segunda-feira, 18 de março de 2013

Is 54.1 EU TENHO UM SONHO!



Introdução:

Um dos mais famosos discursos da história foi pronunciado por Martin Luther King Jr, diante do capitólio em Washington, no qual declara: “I have a dream”. Eis alguns trechos do seu discurso:

Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e
amanhã. Eu ainda tenho um sonho.
Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes
de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa
da fraternidade.
Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira
com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um
oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação
onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um
sonho hoje!

Eu também tenho sonhos!
Como pastor e como ser humano tenho sonhos!
A Bíblia nos fala que uma das características das pessoas que experimentam o poder do Espírito em suas vidas é que, mesmo idosas ainda sonharão! “vossos filhos e filhas profetizarão, vossos velhos sonharão e vossos jovens terão visões” (At 2.4).
O texto do profeta Isaías, nos fala que o povo de Deus, precisa estar focado em duas direções:
A.    A face visível – “Alarga o espaço de tua tenda”;
B.     A face oculta: “Firma bem as tuas estacas”.
Antonio Carlos Sá Costa me disse certa vez que “a nós cumpre dar profundidade, a Deus, largueza”.
Neste texto, o Profeta fala da utopia de uma igreja que caminha em 4 movimentos, sincrônicos e complementares. Eu também sonho com isto. Por onde passam estes sonhos?

  1. Eu tenho um sonho de ver a igreja de Cristo aprofundando suas raízes nos valores do Evangelho“firma bem as tuas estacas” (Is 54.2). A igreja de Cristo precisa tomar cuidado com a superficialidade da sua fé. Historicamente a igreja facilmente se perde.
Gal 1.6: “Admira-me que estejais passando tão rapidamente deste evangelho para outro evangelho, o qual não é outro”.
Jesus ä carta de Sardes: “Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, mas estás morta” (Ap 3.1)
Paulo a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, continua nestes everes, porque fazendo assim, salvaras a ti mesmo como os teus ouvintes” (1 Tm 4.16).
Portanto, não é possível alargar a tenda, sem considerar o fundamento. Crescimento sem aprofundamento gera desequilíbrio. Quando existe profundidade bíblica, os ventos podem vir, mas a tenda continuará firme, porque tem profundidade.
Alguns princípios a serem considerados:
a.       Conhecer melhor o Deus da palavra
b.      Conhecer melhor a palavra de Deus
c.       Aprender melhor a servir a Deus
ü      Servir com tempo
ü      Servir com talento
ü      Servir com tesouro.

  1. Eu tenho um sonho de ver uma comunidade crescendo em números de forma madura e sistemática– parece que esta era a profecia de Isaias para o povo. “alarga o espaço de tua tenda... estenda o toldo da tua habitação” (Is 54.2). para que isto aconteça, ela precisa evitar alguns erros.
ü      Não pode ser ensimesmada e auto centrada. A Igreja de Cristo não pode ser um fim em si mesma. Ela existe para o mundo.
ü      Não pode ser descontextualizada – Precisa ser uma igreja que entende seu tempo, e a geração que está servindo. O texto de Is 54.3 fala de novas gerações. Deus está levantando esta igreja neste lugar, para dar resposta às necessidades desta região. A Bíblia afirma que Jesus pregava “conforme a capacidade de seus ouvintes”(Mc 4.33). isto significa, que ele considera o seu público, o alvo de sua mensagem.
ü      Não pode pensar pequeno:
a.       “Igreja boa é igreja pequena”.
b.      “Não queremos igreja grande”
c.       “Preferimos qualidade a quantidade”
80% das igrejas atualmente encontram-se no plateau on declínio. A igreja precisa ser desinstalada para atingir o propósito de Deus na história.
Temos que fazer o ministério com base na promessa de que a seara é grande, há muito a fazer, a colheita é ampla. Precisamos olhar com fé o crescimento da igreja local.

  1. Eu tenho um sonho de ver uma igreja com os olhos missionários abertos – missões para mim significa tudo aquilo que a igreja faz que vai além de si mesma. “transbordarás para a direita e para a esquerda” (Is 54.3). Se a igreja existe apenas para auto manutenção, deixa de ser um organismo vivo.
ü      Olhar para a cidade, resgatar a vocação de plantar igrejas, de sustentar novos projetos, de alocar recursos para novas áreas.
ü      Crescimento espiritual – “transbordarás para a direita e para a esquerda”. (Is 54.3). Onde queremos estar daqui cinco ou 10 anos? Queremos estar só ou sermos mães de outras comunidades?
ü      Ministrar aos pobres e necessitados através de projetos sociais.
ü      Acolher o solitário, o órfão e a viúva através da comunhão.
ü      Olhar para o mundo – alcançando regiões não alcançadas com o Evangelho.

Conclusão:
O texto faz uma chamada interessante: “canta alegremente o estéril, que não deste à luz, exulta com alegre canto e exclama, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária do que os filhos da casada, diz o Senhor” (Is 54.1).
Este é o ponto de partida. Ter sonhos com alegria e pensando na colheita que o Senhor da Seara tem designado, fazer a obra do Senhor com alegria. 
Este é o meu sonho com relação ao futuro desta comunidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário