sábado, 15 de junho de 2013

Gn 16.1-6 Atenção! Trilha escorregadia





Introdução:

Você deve ter visto muitas placas de sinalização nas estradas, orientando os motoristas a diminuírem a velocidade do carro e redobrarem sua atenção, porque a pista apresenta problemas. Uma que muitas vezes aparece é “Atenção! Estrada escorregadia”, isto significa que o motorista deve diminuir a aceleração e ficar ainda mais atento, porque há riscos sérios na sua condução. Um erro pode ser fatal!
O que vemos neste texto é exatamente Abraão pisando numa área escorregadia, não sabendo como andar por ela, e caindo. Este texto está cheio de lições que devem ser aplicadas à nossa vida, caso contrário colheremos frutos amargos.

1.      A mulher diz sim quando quer dizer não, e diz não quando quer dizer sim.

Sara se aproxima de Abraão e lhe diz para ele possuir Agar, a fim de que assim ele tivesse filho já que Deus a havia tornado estéril. O que faz Abraão? Ele “anuiu ao conselho de Sara”. Em outras palavras: ele fez o que ela lhe pediu.
No entanto, depois de atender “solicitamente” ao pedido de Sara, vemos uma mulher chateada com Abraão: “Julgue o Senhor entre mim e ti”. Ela está querendo desistir do seu casamento. Sua linguagem é dura. Ela demonstra claramente que não estava feliz com o resultado de seu pedido, antes estava irada.  Ela cobra de Abraão algo muito difícil: mandar embora a mãe e o seu filho. Teria Abraão feito alguma coisa errada? Não fez ele exatamente o que Sara lhe pedira? Por que ela está reagindo desta forma?
O problema de Abraão foi sua incapacidade de lidar com sentimentos femininos. Quando ela fez este pedido, o que ela queria ouvir dela era o seguinte: “Querida, nós temos uma promessa de Deus para nossa vida, ele prometeu. Alem do mais, eu amo você e não foi aceitar este tipo de sugestão, eu amo apenas você”, e então a abraçasse e a trouxesse para perto.
Homens, qual a mulher que sugeriria ao seu marido, em sã consciência e estado mental equilibrado que ele possuísse outra mulher? Mesmo que consideremos os elementos culturais e antropológicos? Sara estava definitivamente deprimida, com a auto- estima arrasada, mas Abraão não teve sensibilidade para perceber isto, antes fez o que ela havia sugerido.
Se quisermos conquistar definitivamente o coração de nossas esposas, temos que considerar o que se encontra por detrás do que ela está dizendo. Entender necessidades femininas e sua subjetividade não é algo fácil. Por isto Pv 30.19 afirma que “há quatro coisas que são misteriosas demais para mim, e a quarto eu não entendo. O caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar, o caminho da águia no céu, e o caminho de um homem com uma donzela”. A alma feminina é por demais complexa. Freud, que estudou a alma humana e teve insights impressionantes sobre o inconsciente, terminou seus dias afirmando que não tinha feito grandes avanços sobre a alma feminina.
Se Abraão tivesse entendido o que estava por detrás do pedido da Sara, ele teria evitado muita dor de cabeça.


2.      Diante do pedido de Sara, Abraão deveria ter enfatizado suas convicções sobre as promessas de Deus – Este foi o seu segundo equivoco. Abraão teve uma grande oportunidade de dizer a Sara, com clareza, o que Deus lhe havia prometido. Nesta hora, plantaria uma fé genuína no coração de Sara, para sempre. No entanto, ele não conseguiu avançar. Pelo contrário, gerou nela uma profunda instabilidade sobre as questões relacionadas ao sagrado.
O que Deus havia dito? “Aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro”(Gn 15.4). Certamente Abraão compartilhara com Sara a sua experiência, então esta era a hora de reafirmar sua experiência. No entanto, na primeira ocasião em que as promessas são questionadas ele demonstra dubiedade e insegurança. Isto traz profundas implicações no coração de Sara.
 Nos capítulos seguintes veremos como Sara teve dificuldades em crer nesta promessa, que tinha a ver diretamente com ela. O homem (um ser definitivamente celestial) que os visitou nos carvalhais de Manre censurou sara pela sua incredulidade (Gn 18.10-15). Sara não conseguia crer mais.
A atitude frágil do crente Abraão gerou incredulidade no coração de sara. A realidade é que nós promovemos ou enfraquecemos a fé dos nossos cônjuges e filhos. Por isto o apóstolo Pedro recomenda às mulheres que são casadas com maridos descrentes a gerar fé nos seus maridos, através do comportamento piedoso e cheio de temor (1 Pe 3.1-2).
No capitulo 27, veremos como Rebeca gerou também dúvidas no coração de Jacó, depois de induzi-lo a mentir e enganar seu pai. Jacó se recusou a fazer, porque sabia que se tratava de coisas espirituais, envolvendo maldição e benção, mas Rebeca minimizou e desprezou esta realidade como mãe. Prosperidade era mais importante que coisas espirituais e caráter. Este modelo demonstra uma realidade típica de lares que vivem sob o estigma do sagrado, mas esvaziam a sacralidade do coração dos filhos. Muitos filhos vão desprezar a fé dos pais ao verem a leviandade com que tratam as coisas espirituais.
A banalização do conteúdo da fé e a manipulação do sagrado,  em geral produz filhos hipócritas, descrentes ou antagônicos a Deus. Eles não apenas resistem ao evangelho em seus corações, mas em muitos casos se tornam estranhos e agressivos a tudo que é espiritual.
Arnaldo Jabor, Um dos mais respeitados articulistas nos jornais brasileiros, é implacável contra os religiosos. Num de seus artigos faz questão de relatar sua experiência dentro de uma escola católica, e sua denúncia a os olhares lascivos de muitos padres pedófilos em relação aos garotos que serviam na sacristia. Homens assim encontrarão enorme dificuldade em ter um saudável conteúdo de fe. Sua crença foi dinamitada nas origens e lembranças.
Foi exatamente isto que Abraão fez com sara. Ele gera incredulidade em seu coração. Ele deveria ter reafirmado o que ouvira de Deus – afinal, não havia feitos promessas? Ao concordar com Sara, indo na direção de Agar, ele retirou do seu coração, a pureza e simplicidade da fé. Abraão era um bom crente, mas tornou-se péssimo marido.


3.      Abraão ainda resolveu dar “um jeitinho” nas promessas de Deus – Esta foi outra trilha escorregadia que Abraão teve que passar. Se Deus falou, não precisamos tentar protegê-lo ou a sua Palavra. Se Ele falou é certo que fará! Deus não precisa de artifícios humanos e de colaboração humana para cumprir sua palavra. C. S. Lewis afirma que a palavra de Deus é como um leão bravio: ele não precisa ser defendido, precisamos apenas soltá-lo.
Deus não precisa de defesa! Nem de artifícios para cumprir suas promessas. Quando ele falar, apenas confie!
Quando Pedro Sahium, membro de nossa igreja, foi eleito prefeito na cidade de Anápolis-Go, foi feito um culto em ações de graças pela sua vida. Então um pastor, relatou um estranho incidente. Ele disse que Deus lhe havia falado que Pedro seria eleito, e então ele “profetizou” isto à sua igreja. Mas pouco a pouco as estatísticas foram mostrando que ele caia nas pesquisas de intenções de votos, e então, este pastor nos relatou que orou ao Senhor: “não deixe que as palavras de teu servo caiam no ridículo!”.
O que este pastor não entendeu é que, o que estava em jogo não era sua reputação, mas a de Deus. Se Deus havia falado e não deu conta de cumprir, Deus havia falhado. Não era problema do profeta, mas de Deus. A segunda hipótese é que, na verdade Deus nunca lhe havia falado, e que ele falou “o engano de seu próprio coração”, como nos mostra Jeremias no capitulo 23.
Abraão, depois de ter anunciado a promessa de Deus e relatado isto a Sara, deveria se acomodar e descansar. Usando uma expressão de um velho presbítero de minha igreja: “Eu só quero ver como Deus vai sair desta...” Abraão não precisava dar jeitinho nas promessas de Deus. Não precisamos de Agar, quando Deus quer fazer com sara, mesmo que sara não tenha qualquer condição fisiológica, afinal, “Existe alguma coisa demasiadamente difícil para Deus?”
Este texto nos ensina que não precisamos dar um “jeitinho”. Devemos apenas nos firmar na sua palavra, pois ele mesmo afirma: “Passará os céus e a terra, mas a minha palavra não passará”.

4.      A quarta trilha perigosa: Tome cuidado quando você não leva a sério o que Deus disse. O custo pode ser muito alto!
Assim como não prestar atenção aos sinais de transito pode ser perigoso. Abraão ignora as promessas e nasce Ismael. A partir daí ele vai ter uma imensa dor de cabeça:

A.     Com Sara – Sara se tornou reativa e opositora, sua atitude otrna-se mesquinha e de amargura. Ela mesma havia sugerido isto a Abraão, mas agora ela se opõe à sua sugestão. Torna-se ciumenta, se sente humilhada e vira uma chata. Tentativas de criar atalhos para Deus trazem muita dor para nossa família. Abraão vai ter que lidar com as tensões de uma mulher rixosa e intrigante.

B.     Com Agar – Ela é uma escrava, mas também é mãe de seu filho. Ela não tem escolhas, não tem nome, é submissa. Abraão sente seu drama, o texto dá a entender que foi jogo rápido, mas o menino era ainda muito pequeno. Ele tem agora que praticar uma grande injustiça contra aquela mulher. O que sara lhe pede para fazer é desmano e cruel. Agar é jogada para fora de casa, indo para o deserto. Sem chance de sobrevivência. Não fosse a direta intervenção de Deus,suprindo suas necessidades, ela teria morrido de sede no deserto.

C.     Com Ismael – Um bebe colo, que era seu filho, é agora lançado na incerteza do deserto. Abraão possivelmente já havia socorrido pessoas no deserto, ou ouvido muitas histórias sobre a inclemência do frio durante a noite e o intenso e sufocante calor durante o dia, mas agora se torna uma pessoa que parece perder sua humanidade. Todo isto decorre da sua atitude precipitada e de um ato impensado, cometido no passado.

D.     Com as futuras gerações - Apesar de toda esta insólita situação, o custo se demonstra mais caro nas graves consequências históricas que advieram deste conflito familiar. A briga entre juDeus e árabes, que presenciamos quase que cotidianamente é consequência deste desvio de Abraão, nosso pai na fé. Este é o preço que pagamos quando temos comportamentos como os de Abraão. O preço histórico da amargura, ódio, competição, que vai perdurar por gerações. Nada é mais cruel que um conflito entre membros de uma família. Sabe quando esta briga entre os descendentes de Ismael e Isaque vai acabar? Nunca! Esta é uma briga histórica e familiar, e tudo começou com a atitude leviana de Abraão.
Então, tome cuidado! Atitudes tolas de hoje podem exigir um preço muito caro no futuro. “Tudo o que fazemos hoje, ecoa pela eternidade”. Os dividendos de um equívoco de hoje afeta netos e bisnetos. Um negócio mal feito hoje, pode empobrecer filhos e deixá-los na penúria. Uma decisão moral de hoje pode produzir grandes tragédias nas gerações que você sequer vai conhecer. Este é o legado da infidelidade de desobediência e incredulidade.
Por outro lado, a Bíblia nos ensina que o homem de bens deixa herança para os filhos dos filhos (Pv 13.22). Sua atitude de fidelidade, coerência e bom senso de hoje pode se tornar as trilhas e referências que afetarão positivamente seus descendentes.

Conclusão:

i.                 Mulher diz não quando quer dizer sim, e sim quando quer dizer não. Preste atenção não apenas no que ela fala, mas naquilo que seu corpo fala, ou que a entonação de voz sugere, ou no jeito que ela olha!

ii.               Homens convenientemente assumem comportamentos levianos, sem considerar os desejos mais profundos de sua esposa e a vontade de Deus – tome cuidado com atos levianos. O preço é caro!

iii.             Momentos de crise feminina podem ser grande oportunidade para reafirmar o amor e compromisso com a esposa, tornam-se ainda excelentes oportunidades para imprimir a fé em Deus em seus corações. Errar no primeiro pode implicar em ter uma esposa rixosa, amarga e eventualmente até cruel como se tornou Sara. Errar no segundo, pode ser fatal para sua fé e espiritualidade.

iv.              Não fazer a coisa certa traz graves consequências para a família – Abraão feriu mortalmente a saúde emocional de Sara; agiu desumanamente com Agar e expôs cruelmente seu filho às agruras do deserto, e ele só não morreu por causa de uma intervenção direta de Deus.

v.                Não precisamos dar um jeitinho nas promessas de Deus, nem forçar a barra para que suas promessas se cumpram – Deus é Deus, e zela pela sua Palavra. Apenas confie no que ele disse, ainda que as circunstâncias pareçam desfavoráveis. Afinal, ele é Deus ou não é? “Existe alguma coisa demasiadamente difícil para Deus?”

vi.              Erros do presente podem trazer consequências perenes, afetando todos descendentes. Construa uma trilha que facilidade a jornada de seus filhos e não uma estrada que sacrifique os netos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário