quarta-feira, 27 de março de 2013

1 Co 5.7-8 Cristo, nosso cordeiro Pascal


O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo - Significado - iTEO

   

Introdução:

Um dos feriados mais conhecidos do nosso calendário é a Páscoa, contudo, existe enorme confusão sobre o seu significado. Para começar existem diferentes conceitos e imagens sobrepondo a idéia original da páscoa. Existe o ovo de chocolate, uma “obrigação” agregada às nossas tarefas. Nossas crianças esperam que lhe demos um ovo, por menor que seja, e muitos se sentem desconfortáveis se não presenteiam pessoas amadas com esta dádiva.
Depois existe a confusão do coelho botando ovo, esta confusão se expressa de forma clara neste pequeno diálogo de um filho com o pai sobre a páscoa, infelizmente não sei a fonte.

“-Papai, o que é Páscoa?
-Ora, Páscoa é ... bem ... é uma festa religiosa!
-Igual Natal?
-É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.
-Ressurreição?
-É, ressurreição. Marta, vem cá!
-Sim?
-Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.
-Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?
-Mais ou menos ... Mamãe, Jesus era um coelho?
(...)
-Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?
-Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.
-Coelho bota ovo?
-Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!
-Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?
-Era, era melhor, ou então urubu”. 

 “O coelho é um intruso que nada tem a ver com a festa da páscoa. Esta festa é a festa do cordeiro, do Cordeiro de Deus. Ele sim, deve ser o centro, o conteúdo, a atração e a razão de ser desta festividade” (Hernandes Dias Lopes).

Neste texto, vemos a afirmação: “Cristo, nosso cordeiro Pascal, foi imolado” (1 Co 5.17). Esta frase é equivalente à expressão que usamos em muitas igrejas, que fala do “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Quais são as lições que podemos aprender deste texto:

1.      Nosso pecado (Escravidão), não é vencido, sem o sangue do Cordeiro – Esta é a principal mensagem de toda bíblia, a presença do sangue percorre todas as Escrituras, e o autor aos hebreus vai declarar: “Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados” (Hb 9.22). Toda a expiação aponta para o sacrifício, por isto vemos o sacrifício de animais no Antigo Testamento, todos eles apontam para Cristo, o Cordeiro pascal, que nos seria dado por Deus, para remissão de nossos pecados.

Vemos também este mesmo princípio descrito pelo apóstolo Pedro: “sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo” (1 Pe 1.18).

2.      O sangue de Cristo é que retira o nosso pecado, portanto, se ele não for aplicado em nós, somos incapazes de nos apresentar diante de Deus -

O sangue de Cristo remove a culpa, os pecados e tira a condenação. “Agora, pois, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8.1). O apóstolo João afirma que “O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1.9).

Nossa bondade, méritos, justiça pessoal, moral, realizações pessoais ou currículo, são incapazes de nos recomendar diante de Deus. Sem a operação de Jesus em nós, somos incapazes de nos apresentar e manter de pé diante do altar de Deus.

3.     Ao chegarmos diante de Deus, precisamos do sangue de Cristo para sermos perdoados.

O apóstolo João afirma: 

Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo: e ele é a propiacao pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro” (1 Jo 2.1,2). Diante de Deus, vamos precisar de um bom advogado.

Paulo afirma que gostaria de “ser achado nele (em Deus), não tendo justiça própria, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé” (Fp 3.9).

Há um texto em Apocalipse, no qual um dos anciãos toma a palavra e diz: “Estes, que se vestem de vestiduras brancas, quem são e donde vieram? Respondi-lhe: Meu Senhor, tu o sabes. Ele então me disse: São estes os que vem da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite, no seu santuário” (Ap 7.13-15).

Sem que nossas roupas estejam alvejadas no sangue do cordeiro, não poderemos comparecer e ficar em pé, diante de Deus.

Um dos cânticos mais tocantes dos nossos poetas brasileiros, foi escrito por Stênio Marcius, chamado “Sonhos, ele diz o seguinte:

 

Sonhei que eu tinha morrido
Não lembro direito de quê
Me vi frente a um alto e belo portão
Com uma placa escrito: Céu
Bati com um certo receio
Um anjo saiu pra atender
Me disse: " Pois não ? " - eu falei; quero entrar
Pois aí é o meu lugar
O anjo me disse: "curioso,
Eu não acho o seu nome em nossos registros"
Eu disse: procure num livro antigo
Escrito antes que houvesse mundo
E ali achará com a letra do Rei
Meu nome com tinta vermelha

Alguém entregou para o anjo
Registros que eu reconheci
Compêndio de todas as leis que eu quebrei
E os pecados que cometi
O anjo olhava os registros
Visivelmente assustado
E me perguntou: "Foi assim que viveu? "
E eu então respondi que sim
" Então como é que você tem coragem
De vir nessa Porta bater? "
Eu disse: olhe bem no final dessa lista
Você reconhece esta letra?
E o anjo sorrindo me disse:
" É verdade!!! O Rei escreveu: Perdoado! "

E ao som dessa bela palavra
Aquele portão se abriu
Então eu entrava cantando um hino
Que pena que o sonho acabou
Ficaram comigo aquelas palavras:
" Primeiro eu quero ver meu Salvador"


A obra de Cristo é essencial no plano da redenção, afinal, sem derramamento de sangue, não há remissão dos pecados. 

Precisamos do Cordeiro de Deus! Seu sacrifício foi pleno, cabal e suficiente!

Se quiser ler mais textos de minha autoria, meu blog é revsamuca.blogspot.com.br  Seja bem vindo.
alguns dos meus sermões também podem ser ouvidos no youtube.
 
Você pode adquirir meus livros:

1. “TUDO SOB CONTROLE”, uma série de sermões expositivos em Apocalipse - R$ 35,00
2. DEUS NO BANCO DOS REUS - Exposição de Malaquias. R$ 25,00
3. TEOLOGIA DO AFETO - Como Espiritualidade e afetividade andam juntos na cosmovisao cristã. R$ 20,00
4. TRILHAS DA ALMA - Uma série de sermoes dos homens na Bíblia, e como puderam aprender neste processo de sua caminhada.R$ 25,00

Pen drive com 540 mensagens pregadas em séries de sermões: R$ 80,00

Basta enviar o pedido para revsamuca@gmail.com, e estaremos combinando o envio e a forma de pagamento. 

Paz.

2 comentários:

  1. Gostei muitíssimo. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Não por méritos humano mas pelo sangue, or GRAÇA DE DEUS.. Gostei do estudo biblico.. Ao autor desta página desejo SAÚDE E PAZ.. Ap 1:5 Ef 2:8__9.

    ResponderExcluir