terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Gn 19.15-29 Não olhe para trás!





Introdução:

A narrativa sobre a destruição de Sodoma e Gomorra, e o que aconteceu à mulher de Ló, torna-se extremamente importante para nossas vidas, principalmente quando estamos em momentos de transições, ou quando precisamos avançar mas estamos de alguma forma presos a um dado pessoal e particular da nossa história.

A ordem que o Senhor dá a Ló e sua família era clara: “Havendo-os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças” (Gn 19.19).

Não olhes para trás!!!
Talvez possamos fazer algumas perguntas didáticas ao texto.
Por que não olhar para trás?
Quando não olhar para trás?
Quais os perigos de olhar para trás?

Deixe-me tentar responder pelo menos uma delas. Quando não olhar para trás.

Primeiro, não olhe para trás quando Deus claramente diz para você não olhar.

Não olhe para trás se isto o leva à desobediência e ao pecado.
A ordem de Deus foi clara à família de Ló: “Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina”. Era uma questão de salvação. Não podiam se descuidar.

O que manteve o olhar da mulher de Ló presa ao passado?
Ló era um homem rico, possivelmente tinha um lugar de honra naquela cidade, com servos e servas à sua disposição. Certamente tinham posição e status social, portanto, tinham muito a perder.

Muitas vezes é isto que nos impede de crescer espiritualmente. Não queremos sacrificar nada da nossa vida, queremos nos manter na vaidade e na vida supérflua que adotamos antes de decidir seguir a Jesus. Jesus é muito claro ao chamar seus seguidores: “Jesus respondeu: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus". Lc 9.62 NVI.

A vida de passado pode ainda estar exercendo profunda atração sobre nossa vida. Por isto não podemos olhar para trás. A vida do passado deve ser deixada para trás.

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Ef 4.22-24).

Segundo, Quando o olhar no retrovisor nos leva a afastar de Deus.

Um dos exemplos mais conhecidos da Bíblia sobre isto tem a ver com o povo de Deus quando sai do Egito.
Aquelas pessoas saíram do Egito, mas o Egito não saiu delas.

Seus corações ainda estavam presos e por isto começaram a lamentar e a se recusar a cortar o 'cordão umbilical' com o Egito: "E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná." (Nm 11.4-6).

Quanto risco corremos quando o Egito exerce fascínio sobre nós.
Assim aconteceu com a mulher de Ló. Ela estava presa. Ela desobedeceu, ela não conseguia deixar de considerar o que havia perdido. Seu olhar deveria ter sido colocado no livramento e nas promessas de Deus para sua história. Ela deveria ter pensado que uma vida de obediência leva a uma vida de vitória, e que o Deus que tão amorosamente os estava livrando da morte e da condenação junto com aquela cidade, seria capaz de “fazer infinitamente mais do que ela pedia ou pensava”.

Mas ao olhar para trás, ela se distancia do projeto de Deus para sua vida. Deixou de considerar as novas possibilidades de Deus para sua vida e sua familia. Seu olhar no passado a destruiu.

Terceiro, Quando olhar para o passado o impede de colocar o seu olhar naquilo que deve ser o alvo de sua vida.

Olhar para o passado não te desvia dos acidentes do futuro, e não permite que você considere as novas oportunidades que Deus pode estar dando à sua vida. Pare de chorar, para de se lamuriar, considere o amor de Deus para sua vida. Se neste momento você está olhando para sua história sem esperança, comece a Deus para fazer brotar novos sonhos e alegria em sua vida, para viver com santa expectativa para as possibilidades de Deus para sua vida.

Não é isto que nos afirma a Palavra de Deus? “E o meu Deus, segundo a sua riqueza e graça, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de minhas necessidades”. (Fp 4.19).

O profeta Isaias afirma: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz. Porventura não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo” (Is 43.18-19).

Paulo afirma: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”(Fp 3.13-14).

Quarto, quando olhar para o passado significa paralisar nossa história. Foi exatamente isto que aconteceu à mulher de Ló. “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal” (Gn 19.26).

Sua vida parou ali. Quem vira estátua de sal não pode prosseguir. Você precisa avançar... Sua vida precisa seguir adiante. Há uma expressão popular que diz: “A vida segue...!”

É isto mesmo.
Muitas pessoas se perderam na vida e nunca mais se reencontraram. Muitos se perderam, e infelizmente, não conseguiram refazer sua rota: São abusos não superados; ressentimentos antigos, ira mau resolvida, experiências traumáticas. Todos estes eventos podem nos paralisar.

Muitos porém, pararam de olhar na sua vida de fracasso e prejuízo e começaram a considerar o que Deus poderia fazer nas suas vidas, e foram transformados.

A mulher de Ló ficou presa nas coisas que ela perdera: Lembranças pessoais, sua casa, seus móveis, seus souvenirs, o status social. Este texto nos mostra que é perigoso ficar olhando para trás. A vida pode paralisar.

Creio que existem algumas situações em que devemos olhar para trás:

1.     Quando olho para a vida como aprendizado.

Errei, cometi falhas, e aprendi que não posso mais caminhar pela mesma estrada que até então percorria. Isto é chamado na Bíblia de arrependimento, que literalmente significa “voltar atrás, caminhar noutra direção”.

2.     Quando olhar para o passado me ajuda a avançar.

A história de Davi ilustra isto. Ele se encontrava diante de um gigante, com muito mais força e habilidade de guerra, então ele se lembrou que Deus lhe havia dado vitórias em duas outras situações: quando se deparou com um urso e quando lutou com um leão. Sua experiência passada lhe dava condições de acreditar que, se Deus lhe havia dado vitória no passado, poderia lhe dar outra vitória no presente. E isto o ajudou a crer que uma vitória lhe ajudaria a obter outra vitória.

3.     Quando olhar para o passado enche o seu coração de gratidão, não de amargura.

Moacir Bastos, poeta presbiteriano afirma: “gratidão é o amor contemplando o passado”. O que é gratidão? Nada menos que uma memória positiva, de algo que lhe aconteceu ou de algo que lhe fizeram. Um antigo hino diz:

“Oh Mestre nunca, cessarão meus lábios,
de bendizer-te, de entoar-te glória
Pois eu conservo, de teu bem imenso.
Grata memória!”

Como é positiva uma memória de gratidão.
Como é devastadora uma memória de ressentimento.

Conclusão: A obra de Cristo: A redenção de Cristo tinha olhos postos adiante

Jesus sabia da dor que ele haveria de passar.
Ele estava experimentando a injustiça e a brutalidade da raça humana e daqueles que ele tanto amou.
Jesus experimentou na cruz, toda a maldição do pecado, provocado por pessoas desumanas e cruéis. Se ele ficasse preso no seu passado e nas injustiças sofridas, a redenção nunca se completaria.
O que fez Jesus?
Seus olhos estavam colocados na esperança daquilo que lhe acontecia naquele momento: Jesus antecipava a formação de seu povo, quando se entregou na cruz.

O texto de Isaías 53.11 diz:
Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu”.

Os olhos de Jesus, ao se entregar na cruz, estavam colocados sobre a formação de seu povo. Ele estava resgatando um povo para seu louvor, formando uma nação em torno da sua redenção. O Livro de Apocalipse nos afirma que diante do trono de Deus encontra-se este povo redimido, resgatado, em adoração diante de Deus. Era isto que estava na mente de Cristo quando estes fatos se deram.

Jesus estava olhando adiante, vendo a obra de Deus acontecendo na sua história.
Será que somos capazes de perceber o amor de Deus no meio das contradições e incoerências da vida? Será que somos capazes de olhar o passado com gratidão, e não com amargura; e olhar o futuro com esperança, daquela esperança profunda e maravilhosa que surge pela compreensão do amor de Deus por nós?

A vida de Jesus nos mostra que é preciso olhar adiante, com fé e esperança.
O que acontece no momento, por mais problemático que pareça,
Uma das músicas mais lindas do cancioneiro brasileiro evangélico foi composto por um poeta do Sul, e ela diz o seguinte:

Asaph Borba
Eu sei que foi pago um alto preço
Para que contigo eu fosse um meu irmão
Quando Jesus derramou sua vida
Ele pensava em ti, Ele pensava em mim,
Pensava em nós

E nos via redimidos por seu sangue
Lutando o bom combate do Senhor
Lado a lado trabalhando, sua Igreja edificando
E rompendo as barreiras pelo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário