sábado, 14 de dezembro de 2019

Mt 2.1-13 Reações ao Natal




Introdução:
Como você reage ao natal?

ü  Para muitos, Natal é um tempo estranho: Apesar de todas as festas, e talvez por causa delas, é um tempo no qual aumenta consideravelmente o número de suicídios e de enfermidades.

ü  Talvez por criar expectativas não concretizáveis que acabam se tornando um forte elemento depressivo. Talvez a maneira como as músicas e propagandas falam do natal, e dos automáticos “feliz ano novo”, pessoas que se sentem deprimidas, podem aumentar sua desolação e senso de vazio.

ü  A exploração comercial. Muitos por falta de dinheiro, ou talvez pelo excesso dele, podem reagir ao natal de forma completamente diversa do que os lojistas desejam.

Contexto:
O texto de Mt 2.1-13 nos fala do encontro dos magos do Oriente com o menino Jesus. A Bíblia não diz que eram três nem que eram reis como popularmente ouvimos.

O texto fala apenas que eram "magos do Oriente".
A palavra “magoi” se refere a homens versados no estudo das estrelas. Provavelmente astrólogos ou alquimistas, considerados os primeiros cientistas da história, tentando associar pesquisa e misticismo para abrir novos caminhos. Este homens não eram tradicionalmente envolvidos com revelações divinas, nem tinham conhecimento das profecias judaicas. Eles moravam no Oriente. Podem ter sua origem no Iraque ou na Pérsia, ou quem sabe de alguma tribo sacerdotal ou casta dos medo-persas que eram reconhecidamente os mestres da religião e da ciência. Eles cultivavam astrologia, adivinhação e encantamento. Eram espiritualistas, não espirituais. Estavam mais para “Paulo Coelho” do que para os profetas judaicos.

O texto nos surpreende por isto. Encontramos várias reações distintas ao Natal

  1. Surpresa: Os que consultavam diariamente a Bíblia não tinham interesse real nas coisas da Bíblia. Temos aqui os principais sacerdotes e escritas. Seriam atualmente os sacerdotes, padres, pastores e teólogos. Quando consultados, afirmaram pronta e corretamente onde nasceria o menino, mas não eram capazes de se encantar com as verdades de Deus.

A profecia sobre o local de nascimento do Messias é uma das coisas mais extraordinárias da Bíblia. Miqueias, um profeta judaico quase obscuro, profetizara 700 anos antes que o Messias nasceria em Belém: “"Mas tu, Belém-Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos " (Mq 5.2).

Este é um perigo constante para a alma daqueles que lidam diariamente com a religião. Por lidarem constantemente com as verdades, eles podem perder o encanto. Ocorre então o que chamamos de “dessacralização do Sagrado”, uma perda da capacidade de admiração por Deus e por suas verdades. Podem ter a Bíblia na mente, mas a Palavra de Deus não os move, não os impulsiona, não os aproxima de Deus. Temos aqui uma situação de magos, mais próximos de Deus que os líderes religiosos, guardiões das profecias bíblicas.

O texto nos mostra pessoas e cidades reagindo de formas distintas:

  1. Indiferença: Os que estavam mais próximos geograficamente, se encontravam mais distante espiritualmente

Jerusalém ficava apenas 12 Kms de Belém. Eles estavam no epicentro da revelação divina. Herodes consulta os principais líderes, eles dão a resposta exata, mas embora estivessem tão próximos não se deram ao cuidado de verificar se algo extraordinário estava acontecendo, se esta era a hora do cumprimento das promessas.

Após o comentário dos escribas, houve um silêncio. Afinal, aquilo poderia não passar de alarme. "Haviam aqueles que não queriam que a situação fosse perturbada, nem mesmo para a introdução do reino messiânico" (Broadus). Pobre Jerusalém , nem mesmo este grande anúncio é capaz de despertá-la para a busca do verdadeiro.

"O Oriente viu aquilo que Belém podia ter visto. Muitas vezes aqueles que estão mais perto quanto ao lugar, estão mais longe quanto a afeição". (Hall).

"A estrela esteve sobre a terra e sobre as cabeças dos judeus e eles não a viram e assim tem sido desde então" (Lutero).

  1. Perturbação: O nascimento de Cristo gera ameaça, espanto e medo.

Jesus é uma ameaça para Herodes. Embora ele não fosse judeu legítimo, chegou a fazer uma genealogia falsa para ser aceito pelos judeus, era, entretanto influenciado pelo pensamento judaico, e de certa forma acreditava no que os profetas diziam de forma particular quanto ao pensamento messiânico. Isto se reflete na imediata atitude dele em buscar uma resposta dos religiosos. Apesar disto, ele tornou-se um opositor ao nascimento do Messias, procurando destruir o menino que nascia.

A Bíblia afirma que ele "alarmou-se". Como tirano ganancioso, sentia-se ameaçado pela chegada de um novo rei. "Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se grandemente". Era inconstante, e por isto mandou eliminar todos os meninos de Belém e arredores. Gente valentona normalmente é frágil e insegura internamente.

Os magos não conheciam o caráter de Herodes, e por isto não suspeitaram de sua verdadeira intenção, sendo advertidos em sonho para não voltarem à presença do rei. Herodes procura as profecias, apenas para seus propósitos egoístas.Muitas vezes a religião é sacrificada na mão de políticos inescrupulosos que manipulam a fé de pessoas simples.

  1. Reverência: O Nascimento de Jesus gera adoração – Esta atitude pode ser percebida na atitude dos Magos. Místicos por sua própria vocação e ambiente, quando viram o sinal nos céus entenderam logo se tratar de um fenômeno divino.

Os magos estão atentos aos sinais dos céus ."Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Neste povo desconhecedor das promessas de Deus brotaram os interesses mais puros pelas realidades eternas. Deus pode usar os erros de homens sinceros para guiá-los à verdade. A astrologia estimulou o estudo da aastronomia, a alquimia suscitou a química, a fé incipiente e mística os levou ao encontro das verdades celestiais, por estarem atentos ao que Deus podia lhes falar.  

Muitas vezes percebo isto em pessoas tão distantes de Deus...
Eventualmente sinto muito prazer em pregar a pessoas que estão distanciadas das verdades do Evangelho, quando percebo nelas uma sede descomunal às límpidas verdades de Deus. Chegam cheias de pressupostos, crendo até mesmo em coisas bizarras como extra terrestres, fazendo perguntas periféricas, mas quando estão abertas às verdades divinas são profundamente impactadas pelas revelações de Deus.

O resultado de vidas impactadas são notórios:

4.1.  Disposição em seguir os sinais dos céus- "Vimos, viemos.” (Mt 2.2).

Gosto muito destes verbos associados: ver/vir.
Perceber as verdades de Deus geram neles atitudes transformadoras. Por isto se movimentam. Muitos veem as verdades, mas não se mobilizam em direção ao que Deus deseja lhes ensinar. Scofield diz que “eles chegaram alguns meses depois de seu nascimento", isto é, foi necessário uma grande disposição para fazer uma viagem tão grande e dispendiosa. É possível avaliar que viajaram em torno de 1700 kms, andando com camelos no deserto, até chegarem a Belém. Viagem que levaria em torno de três meses.

Temos, portanto que considerar, que não moravam perto de Belém. Eles vieram do Oriente. Mas estavam dispostos a pagar o preço, demonstraram disposição em aprender, em  sacrificar. Uma das coisas que tenho aprendido na vida é que pessoas que não demonstram interesse em se sacrificar, doar, se envolver, ainda não entenderam o valor de sua fé. Fé que não custa nada, não vale nada. Se você não está disposto a sacrificar sua vida, seu tempo, seus recursos, pela compreensão de uma verdade tão preciosa quanto o nascimento de Cristo, você deve fazer um sério auto exame da sua fé.

            4.2. Disposição para adoração-   "Viemos para adorá-lo." (Mt 2.2)

Saíram de sua terra convencidos de uma verdade que ainda não era totalmente clara para eles, mas em seus corações havia temor, vontade de adorar. O vs. 11 aponta para o fato de que eles "prostrando-se o adoraram".

Estar diante de Cristo deve gerar em nós desejo de adoração.
Encantados com as manifestações de Deus em suas vidas, não tiveram dúvida alguma em se dispor para exaltar aquela criança.

A compreensão do Sagrado deve gerar profunda devoção em nossos corações.

            4.3. Prontidão em doar –"Entregaram suas ofertas." (Mt 2.11)

Que contraste com a nossa situação. No Natal pensamos muito em receber e dar presentes, mas não consideramos a possibilidade de adorar a Deus com aquilo que temos. Os magos trouxeram preciosos presentes que foram dados a Jesus:

            -Ouro - símbolo da realeza;

            -Incenso - resina aromática colhida de certas árvores, símbolo de seu sacerdócio;    

            -Mirra - perfume tirado de uma árvore, apreciado pelos antigos  Sl 45.8, Ct 3.6. Além de ser medicinal era usado para embalsamento (muitos acreditam que isto apontava para sua morte). Os presentes não foram dados porque Jesus necessitasse deles, antes por reverência e amor. Assim devem ser nossos presentes a ele, nossa vida e a entrega de nossos bens.

Conclusão:

São visíveis os resultados de vidas impactadas: A disposição em seguir os sinais dos céus; a disposição para adoração e a prontidão em trazer presentes. Mas o texto bíblico mostra ainda o que tais atitudes geraram grandes revoluções no coração daqueles adoradores que vieram de tão longe:

O primeiro resultado foi uma alegria contagiante. “E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo” (Mt 2.10). Quem se aproxima de Cristo, com sincero coração, com atitude de adorador, vai experimentar grande e marcante alegria. Quem vai a Belém, ao encontro de Cristo, não pode continuar triste, afinal, eles se encontram diante de Deus, que é a fonte de toda alegria.

O verdadeiro natal não pode ser aumento de depressão e de suicídio. O comentarista Hall faz uma belíssima afirmação sobre isto: "Aqueles sábios fizeram uma viagem feliz, porque alcançaram maior conhecimento de Deus".

O segundo resultado foi a mudança de caminho. "Regressaram por outro caminho à sua terra". (Mt 2.12).

Como voltar pelo mesmo caminho se há um novo roteiro para nossa história?
O encontro com Jesus é transformador.

Você não pode voltar mais pelo mesmo caminho depois do encontro com Jesus de Nazaré. Sua vida nunca mais será a mesma. O mais leve toque do sobrenatural pode derrubar o maior plano da sagacidade humana. Paulo estava indo para Damasco, contudo o encontro com Jesus de Nazaré, mudou radicalmente seus projetos e sua visão da vida.

Belém torna-se para nós, não o local geográfico, mas o local que aponta para o encontro com Deus. Herodes deseja matá-lo, mas Deus abre novos caminhos para aqueles que o adoram.

Tal é a natureza do Natal.


Samuel Vieira
Rio, 27.12.90
Refeito Dezembro 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário