domingo, 30 de dezembro de 2012

Gn 6.9 Eis a história de Noé




Introdução:
A vida de Noé é excepcional. Seu chamado, naquela situação especifica é inspiradora. Ao reler esta história, me deparei com o texto que diz: “Eis a historia de Noé”, e fiquei me perguntando se Deus fosse contar para as futuras gerações a minha história, como seria?
O que diferencia a história de um homem no meio de tantos outros homens? O que o torna especial aos olhos de Deus?

  1. Ser o contraponto no ambiente em que vive – o texto de Gn 6 descreve a derrocada e a decadência da raça humana.
Tudo começou na insistência dos filhos de Deus de construírem sua história sem considerar Deus. O texto é enigmático pela sua linguagem. Um escritor chamado Van Daniken, ficcionista e apaixonado por discos voadores afirmou que este texto fazia referência aos ETs. Na verdade, o que o texto da Palavra de Deus nos ensina é que os filhos de Deus se imiscuíram nos relacionamentos com pessoas distanciadas de Deus, e o resultado foi o desvio do compromisso com Deus.
O texto mostra que a decadência foi penetrando no coração do ser humano até que tornou-se “continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gn 6.5) e isto levou Deus a uma profunda tristeza. “Deus se arrependeu de ter feito o homem na terra e isto lhe pesou no coação (Gn 6.6). Arrependimento divino é a dor de um animal ferido.
O que diferencia a vida de Noé é conseguir permanecer “Justo e integro entre os seus contemporâneos” (Gn 6.9).
Este não é um desafio fácil. Gostamos de popularidade e para isto facilmente negociamos o caráter e barganhamos nossa fé. Considere por exemplo um profissional cristão no meio de uma geração acostumada com subornos e que institucionalizou a corrupção. Isto não seria um grande problema para nós se não ativéssemos tanto desejo de enriquecimento rápido e de sermos aceitos. Noé, contudo, permaneceu justo e integro em suas convicções e atitudes.
Pense num jovem que vive numa sociedade que relativiza a ética, onde todos seus colegas tem sexo antes do casamento e ele, para agradar a Deus, resolve viver uma vida diferenciada?

  1. Noé andava com Deus - (Gn 6.9) - Queremos ser íntegros sem entender que o relacionamento com Deus é o único fator que pode nos manter firmes numa geração corrompida. Na verdade, a razão de Noé viver desta forma diferenciada, o segredo de sua vida estava no seu relacionamento com Deus.
Numa entrevista com 243 líderes cristãos que caíram moralmente, dois pontos foram marcantes:
a)- Achavam que isto nunca aconteceria com eles;
b)- Achavam-se desprotegidos espiritualmente - Não liam mais a Bíblia devocionalmente, não oravam mais com constância, deixado as reuniões de oração, perdido o interesse pela sua liderança espiritual e desejo de buscar a Deus – e caíram.

A Bíblia diz que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Sabedoria (Hokma) é uma palavra que tem a ver com a prática, capacidade de fazer escolhas. O que nos livra da queda e da corrupção moral não são nossas decisões, mas a presença do Espírito Santo que livra nossos pés da queda, dá-nos autoridade e vigor espiritual. A fonte de nosso vigor é a comunhão com Deus, de onde saem as fontes de água viva. “Noé andava com Deus”, e isto fazia toda diferença.
Em Mc 3 lemos que Jesus antes de escolher seus 12 apóstolos, subiu ao monte para orar e passou a noite inteira conversando com o Pai. “Então, designou 12 para estarem com ele” (Mc 3.14). Antes de dar-lhes qualquer função, ou a tarefa de pregar, curar, expelir demônios, convidou-os para estarem com ele.
Aqui reside o segredo da vitalidade cristã: Estar em comunhão com Jesus. “Sem mim, nada podeis fazer”. É o andar com Deus que pode nos diferenciar e fez diferença entre Noé e seus contemporâneos.
Noé andava com Deus. A caminhada com Deus fez algumas coisas excepcionais na vida de Noé.

  1. Noé achou graça diante do Senhor ((Gn 6.8). Noé experimentou uma das coisas mais fantásticas que um homem pode ter aos olhos de Deus: Graça!
Assim foi com:
                ABEL: “Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta”.
                MOISÉS: Era amigo de Deus
                DAVI: Um homem segundo o coração do pai.
                MARIA: “alegra-te muito favorecida, o Senhor é contigo!”
                NOÉ: “Achou graça diante do Senhor!”
Por isto, Josué e Calebe, quando se viram diante do grande desafio de entrar na terra prometida, expressaram: “Se o Senhor se agradar de nós”.
A Bíblia fala de muitos homens de quem Deus se agradou. Mas fala de muitos de quem Deus se desagradou:
                O POVO DE ISRAEL que havia saído do Egito, e que não expressou nenhuma gratidão, mas vivia murmurando – “Não entrarão no meu descanso” (Hb 4.3; Sl 95.11).
                ESAÚ – Impuro e profano, “que posteriormente querendo herdar a benção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lagrimas, o tivesse buscado” (Hb 12.16,17).
                SAUL – “Visto que rejeitaste a Palavra do Senhor, já ele te rejeitou a ti, para que não sejas rei sobre Israel” (1 Sm 15.26).
Agora, uma coisa maravilhosa é que Deus sempre faz coisas novas. Uma das grandes afirmações da Bíblia é que um coração quebrantado e compungido não será desprezado por Deus.
Que coisa maravilhosa é achar favor aos olhos de Deus. Que coisa triste sermos rejeitados por causa de nossa impureza, estilo de vida pecaminoso, profanação, endurecimento e incredulidade...

  1. Deus faz aliança com Noé e seus filhos – (Gn 6.18). Faço questão de considerar a natureza da aliança que Deus faz conosco. Deus disse para Noé entrar na arca com sua esposa, filhos e noras. O apóstolo Pedro afirma que a arca prefigura a igreja (1 Pe 3.20,21).
Deus insere a família de Noé neste pacto.
Fico feliz em pensar que todos os pactos de Deus que existem nas Escrituras são inclusivos, isto é, produzem implicações para as gerações que virão depois de nós. Meu envolvimento com Deus gera vida nos meus filhos. Corremos o risco de nos esquecermos disto.
Tenho visto pais que por causa de sue frágil compromisso com a fé cristã, estão vendo que a fé que possuem, está morrendo neles mesmo. Filhos e netos nada saberão de substancial sobre a o amor de Cristo por eles.
Uma forma de você avaliar isto é perguntando a si mesmo. Minha fé exige algum sacrifício de vida, consagração, envolvimento. Fé que não custa nada não vale nada!
Eu vi isto acontecer nos EUA, o templo que compramos próximo a Harvard, ficou fechado por 25 anos sem adoradores. Os filhos simplesmente deixaram de freqüentar a igreja e perderam o interesse pela fé cristã.
Sua fé é do tipo que avança para as próximas gerações ou vai morrer em você? Você olha para seus filhos desejando que a fé se prolongue neles? Seus filhos são capazes de continuar mantendo o bastão do chamado que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó lhe tem feito através de Cristo, ou morre em você?.
Deus disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda a tua casa” (Gn 7.1). Este é o mesmo convite que Deus está nos fazendo hoje, para virmos com toda nossa família e andarmos por obediência e fé em nossa casa.

  1. Deus lhe dá senso de Missão – Deus tem projetos para aqueles que caminham com ele. Assim se deu aos discípulos de Cristo: “E lhes designou para estarem com ele, e a exercer autoridade sobre espíritos malignos” (Mc 3.13-14)
Noé recebe a missão que possui implicações com toda raça humana e até com a própria natureza. Deus dá àqueles que se relacionam com ele, missões que podem transformar toda uma cultura, e que possui implicações ecológicas, ligadas ao mandato cultural.
O senso de missão significa perceber que sua vida vai para além de si mesmo. Deus não nos dá vida apenas para alcançar nossos projetos pessoais. Gente que anda com Deus deixa-se consumir em sonhos que nascem no coração do Pai.
Na maioria das vezes nossa vida é um fim em si mesma, isto é, falta-nos um senso de missão, que nos transcenda. Deus não me chama apenas para manter-me física e existencialmente, mas para olhar para fora e além de mim mesmo.
Só encontra missão quem percebe sua vida em movimento com o agir de Deus na história, e assim, mesmo fragilmente e com limitações se vem como agente de Deus na historia, com um senso de direção para coisas que vão além de sua própria subsistência.
Deus chama Noé para um projeto absolutamente excêntrico: construir uma arca numa terra seca. Trazer animais diferentes para ela. Os amigos riram, zombaram, mas ele tinha uma percepção clara de Deus por causa do senso de missão que estava presente em seu coração.
Qual é o projeto de sua vida que transcende você? Não estou falando do seu projeto individual de passar no vestibular, abrir sua empresa, ganhar dinheiro, passar no concurso, comprar uma casa, criar filhos e viajar. Tudo isto é bom – mas qual é o senso de missão que permeia sua mente e coração?

  1. O terceiro elemento que diferencia a história de Noé é sua obediência radical. “Assim fez Noé, consoante a todo o que Deus lhe ordenara”(Gn 6.22). “E tudo fez Noé, segundo o Senhor lhe ordenara” (7.5). “como Deus lhe havia ordenado”(7.16). Noé se recusa a fazer de forma diferente daquela ordenada por Deus.
Como Deus ordena. Não inventa regras novas, nem faz uma constituição de acordo com seus pressupostos. Apenas obedece.
Não foi assim com Maria quando ouviu a mensagem do anjo dizendo que ela ficaria grávida do Espírito Santo? “Aqui está a tua serva, que se cumpra em mim conforme a tua palavra”(Lc 1.38). Não se sentiu ameaçada ou deu justificativas, simplesmente obedeceu.
O grande problema de nossa vida é que estamos sempre querendo fazer as coisas do nosso jeito ao invés de fazermos o que Deus manda fazer. Se estivéssemos no lugar de Noé, talvez fizéssemos uma lista mais ou menos assim:
Þ      “Deus, não dá para ficar sem o elefante? É grande demais e come muito”...
Þ      “Deus, deixa de fora o porco – faz muita sujeita e cheira mal”....
Þ      “Senhor, vamos negociar o porco-espinho? Ele é muito agressivo”...
Noé simples fez tudo, segundo o Senhor lhe ordenara.
Exata é a história de Noé.

Conclusão:
Nós acabamos de ouvir a história de Noé. Qual seria a nossa história se fosse contada por Deus? Se Ele resolvesse fazer uma síntese nossa, quais capítulos seriam escritos? Quais tópicos marcariam nossa biografia? Seria permeada por nossas momentâneas instabilidades e inconstâncias?
Gosto muito de considerar também o fato de que Noé encontrou graça diante de Deus. Adiante vamos entender melhor esta questão.
Graça é um elemento fundamental em nossa historia. Significa que Deus ainda assim nos ama. Se você continuar lendo a história de Noé, verá posteriormente que ele exagera nas suas atitudes. Toma um porre, é envergonhado por sua atitude ao ficar nu diante de seus filhos (Gn 9.21). Noé não figura na lista de homens da bíblia por ser perfeito, mas por experimentar a graça de Deus em sua vida.
Esta é a nossa história diante de Deus.
Em Ef 2.8-9 lemos que não somos salvos por causa de nossa impecável performance, mas pela incomensurável graça de Deus ao nos substituir na cruz, levando sobre si nossa nudez e vergonha, assumindo nosso lugar.
Deus tomou minha vergonha, meu fracasso e levou sobre si todas as minhas dores.
A coisa mais fantástica da vida é “acharmos graça diante de Deus”.
Esta é a história de Noé – Um homem justo e integro entre seus contemporâneos. Noé andava com Deus. Achou graça diante do Senhor (Gn 6.8-9).

Qual é a sua história?

3 comentários: