sábado, 11 de setembro de 2021

Ex 4.1-17 O Que tens na mão?

 



 

 

 

Introdução

 

Para que a obra de Deus se realize no mundo, Deus quer usar o seu currículo.

 

Quando Deus se encontrou com Moisés, ele estava muito inseguro sobre o seu chamado, sentindo-se frágil e incompetente para a função, e Deus lhe pergunta: “Que é isso que tens na mão?” E Moisés respondeu timidamente: “um bordão”. Deus então o ordena a jogar seu bordão no chão, que se transforma numa cobra. A partir de então, aquele frágil instrumento se torna poderoso, porque Deus vai usá-lo poderosamente. Moisés nunca se esqueceu disto e muitas vezes na Bíblia o vemos lançando mão deste instrumento.

 

Ex 4.4- O Bordão virou uma serpente...para espanto de Moisés.

Ex 4.17 – Deus ordena que ele tome o bordão para enfrentar Faraó. “tomai, pois, este bordão, com o qual hás de fazer os sinais”.

Ex 4.20 – Moisés joga seu bordão diante de Faraó e ele se transforma em uma cobra.

Ex 8.5 – Na segunda praga, que era a das rãs, Deus lhe ordena: “Estende a mão com o teu bordão”

Ex 14.15 – Com este bordão, Deus lhe ordena: “E tu, levanta o teu bordão, estende a mao sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”.

Ex 17.5 –Quando o povo estava murmurando por não ter água, Deus diz a Moisés: “Leva o teu bordão com o qual feriste o rio, e rio e vai”

 

Deus vai usar as coisas mais simples transformando-as em poderosos instrumentos, para sua glória.

 

No seminário em que estudei em Campinas-SP, contava-se um caso, que acredito ser folclórico, de um estudante que tinha muita dificuldade de cumprir suas tarefas acadêmicas, suas notas não eram boas, ele sempre passava raspando nas matérias, e certo dia um professor mais arrogante se irritou com o despreparo do aluno e lhe disse:

-       Meu filho, como você espera realizar seu ministério? Você é obtuso, pouco conhece do conteúdo das matérias, como acha que vai fazer o trabalho sendo assim tão burro?

E o aluno teria respondido:

-       Professor, Deus usou uma queixada de jumento nas mãos de Sansão para libertar seu povo. Se ele fez isto apenas com uma queixada de jumento, imagine com um burro inteiro?

 

Deus quer usar a sua vida, não porque você é o melhor e mais competente. Deus quer usá-lo, com aquilo que você tem na sua mão. O que você tem disponível? Este é o seu currículo. É isto que Deus usar.

 

  • Ele usou Moisés com seus recursos e preparo intelectuais invejáveis para liderar seu povo até a terra prometida.
  • Usou Paulo com todo seu conhecimento teológico para escrever as cartas e fundamentar teologicamente as igrejas do I e do XXI séculos.
  • Usou a mulher que só tinha uma botija de azeite na sua casa.
  • Ele usou um garoto que só tinha cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão.
  • Ele usou Billy Graham, nascido em uma família de zona rural, um caipira das montanhas da Carolina do Norte nos Estados Unidos, para divulgar seu nome no mundo inteiro.
  • Deus usou um menino pobre, D. L. Moody, que era aprendiz de sapateiro no centro de Boston, para salvar milhares de vida.

 

E assim que Deus realiza sua obra. Ele pergunta a Moisés: “O que tens na mão?” A partir do que temos e somos Deus quer realizar sua obra.

 

Algumas lições:

 

  1. Deus opera a partir do que temos porque naquilo que vemos limites, Deus vê possibilidades – Moisés coloca uma série de obstáculos para ser usado por Deus.

 

ü  Os judeus não crerão em mim quando lhes falar que o Senhor me enviou para libertá-los. (Ex 4.1)

ü  O Egito e Faraó ridicularizarão de minha presença

ü  Eu tenho uma deficiência na linguagem. Nunca foi eloquente, sou pesado de boca e pesado de língua. (Ex 4.11)

 

Moisés dá uma série de razões para mostrar sua inadequação, e de que não era a pessoa apropriada para a função. Mas a cada obstáculo que ele suscitava, Deus dava a resposta e solução. Quando Moisés disse que era gago Deus providenciou Arão como porta voz; Quando ele afirmou que Faraó nem o povo lhe ouviriam, Deus manifestou seu poder.

 

O que Moisés tem nas suas mãos? Apenas um cajado. O que Deus faz? Ele o transforma num instrumento da manifestação de seu poder.

 

  1. Deus usa o pouco que temos para realizar o muito que Ele deseja – Deus não precisa de muita coisa que tenhamos, porque o poder é dele, e a batalha não é vencida nem por força, nem por violência, mas pelo seu Espírito. Mas ainda assim, insiste em que estejamos dispostos a cooperar com sua obra.

 

Paul Washer afirma: “Deus não PRECISA de nada vindo de você. Então, quando Ele te chama para vir, e servi-Lo, não é para preencher uma necessidade, Ele está te oferendo um privilégio.”

 

-O apóstolo Paulo afirma: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.” (2 Co 4.7) Em outro lugar afirma: “não que por nós mesmos sejamos capazes de efetuar alguma coisa, como se partisse de nós, pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.” (2 Co 3.5)

 

Deus usa uma mulher com apenas sua botija vazia. Usa uma criança com cinco pães e dois peixes para efetuar o milagre da multiplicação. Envia Moisés, idoso, gago, titubeante, para enfrentar o maior império daqueles dias. Ele é Deus e fará sua obra através de nós, desde que apenas estejamos prontos a dizer: “Eis-me aqui, envia-me a mim”. Não devemos ficar assustados com o desafio, nem com o bramido das grandes águas, porque o Senhor nas alturas é mais poderoso que os vagalhões do mar (Sl 93).

 

Moisés estava “enferrujado” pelo deserto. Deus o tira de sua zona de conforto e o coloca num grande desafio, que fazia parte de seu plano. Deus havia preparado Moisés para este desafio, embora ele mesmo nunca tivesse consciência disto. O fato de ser adotado como filho da filha de Faraó, era de fato um grande projeto de preparação de Deus para sua vida, quando ele sequer fazia consciência de tudo que Deus estava fazendo. Agora, Deus o chama para sua obra.

 

  1. Nós nem sempre valorizamos o que temos e somos, mas Deus potencializa o pouco que nos é disponível

 

O que é uma vara? Ao jogá-la no chão, torna-se uma serpente. A serpente era símbolo do Egito. Ureu é um adorno em forma de serpente usado nas coroas de deuses e faraós do Antigo Egito como símbolo de soberania. Segundo um dos textos das Pirâmides, o deus Gebe deu à cobra do faraó o direito de ser a mantenedora legítima do trono do Egito. Era a cobra que, segundo inscrições do tempo de Ramsés II (r. 1279–1213 a.C.), destruía os inimigos reais.

 

Então Deus ordena a Moisés que pegue na cauda da serpente e quando se faz isto a serpente perde seu poder. Quando Moisés a apanha na mão se surpreende ao verificar que ela é apenas uma vara, nada mais. Deus estava usando uma alegoria de que o poder do Egito era nada, diante do seu poder.

 

A coisa mais ameaçadora tornava-se impotente quando encontra-se diante de Deus, e a coisa mais neutra, uma vara, tornava-se algo profundamente ameaçador. O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada. O que torna o pouco que temos em algo de valor é a Palavra de Deus. Quando ele fala, as coisas acontecem.

 

Aplicações práticas

 

  1. Muitas vezes limitamos nosso potencial porque achamos insignificante o que temos – Deus pode multiplicar o pouco com que somos e temos. Deus não vê aquilo que somos, mas aquilo que podemos ser nas suas mãos.

 

Quando ele se encontra com Pedro, pela primeira vez, Jesus faz uma afirmação intrigante. “Quando Jesus olhou para ele, disse: “Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas.” (Jo 1.42). A palavra “Shimon” em grego é “areia”, algo volúvel, instável, mas agora Jesus o chama de Pedro, “rocha”. E desde então, sua vida é inteiramente transformada.

 

  1. Ofereça a Deus o pouco para que você perceba quanto Deus pode transformá-lo em um instrumento de poder. O que tens na mão?”

 

Deus quer usar o que você tem...

Você está disposto a oferecer a Deus o que você tem, para que ele use como quiser? Quer subordinar sua vida, dons, inteligência, currículo, recursos a ele?

 

  1. Deus não chama muitos mas aqueles a quem quer

 

Um antigo ditado diz: “Deus não chama os capacitados, mas capacita os chamados”. Deus levanta um Moisés anônimo, agora com 80 anos de idade, e que por 40 anos ficou esquecido no deserto levando uma vida de beduíno, para confrontar, liderar e libertar dois milhões de pessoas das mãos do mais poderoso líder político daqueles dias.

 

Moisés se tornou um modelo de liderança que até hoje inspira o homem do Século XXI. Deus pode nos usar com poder e graça para a promoção de seu nome.

 

  1. Ofereça a Deus sua vida, dons e talentos, para que ele possa realizar milagres através deles – Por mais insignificante que pareça o que temos para oferecer, Deus tem o poder de multiplicar nossos recursos.

 

Veja o que Deus tem feito com nossa igreja. Os milagres que temos experimentado através da sua ação bondosa em nossa história. Deus vai levantando aquelas pessoas que ele mesmo quer, para que sua obra avance. O que temos experimentado em nossa comunidade é um verdadeiro milagre.

 

  1. Tome cuidado com o que você tem nas mãos. O cajado de Moisés, seu grande instrumento, no final de sua vida tornar-se-ia a razão da grande frustração da sua vida.

 

Isto está relatado no livro de Números.

Já no final de sua vida, mais uma vez o povo murmura contra Deus por causa da falta de água. Deus diz a Moisés: “Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água” (Nm 20.8) A ordem era clara. Moisés precisava falar com a rocha, apenas falar. O que ele fez? Irritado com o povo, ele fere a rocha duas vezes com seu bordão.

 

Não sabemos exatamente o que estava no coração de Moisés, mas Deus não permitiu que ele entrasse na terra prometida por causa de sua atitude.

 

Isto me leva a pensar que, o seu currículo, o seu instrumento, tornou-se seu problema. Ele feriu a rocha com o cajado quando deveria falar. Ele deveria confiar em Deus para realizar o milagre, e não em seu bordão para que as coisas acontecessem.

 

O que aprendemos com este incidente?

Tome cuidado com o que você tem na mão... a obediência a Deus é melhor que seus bens, seu currículo, sua competência, seu talento. Nada pode dar segurança à sua vida, exceto aquilo que Deus diz. O que você tem é apenas instrumento, use-o como instrumento.

 

Paul Meyer, se tornou o maior contribuinte do Instituto Haggai Internacional. Centenas de pessoas do terceiro mundo já receberam treinamento evangelístico e missionário por causa de seus recursos. Quem foi Paul Meyer?

 

Ele afirma que logo cedo ele descobriu que Deus o tinha capacitado a ganhar dinheiro. Mas ele entendeu que seu dinheiro não era apenas para amontoar, mas era também para gerar vida e expandir o reino de Deus. Então, o que fez? Ele começou a dar grandes quantias em dinheiro para ações missionárias. O dinheiro nunca lhe faltou, e Deus usou sua competência empresarial para que o evangelho fosse pregado a muitas e muitas vidas.

 

Pense nisto:

Qual é o seu currículo?

Como usar o que você tem para a glória de Deus?

Pense na sua competência. Como usar isto para a glória de Deus?

Pense no seu tempo, como usar para a glória de Deus?

Pense no seu dinheiro – como usar para a glória de Deus?

 

 

Anápolis, 28 dezembro 2008

12 Setembro 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário