quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A SURPRESA DA RESSURREIÇÃO.


 
Mc 16.1-13
"Ele ressuscitou, não esta  mais aqui"  (Jo 20.15)

 

Introdução:

 

Por mais que Jesus tivesse deixado claro que haveria de ressuscitar, os discípulos não conseguiam entender o que ele havia dito. Aquilo era original e surpreendente demais: Era quase impossível crer nesta possibilidade. A ressurreição é um dos mais fortes argumentos para comprovar a pessoa de Cristo. Paulo sabia muito bem disto ao declarar:

E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E assim somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. E também os que dormiram em Cristo estão perdidos”  (1 Co 15.13-18)..

A ressurreição revela o poder de Deus sobre a vida de Jesus, porque apenas um poder sobrenatural poderia ter gerado a ressurreição se deu. Ela não aconteceu porque os discípulos estavam inclinados a crer. As mulheres não estavam esperando qualquer manifestação quando levaram seus ungüentos para embalsamar seu corpo (Mc 16.1). Suas inquietações eram sobre o procedimento, “como fariam para remover a pedra” (Mc 16.3). Ficaram com tanto medo e assombradas, que não foram relatar imediatamente o fato, temendo cair no ridiculo. Ficaram com medo de relatar o que viram. E se fosse alucinação? (Mc 16.8).

A primeira pessoa a receber e a comunicar a mensagem foi uma mulher de historia complicada (Mc 16.9). Maria, cuja vida era suspeita. Ela fora possuída por sete demônios e tornou-se, a primeira testemunha deste maravilhoso evento. Como Deus pode mudar a historia de nossa vida. Vemos aqui a sensibilidade espiritual de Maria (Mc 16.10) Foi anunciar porque sabia que os discipulos se  achavam tristes e choravam.

Quando Maria relatou, a duvida veio imediatamente "Não acreditaram" (Mc 16.10).
Maria, no entanto, foi a única a não temer e comunicar aos demais discipulos (tres mulheres haviam sido testemunhas, mas apenas uma teve coragem de compartilhar).

Os verbos descrevem os sentimentos das mulheres: Surpreendidas (Mc 16.5); Atemorizadas (Mc 16.5,6,8) e assombradas. (Mc 16.8).

 

A ressurreicao, portanto, foi uma enorme surpresa. Sabemos disto por várias razões:

 

  1. As mulheres presenciaram a ressurreição, apesar de não estarem predispostas a isto, já que levavam aromas e ungüentos para ungi-lo (Mc 16.1-3). A disposicao mental delas era para lidar com o corpo de uma pessoa morta, e foram surpreendidas pelo anjo.

 

  1. Cefas - homem rude, afoito e impetuoso, não era alguém que tivesse personalidade impressionável, de pessoa fácil de  ter alucinações. Quando as mulheres anunciaram o fato, ele e joão foram pessoalmente checar (nunca se pode confiar em mulheres...) Pedro segundo a tradição, teria sido decapitado  no  ano  68  d.C., Alguém testemunharia uma mentira e morreria por ela?

 

  1. Aos onze - Isto é, todo o corpo apostólico. É importante mencionar que Jesus encontra homens perplexos (Jo 20.19), desiludidos (Lc 24.7), e com medo (Jo 20.19,26). Pedro e João voltam às redes, os discípulos de dispersam, dois voltam à sua cidade de origem que era Emaús (25 Km de Jerusalém). Não havia clima, nem expectativa. Tomé, mesmo depois de ouvir dos colegas, recusou-se a crer. Eles só foram capazes de viver e morrer por uma idéia tão radical pela razão de que foram testemunhas oculares deste fato.

 

  1. Finalmente Jesus foi visto, por 500 irmãos, de uma única e só vez no momento de sua ascensão (1 Co 15.6). Não podia ser alucinação coletiva.  Alucinação só acontece quando existe predisposição e pessoas com personalidades tendentes a esta atitude.

 

Conclusão:

Por que crer  na ressurreição?

 

1.      Por causa das evidências históricas e lógicas – Esta é a pedra diferencial do cristianismo. Se não houvesse evidência histórica, esta doutrina teria sido expugnada. No entanto, é tão digna de crédito quanto a vida de Napoleão.

 

2.      Porque comprova a divindade de Cristo - A ressurreição mostra que Cristo é Senhor. Ele domina sobre tudo, forças do presente e do além. O que distingue Jesus de outros (Maomé, Buda, Confúcio): Todos morreram e seus túmulos encontram-se entre nós (1 Co 15.14). Ele venceu a morte, e tem as chaves da morte e do inferno.

 

3.      Porque a ressurreição garante a fidedignidade do testemunho cristão – (Jo 15.15). Se ele não ressuscitou, afirmamos que Deus fez quando não fez. Não temos interesse em defender a mentira, o pai da mentira é o diabo (Jo 8.44).

 

4.      A ressurreição é o sinal da autoridade de Cristo – O que garante que a obra de Jesus é completa: “Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte”  (1 Co 15.23-26). Jesus não estava sendo derrotado na cruz, mas obtendo vit’oria por meio da cruz. tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz (Col 2.14,15).

 

Conclusão:

Toda esperança cristã esta fundamentada neste fato – Não basta que Jesus tenha sido um profeta, humanista, revolucionário, sua vitória sobre a morte fundamenta nossa vitória. Isto gerou “assombro, admiração, temor” ao coração dos discípulos. Quando Dídimo viu o seu Jesus ressurreto, ele o adorou dizendo: “Meu Senhor e meu Deus!”. ‘E uma grande declaração de fé. Nenhuma outra atitude seria possível senão adoração. “E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: Salve! E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés e o adoraram. Então, Jesus lhes disse: Não temais! Ide avisar a meus irmãos que se dirijam à Galiléia e lá me verão” (Mt 27.8-9);

As mulheres o adoram, numa das cenas mais comoventes do evangelho E, retirando-se elas apressadamente do sepulcro, tomadas de medo e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.

os discípulos o adoraram: “Seguiram os onze discípulos para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes designara E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram” (Mt 27.16-17).

Por que muitos ainda hesitam em crer e se subordinar a um relato tão tremendo?  Não se trata de uma questão intelectual ou racional, e sim pelas exigências morais que decorrem daqueles que são impactados por tais verdades e reconhecem a divindade de Cristo. Ele exige que as pessoas o adorem. A ressurreição me leva a querer viver uma vida de adoração.

No livro de Apocalipse, o que mais vemos são cenas de adoração. Todos os povos e nações se curvam diante do Cordeiro de Deus que foi morto, os 4 anciãos se curvam diante dele. Os 24 anciãos depositam diante de Jesus suas coroas. A gloria ‘e do Cristo que venceu!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário