioso que a esperança daquela igreja resida agora em poucos. Não é um grande grupo, é um pequeno grupo de guerreiros, intercessores, gente fiel, apaixonada por Jesus, que não mede esforços para sustentar a obra do Senhor. Eu tenho aprendido na minha vida que são sempre poucos que oram perseverante, que contribuem generosamente, que se sacrificam espontaneamente, que se preocupam profundamente, que realmente amam intensamente a obra do Senhor e o Senhor da obra. A Igreja de Cristo é sustentada sempre por estes poucos.
Deus está procurando pacientemente estes poucos fiéis, e seus olhos estão colocados sobre eles. “Tenho em Israel sete mil que não se curvaram diante de Baal”. Deus disse a Elias quando ele estava desanimado. É sobre este grupo que Deus coloca toda sua experiência de que a igreja seja sustentada e mantida.

Três promessas para aqueles poucos que se mantém fiel:

1.    Serão vestidos de roupas brancas – 3.5 No VT os sacerdotes tinham que se apresentar diante de Deus com roupas limpas. Na parábola das festas de casamento, um homem foi encontrado com vestiduras sujas e foi jogado fora, impedido de participar das festividades por causa de roupas inapropriadas. Apocalipse fala muito destas vestes (Ap19.8). No mundo antigo, as roupas eram usadas para festas importantes e para celebrações de vitória. No dia em que os romanos celebravam uma vitória sobre outro povo, a cidade inteira se vestia de branco e a cidade era chamada de urbs candida que significa, a cidade de branco. Branca era a cor daqueles que obtinham vitória.

2.    Seus nomes serão mantidos no livro da Vida – 3.5 Desde Moisés este conceito sobre o livro da vida é expresso.. Gn 32.32,33. Daniel fala que no juízo final todos aqueles que forem achados escritos no livro da vida serão salvos. Dn12.1 e Apocalipse revela que aqueles que não forem achados escritos no livro da vida serão lançados fora, no lago de fogo. Ap 20.15  Somente aqueles que forem achados escritos no livro da vida do Cordeiro poderão entrar na Nova Jerusalém. Ap 21.27

3.    Jesus confessará seus nomes diante do Pai e de seus anjos- (3.5)  Esta foi uma promessa dada por Jesus aos seus discípulos, que se alguém o confessasse diante dos homens, também Jesus os confessaria diante do Pai. Mt 10.32  Neste caso, Jesus revela que cristianismo autêntico implica em confissão pública. Não existe cristão “agente secreto”. Não pode existir seguidor velado de Cristo. Vida cristã tem que ser assumida publicamente tem que ser escancarada.

Apesar de todas estas promessas Jesus faz uma afirmação séria: Estas coisas são para quem tem ouvidos! 3.6 “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.  Você tem ouvidos para ouvir, ou seus ouvidos estão prestando atenção em outras coisas? Existe sensibilidade nos seus ouvidos para pensar, refletir e guardar o que o Espírito tem dito às igrejas?



Medford, USA 
21/04/00 12:47
Pregado na I. Cristo Rei
Cambridge, USA
Jan 2001
Pregado em Anapolis, 12.05. 2013
Samuel Vieira




[1] . Hendriksen, W., - Mas que vencedores, Grand Rapids, Michigan, 1975, pg. 83
[2] . Barclay, W., The revelation of John., Saint Andrew Press, Edinburgh, 2a. Impressão, 1962
[3]   Ellul, Jacques - Apocalipse: Arquitetura em movimento, S. Paulo, ed. Paulinas, 1979, pg. 151
[4] . Idem pg. 148,149

Nenhum comentário:

Postar um comentário