segunda-feira, 4 de março de 2019

Js 1.1-9 Sê forte e corajoso!


Resultado de imagem para imagens coragem e força



Introdução:

Por três vezes esta expressão aparece nos nove versículos iniciais do livro de Josué. Deus estava encorajando o coração de seu servo, e instruindo-o na desafiadora tarefa de substituir Moisés que por 40 anos tinha liderado o povo. Agora Josué assumia a posição do grande líder do povo. Ele precisaria de força e coragem.

É interessante observar que o binômio força e coragem andem sempre juntas, em todas as exortações. Deus não recomenda apenas que ele tenha força, nem apenas coragem, mas recomenda ambas.

Porquê?

Porque não seremos capazes de realizar a obra de Deus se as duas não andarem juntas. Uma apenas não é suficiente. É necessário força e coragem.

Força tem a ver com a capacidade física de cumprir determinadas tarefas.
Meu pai está agora com 85 anos, e sempre foi muito forte. Aos 70 anos, numa reunião de família, ele conseguiu ainda “plantar bananeiras” (já ouviu esta expressão?) Quando uma pessoa fica de cabeça para baixo sustentando seu corpo com os braços. Nenhum de seus filhos jamais conseguiu fazer isto, mas meu pai não apenas fazia isto, como conseguia andar. Obviamente não conseguiu andar com 70 anos... mas ainda tinha força nos braços.
Força tem a ver com resistência física.
Um amigo pessoal foi aprovado num concurso para a Policia Rodoviária Federal, mas foi reprovado no exame físico: Ele precisava fazer 4 barras, mas conseguia apenas 2. Faltava força.
Precisamos de força para as tarefas que temos que realizar.
Um homem sem força, não tem capacidade de realizar bem seu ministério. É comum ouvirmos expressão de pessoas idosas afirmando que “a mente está pronta, mas o corpo não responde mais”.

Não basta ter coragem se não há força.
Mas também não adianta força sem coragem.

Coragem tem a ver com atitude mental. Disposição para o enfrentamento, para não recuar com facilidade. Mesmo pessoas fortes podem ser tímidas ou medrosas. Sem coragem não conseguimos avançar.

Curiosamente, quatro grupos de pessoas eram desencorajadas a ir para as guerras do povo de Deus no Antigo Testamento: Quem tivesse construído uma casa nova e ainda não a tivesse desfrutado; quem plantou uma vinha e não havia comido o seu fruto; pessoas desposadas (espécie de noivado em Israel) mas que ainda não tivessem recebido sua esposa, isto é, não tiveram intimidade física, e o quarto grupo, era daqueles que não tinham coragem: “o homem de coração medroso e tímido” deveria retornar para casa, para que o coração de seus irmãos não fosse também contaminado pelo medo do parceiro (Dt 20.5-8). Medo é contagiante...

É preciso ter coragem. Aristóteles afirmava: “A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras”.

Cada uma das vezes em que Deus exorta Josué a ser “forte e corajoso”, ele dá um motivo para Josué assim se comportar.
Vamos analisar em quais situações Deus o exorta a ser forte e  corajoso.

Primeiro: Sê forte e corajoso para Liderar
Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais” 
(Js 1.6).

Era necessário ser forte e corajoso, para exercer o chamado de Deus para a liderança.
Um líder precisa ter coragem e ousadia.

Existe um pensamento japonês que diz o seguinte: “O medo de perder não deixa ganhar”.

Nenhuma pessoa fará diferença na liderança se não ousar.
Coragem não significa enfrentar sempre desafios intransponíveis, muitas vezes precisaremos de coragem para recuar e admitir que erramos na avaliação que fizemos, mas ao mesmo tempo, quem não ousa, não realiza! Não é possível liderar com eficiência e de forma significativa se um coração destemido.

Deus exorta Josué a ser forte para levar o povo à terra prometida. Muitas guerras, adversidades, internas e externas deveriam ser enfrentadas, sem força e coragem a conquista seria impossível.

Segundo: Sê forte e corajoso para ser fiel e obedecer:
Sê forte e mui corajoso, para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares” (Js 1.7).

Josué deveria ser forte e corajoso, não apenas para liderar, mas para obedecer fielmente tudo o que a Lei de Moisés dizia.

A verdade é que uma pequena dose de coragem é suficiente para obedecer alguns aspectos da lei de Deus, mas é necessário grande força e coragem para fazer segundo “toda lei” ordena.

Muitos fraquejam porque guardam a lei parcialmente ou escolhem determinados aspectos da lei para serem fieis, menosprezando outros aspectos igualmente importantes.

É preciso força e coragem para, em todas as coisas, ser fiel à palavra. 
Existem dois inimigos que constantemente ameaçam a nossa coragem em obedecer tudo quando a lei de Deus ordena. Saul falhou diante dos dois e não teve coragem para obedecer. Sao eles: Pessoas e circunstâncias.

Pessoas - Deus dá uma ordem explícita para Saul em relação aos amalequitas, entretanto, ele fez tudo contrário ao que Deus manda. Samuel o confronta indagando porque não havia atentado para o que Deus lhe havia mandado, fazendo o que era mau diante do Senhor. Sua resposta foi: "Pequei, pois transgredi os mandamentos do Senhor e as sua palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz" (1 Sm 15.24). Sua coragem fraquejou diante da pressão da sua popularidade e ele não teve coragem suficiente para obedecer a Deus. Nem sempre é fácil obedecer...

Circunstâncias - Saul fraquejou em outra ocasião diante das pressão das circunstâncias. Ele deveria aguardar até a chegada de Samuel ao arraial, onde a guerra estava determinada contra os filisteus. Contudo, ele não teve paciência, e profundo abatimento e insegurança veio sobre ele. Será que Samuel chegaria a tempo? Será que Deus estava observando a urgência dos acontecimentos? Dominado pela impaciência, resolveu oferecer o holocausto, que era função dos sacerdotes, e não dele. Quando Samuel o confronta ele afirma que "forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos" (1 Sm 13.12). Por causa das circunstâncias, Saul não teve coragem suficiente para obedecer.

Não é preciso de força para obediência parcial, mas é preciso de força para uma obediência integral.

Terceiro: Sê forte e corajoso para enfrentar a vida
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares” (Js 1.9).

É necessário ter força e coragem para continuar crendo que Deus estará conosco por onde andarmos.

Não raramente nos sentimos sós, e isto nos desanima. Se perdermos a compreensão da companhia divina, certamente fraquejaremos. A única forma de não nos espantarmos nem temermos, é não perder a perspectiva de Deus sobre nossa história. O que garante coragem é a compreensão da companhia do Todo Poderoso.

Precisamos da certeza de Deus ao nosso lado para não nos assustarmos. A ideia de não se espantar, é a de que, eventualmente podemos ficar sobressaltados com aquilo que nos acontece ou com as ameaças possíveis que pairam sobre nossa vida. Não podemos manter serenidade diante da oposição, se nos esquecermos que Deus está ao nosso lado.

Conclusão:
Sê forte e corajoso!!!

A insistência de Deus a Josué nos surpreende.
Para que ele não tenha dúvida sobre sua exigência, na última recomendação ele reforça:

“Não to mandei eu? 

É como se Deus estivesse dizendo que sua ordem não poderia ser desprezada nem esquecida. Era preciso ser forte! Era preciso ser corajoso! E isto era ordem de Deus.

Quando olhamos para Cristo o que vemos?
Ele corajosamente assumiu a direção do seu rebanho. orientou, capacitou, deu poder. assumiu pessoalmente a tarefa de edificar sua igreja como havia prometido. Corajosamente enfrentou a cruz, já que esta seria a única forma de criar um povo, remido pelo seu sangue. Sua coragem para liderar, ser exemplo, obedecer sacrificialmente se torna exemplar para nossa vida.

Jesus foi corajoso para obedecer. Ele enfrentou corajosamente a morte de cruz. "Se possível, afasta de mim este cálice". O plano eterno de redimir o seu povo foi cumprido cabalmente. Ele se sujeitou ao Pai, Ele deu sua vida submissamente, ele foi obediente até a morte, e morte de cruz.

Jesus sofreu o abandono da cruz. Mas teve coragem para manter firme sua fé, sabendo que Deus estava com ele. O profeta Isaias diz que "Designaram-lhe a morte com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte" (Is 53.9). Sua vida foi ousada e corajosa porque ele entendia que Deus estava com ele, mesmo na cruz. Um alto preço estava sendo pago, mas por causa da obediência ele corajosamente se entregou ao Pai, em sacrifício eterno para nossa salvação.

Quando olhamos para nós, o que vemos?
Resistência, dificuldade em agir, oposição, medo.
Precisamos de um poder um que seja maior que nós, de um poder que não temos para fazer aquilo que Deus exige de nós.
Jesus entendia bem esta realidade quando olhou para seu rebanho. Um grupo de discípulos, frágeis, encolhidos, que mesmo depois da ressurreição ainda se encontra com "as portas da casa trancadas com medo dos judeus" (At 20). Eles precisavam de um poder maior.
Por isto Jesus prometeu:
"Ficai em Jerusalém, até que do Alto sejais revestidos do Espírito Santo" (Lc 24.49)
"Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, Judeia, Samaria, e até os confins do mundo". 
Para fazer a obra de Deus, precisavam de uma força que não tinham
Para testemunhar, precisavam de um poder que vinha do Alto.
Assim somos nós.
Nada podemos fazer sem a capacitação maravilhosa que vem do Espirito de Deus.
A força e coragem que precisamos, apenas o evangelho pode nos dar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário