sábado, 4 de abril de 2020

Sl 27.13-14 Eu creio que verei a bondade do Senhor



 RIO GOSPEL ON LINE: O ANO DA BONDADE DO SENHOR

Introdução:

Este é um texto carregado de esperança. Quando estivermos em situações de tristeza, ou medo, devemos olhar para este texto, lê-lo em voz alta (de preferência em frente ao espelho), dizendo: “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração. Espera, pois, pelo Senhor” (Sl 27.13-14).

Estamos em Abril de 2020, no epicentro de uma calamidade que se abateu sobre a humanidade, ceifando muitas vidas, e fazendo fechar todos estabelecimentos comerciais, escolas, órgãos públicos e até mesmo igrejas. A não ser por causa da perseguição religiosa ou politica, não me lembro na história da humanidade, que as igrejas tiveram que fechar seus templos. Você conhece algum? Em geral, em épocas de grandes tragédias, os templos se abrem e as pessoas se dirigem para os templos buscando refúgio para suas almas e temores. O coronavírus, ou a Covid-19, conseguiu fechar os templos e interromper suas atividades litúrgicas.

O último grande momento que atingiu globalmente os países foi a II Guerra Mundial, em 1945, portanto, um evento de tal magnitude aconteceu há 75 anos atrás. Hoje, somente uma pessoa de 85 anos seria capaz de lembrar minimamente das consequências de tais eventos.

Nestas horas de aflição, temos o grande privilégio de dizer: “Eu creio!”
Precisamos crer e afirmar nossa fé.
A fé tem um efeito renovador. Pois várias razões:

1.     A fé é fundamental em tempos de desesperança: Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes”. Eu creio!

Algumas experiências de homens de Deus na história mostram como isto é real.

Habacuque:
Seus dias foram muitos difíceis. Ele ouvia falar da vinda dos Assírios para invadir Israel, e como homem de Deus orou para que Deus poupasse seu povo. Deus respondeu que aquilo era seu plano, e que aquele povo ímpio faria o julgamento da nação israelita. Diante desta calamidade, ele colocou os olhos no caráter de Deus e tirou os olhos da realidade bruta.

Não és tu desde a eternidade, é Senhor meu Deus, ó meu Santo, não morreremos. O Senhor para executar juízo, puseste aquele povo. Tu ó Rocha os fundastes para servir de disciplina” (Hc 1.13).

Habacuque olha para o caráter de Deus:
-Deus é Eterno: Em tempos de instabilidade é bom lembrar do fato de que sua existência transcende a temporalidade
-Deus é Santo: Sua ação é sempre motivada por corretos motivos. Deus não tem más intenções.
-Deus é Justo: Ele julga a humanidade. Deus, a seu tempo, julgará.
-Deus é Rocha: Inabalável, segura, firme. O Senhor não muda. Ele é estável.

Em épocas de insegurança, olhe para o caráter do Deus que governa a história. Uma compreensão da natureza de Deus, traz solidez e segurança.

Jeremias
O mesmo se deu com o profeta Jeremias. Ele literalmente passou pelo olho do furacão. Um homem idoso, recebeu de Deus a dura missão de exortar seu povo ao arrependimento, para que o juízo de Deus não chegasse. Ninguém prestou atenção às suas palavras. Israel foi devastado pela guerra, e ele, impotente, nada podia fazer. Esperou a morte mas foi poupado por ela, apenas por ser um homem idoso, que não representava ameaça aos inimigos. Ele foi deixado no meio de cadáveres, e junto com o povo humilde da terra. No Jerusalém pós guerra, tudo era caos, lágrimas, devastação. O que jeremias fez?

Quero trazer à memória, o que me pode dar esperança, as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim, renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidades” (Lam 3.23,24).

O que ele traz à memória? O que ele evoca na sua mente? As misericórdias de Deus. A fé transcende a situação, nos leva a outro patamar. Por isto o salmista afirma: “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes”. Tempos de calamidades nos desafiam a crer. Você tem crido que veremos a bondade de Deus no meio de todos os acontecimentos?

2.     A fé mira a bondade de Deus: Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.”

É fácil perder a perspectiva da bondade de Deus na história, principalmente em tempos de aflição. Já vi muitas pessoas aparentemente crentes, questionando profundamente a bondade e a graça de Deus. Deus é realmente bom? Por que ele permite a morte, o infortúnio e o caos?

A mulher de Jó perdeu rapidamente a visão da bondade de Deus no meio da tragédia.

Por que conservais ainda a tua integridade?
Amaldiçoa a Deus e morra!”

Nossa suspeita nos impede de ver a bondade de Deus e aguardar a manifestação desta bondade. O salmista diz: “Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.”

Não sabemos o que o salmista estava vivenciando, mas o fato é que ele estava debaixo de grande medo. “O Senhor é a minha luz, a minha salvação, a quem temerei?” Grandes ameaças pairavam sobre sua vida, mas ainda assim ele olha a vida com esperança. “Eu creio que verei”.

Ele não diz que estava vendo, mas sim que veria, pois ainda que a bondade de Deus não estivesse explicita aos seus olhos, Deus revelaria sua graça em breve. Ele veria. Sua fé o levava a confiar, a se manter seguro, a não ter medo.

3.     A fé coloca os olhos em Deus não nas circunstâncias “Espera pelo Senhor”.

O texto não diz: “Espere as circunstâncias melhorarem”, ou o mercado de trabalho reagir, ou a bolsa dar sinais de vitalidade, ou a economia se reerguer, mas diz: Espera pelo Senhor”.

A Bíblia diz que Deus é nosso refúgio e fortaleza e que somente em Deus devemos colocar a nossa confiança, porque dele nos vem a salvação. Portanto, precisamos mudar o foco de nosso olhar.
Olhe menos para a situação, olhe mais para Deus.
Olhe menos para o histórico, olhe mais para o Eterno.
Olhe menos para o horizontal, olhe mais para o vertical.

Jesus insistiu nesta orientação quando falou da ansiedade. “Observai as aves dos céus, elas não semeiam nem plantam, contudo vosso pai celeste as sustenta. Olhai os lírios do campo, nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como qualquer um deles”.

O que Jesus procura ensinar?
O termo “observai”, literalmente significa “olhe atentamente”. Deus coloca a natureza como um meio de nos ensinar o grande cuidado de Deus em todas as coisas. Para aprender isto, precisamos colocar a nossa visão em Deus. A fé faz exatamente isto no coração do que crê. Jesus convida seus discípulos a colocarem seus olhares no lugar certo. Uma lente distorcida danifica a imagem, porque olha sob um prisma equivocado, e dependendo da visão, a percepção pode ser completamente mau interpretada.

Portanto, Espera pelo Senhor”.

4.     A fé gera ânimo: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração.”

Gosto muito da palavra ânimo. Esta palavra vem do latim “ânima”, alma, vida. Gente sem ânimo é gente sem vida, alegria e vitalidade. O contrário do ânimo é prostração. É muito comum encontrarmos pessoas desencorajadas e desanimadas.

Curiosamente a expressão “tem bom ânimo”, vem logo depois da frase, “espera pelo Senhor”. A confiança no Senhor é que nos dará energia suficiente para prosseguir. Ânimo é um estado de alma de quem espera no Senhor.

Davi, experimentou esta verdade de forma radical. Certa vez ele e seu grupo de homens saíram para a guerra, e quando voltaram encontraram a cidade em que habitavam, Ziclague, totalmente destruída. Seus animais e suas famílias haviam sido levados, e todos entraram em desespero. Sua casa havia sido atingida. Para piorar a situação, Davi foi ameaçado pelos seus soldados que queriam apedrejá-lo. Ele mesmo estava devastado. Então a Bíblia faz a seguinte afirmação: “Davi, porém, se reanimou no Senhor” (1 Sm 30.6).

Onde Davi encontrou sua “alma prostrada”, seu ânimo (ou ânima)? Em Deus. Davi sabia que Deus era sua fonte de alegria e encorajamento, e em Deus ele encontrou sua restauração e fortaleceu seu coração. Ele não tinha força em si mesmo, mas encontrou forças no seu Deus.

Portanto, espera pelo Senhor, tem bom ânimo. A fé gera energia, força e vida.

Conclusão

Para encerrar, gostaria de dar três aplicações:
Primeira, por que você tem medo? O que tem ameaçado sua vida? Onde está a sua fragilidade? Troque seu temor por fé, sua angústia por confiança. Coloque seus olhos em Deus.

Segunda, espere. Apesar de muitas coisas ainda estarem turvas e seguirem ameaçadoras, é possível crer que a bondade do Senhor se manifestará na nossa história. Não desanime. Ore para Deus lhe capacite a olhar para ele mesmo.

Terceira, não se esqueça de Cristo. A cruz nos revela que os lugares mais ameaçadores podem ser o ponto central da benção de Deus. Ali na cruz, Deus inverte a condição da miséria humana, trazendo salvação. Quem poderia esperar que de um momento tão assustador e implacável, chegaria a benção sobre toda a humanidade. A cruz nos revela a subversão divina. As coisas não estão nas mãos do caos e do diabo, das pessoas ou das situações, mas Deus tem absoluto controle sobre a história. A cruz nos revela o grande amor de Deus pela humanidade.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). O lugar do completo abandono de Deus, é o lugar da manifestação de seu grande amor. As coisas não seguem desatinadamente na história. Deus tem controle sobre os fatos.

Nas horas mais árduas de sua vida, repita intrepidamente este texto:
Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração. Espera, pois, pelo Senhor” (Sl 27.13-14).

Deus o abençoe...

3 comentários:

  1. Muito oportuno este sermão. Precisamos desta fé que olha para a frente em tempos de calamidade, como agora. Obrigado! Certamente compartilharei este sermão no grupo de estudo. Autorizado?

    ResponderExcluir
  2. Excelente Rev. Muito bom! O sr. me autoriza compartilhar com os grupos de oração da igreja que pastoreio?

    ResponderExcluir