terça-feira, 17 de setembro de 2013

1 Rs 2.1-3 Coragem! E sê homem!



Introdução:

Quando estava perto de sua morte, pressentindo que seu tempo de partida era chegado, Davi chamou Salomão, seu sucessor no trono de Israel  e lhe disse estas graves e profundas palavras: “Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem!” (1 Rs 2.1-3).
Morte é um assunto complicado de falar. Na nossa cultura constitui-se num tabu, assunto velado e incômodo. Apesar de ser a única coisa certa de nossa vida. Millor Fernandes, fez o seguinte comentário sobre este assunto: “Morrer é uma coisa que se deve deixar sempre para depois”.
Quando estava perto de morrer, Jobs confidenciou a seu biógrafo Walter Isaacson, Biografia de Steve Jobs: “Sobre acreditar em Deus sou mais ou menos meio a meio. Durante a maior parte de minha vida achei que deve haver algo mais na nossa existência do que aquilo que vemos. Gosto de pensar que alguma coisa sobrevive quando morremos. É estranho pensar que a gente acumula tanta experiência, talvez um pouco de sabedoria, e tudo simplesmente desaparece. Por isso quero realmente acreditar que alguma coisa sobrevive, que talvez nossa consciência perdure. Mas por outro lado, talvez seja apenas como um botão: liga.Desliga. Clique! E a gente já era! Talvez seja por isso que eu jamais gostei de colocar botões liga.desliga nos aparelhos Apple”.

Davi exorta Salomão a ter coragem.
  1. Precisamos de coragem para lidar com a morte, porque a maior parte de nossa vida nos preparamos para viver e não para morrer.
Para uma sociedade materialista e secularizada como a nossa, assuntos sobre a eternidade devem ser omitidos. No entanto, Jesus falou muito sobre a morte:
“Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas, se assim não fora, eu vo-lo teria dito,
Pois vou preparar-vos lugar”. (Jo 14.-1-3)
Jesus sabia quão difícil era na mente de seus discípulos, fazer rupturas, de lidar com a transitoriedade e efemeridade da vida.

  1. Precisamos de coragem para lidar com o desconhecido. Os gregos antigos criam que existia um canoeiro no além vida, cujo nome era Caronte, e por isto deveriam colocar moedas nas mãos das pessoas que morriam, para que pagassem o transporte para a eternidade. Os egípcios, construíam ricas sepulturas, e eventualmente colocavam ali alimentos, riquezas materiais, e até escravos vivos, que lhes pudessem servir quando estivessem na vida além.
Jesus tenta consolar seus discípulos: “Quem me vê a mim, vê o Pai”. Era uma forma de dizer. “Felipe, não se assuste com a eternidade”.
Davi encoraja seu filho a ter coragem, já que a morte estava chegando!

  1. Precisamos de coragem para lidar com as perdas. “Eu vou pelo caminho de todos os mortais.” Esta é a dura realidade da morte: Ela é democrática! Todas as vezes que perco um amigo ou alguém do meu circulo pessoal, tenho a sensação de que meus afetos empobreceram. Encontro-me mais frágil.

  1. Precisamos de coragem para viver – É importante observar, que sua exortação para coragem, se volta ao seu filho. Ele não está falando que precisa de coragem para morrer, mas que seu filho precisa de coragem para viver. Muitas vezes a morte não é a tarefa mais árdua, e sim a vida.
Davi faz sua recomendação a Salomão, não para se preparar para morrer, mas para viver. Sua palavra é para alguém que está ficando. Ele, como homem de fé, não se sente ameaçado com a proximidade da morte, mas encoraja seu filho a continuar tendo coragem.
A vida continua, com seus desafios, problemas, competitividade, vaidade, dilemas. Nós, que ainda continuamos nossa vida, precisamos de força e coragem para continuar vivendo.
Mas Davi ainda se torna mais preciso: “Coragem, pois, e sê homem! Guarda os preceitos do Senhor, teu Deus, para andares nos seus caminhos”. (1 Rs 2.2-3). O desafio maior da vida é continuar encontrando força para seguir o caminho do Senhor.

Conclusão:
Só de passagem ...

Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do
Cairo no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito
simples e cheio de livros.
As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão seus móveis? Perguntou o turista.
E o sábio, bem depressa olhou ao seu redor e perguntou também:
- E onde estão os seus....?
- Os meus?! Surpreendeu-se o turista.
- Mas estou aqui só de passagem!
- Eu também... - concluiu o sábio.

A vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem como
se fossem ficar aqui eternamente, e se esquecem de ser felizes. A grande verdade é que "NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA

ESPIRITUAL... SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário