domingo, 22 de setembro de 2013

Pv 5.18 O Grande Projeto





Introdução:
“Quando encontrar alguém e esse alguém fizer 
seu coração parar de funcionar por alguns segundos,
preste atenção: pode ser a pessoa
mais importante da sua vida. 

Se os olhares se cruzarem e, neste momento, 
houver o mesmo brilho intenso entre eles,
fique alerta: pode ser a pessoa que você está
esperando desde o dia em que nasceu. 

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo 
for apaixonante, e os olhos se encherem
d'água neste momento, perceba:
existe algo mágico entre vocês. 

Se o 1º e o último pensamento do seu dia
for essa pessoa, se a vontade de ficar
juntos chegar a apertar o coração, agradeça: 
Algo do céu te mandou 
um presente divino : O AMOR”. 
(Carlos Drummond de Andrade)

Existem muitas comparações negativas para o casamento:
A. Casamento é um forte sitiado: Os que estão dentro querem entrar, os de fora querem sair.
B. Casamento é como uma piscina fria na qual uma pessoa cai dentro, e para atrair outros começa a chamá-los e dizer que a água não está fria.

Na verdade, o casamento é O Grande Projeto de Vida. Falhar neste projeto traz muitas dores e angústias.
Por que este projeto é assim tão especial?

  1. É grande por causa de sua Sacralidade  - Pv 5.21
    1. Nossos lares facilmente se esvaziam do conceito de Deus.
    2. Casamento é uma instituição divina: Ele mesmo percebeu a necessidade da solidão do homem e fez-lhe uma companheira. Celebrou o matrimônio. Não é projeto humano. Faz parte do design da criação.
    3. O Distanciamento de Deus faz-nos considerar o casamento como um evento qualquer, sem maiores conseqüências. Trocamos de parceiros sem entender a natureza dos votos que fazemos e a seriedade com que Deus trata o casamento.
    4. Encha a tua casa! Mt 12.43-45 nos ensina que precisamos expulsar obras malignas e ao mesmo tempo enchemos de ternura, celebração, alegria e sacralidade. Casa vazia é prenúncio de maldição. Estes eventos precisam ser sincrônicos e complementares: Esvaziar a casa do mal e enchê-la de Deus. São dois movimentos, e um não vai subsistir sem o outro.
    5. Aprenda a orar, ler a Palavra, cultuar a Deus. Forme grupos de estudos em sua casa, receba amigos, cante louvores a Deus. O povo de Israel  foi convidado por Deus para entrar na sua casa, colocar a marca do sangue nos umbrais da porta e partilhar juntos a ceia. Precisamos partilhar a vida de Deus com amigos e filhos. Nossa casa deve ser de fato uma casa de benção.

  1. É grande por ser um projeto de Intimidade -
    1. Este texto fala muito de intimidade do casal, e adverte seriamente contra a infidelidade. Os lares modernos sofrem muita pressão contra a infidelidade. Precisamos nos guardar um para o outro.
    2. Deus fez o homem para experimentar intimidade: “Estavam nus e não se envergonhavam” (Gn 2.16). trata-se de uma intimidade sexual e psicológica. Nos tornamos vulneráveis para conhecer a amar o outro.
    3. É necessário celebrar a intimidade, e rejeitar a invasão do estranho (a). “Sejam para ti e para ti somente, alegra-te com a mulher de tua mocidade”.
    4. A intimidade é celebrada (Pv 5.15-18): Sexualidade é rica, mas para aquele a quem assumimos o compromisso de cuidado. O convite lares ricos de sexualidade, mas privativo. “Por que derramar-se-iam para fora as tuas fontes? Sejam para ti, e para ti somente, e não para  estranho”. .

  1. É grande por ser um convite à Celebração  – “Alegra-te com a mulher da tua mocidade” e “embriaga-te com suas caricias”, são duas frases que nos levam a pensar no casamento como uma experiência de alegria e graça.
    1. Poucas coisas são tão devastadoras numa casa que o mau humor. “É melhor morar no canto do eirado, que com a mulher rixosa e intrigante”.
    2. Ellen Kreidman, terapeuta que lida com revitalização no casamento, escreveu o livro “O Beijo de 10 segundos”, afirmando que um dos grandes fatores de revitalização, entre outros, é capacidade de riso dentro de casa. A maioria dos lares tem perdido a capacidade de rir, de gargalhar, de celebrar. A]
    3. Li recentemente uma frase que dizia: “Abaixo o mau humor”. Nossos lares passam por uma crise de alegria, e estão muito austeros. Precisamos celebrar a vivência familiar, rindo de nossas incongruências e tolices, e aprendendo que falhamos, mas não podemos perder a capacidade de rir.
    4. Rir ainda é o melhor remédio:
                                                               i.      Amigos se aproximam quando temos alegria;
                                                             ii.      Filhos crescem com saúde emocional.
                                                           iii.      Deus é glorificado. A parábola de Jesus sobre o filho pródigo fala de um pai compassivo, misericordioso e festeiro: danças, churrasco, anel, roupas novas, etc.
                                                           iv.      Alegra-te com a mulher da tua mocidade!”. Temos conseguido gargalhar?

Conclusão:
Clarice Lispector estava correta quando escreveu:
“Não me lembro mais qual foi o nosso começo. Sei que não começamos pelo começo. Já era amor antes de ser”.
Por ser um casamento o grande projeto da vida, somos convidados a tratá-lo com a sacralidade imputada por Deus, com a intimidade que um projeto a dois requer, e com a celebração tão necessária na caminhada de um homem com uma mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário